Starlink já é usada nos EUA por equipas de emergência contra incêndios

13 Comentários

A Starlink é a Internet criada pela SpaceX, uma das empresas de Elon Musk. O projeto iniciou em 2015 e desde então tem estado em desenvolvimento e as melhorias têm sido bastantes nos últimos tempos.

A Internet tem mostrado resultados bastante satisfatórios na velocidade que já consegue atingir, juntamente com uma baixa latência. Mas agora a Starlink está também já a ser utilizada por equipas de emergência das Forças Armadas norte-americanas no combate aos incêndios. E o desempenho tem sido muito elogiado.




Através da empresa espacial SpaceX, Elon Musk projetou a Internet Starlink. O objetivo é fornecer, através de satélites, Internet de banda larga a todos e a preços acessíveis. Assim, a rede poderá abranger locais remotos onde as ligações são insuficientes ou até mesmo inexistentes.

Os resultados apresentados por esta Internet têm sido admiráveis e as últimas notícias dão conta que a Starlink já consegue atingir velocidades acima dos 100 Mbps com baixa latência.

Starlink de Elon Musk já é usada pelas Forças Armadas dos EUA

Para aproveitar o potencial deste serviço, a Starlink tem sido usada por equipas de emergência das Forças Armadas do estado de Washington, nos EUA. O objetivo é que a Internet ajude no combate aos incêndios e, de acordo com o feedback, o desempenho da ligação conseguida é bastante satisfatório.

Segundo um relatório emitido nesta terça-feira, dia 29 de setembro, alguns membros da divisão de resposta a emergência das Forças Armadas indicam que o serviço da Starlink é “incrível”. Por sua vez, Richard Hall, chefe de telecomunicações de emergência no Departamento Militar do Estado de Washington disse que o equipamento é “rápido de configurar” e “confiável”.

Terminais Starlinks instalados no solo (Washington Emergency Management Division | CNBC)

O serviço começou a ser utilizado pelas Forças Armadas no início de agosto, de modo a facilitar o combate aos incêndios florestais que deflagraram pela costa oeste dos EUA.

Para o efeito foram usados sete terminais com ligação aos satélites Starlink, num processo muito fácil de instalar e usar.

Segundo Hall, esta Internet conseguiu duplicar a largura de banda, comparativamente aos serviços de rede tradicionais. Já a latência diminuiu mais de 150%.

Foram precisos apenas 10 minutos para configurar o terminal

O chefe da divisão afirma que “realmente não há comparação”, e diz ainda que demorou apenas 10 minutos para configurar o terminal. Por sua vez, um processo tradicional leva em média 30 minutos.

Os terminais foram instalados em áreas atingidas por incêndios para assim ajudar as famílias que foram evacuadas a terem acesso à Internet. Desta forma, a população consegue registar reivindicações de seguro mais facilmente.

No Twitter, Elon Musk diz que está ser dada “prioridade a equipas de emergência e a locais sem ligação à Internet”. Para já foi o estado de Washington o contemplado, mas certamente que mais se seguirão.

Segundo a SpaceX, estão a ser construídos cerca de 120 satélites por mês e milhares de terminais para serem utilizadores pelos consumidores.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Nós, cá, temos drones… Que não voam!
    Abençoado socialismo.

    1. Avatar de Gondzilla
      Gondzilla

      e uma rede SIRESP que custou milhões, custa milhões para manter e que falha nos momentos críticos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Queixa-te ao Costa que foi ele que aprovou.
        E já podes estar descansado que já não falha, finalmente tem redundância por satélite.

        1. Avatar de Fui
          Fui

          O Costa, mãozinahas de sapo foi à Índia assinar de cruz umas coisas e agora aí está uma enxurrada de imigrantes indianos, paquistaneses senegaleses.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Nunca mais ca chega para eu largar de vez as operadoras, dispenso a televisao e telefone fico me só pela internet.

    1. Avatar de jonas
      jonas

      Isso é que era!

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      nao ha nenhum pacote, de nenhuma operadora, apenas com internet?!

      1. Avatar de jose
        jose

        Há. Para empresas. Para privados o preço vai dar ao mesmo.

      2. Avatar de bernardosilva
        bernardosilva

        Eu consegui na vodafone mas já não têm. Apenas internet 100/100 por 23,89€ mês e nunca contratarei mais serviço nenhum.

    3. Avatar de Joao
  3. Avatar de Miguel Seabra
    Miguel Seabra

    O serviço vai ser para todo o mundo e já se pode candidatar a beta tester quem quiser, basta ir ao site inscrever-se.

    https://www.starlink.com/