Spoon – Experimente aplicações e jogos sem os instalar

14 Comentários

Virtualização de aplicações com um click

São muitos os serviços disponíveis na Internet que surpreendem…haja imaginação. O serviço que vos apresento hoje foi baptizado de Spoon e permite aos utilizadores correrem aplicações no computador sem a necessidade de as instalar. Aqui está um bom exemplo de virtualização de aplicações.

spoon_0000

Como usar?

Esta serviço preza pela simplicidade. Basicamente o utilizador apenas tem de fazer inicialmente de um plugin (aqui) e depois começar a usufruir do serviço. Actualmente são já muitas as aplicações e jogos disponíveis dos quais destacamos:

  • Notepad++
  • Skype
  • Word, Excel Viewer
  • VLC
  • Google Talk
  • Firefox

spoon_00

Vamos a testes

Vamos fazer um teste com a aplicação que aprece no top das mais escolhidas, o Notepad++. Começamos por a escolher da lista de aplicações e depois carregamos em Start Now

spoon_01

Depois de carregar em Start Now, a aplicação é virtualizada pelo serviço ficando de imediato disponível como se fosse uma aplicação do nosso próprio sistema.

(Fase de buffering)

spoon_10 Notepad em Acção

spoon_02

Além das aplicações, existem também alguns jogos (viciantes) disponíveis.

spon_06

Este é sem dúvida um serviço diferente que prima pela originalidade e acima de tudo por conseguir colocar em prática a tecnologia. Experimentem e digam alguma coisa.

Artigos relacionados

altDownload: Plugin Spoon
altHomepage: Spoon

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas que grande ideia.

    1. Avatar de to69
      to69

      Instalei plug in mas quando tento correr aplicações através do site dá erro (a usar Chrome, Firefox ou IE)

      to69

  2. Avatar de Filipe Lourenço

    Então basicamente para não instalarmos as aplicações, temos que instalar um plugin. Aaaah… :-/
    Então mas isso não deita por terra o propósito do conceito? Ou sou eu que não me estou a conseguir localizar?

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Estás a comparar a instalação de UM plugin, contra a instalação de N aplicações… Não é difícil de ver.
      De qualquer forma, acho que é preferível ter uma máquina virtual para experimentar tudo e mais alguma coisa.

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Eu compreendo isso, mas o ideal do conceito seria termos a virtualização feita ao nível do servidor deles, e nós experimentávamos as apps numa janela do browser normal. Assim como o web access to TeamViewer faz. Isso é que era. Agora instalar plugins para poder correr portable apps, a meu ver não faz sentido.

      2. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Se estiveres num computador sem permissões de instalação.. plugin ou programa dá no mesmo… ficas a ver navios!
        Já para outras utilizações é um compromisso aceitável!

  3. Avatar de SmileX
    SmileX

    Experimentei… mas não gostei muito…
    Temos que fazer downloads enormes das aplicações… Não temos que as instalar, mas ainda temos que as ter localmente no disco…
    Além de termos que instalar um plugin para correr as aplicações…
    Não vejo vantagens em relação ao Google Docs… Aliás… Vejo é desvantagens…

  4. Avatar de Dalmo

    Eu uso um programa chamado sandboxie (caixa de areia), que como o nome diz, instala os programas que queremos testar numa caixa de areia, sem afetar o registro e outras partes do nosso sistema. Vale a pena olhar o site para entender o processo: http://www.sandboxie.com/index.php?GettingStarted

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, eu também conheço essa aplicação. @Dalmo, não queres fazer uma análise para o pplware e envias para o meu e-mail?

      Cumps
      Pedro Pinto
      http://www.facebook.com/Pplware

      1. Avatar de Dalmo

        Melhor que isso: esse link http://www.guiadohardware.net/dicas/sandboxie.html é onde encontrei o programa; não poderia fazer análise melhor…
        Só digo que uso desde 2007, atualizando as versões, sem ter tido problemas

  5. Avatar de Emannxx

    Querem usar sem instalar, usem a “Colher” eheh

    Gostei mas é pena o facto de ser ter instalar o plugin, essa instalação impossibilita a utilização do serviço em contas limitadas como por exemplo sítios públicos =S

    De qualquer forma, o conceito é bom =)

  6. Avatar de Miguel Ferreira

    O conceito é giro, pena o que custa para quem desenvolve… e digamos que como já foi referido, num computador publico é impossivel de usar… Para isto há o vmware thinapp que corre em qualquer lado…

  7. Avatar de Arlindo Correia
    Arlindo Correia

    Muito porreiro este conceito
    Toca a experimentar

  8. Avatar de eufrasio