Starlink: A internet por satélite da SpaceX ficou mais barata em Portugal

61 Comentários

A SpaceX de Elon Musk oferece já há algum tempo Internet por satélite para o nosso país. O serviço Starlink é caro e, logo que cá chegou, tivemos a oportunidade de testar as suas potencialidades.

Agora, a empresa acaba de anunciar uma descida de preço que tornam o serviço de Internet muito mais interessante.


Foi no início de 2021 que a SpaceX abriu para Portugal a possibilidade de acesso ao serviço Starlink que garante uma ligação de Internet via satélite, com cobertura de rede de qualidade mesmo em zonas mais remotas.

Este serviço foi lançado com o preço de 99 € por mês, mais o kit de hardware por 499 €. Começou a chegar aos clientes no início de outubro.

Starlink Residencial está mais barato

Agora a empresa anunciou uma redução da mensalidade e do próprio kit de hardware substancial. Os novos clientes poderão ter acesso ao serviço por 65 € por mês e o custo único de hardware passa para os 350 €. Além disso, por 15 €, os clientes podem mover a sua Starlink para novos locais do seu continente. Poderá ver aqui as áreas de cobertura.

Na verdade, esta redução de preço é global, atingindo todos os países onde o Starlink residencial está disponível. Não há, no entanto, indicação se esta redução de preço é seguida por ajustes em termos de velocidade ou consumo de dados.

Recorde-se que a Starlink tem também já disponíveis planos para empresas, caravanas e um serviço para quem anda no mar, o Marítima.

O serviço caravanas está disponível por 80 € e o hardware tem um custo único também de 350€. Já os outros dois, ainda não estão acessíveis aos consumidores portugueses.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    Por esse preço (65€) também quero TV, Telemóvel e telefone fixo. Ahh espera, tenho tudo isso por 40€ aproximadamente….

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      ahah contratas o serviço com parabólica e andas com ela atrás, fica igual 😀

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Não tenho auto-caravana portanto a “paranoica” fica em segundo plano… 😀

        1. Avatar de paulo
          paulo

          Se não tens caravana para que comentas e comparas com um serviço completamente distinto? hi hooo

          1. Avatar de ElectrorelvaS
            ElectrorelvaS

            Comentei com base no valor/mês (se vires bem foi o que eu escrevi). Aliás uma pessoa com o mínimo de inteligência perceberia isso mas já percebi que não é o caso. Abraço… 😉

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      em zonas sem fibra, coaxial e gsm?
      diz-me já qual é esse operador milagroso.

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        É melhor rezares um Pai nosso. Tenho MEO e tenho fibra (Linha de Cascais)…

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          “em zona sem fibra” e tu respondes, “tenho fibra”

          Acho que estas a precisar daquele “mínimo de inteligência” que falaste.

    3. Avatar de xxx0pt
      xxx0pt

      Isso és tu que vives numa cidade e tens muita oferta. Pessoal que está numa aldeia remota ou numa casa isolada tem de escolher entre não ter internet ou pagar mais que os outros. Isto não está a tentar fazer concorrência com a meo e vodafone…

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Amigo, eu falei/escrevi no meu caso, não no teu ou de alguém daqui. Já que têm dedos para teclar e reclamar dos comentários alheios, façam algo de útil e deixem de “rezar”…

    4. Avatar de Berto
      Berto

      Eu estou numa zona sem ADSL e sem 4G, tenho alguma solução pra mim que não Starlink?
      E tenho internet e IPTV 😉

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Estás a perguntar à pessoa errada…

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Tens sistemas VSAT, são caros e não estão nem por sombras perto daquilo que o Starlink consegue já entregar.
        A unica desvantagem do Starlink é a coberura ainda não ser 100% continua portanto alguam quebras podem acontecer.
        Outro problema do VSAT mesmo que consiga boas taxas de Up/Down stream, e quando digo boas estou a falar em poucas dezenas de Mbps, é a latencia que nunca fica abaixo dos 500ms devido ao satelite estar numa orbita mais alta ea dsitancia ser maior entre cliente-stelite-estação terrestre.
        É uma questão de fazer contas e perceber que tipo de serviço se pretende e para que finalidades.

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      No meu monte no alentejo não tenho sequer gás canalizado e saneamento foi tirado a ferros.
      Troquei o 4G que não passava dos 5 mbps pelo serviço da starlink e estou bastante satisfeito, irrelevante o preço, podiam ser 200€ que assumiria o custo na mesma.
      Em casa em Lisboa tenho 4P com 1 gbps por valores melhores, mas sei distinguir a diferença e o proposito de cada solução.

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Quanto a isso nada posso fazer. Mas como respondi acima eu referi o meu caso, não o vosso até porque não vos conheço de lado nenhum e geograficamente não faço ideia e nem me interessa onde vocês moram. Mas fico contente por saber que vives afastado da civilização…

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Ah campeão dos comentários. Afinal a civilização é na linha de cascais. Maravilha.

          1. Avatar de ElectrorelvaS
            ElectrorelvaS

            A sério? Tenho a impressão que não percebeste patavina do que eu tenho escrito. É melhor ires tomar outra pica milagrosa a ver se acordas…

          2. Avatar de Vilna
            Vilna

            @ElectrorelvaS escreves tanto e ninguém percebe nada. Pois.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Mas o serviço é precisamente para casos que não o teu. O teu comentário vem adicionar zero.

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Ah e caso não tenhas percebido, vivo em Lisboa onde tenho 1 gbps, apenas tenho um monte no Alentejo para fugir a pessoas de Lisboa e Cascais quando não preciso estar em Lisboa, prezo muito não ter de ouvir disparates a casa minuto.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Zé Fonseca A, Se só vai de quando em vez para o tal monte Alentejano e vai para fugir das pessoas, então para que precisa de internet 🙂
            Acho demasiado caro para usar apenas de quando em vez, se fosse para trabalhar a partir do “meio do nada” faz todo o sentido.
            Atenção não o estou a criticar estamos a conversar se de alguma forma se sentir ofendido com o meu comentário peço desde já desculpa, não é a minha intenção.

    6. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Epah grande preço.. diz lá qual é operadora para eu ver isso melhor?

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        MEO…

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          A Meo não tem esses preços

          1. Avatar de ElectrorelvaS
            ElectrorelvaS

            Eu tenho, renovei o contrato há 3 semanas e por TV, 1 telemóvel, telefone fixo e Internet e tenho para pagar este mês 41, 52€.

            Posso digitalizar a fatura e partilhar se não acreditas…

    7. Avatar de Ask Me
      Ask Me

      Vê-se logo a intrligencia que tem para escrever um comentário absurdo como esse.
      Em locais onde não há fibra nem ADSL de jeito como é que quer que se tenha Internet?

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Aprende a ler e depois conversamos… 😉

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Normalmente existem os serviços com parabólica para isso… NOS e MEO têm 🙂

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Vais com sorte nesses.
          Com parabólica que chega por 4G ou 3G.
          E quando não se tem a cobertura deles?

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Vais com sorte nesses.
        Com parabólica que chega por 4G ou 3G.
        E quando não se tem a cobertura deles?

    8. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Este deve ser da família do Relvas

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Qual deles? 😆

    9. Avatar de Pedro Cardoso
      Pedro Cardoso

      Boa,
      E por esses 40 leva para todo o lado ?
      Para ter no barco não conheço mais barato.

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Costumo jogar o World of Warships. Também conta? 😀 😀 😀

    10. Avatar de Daniel
      Daniel

      Obicamente não percebeste qual é o perfil de cliente que para qual o Starlink foi pensado.

      1. Avatar de joaomatos
        joaomatos

        Dar suporte a terroristas nazis na Ucrânia?

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Calma camarada!
          Podes sempre ir descarregar um pouco da frustração na festa do avante, mas não te esqueças de tomar os comprinidos primeiro! 🙂

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Dr João Matos, queira desenvolver a afirmação por favor?

  2. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Continua caro.. Vai voltar a baixar em breve

  3. Avatar de Patrik
    Patrik

    Credo tao caro! Moro no parque das nacoes em Lisboa e tenho gigabit fibra 1000/400 por 30 euros por mes. Starlixo nao obrigado

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Dá-me uma razão para usar Starlink no sítio onde vives…

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Não dá, porque pensar um pouco da trabalho.

    2. Avatar de Alexandre Miguel
      Alexandre Miguel

      Entendo que a sua proposta para a sua realidade é a mais adequada. Entendo tambem que existe um munto além do seu prédio/casa, e portanto, devemos ficar felizes pelo facto de muitas outras pessoas terem hoje alternativas que possam ser adequadas ou nao as suas necessidades. Fico aguardar que a starlink consiga alcançar os tais 30 euros por mês. O que acha que acontecerá ao mercado quando estes 30 € forem alcançados?

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Vai para o interior e diz onde tens esse preço pela mesma velocidade.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Encontrei um inteligente aqui, milagre.

    4. Avatar de John Doe
      John Doe

      Gente bu&%%a como o catano… Comparar alhos com bugalhos.

  4. Avatar de dfs
    dfs

    Ainda é caro onde há outras oluções, mas é uma redução substancial, ainda tendo em conta que é um serviço recente podendo ainva vir a baixar. Os serviços tradicionais pelo contrário com a inflação devem começar a aumentar.

  5. Avatar de Paulo Francisco
    Paulo Francisco

    Alguém sabe se há algum compromisso de permanência?

    1. Avatar de Eddy
      Eddy

      Não, podes suspender e ativar o serviço quando quiseres. Já pagas o kit, que normalmente nas operadoras normais é gratuito em troca de fidelidade…

      1. Avatar de Paulo Francisco
        Paulo Francisco

        Obrigado 🙂

      2. Avatar de João Machado
        João Machado

        Alguém já suspendeu o serviço e voltou a reativar? Se sim, quanto tempo demorou a reativar? dizem que demora bastante tempo, mas parece-me que seja uma “desculpa” para tentar que as pessoas não andem sempre a suspender e a reativar o serviço. Mas gostava de “ouvir” em primeira mão por alguém que já tenha experimentado suspender e voltar a reativar.

  6. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Já começa a ter um preço “aceitável”. Tudo vale o que vale.
    Em Lisboa, tenho “Cabo” à antiga (coaxial), com 1gbps, canais para lá da conta (incluindo alguns canais premium como sejam os TV Cine e Nos Estudios), fixo, 2 móveis com 10GB de dados cada, etc., por 65 €
    Já no Alentejo, tive que contratar Meo Satelite+Net LTE 4G+fixo, por 30 €… o satélite trabalha impec, a net bomba a 58/59 mbps (não estou a gozar… a antena está a uns 300/400 metros de minha casa)… por incrível que pareça, da NOS, nem sinal de telemóvel!!
    Já numa aldeia na Beira Baixa, nem sei o que hei de contratar, porque nada funciona… pelo menos por GSM. A NOS não mora, a MEO idem e a Vodafone não passa nem ao largo!!
    Se calhar, ali, só mesmo de Starlink (com uma AppleTV ou uma Xiaomi MiBox) e a TDT
    Tudo é relativo!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Precisamos desse sinal da MEO aqui no Norte, Porto, Gondomar, na zona da Sarnada.
      Aqui MEO, NOS e Vodafone nem vê-la.

  7. Avatar de Adeus
    Adeus

    O que me ri com alguns comentários…. O ser humano tem que parar de olhar só para o seu umbigo e abrir um pouco os horizontes ao pensamento… É só perdemos mais algum tempo a antes de comentários só porque sim….

    1. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      Quando as pessoas não sabem ler… 😉

      1. Avatar de Bernardo duro
        Bernardo duro

        Para além de pouco inteligente ainda és chato vai fazer algo útil…

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        As pessoas sabem ler. Tu é que és chico-esperto e queres tentar passar um atestado de burrice aos outros. Tem vergonha na cara e assume o que dizes.
        Os comentários que fizeste não fazem qualquer sentido!
        Convido-te a sair de Cascais, oh tio Relvas, e ires visitar o norte interior de Portugal por exemplo para veres que este serviço em questão pode ser a solução que muitas pessoas procuram à anos! Sabes o que é não teres sinal GSM sequer e muito menos internet?
        Enquanto estás aqui todo contente a comentar baboseiras existem pessoas nestas terras que nem sequer sabem da existência da starlink porque simplesmente não têm acesso à informação. E hoje em dia toda a gente sabe a relação da internet com a informação (a boa e a má).
        Mais uma vez repito, tira as palas dos olhos como os burros e entende que Portugal não é só as grandes cidades.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O acesso à informação é também essencial, mas eu não queria imaginar como uma pessoa nos locais em que nem 2G chega, fazem para chamar a ambulância.
          Se calhar única opção deve ser mesmo a linha telefónica fixa, e mesmo assim…

  8. Avatar de secalharya
    secalharya

    Serviço caríssimo.

    É assim que o Musk enche os bolsos.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estes preços incluem Iva?