Questão semanal: Para si, qual o melhor serviço cloud atualmente?

67 Comentários

Semanalmente iremos colocar uma questão sobre um tema pertinente, onde esperamos que os leitores colaborem, para que consigamos ter uma noção mais fiel do público que nos acompanha, mas também a opinião e tendências mais evidentes no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

A questão da nossa sondagem desta semana é: Para si, qual o melhor serviço cloud atualmente?


Para si, qual o melhor serviço cloud atualmente?

  • Google Drive (31%)
  • OneDrive (19%)
  • Dropbox (17%)
  • MEGA (14%)
  • iCloud (6%)
  • MEO Cloud (5%)
  • Outro (3%)
  • Azure (2%)
  • Box (1%)
  • MediaFire (1%)
  • pCloud (1%)
  • Amazon Cloud Drive (1%)
  • MiCloud (1%)
  • Hubic (1%)

Total Votos: 5.581

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Para mim o Google Drive. Trabalho muito com as ferramentas da Google, desde os Documentos, Keep ao Calendário, e a Drive é bastante intuitiva. Ter tudo interligado ao email e ao Android, de forma eficaz, para mim é um must. Muito bom mesmo.

    1. Avatar de XYZ
      XYZ

      Tipsy
      ya, concordo, excepto quando nao usas nada da google…
      eu uso duckduckgo em vez de google, uso outlook em vez de gmail, uso Firefox em vez de chrome, uso Libre office em vez de MS office…
      para pessoas como eu, que não usam coisas da google, o google drive até é das piores clouds que pode haver, porque no google drive é tudo muito centralizado nos serviços google, eu, opinião pessoal, se é para ter apenas 15GB de espaço, prefiro ir para o Hubic por exemplo, que ao menos não me chateia lá com “cenas” google. mas isso sou eu…

      já vi um gajo a reclamar do google drive só oferecer 15GB, falei-lhe do MEGA, disse que nao podia mudar… perguntei-lhe se usava muito as coisas do google e diz ele “eu nem pesquiso no google”… e eu fiquei do tipo: então se ele só precisa de espaço e não usa serviços google, porque raio foi ele para o google drive?
      enfim, mentalidade humana no seu melhor.

      1. Avatar de Cada um..
        Cada um..

        Pode ser por um simples motivo…acessibilidade. O Mega e muito bom e tem muito espaço, mas tem um grande contra,o facto de por exemplo em mobile necessitarem de App em vez de do via web, compatibilidade (embora seja compatível com a maioria) e integração em outros sistemas/software. Nisso o Google drive está muito a frente.
        Sobre a tua opção, serviços microsoft/apple/Google, prefiro Google. Todos eles recolhem os teus dado quer admitam ou não, pelo menos a Google admite e não mente neste facto

        1. Avatar de XYZ
          XYZ

          Cada um…
          Nao sei que falta de acessibilidade é essa…
          Nao preciso nem nunca precisei da app mega para movimentar os meus ficheiros ou obter links de download, alias, a versao mobile do mega.nz até é bastante boa na minha opinião.
          A nivel de compatibilidade do mega, posso dizer que ja passei pelos windows todos desde o 7, linux debian, ubuntu,mint, e mais uns quantos que nao me lembro, inclusive fedora e outras distros rolling release, concordo que a aplicacao linux do mega é um bocado bostinha, mas faz o que promete.
          Mac nunca usei, embora gosta-se de um dia.
          Por isso penso que acessibilidade e compatibilidade nao serão a nuvem negra do dia.

          É como o comment do webmaster, ele usa muitos serviços do google entao a ele até lhe convem para poupar tempo e recursos. A pessoas como eu e muitos, que apenas queremos espaço de backup ou enviar coisas aos amigos, queremos é espaço, queremos lá saber de acessibilidade… Eu por acaso gosto de mega. Ya eles tbm fazem tracking e cenas… Mas nao indexam as tuas coisas ou monitorizam a tua pasta pessoal, eles até no propeio server nao sabem, é tudo criptografados e essa foi a conclusao que tive quando me pus a pensar sobre a perda de ficheiros de alguns aqui nos comentarios, os ficheiros podem ser perdidos ao transforma-los para armazenar no server, nada é infalivel…

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só utilizo duas. PCloud (Cria uma network drive no nosso computador) e Jottacloud (espaço “ilimitado”)

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      pCloud é a melhor sem dúvida.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        +1 Muito bom. Não troco por nada!

    2. Avatar de Cada um..
      Cada um..

      Jottacloud e ilimitado se pagares…
      Google também e ilimitado em algumas situações como para certos estudantes

    3. Avatar de AJSM
      AJSM

      PCloud segura e versátil.

  3. Avatar de Rui Pedro Caldeira
    Rui Pedro Caldeira

    Já tive um grande dissabor com o MEGA, um dia dei por mim e tinha apenas um terco dos meus ficheiros. A minha sorte é que havia um PC antigo com tudo e prontamente mudei para o MEO Cloud onde nunca tive problemas. Tive que pagar 10 euros para ter 50 gigas por um ano mas compensa

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      No Hubic por 10€/ano tens 100GB

      1. Avatar de XYZ
        XYZ

        No hubic tens também uma ferramenta de sincronização rudimentar que mal se mexe e demora anos a copiar ficheiros do PC para a cloud e vice versa… para não falar numa interface que dá vómitos…

    2. Avatar de Luna Pacheco
      Luna Pacheco

      Já me aconteceu parecido com o MEGA. Os ficheiros estavam lá listados mas boa parte deles não descarregavam. Dava erro. Depois disso raramente voltei a usar

    3. Avatar de XYZ
      XYZ

      Rui Pedro Caldeira

      não percebo como isso aconteceu, até estou curioso, porque já uso a mesma conta do MEGA desde junho ou julho de 2013 (pouco depois de ter saído o mega.co.nz que atualmente é mega.nz) e nunca perdi nada, aliás, ainda conservo lá o primeiro ficheiro que lá coloquei para testar o serviço: Comme Restus – sorriso do meu cão hahhahahhaa

  4. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    O Dropbox, o Google Drive e o OneDrive pessoal são uma caca, ao fim de uns meses ficas sem memória e perdes os dados se não pagares para obter mais espaço.
    Se tivesse de responder escolhia a Dropbox, associado à conta da faculdade tens espaço ilimitado enquanto és aluno.

    1. Avatar de aaa
      aaa

      Como assim tens espaço ilimitado no dropbox enquanto és aluno???
      Fazia-me imenso jeito se isso fosse verdade, mas ao que sei, apenas tens espaço “ilimitado”(1TB) enquanto és estudante no onedrive… Pelo menos na UMinho.

      1. Avatar de Lisbon lover
        Lisbon lover

        Exato. Mesmo depois de aluno, acho que continuo a aceder.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      assim com tens um 1tb no onedrive se a tua universidade tiver protocolo com a ms.

  5. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Esqueceram-se do pCloud, definitivamente um dos melhores que há atualmente…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá, obrigada pela dica. Adicionamos e retiramos o Copy 🙂

  6. Avatar de Rogério
    Rogério

    pCloud é o que uso actualmente em Mac Windows e Linux, excelente, cria um disco virtual na máquina, não obriga sempre a fazer download.

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Pois, mas na realidade esse disco virtual ocupa espaço no teu ‘C’. em ‘temp’Já reparaste nisso?

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Ocupa só o necessário para a cache – cerca de 5GB por pré definição, seja em Windows MacOs ou Linux, tal como o Dropbox e muitos que nem vale a pena enumerar :); só peca por a velocidade de upload para o servidor deles ser um pouco baixa.

        Cumprimentos

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tens o NetDrive, que permite fazer isso com vários hostings, como Google Drive, Dropbox, Hubic…

  7. Avatar de Baresi
    Baresi

    Boas,

    Eu uso o Dropbox para guardar meia dúzia de documentos e até agora sem problemas a qualquer nivél, eu já pensei em passar para lá ou para o Google/One Drive fotos, videos e músicas mas trnho receio se é seguro e no caso de haver algum azar perder tudo…

    Gostava de colocar duas questões, se alguém me conseguir esclarecer agradeço, a primeira é se a Google e One Drive são realmente seguras? E por exemplo se passar para lá tudo se depois o acesso a fotos, videos, músicas pelo telemovél é intuitivo e fácil de gerir como se tivesse tudo na memória do telefone?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mais seguro será o Google Drive do que o Dropbox, ou não fosse a Google ter os melhores datacenters.

      1. Avatar de Baresi
        Baresi

        Obrigado, mas e em termos de praticidade no smartphone? Vale a pena? Ou têm de se ansar as voltas para chegar aos arquivos?

  8. Avatar de Carlos Mogas da Silva
    Carlos Mogas da Silva

    Outro: NextCloud 🙂

    1. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      +1 para nextcloud.

  9. Avatar de Gigbola
    Gigbola

    Eu queria um novo serviço para activar uma vps grátis durante a uns dias. A minha da Google foi “parada” por eles, usei um cartão de crédito virtual ( terá sido o meu mal ter feito ele só com 10€), ainda viveu uns 5 meses. Tentei meter débito, mas não deu. O azzure da Microsoft tb não aceita o cartão de crédito virtual, pio, sacou-me 1 €. A Amazon tb não aceita o CC virtual……estou sem ideias… a minha VPS só é usada pontualmente…..tipo 3 semanas de 2 em 2 meses…

  10. Avatar de Fteixeira
    Fteixeira

    Pcloud aqui, os clientes não são os melhores, mas conta vitalícia com preços decentes

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Onedrive aliado ao office 365.

  12. Avatar de Ruben
    Ruben

    Esta é uma sondagem que deveria ter resposta múltipla. De certo que a Meo Cloud e o pCloud são bons, mas colocar o Microsoft Azure neste panorama é um bocado fora da realidade tendo em conta o contexto de utilização.

    Para quem tem contacto com Azure, aquilo é um completo mundo, a todos os níveis e não só armazenamento e, tendo experiência no mesmo, até a nível pessoal o comecei a usar à uns meses.

    1. Avatar de Tiago Costa
      Tiago Costa

      Nem mais: Azure (Servico Cloud da Microsoft), AWS (Amazon Web Services), GCP (Google Cloud Platform), são serviços de Cloud e não de Storage com a maioria desses serviços… é uma comparação no mínimo estranha. Além do mais nem sequer são do espaço de consumidor final mas sim para IT Pros e Developers.

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    OneDrive com office 365.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Utilizo o MEGA desde do início e só tenho a dizer bem e até hoje não encontrei substituto altura.

  15. Avatar de Sérgio Santos
    Sérgio Santos

    Votei na OneDrive porque a solução mais económica é Office365 Pessoal c/1TB na OneDrive para 1 Ano.
    Encontra-se muitas vezes à venda por 49,99€ c/Iva em lojas de shopping.(não quero referir o nome porque não sei se o posso fazer)

  16. Avatar de blargh
    blargh

    Porque está o Azure nesta lista de repositórios online? :O

  17. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Eu uso Hubic, satisfeito. 10.5TB estou satisfeito.
    Acho que o Azure não se enquadra neste “tipo” de cloud. Azure é outro ‘mundo’.

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      10.5 TB de dados ?? Não acredito,a sério ?? Eh pá,agora bloqueei,peço desculpa.Para uso pessoal ?? Você deve estar a brincar,só pode !! Meu Deus do céu,nem dá para acreditar !! 😀 😀 😀

  18. Avatar de zerocoolroot
    zerocoolroot

    O pCloud é bom, mas a taxa de Upload é muito baixa em relação ao Google Drive..!!

  19. Avatar de Catarina Leal
    Catarina Leal

    ONEDRIVE
    uso-o em todos os meus gadgets
    Xiaomi Redmi 4A, iPhone X, iPhone SE, iPad 2017, MacBook Air early 2015, iPod Touch 6th, enfim. Em todo o lado tenho a app com acesso ao meus conteúdo atraves de 1 clique
    adeus cabos a transferir o conteudo para o pc e do pc para o outro device.
    o mesmo para a musica (spotify) e para as series (netflix) a cloud é algo completamente fantastico

  20. Avatar de WebMaster
    WebMaster

    Ok!
    Sem dúvida os serviços da Google são os melhores – portanto GDrive.
    Explico porquê a seguir.
    Google cebtraliza os serviços e os combina muito bem com o Android-facto e o faz muito bem.

    O serviço de armazenamento de GDrive é tão bom e versátil que merece ser colocado num categoria à parte em paralelo com o Azure da MS e o AWS da Amazon.

    Com o Google Drive tenho um serviço de CDN de baixa latência e alta performance a custo Z€RO o que me permitirá trabalhar em Cloud em equipa, disponibilizar arquivos de texto, folhas de cálculo e midia directamente a partir do GDrive.

    Para ir um pouco mais além na minha justificação permitam-me que vos contextualize. Sou um webdesigner, blogger e youtuber.

    Tenho um website onde quero diaponibilizar música e vídeo e ao mesmo tempo preciso publica-los no YouTube para os meus subscritores verem.

    Invariavelmente, preciso centralizar e atualizar os dados e updates e calendários de eventos e agenda de reuniões e publicações nas redes sociais e envio de email e ah! receber pedidos de serviços e respostas submetidas num formulário que está no meu website – que por acaso é do GOOGLE FORMS e ainda com a funcionalidade de fazer uploads de ficheiros directamente nesse formulário. Uff!

    Imaginem ae eu tivesse de susbscrever um serviço diferente para cada uma dessas tarefas?

    Lá no escritório, temos a suite Office Enterprise com 100GB por user – tipo o Outlook é fixe pq é Desktop e Online mas o Google Sheets arrumou excel online pro canto.

    E já agora analizar e gerir os relatórios de Adsense, campanhas Adwords, Data Studio e os Analystics do YouTube e as redes sociais num só sitio?

    E nem falar dos addons para manipulação de imagens, automatização de scripts e zaps entre Jotform, GForm, Mailchimp, Buffer, Stripe, Freshdesk, Facebook Pages, GCalendar, GMail e cansei-me.

    * Tenho o Gsuite Business: armazenamento em cloud ilimitado e todas as ferramentas Google incluídas por 8.99€ mês.

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      pareces mais um anuncio que uma opinião – e é claro que se usas todos os serviços da google que tem integração com o drive – este funciona melhor que os outros.
      Caso uses Microsoft também vais ter vantagens em usar o onedrive! – e fica mais barato 69 eur/ano

      1. Avatar de WebMaster
        WebMaster

        Yah!
        Pareço um anúncio.
        Chegaste lá.

  21. Avatar de Cada um..
    Cada um..

    Querem espaço? Tenciq com 10tb de espaço grátis.se confio? Não… Mas para quem quer espaço…

  22. Avatar de Liloder
    Liloder

    Melhor e de qualidade é a Dropbox, não falha nada e é rápida. Já tive assinatura no onedrive e Google drive, mas não me convenceram e perdi muitos ficheiros. Prefiro pagar mais e usufruir da Dropbox isso sim é um descanso. Além de que a Dropbox tem acesso ao Office online. Para “ficheiros secretos” utilizo o Sync.com, o topo em matéria de segurança.

  23. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Não se pode colocar Azure ao lado de Dropbox e/ou OneDrive. São coisas totalmente diferentes.
    Podíamos era comparar Azure com AWS ou Google Cloud.
    Acho que este inquérito é falacioso porque se está a comparar serviços completamente diferentes.

  24. Avatar de Rui
    Rui

    Habituei-me ao dropbox, que era o mais usado na faculdade. Tentei por mais que uma vez mudar as coisas para o google drive, mas acabei por voltar ao dropbox. O motivo porque não consegui ficar no google drive foi a aplicação desktop. É usável, mas tem um ou outro bugzito e é bem mais lenta a sincronizar que a aplicação do dropbox.

  25. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    A mim quem me tira o OneDrive tira-me tudo.Até porque vem nativo no Windows 10.Tenho 30 GB para guardar lá e não preciso de tanto.Estou a ocupar neste momento cerca de 13 GB no serviço.Chega bem e sobra,e estou muito satisfeito com ele. 🙂

  26. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Bem,à hora a que escrevo o Google Drive vai à frente com 30% dos votos,seguido do OneDrive com 20%,e em 3º lugar aparece o Dropbox com 16%.Vai ganhar o Google Drive,não há dúvidas. 🙂

  27. Avatar de Kroko
    Kroko

    Deixei de usar a Meo Cloud por causa da vergonha de terem alterado o espaço que era dado, não sei quando é que voltam a alterar as regras só porque podem e querem por isso para mim nunca mais. Passei para a pCloud e estou satisfeito.

  28. Avatar de Jota
    Jota

    Para uma utilização particular e gratuita em Windows e Linux:

    MEO Cloud para upload automático de fotos e vídeos dos telemóveis…

    DROPBOX para arquivo de documentos oficiais…

    Google Drive para ficheiros do dia a dia…

    Em cima disto tudo MEGA!

    As pastas do MEO Cloud, DROPBOX e GOOGLE DRIVE, no Windows e no Linux, estão montadas debaixo da pasta do MEGA..

    Ainda no MEGA tenho “montadas” as clouds partilhadas dos meus filhos e mulher…..

    No Linux, tenho um script que faz automaticamente o arquivo dos ficheiros, movendo-os para um NAS!

    Nunca perdi um ficheiro, nem nunca enchi as clouds…

    Ps: mas vou analizar alguns serviços aqui mencionados que não conheço…

    1. Avatar de topkek
  29. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu uso a zoolz. Podes ter 75gb gratuitamente. Por vezes têm promoções. Comprei 1tb vitalício por 30€. Funciona uma maravilha.

  30. Avatar de Nuno
    Nuno

    NextCloud

    Tenho o meu próprio site para partilha dos ficheiros, aplicação móvel, e aplicação para PC. Tudo isto montado num raspberry pi e um disco externo.

    1. Avatar de Gekko
      Gekko

      🙂 nextcloud ++ e já agora altamente costumizavel com todas as apps que podes correr na nextcloud

  31. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Utilizo 3, Onedrive, Mega, e googledrive, sendo que mais utilizo é o OneDrive, e tem me funcionado bem

  32. Avatar de Ivan Moreira
    Ivan Moreira

    onedrive e google drive mas uso mais onedrve devdo ao meu smartphone diario

  33. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    OneDrive…
    A versão gratuita já é muito boa é compatível em múltiplas plataformas.
    E como habitual utilizador de Office a subscrição de 1TB fica muito interessante.

    Claro que vai depender dos serviços que cada um usa. Se o utilizador usar mais apps da Google, o Google drive ganha relevância.

  34. Avatar de Fernando
    Fernando

    No meu caso, eu faço uso tanto do onedrive como gdrive. Isso porque ambos oferecem melhor segurança com relação aos demais.

  35. Avatar de Diogo
    Diogo

    uso OneDrive e recomendo 🙂

  36. Avatar de Carlos
    Carlos

    Depende; se usar o pacote free ou premium

  37. Avatar de toni
    toni

    no onedrive posso fazer uplod de 1 ficheiro de vídeo até 10 GB ou qualquer outro ficheiro até GB qual o limite no Google independentemente de se ter 1TB TB ou 10 tera no global