SpaceX faz história e realiza a primeira chamada de vídeo entre smartphones na rede Starlink

6 Comentários

A utilização de serviços de satélite para ajudar os utilizadores dos smartphones é cada vez mais comum. Por agora continua limitada a mensagens de texto, mas em breve irá ter mais funcionalidades e serviços adicionais. A provar o seu desenvolvimento, a SpaceX revelou a primeira chamada de vídeo feita entre smartphones na rede Starlink.

SpaceX Starlink chamada vídeo smartphone

SpaceX faz a primeira chamada de vídeo

Apesar de existirem já serviços de comunicação via satélite, a SpaceX não quer perder o seu espaço de crescimento. É através da rede da Starlink que quer oferecer esse serviço, mas com alterações importantes, que o irá destacar da concorrência direta.

A empresa de Elon Musk quer ir muito mais longe que as mensagens de texto e oferecer serviços adicionais, como chamadas de voz e de vídeo. Tem apontado para iniciar a disponibilização deste serviço ainda este ano e os testes têm decorrido de forma muito satisfatória, estando cada vez mais próxima da solução final.

Como prova de todos os seus desenvolvimentos, a SpaceX revelou agora um vídeo no X onde mostra algo que temos como simples, mas que é uma pequena revolução. Mostra uma chamada de vídeo no X entre dois utilizadores, sendo que um deles usa a rede da Starlink.

Smartphones sem alterações na rede Starlink

Ainda mais importante está um pormenor: o smartphone ligado à rede da Starlink não sofreu nenhuma modificação. Isso mostra que no futuro este serviço poderá ser usado por qualquer utilizador em qualquer lugar do planeta onde o serviço de acesso à Internet de Elon Musk esteja disponível.

Importa recordar que há apenas dois meses, a SpaceX enviou uma carta à FCC revelando que o serviço estava “a responder ou a exceder os objetivos dos testes”. Embora a chamada telefónica usando o Direct to Cell não seja totalmente perfeita, fica claro que o serviço funcionou bem durante este teste.

A SpaceX espera lançar o seu serviço Direct to Cell da Starlink ainda este ano, este deverá ficar limitado a mensagens de texto entre equipamentos. Durante 2025 a empresa de Elon Musk espera melhorar o serviço e assim alargar a sua oferta, sempre em equipamentos sem qualquer alteração.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jfcastro
    jfcastro

    E nenhum smartphone era da Apple.

  2. Avatar de Meio Parvo
    Meio Parvo

    Ainda lembro me aqui dum tal de Zé Fonseca que dizia que “Tens limitações tecnicas, não podes aplicar economia de escala a uma rede satelite.” e o que vemos todos os meses é de fato exatamente o contrário, a oferta de serviços, escala e cobertura crescem e os preços baixam em função da adoção. Já uso Starlink há 1 ano e nunca mais voltarei a uma operadora tradicional.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Já existe uma alternativa, caso o sistema de comunicações habitual venha a ser desligado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Existir alternativas é sempre positivo. Não esquecendo que esta solução não é de todo infalível e que pode igualmente ser “desligada”

  4. Avatar de Rui
    Rui

    “serviço de acesso à Internet de Elon Musk esteja disponível.”

    É tão normal dizer isso, como fazer uma chamada utilizando a rede vodafone e dizer algo como ” uma chamada utilizando a vodafone de Margherita Della Valle”

    Ser CEO e membro activo da fundação de um grupo ou solução, não torna a pessoa detentora única de uma tecnologia ou invenção. Todos sabem isso, mas continua-se a glorificar a pessoa …

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parceria com a #dentnet @dentcoin seria o próximo passo para telecomunicações do futuro #eSIM