Sshwifty: Um cliente SSH baseado na Web para quando precisar

18 Comentários

O Putty é uma das ferramentas mais usadas para a gestão remota dos servidores Linux espalhados pela Internet e pelos centros de dados espalhados pelo mundo. Esta pequena e simples aplicação garante as comunicações seguras e cifradas entre os clientes e os servidores, permitindo uma gestão remota e eficiente.

Para quem não quiser instalar nada e pretender um cliente externo, baseado na Web, pode sempre experimenta o Sshwifty.

Sshwifty: Um cliente SSH baseado na Web para quando precisar


Quem usa sistemas Linux, como o Ubuntu, CentOS, Debian, entre outros, sabe que é muito fácil aceder remotamente a outra máquina. Um dos protocolos mais conhecidos e mais usados é o SSH. Este protocolo é extremamente versátil e pode-se instalar e configurar rapidamente.

Cliente de SSH há vários, mas hoje damos a conhecer um que é baseado na Web, o Sshwifty.

Sshwifty: Um cliente SSH baseado na Web para quando precisar

Com o Sshwifty pode criar ligações Telnet ou SSH para uma determinada máquina de destino. Para tal basta que introduza o endereço IP, utilizador e depois indique o modo de autenticação.

Sshwifty: Um cliente SSH baseado na Web para quando precisar

Se todos os dados estiverem devidamente corretos, deverá ter acesso ao sistema remoto. Outra ferramenta interessante da plataforma Sshwifty é a disponbilização de um analisador de largura de banda.

Se precisa de um cliente SSH, externo à sua estrutura de rede, experimente o Sshwifty. Esta plataforma é gratuita e, tal como vimos, muito simples de usar.

Sshwifty

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Para quem não quer instalar nada, basta utilizar a linha de comandos MsDos.
    Eu apenas uso a linha de comandos para SSH e Telnet, etc.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Obviamente, que em sistemas Linux utiliza-se o terminal para os mesmos propósitos..

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Certo. Mas quando queres testar ligação de fora para dentro tens de usar cliente externo

      1. Avatar de Sandra Guedes
        Sandra Guedes

        Ainda não percebi o que queres dizer com “testar ligação de fora para dentro”, podes explicar melhor?

  2. Avatar de Jacinto Rego
    Jacinto Rego

    Bela base de dados de IPs, users e passwd 😀

  3. Avatar de Adeus
    Adeus

    Não me parece ser muito seguro.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Concordo. Toda a informação passa por um servidor de outrem, mas cada um sabe de si.

  4. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Não. Ambas, quer seja o terminal ou linha de comandos, funcionam igualmente, sem necessidade de softwares alternativos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      não estás a perceber o que estou a dizer.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Estou sim. Eu faço a gestão remota de redes em inúmeros locais, e sempre acedo remotamente por SSH ou Telnet não estando na rede local. Modem/routers, routers, PCs, NAS, etc etc.
        Trabalho em IT há mais de 20 anos, e nunca confiei em utilizar softwares que “albergues” as credenciais dos terminais.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Quando estás na rede local e queres uma ligação de fora para dentro.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Mas porque razão alguém iria aceder a um terminal na rede local através de uma rede externa? Realmente não tinha compreendido.
            Fazer isso é totalmente inseguro e desnecessário.
            As credenciais de login, quanto menos expostas, melhor.
            Mas agora compreendi o que estavas a dizer.

          2. Avatar de Ru
            Ru

            Faço esse tipo de testes muitas vezes.
            Uso ssh no Termux, no telemóvel. Uso os dados móveis para estar fora da rede 😉

  5. Avatar de Indignado
    Indignado

    Alguém me pode explicar onde é que está a segurança ?

    Alguma vez eu vou colocar o endereço, utilizador ou password dos meus servidores num site ?

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Este género de debates são sempre interessantes, no sentido de conscientização dos utilizadores, e aumento de segurança.
      Mesmo softwares instalados nos PCs para este propósito, não são soluções de confiança, pelo menos é a minha opinião pessoal e profissional.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        lá porque não existe a “segurança perfeita”, não quer dizer que se vá colocar credenciais em qualquer plataforma, ainda mais de ligação a um SSH.

  6. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Apesar de pessoalmente ser contra utilizar esta alternativa, ou outras baseadas em software instalado localmente, agradeço o artigo, pois desconhecia totalmente este em concreto.

  7. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Também é aconselhável que de forma periódica se eliminem do Windows ou do Linux as credenciais de login ao utilizarem CMD ou terminal.

    No Windows, em /users/eu/ .ssh/known_hosts:10

    No Linux ficam em $HOME/.ssh

    O mesmo também é útil quando as keys foram alteradas no terminal ao qual se pretende aceder.
    Mas por razões de segurança, é melhor não “acumular” este género de informação.