Questão semanal: Já está informado sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados?

19 Comentários

Semanalmente iremos colocar uma questão sobre um tema pertinente, onde esperamos que os leitores colaborem, para que consigamos ter uma noção mais fiel do público que nos acompanha, mas também a opinião e tendências mais evidentes no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

A questão da nossa sondagem desta semana é: Já está informado sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)?


Já está informado sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)?

  • Mais ou menos, li alguma coisa mas muito ‘por alto’. (30%)
  • O que é o RGDP? Nunca ouvi falar. (19%)
  • Sim, informado e preparado para as mudanças que aí vêm. (18%)
  • Não. Sei que será implementado mas ainda não me informei. (17%)
  • Pouco, nem sei ainda muito bem do que se trata. (16%)

Total Votos: 2.930

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Infelizmente tive de fazer um curso intensivo no âmbito da minha actividade profissional. As alterações são boas, colocam bom senso naquilo que deveriam ser as regras de privacidade mas serão muito difíceis de controlar pelas entidades oficiais, os gigantes, Facebook e Google à cabeça farão o que bem lhes apetecer e quando forem apanhados levam uma reprimenda e uma palmadinha nas costas. Business as Usual.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Também fiz uma formação de um dia inteiro. Muita informação e pouco tempo para implementar todas as mudanças. 🙂

  2. Avatar de maxim
    maxim

    falta aí uma opção: sei o que é, para onde e para quando, só não o li ainda.

  3. Avatar de Spoky
    Spoky

    Tretas atrás de tretas. Fala-se muito nisto, mas com o passar do tempo nada acontece nem são multados nem nada do género. É como os Cookies, era obrigatório informar ao utilizador que no site é recolhido dados.

    No inicio era tudo assustado a utilizar notificações de “este site utiliza cookies” bla bla agora é o que se vê, nos meus sites nem pus isso de “este site utiliza cookies” e existem DIVERSOS sites que não o fazem e nunca foram multados ou sancionados.

    E esta “lei” é só mais uma, no inicio é o que é. Todos respeitam, todos sabem, todos temem. Passado meses, a coisa descamba! Esperem para ver.

    Não sou contra este lei, apenas sei que é tal igual a dos Cookies no inicio todos preocupados e alarmados de que têm de avisar e notificar os utilizadores, hoje em dia mal se fala nisso. Mal se vê noticias.

    São coisas completamente diferentes? Sim, verdade. Esta abrange mais. Porem é a mesma situação, no inicio todos a cumprir 1 ano ou largos meses depois, já está esquecida e depois de verem de que ninguem foi multado, sancionado nem nada do gênero a coisa acaba logo por ali.

    Uma aposta? É o que vai acontecer 😉

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Só é necessário colocar a informação dos cookies se o site utilizar informação dos cookies para a vender ou algo do género. Também se o site ler cookies que não lhe pertencem.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        E dai vai dar ao mesmo… Há quem não coloque, eu não coloquei e conheço uns quantos que não fizeram, multas? ZERO.

        Isto é a mesma coisa todos pipi’s a cumprir no inicio depois é o que se vê!

  4. Avatar de David Cordeiro
    David Cordeiro

    Acho que as alterações vêm corrigir muitas situações que existem neste momento e são absolutamente anárquicas. O problema, a meu ver, prende-se com falta de informação para os “leigos”, por assim dizer.
    Uma pessoa que tenha um pequeno negócio, seja qual for o ramo de actividade, não tem informação simples para se poder adaptar ao novo regulamento.
    Ainda mais, sabemos que vivemos num país, em que não existe nenhum apoio pratico quando é preciso.
    Imagino os fiscais da CNPD irem a uma empresa, e ao verem que não estão a ser cumpridos na integra os regulamente, em vez de alertarem para a situação e ajudarem a corrigir, que logo apliquem uma pesada multa, e muitas vezes por falta de informação.

  5. Avatar de Str
    Str

    Gostava de saber se o triângulo, seguradoras hospitais e médicos vão parar de partilhar os dados dos utentes. Tá bem abelha

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Como assim ?

      Abc

  6. Avatar de Cristiano Venancio
    Cristiano Venancio

    Acredito que para algumas empresas e DPO’s formados no “google” vão fechar as portas e estes DPO’s ficarão queimados por não seguir o regulamento como deve ser. As empresas devem investir na formação e ter apoio jurídico necessário para proteger-se. Tivemos 2 anos para adequar a regulamentação e quando ela vier não será para brincar… O desenrasco não funcionará a partir do dia 25 de maio…

  7. Avatar de JLB
    JLB

    Boa tarde,
    estou num projecto de implementação do RGPD na área da banca e a aplicação deste regulamento por certo trará um valor acrescentado no que diz respeito à protecção dos dados pessoais e consequentemente á segurança da informação. Será necessário que a entidade que for responsável pela fiscalização do cumprimento do regulamento tenha efectivamente poder para o fazer (tipo ASAE). Quanto aos gigantes a seu tempo irão cumprir com este regulamento, veja-se o recente caso do facebook.
    Deixo o link para um site com documentação sobre o RGPD: https://protecao-dados.pt/o-regulamento/.

  8. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    Só uma questão: porque é que as instituições públicas não são obrigadas a cumprir com o RGPD? Mais três anos para se adaptarem?! E depois logo se vê… como é expressamente referido na Proposta de Lei 120/XIII? O estado no seu melhor… violando claramente um princípio constitucional: o da igualdade.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Porque estás totalmente enganado, basicamente.

      1) O Estado É OBRIGADO a cumprir o GDPR, simplesmente está isento das sanções (multas) durante 3 anos (após 3 anos essa isenção é reapreciada).

      2) A GDPR tem como objecto principal as empresas privadas (principalmente multinacionais), o Estado não é uma empresa privada… daí a CE não se preocupar com o facto do Estado Português se ter isentado de multas, nem sequer que muitos outros Estados que transcreveram a lei para os seus países tenham feito o mesmo que Portugal (sim, Portugal não é excepção ao isentar as empresas públicas de multa), visto que o objecto da lei está coberto.

      O Estado não é uma SONAE, ou um GOOGLE, o Estado só por si não é “igual” porque não são sequer equiparáveis. O Estado tem obrigações que os privados não têm… querem igualdade? Equiparem-se em tudo, obrigações incluindo, e não somente no que convem consoante o argumento.

      1. Avatar de NS
        NS

        És um sabishão tu! Então o Estado arranja logo maneira de se isentar de responsabilidades porque a partir de 25 de maio tem 18 meses para implementar as novas regras e particulares deviam fazê-lo nos 2 anos anteriores à efetivação do Regulamento? Estas a brincar só pode ser! Onde é que o Estado independentemente se ser publico, tem menos responsablidades no tratamento dos meus dados que uma empresa Privada? Só que te digo uma cena moço, serves mais para ar condicionado do que para DPO! Deus livre uma empresa em contratar um gajo como tu para fazer essa implementação! Mais vale meter já os papeis para a insolvênvia!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Escreveste tanto somente para mostrar que não soubeste ler antes de comentar? Ena…

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ah… e sabichão, não sabishão.

        3. Avatar de Pedro Tenreiro da Cruz
          Pedro Tenreiro da Cruz

          Caro/Cara NS

          Agradeço o seu comentário. Poupou-me o trabalho de ter que responder ao Sr. Daniel.
          Cumprir sem estar sujeito a coimas!???? Quem, o Estado? Só dá para rir!

          Cumprimentos

  9. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Uma dor de cabeça para nós Developers. No entanto sou a favor que deveria ser implementado a muto mais tempo.

  10. Avatar de Pedro Souto
    Pedro Souto

    Ajudem os webmasters a implementar da melhor forma isso.
    Epa… isso li, reli e adormeci.
    Alguem que de forma mágica simplifique.