SpaceX vai iniciar os testes do seu serviço de telefone por satélite

2 Comentários

A SpaceX de Elon Musk e a T-Mobile juntaram-se para oferecer serviços de rede móvel à população mundial via satélites Starlink. A parceria foi anunciada em agosto de 2022 e parece estar tudo pronto para começar a ser testado.

SpaceX vai iniciar os testes do seu serviço de telefone por satélite


As empresas SpaceX e T-Mobile anunciaram em agosto passado um trabalho importante que promete mudar as comunicações em todo o mundo, através da rede de satélites Starlink. O serviço será particularmente útil em áreas sem cobertura de rede móvel, principalmente em situações de emergência.

A SpaceX e a T-Mobile disseram na altura, através de um comunicado de imprensa, que o novo plano teria como objetivo “fornecer cobertura quase completa na maioria dos lugares nos EUA – mesmo em muitos dos locais mais remotos anteriormente inacessíveis por sinais de rede móvel tradicionais”.

Foi também anunciado que o serviço deveria ser lançado este ano, com a T-Mobile a usar o seu espectro de banda média para criar uma nova rede, segundo o CEO da T-Mobile, Mike Sievert. Pretende-se que o sistema funcione com a maioria dos telefones e o serviço de texto será o primeiro a ser lançado.

SpaceX vai iniciar os testes do seu serviço de telefone por satélite

Agora, parece que tudo está pronto para avançar para testes. Durante um painel na Satellite Conference and Exhibition 2023, o vice-presidente de vendas corporativas da Starlink da SpaceX, Jonathan Hofeller, disse que a empresa tinha planos de “começar a testar” o seu serviço de satélite para telefone este ano. “Vamos aprender muito a fazer – não necessariamente a analisar demais – e a trabalhar com as empresas de telecomunicações”.

Não foi dito especificamente com qual Telco SpaceX estava a trabalhar, mas a linha do tempo deve certamente alinhar-se com a visão original de Musk para a parceria com a T-Mobile.

O CEO global da Lynk, Charles Miller, disse que o serviço de telefone via satélite tem potencial para ser a “maior categoria de satélite”, e o CEO da Iridium, Matt Desch, vê o serviço de telefone via satélite como apenas o começo. “O satélite deve ligar tudo em todos os lugares”, disse ele no evento, imaginando a tecnologia a ligar-se a computadores, veículos e muito mais.

Comentários

2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Avizinha-se i Tesla PI Phone.
    Grande Musk!!!

  2. Avatar de Jota
    Jota

    As operadoras portuguesas nem sabem para onde se virar