Spotify vai despedir cerca de 17% dos trabalhadores

37 Comentários

Pensar-se que as gigantes tecnológicas não atravessam problemas financeiros pode não ser verdade. É verdade que o Spotify registou 32 milhões de euros de lucros no passado mês, mas teve vários trimestres negativos. Agora, a gigante da música online vai despedir cerca de 17% dos trabalhadores.


O Spotify é o serviço de streaming de música mais popular do mundo que permite aos utilizadores ouvir uma vasta variedade de músicas, podcasts e outros conteúdos de áudio através da Internet.

No passado mês o Spotify registou lucros de 32 milhões de euros, mas tal faz esquecer vários trimestres negativos que trouxeram problemas à parte financeira. Agora, segundo o que foi revelado, o Spotify vai despedir cerca de 17% dos trabalhadores.

Segundo o CEO Daniel Ek, numa carta aos funcionários do grupo, consultada pela France Presse:

Para alinhar o Spotify com os nossos objetivos futuros e garantir que estamos adequadamente dimensionados para os desafios que se avizinham, tomei a difícil decisão de reduzir o nosso número total de efetivos em toda a empresa em cerca de 17%.

Daniel Ek, cofundador do Spotify

De relembrar que o Spotify foi lançado em 2008 e tornou-se uma autêntica tendência no seu segmento.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É chamado aqui à recepção Vossa Excelência, de cognome “Aves” para dizer de sua justiça. Afinal vai tudo bem no “reino” do planeta Terra. Aqui vive-se que é uma maravilha. E mais !! Este ano de 2023 foi um grande ano, se foi !! Nem um despedimento houve em todo o mundo. É assim mesmo. Clap, clap, clap.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Vão engrossar as filas de desempregados nos EUA 😉
      Acontece que não há desemprego nos EUA. Saem de uma empresa e vão para outra sem dificuldade.
      Já te mostrei todos os números de 2023 que havia para mostrar. Acabou-se-me a paciência para te aturar.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “Acontece que não há desemprego nos EUA. Saem de uma empresa e vão para outra sem dificuldade.” Ui, não haja dúvidas !! Vive-se mesmo “grandes tempos”. Pelo que se vê até agora…

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Para já ele tem uma certa razão porque a taxa anda só anda nos 3.8, 3.9% o que é muito bom comparando com a zona Euro que anda ali nos 7% e se virmos a Espanha praticamente nos 12% por isso podemos dizer que na América no que toca ao desemprego não está mau, mas claro poderia estar melhor.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            é mais que isso, nos EUA tens mais ofertas de emprego abertas do que pessoas à procura de emprego, por isso o desemprego é virtualmente zero

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            já quanto a estar melhor, tendo em conta que a taxa mais baixa dos últimos 40 anos foi os 3,5% atingidos no inicio deste ano, queria saber onde poderia estar melhor

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            https://numbernomics.com/unemployment-vs-job-openings-2/

            1.5 jobs abertos por cada 1 desempregado.. se a UE fosse assim seriamos todos ricos

          4. Avatar de Aves
            Aves

            Mais um que acha que não há desemprego só quando a taxa de desemprego atinge os 0% – o que é impossível.
            Até isso expliquei ao morcão.

        2. Avatar de Luis henriques
          Luis henriques

          E ele tem razao ao contrario de ti que não percebes nada disto. As vezes fico com a ideia que este sakogan e um admin disfarcado para gerar clliques pois o seu discurso e literalmente a procura disso. Va publiquem se tem coragem!

          1. Avatar de Vítor M.

            LOL, essa ideia é rebuscada, quem tem ideias dessas deve ficar exausto 😀

            Mas não, não temos esse tigre da Malásia na nossa equipa. 😀

      2. Avatar de Hash
        Hash

        Hahahahahahahahahaha

        1. Avatar de Morcao
          Morcao

          Eheheheheheh… O que já me ri

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E mais !! Sabem a quantos trabalhadores correspondem estes 17% ?? Olhem, são mais de 1.500 trabalhadores que vão para o desemprego em pleno mês de Dezembro, em pleno mês de Natal. E agora para terminar a minha mesma “música” do costume—> (Olhem que o ano não acabou, ele não acabou, infelizmente). Mas como há “alguém” que pensa que vivemos num “mar de rosas” ele agora que venha comentar que eu não me importo de lhe passar a palavra. Afinal o panorama é tão “espectacular” que anda tudo alegre e com júbilo neste mundo.

    1. Avatar de Comentador Comediante
      Comentador Comediante

      Mas achas que ele se importa? Mais um psicopatazeco

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Confia, trabalhadores que saem dessas grandes empresas não ficam desempregados durante muito tempo

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        nos EUA? ficam para aí 1 semana

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      será que vão para o desemprego ?

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E atenção com a Farfetch !! Até ao final deste mês tempos sombrios se avizinham para essa empresa. Despedimentos ?? Ui, nem me falem !! Vão ser aos milhares, segundo se consta.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      espero que sim, eles consumiram uma grande fatia do pessoal de tech, se despedirem pessoal a minha empresa deve contratar pelo menos uns 30 que o mercado está mau, não há pessoal de IT à procura de emprego..

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        A “tua empresa” deve ser de ricos. Para contratar “pelo menos ” e assim do nada logo 30 trabalhadores… Vá lá, vai.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          empresa multinacional normal, por ano devem contratar 1000 pessoas worlwide.
          desde 2019 está muito dificil contratar na area de IT, nem com o grande incremento salarial que houve na area de IT, porque todos aumentaram. agora o pessoal ultimamente anda à procura de semana de 4 dias ou então sexta-feira à tarde de descanso

      2. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “…não há pessoal de IT à procura de emprego..” Ai não há ?? Se calhar não sabe como está o mercado. Mas você pensa que os milhares de licenciados que saem das Universidades e Institutos Politécnicos deste país todos os anos arranjam emprego assim na boa ?? Era bom, era. Se soubesse onde muitos estão você até se calava. Enfim…

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Acredito que ele esteja a falar nas áreas de TI.. eu já estava contratado mesmo antes de acabar a licenciatura, todos os meus colegas (os bons) arranjaram logo emprego, e quando digo emprego é mesmo emprego e não trabalho, neste momento existe uma grande procura por pessoal de TI, há quem ofereça já só 4 dias de horário laboral e é horário flexível.. não sei a que áreas te referes

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Isso é uma falácia. Trabakho numa empresa de IT americana, estou fora de Portugal, e este ano já foram à vida mais de uma centena de devs. Continuem a sonhar que nada vai acontecer. As empresas estão a apertar os custos, e se sabem que é possível colocar 1 a fazer o trabalho de 2, não vão exitar.

          2. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Continua a haver falta de mão de obra em tecnologia, o que não falta é propostas nessas áreas, óbvio que as empresas vão começar a apertar, mas o que não falta são outras que estão a contratar, nem que seja por valores mais baixos, mercado americano é valores bem mais altos

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tiago, exitar = fazer o exit?

            a questão é que por cada uma que despede existem 5 ou 6 que não conseguiram contratar e precisam

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          na area de IT infelizmente arranjam e a ganhar acima de 2000€ brutos primeiro emprego, muitos não merecem sequer 1/3, mas é o mercado a funcionar

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Pah, é o mercado, já há muito que se sabia que iria haver falta de pessoal em TI, e isto deve continuar uns bons anos, as economias precisam evoluir e sem tecnologia não há evolução por isso estão a pagar e muito bem ao pessoal de TI

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas no entanto têm dinheiro para pagar à Tailor Swift, mais de 90 milhões.
    Deviam banir o Spotify da UE devido a estas práticas.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ela não precisa do Spotify para nada. Ela já está milionária para toda a vida. Isto é tipo um prémio devido aos direitos de autor das músicas que passam na plataforma. Ela nem sequer precisa de 1 cêntimo disto. Ela por cada concerto que dá leva mais de 1 milhão e 500.000 euros. Vi isso numa revista já há um bom tempo.

  5. Avatar de Carlos Portugal
    Carlos Portugal

    Todos falam e todos tem razão. Mas a principal razão é que ninguém fala, na minha modesta opinião, é que a Spotify não precisa desses empregados, é dura a realidade, mas é verdade. Esses trabalhadores foram substituidos por otimizações de tarefas, que esses trabalhadores eles proprios as fizeram e sugeriram, e pelo facto do produto que a spotify vende estar maduro. Tenho um caso interessantissimo relacionado com isto, uma empresa tinha um técnico de IT especializado em gestão de produção, o homem era tão bom que foi automatizando todas as tarefas, a administração viu ali um furo, e começou a pressionar o homem para automatizar ainda mais as ordens de trabalho até que se chegou a um ponto em que o produto estava maduro. Não era necessário mais nada, estava tudo feito, e prontos a administração despediu o homem que tinha cavado a sua propria sepultura… O que é engraçado é que não existem muitas empresas Portuguesas que necessitem de tão grande costumização de produto, e ele dedicou 20 anos da sua carreira a isto, e prontos com 43 anos teve que começar do zero, mas abandonou a informática. Aprendeu que por muito bom que se seja ser engenheiro IT é muito dificil conseguir estar nessa posição até á idade de reforma. Pensem no que estou a dizer, isto é uma situação transversal a industria de IT.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. demorou 20 anos e a empresa manteve-se estática durante 20 anos?
      essa é a história mais mirabolante que ouvi nos últimos tempos.. dava um filme de ficção

  6. Avatar de Carlos Portugal
    Carlos Portugal

    Não se manteve, foi sempre inovando mudando de Hardware&Software, brutais mudanças de tecnologia informática. Estou a falar de uma empresa lider no seu segmento de mercado. Agora o produto final para o cliente final pouco mudou, estou a falar de uma empresa industrial. Provavelmente não sabe mas uma peça metalica, por exemplo uma pá, é e será sempre uma pá, o processo de fabrico pouco foi alterado nos ultimos 50 anos, apenas adição de robots na linha de produção. O que o meu colega (TB sou Engenheiro de IT, mas noutra area) fez foi atender sempre aos pedidos da engenharia de produção e da administração até ficar sem nada para fazer, ele apenas trabalhava em desenvolvimento de software de G.P.. Agora a empresa apenas paga apenas as licenças de software do fabricante e comprou suporte técnico para os updates. Não é preciso fazer alterações em nada. E continuam a vender pás para o mundo inteiro, alias aumentaram as vendas este ano em 40% para um determinado continente… Ele é que já não acompanha mais o sucesso que ele ajudou a criar.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      estás a referir-te de programação de automatos? lol
      essa é a função, terminando um automato passas para outro ou para outro projecto, mas tenho que concordar que é provavelmente o trabalho mais ingrato de um dev é programação de automatos e até é das que paga pior, mas bastava mudar de área de desenvolvimento, carradas de coisas a pagar salarios bons e vai mudar de area? lol

  7. Avatar de Rit
    Rit

    Há aqui um comentador que até saliva com os despedimentos, de onde é que terá saído esta personagem?