SpaceX: o serviço Starlink para telemóveis está pronto a funcionar

10 Comentários

O lançamento do satélite na segunda-feira significa que a SpaceX tem satélites diretos para smartphones (rede móvel) suficientes em órbita para oferecer uma cobertura robusta. Mas ainda precisa de autorização da FCC para os operar comercialmente. Vem aí uma “nova” revolução nas comunicações?

Imagem satélites Starlink para comunicação pelos smartphones


Starlink direct to cell: smartphones com rede em qualquer lugar

Após dezenas de lançamentos de foguetões, a SpaceX tem agora satélites suficientes na órbita da Terra para oferecer serviços comerciais para o seu sistema móvel Starlink.

A empresa lançou há algumas horas mais um lote de 12 satélites Starlink “direct to cell” para o espaço, elevando o total para mais de 320, e completando efetivamente a primeira fase da rede de satélites.

O lançamento de segunda-feira também indica que a SpaceX tem satélites diretos para dispositivos móveis suficientes a circular pelo globo para oferecer uma cobertura robusta sem quaisquer lacunas. Desde janeiro, a SpaceX tem vindo a lançar satélites Starlink para telemóveis, utilizando-os como torres de telemóveis em órbita que podem transmitir dados para telefones em terra.

O novo sistema Starlink permite a conetividade à Internet para o seu telemóvel sem qualquer equipamento extra ou aplicação especial.

Simplesmente funciona.

Afirmou o CEO da SpaceX, Elon Musk, no domingo.

Existem mais de 300 satélites Starlink para comunicações móveis

A empresa já ativou os satélites no mês passado para oferecer mensagens SMS de emergência gratuitas às vítimas dos furacões nos EUA.

Embora a tecnologia suportasse apenas mensagens de texto na base do “melhor esforço”, ainda se ligou a mais de 27.000 telefones em áreas devastadas pelo furacão, resultando em mais de 250.000 mensagens de texto enviadas durante os primeiros dias de serviço.

A SpaceX está a estabelecer uma parceria com a T-Mobile para oferecer tecnologia de satélite móvel aos consumidores. Mas antes de o poder fazer, a empresa precisa da aprovação da Comissão Federal de Comunicações dos EUA para operar comercialmente a constelação Starlink de telemóveis.

Também é necessária a autorização da FCC para operar a tecnologia para além das regras normais de emissão de rádio; caso contrário, não será capaz de suportar chamadas de voz e vídeo em tempo real, diz a empresa.

Entretanto, o CEO da T-Mobile indicou que a sua empresa planeia lançar um programa beta para o serviço Starlink móvel “no final deste ano ou no início do próximo ano”. O preço não foi anunciado.

A SpaceX planeia começar por apoiar o envio de mensagens de texto através dos satélites de rede móvel, antes de passar a fornecer voz e dados no próximo ano. Embora a rede Starlink para telemóveis abranja atualmente mais de 320 satélites, Musk prevê que tenha milhares, à semelhança da rede Starlink normal.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Carvalho Mendes
    Joao Carvalho Mendes

    Falem bem, falem mal. Mas está aí o Elon de novo nas notícias.

    1. Avatar de Vagueante
      Vagueante

      O Elon é um bandido 🙂 As pessoas tendem a confundr o mensageiro com a mensagem, mas o facto é que ele faz, os invejosos ou incompetentes tentam deitar abaixo:
      Alterou a forma com o mundo vê os eléctricos (quer se goste ou não, ele mudou), Starlink (agora também para telemóveis), Neurolink, Space X, X sem censura, ….Não vejo ninguem a fazer tanto como ele na forma como impacta a sociedade de forma positiva. Não deve ser fácil trabalhar com ele, mas ele não para.

  2. Avatar de Elonao
    Elonao

    Tudo para abolir a mafia de 3 grandes operadoras de TM em Portugal é uma grande notícia.

  3. Avatar de Fexeiro
    Fexeiro

    As comunicações satélite não funcionam de igual forma e com os mesmos equipamentos. E isto é para os Estados Unidos.

  4. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Fantastico!
    Grande Musk!

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Isto tem sempre de estar associado a uma operadora ou pode funcionar de forma independente ?

  6. Avatar de trolha333
    trolha333

    muito bom

  7. Avatar de Urso
    Urso

    Daqui a uns tempos, nem a digi vai sobreviver com a investida do musk.

  8. Avatar de Alberto Carlos Cabral
    Alberto Carlos Cabral

    THIS IS THE END OF IRIDIUM, GLOBALSTAR AND OTHERS. THIS IS A TREMENDUOS ADVANCEMENT.