Solução da Netflix para partilha de contas está a confundir ainda mais os utilizadores

33 Comentários

O último relatório de contas que a Netflix apresentou foi muito negativo. A perda de clientes é uma realidade, mas o serviço de streaming apontou como causa relevante a partilha de contas, algo que pretende acabar.

Para o conseguir, tem testado algumas medidas adicionais, que aparentemente não estão a funcionar como pretendido. Estas medidas estão a confundir ainda mais estes utilizadores.

Netflix partilha contas utilizadores

Há vários meses que a Netflix tem nalguns países da América do Sul uma nova campanha para tratar da questão da partilha de contas. A estes utilizadores passou a ser cobrado um valor extra para compensar as partilhas, sendo mais justo para todos.

A verdade é que este cenário não estado a ser bem interpretado por todos e alguns utilizadores nem deram por esta mudança. Ainda mais grave é o facto de maioria dos utilizadores não ter sido formalmente informada da mudança de política por e-mail ou notificação enviada pela Netflix.

Muitos casos relataram que a experiência de utilização variou de utilizador para utilizador. As interfaces mudavam com frequência e bastava ignorar as notificações para que o processo fosse abandonado sem qualquer impacto nas contas.

Netflix partilha contas utilizadores

O próprio conceito de família parece estar a ser mal interpretado pela Netflix. A sua definição, coabitantes de uma morada, foi várias vezes ignorada e esta nova solução foi imposta quando, na verdade, não deveria ter acontecido.

A forma justa que a Netflix encontrou para combater a partilha de contas indevida foi cobrar uma taxa extra em cada conta partilhada. Por pouco mais de 2,5 euros, passa a ser possível fazer a partilha de uma conta por vários utilizadores.

Está ainda muito longe de existir uma solução e dificilmente agradará a todos. A Netflix tem em testes alternativas, mas aparentemente e do que se vê, estas não estão a funcionar como pretendido. Resta saber como será o futuro dentro de meses, quando as conclusões chegarem.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Comentador profissional
    Comentador profissional

    Isto não se resolvia com uma VPN ponto a ponto tipo Wireguard ou simplesmente com uma Socks proxy via SSH? (Faz-se só com uma linha de comando!)
    Para quem não percebeu, o dono da conta seria o “host” da VPN, assim sai tudo pelo mesmo IP, impossibilitando a identificação de utilizadores terceiros.

    1. Avatar de JP
      JP

      Grato pela partilha!
      Resta procurar um tutorial para quem não domina.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      boa ideia, pena ser um pouco avançado para criar e ter disponivel na TV

    3. Avatar de FAR
      FAR

      E que tal pagar pelos serviços de que se usufrui?

      Eu sei, ideia radical.

      1. Avatar de Greg
        Greg

        Eu pago, mas a minha filha estuda a várias centenas de Km de casa.
        Eu passo pelo menos 2 meses por ano (ou bem mais) a várias centenas de kms de casa.
        Vou ter de pagar mais por causa disso?
        Diga-se que até agora usamos em todo o lado e não paguei nada a mais.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          “Vou ter de pagar mais por causa disso?”
          Sim, se o cenário que descreve se encaixa no que está descrito no contrato que aceitou e lá diga que tem de pagar mais.

          Acha mesmo que a Netflix se importa se se trata da sua filha ou de outra pessoa qualquer? Aceitou o contrato em que lá diz que paga a mais por estar noutra casa? Então paga. Simples.

          1. Avatar de Greg
            Greg

            Nada disso é referido nos termos de utilização, nem agora nem altura em que fiz a subscrição.
            Daí eu ter muitas reservas sobre a deteção de utilização de contas partilhadas baseando-se na zona do país onde se acede. Eu acabei de fazer um acesso no Alentejo é recebi um aviso de que a minha conta foi usada em Castelo Branco.
            https://help.netflix.com/legal/termsofuse

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Real Debrid, 3€ mês e tens tudo

          1. Avatar de OliverH
            OliverH

            Usas algum addon/programa em específico?

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Não é preciso complicações, eles nem conseguem identificar isto o spotify ja tentou mplementar isto atraves da localização e não conseguiu até porque se eu for estudar para fora ja nao tenho direito ao netflix da familia ? isto é uma coisa impossivel de implementar

      1. Avatar de Greg
        Greg

        Claro que tem.
        Tinha piada ter de pagar mais para aceder ao netflix nas ferias….

    5. Avatar de Dinis
      Dinis

      Mais vale ires a um site pirata… com a vantagem que não é só a netflix que lá está…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        É o que eles arranjam com estas brincadeiras, fogo para se queimar. Se o preço for aceitável e o serviço justo a malta não se importa de pagar para não estar com filmes, se começam a complicar quando acordarem para a vida é mais piratas que pagantes. Um gigante demora tanto a levantar-se como a cair.

    6. Avatar de pedro
      pedro

      A maioria dos servidores VPN tem os IPs bloqueados pela NetFlix.

      Esse método de aceder a NetFlix é já conhecido por muitos utilizadores para fugir ás restrições regionais.

  2. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    O mal é que a empresa quer oferecer o serviço em todo o lado, só que não quer em todo o lado. Eu não percebo a politica da partilha de contas. Se compramos um serviço para 5 utilizadores, é irrelevante quem serão esses 5 utilizadores. PONTO. Chato seria se o serviço fosse somente para um utilizador e estivesse a ser acedido por vários.

    Na minha opinião deveriam era terminar com os 30 dias gratis, em que permitem que o mesmo IP se regista na plataforma com mails infinitamente diferentes.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      ahah com isso não se preocupam 😀

    2. Avatar de FAR
      FAR

      São as regras de quem é dono da aplicação/serviço. Usa quem quer e está de acordo com as condições deles. Simples.

      Netflix é uma empresa e foi criada para fazer dinheiro, não para ser uma democracia aberta.

      1. Avatar de Greg
        Greg

        Certo, mas faz algum sentido que eu não possa usar o nexflix fora de casa porque isso pode ser interpretado como partilha de conta?
        Aliás eu no registo de utilização tenho acessos de uma TV fixa a 500km de casa e acessos em zonas onde já não vou há muitos anos.
        Só para que conste eu altero a password de 60 em 60 dias-

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Faz sentido para quem “manda” (Netflix), como é óbvio, e para os clientes que aceitam o contrato do serviço que subscrevem.

          Acredito, compreendo e até concordo que não ache justo, mas ainda assim continua a ser o que foi definido no contrato que você aceitou.

          1. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Picuinhas alert!

          2. Avatar de Greg
            Greg

            Antes de falar do que não se sabe convém ler os termos de utilização
            https://help.netflix.com/legal/termsofuse

    3. Avatar de Greg
      Greg

      Já não há 30 dias grátis há muito tempo

    4. Avatar de Giovane
      Giovane

      Acredito que a grande maioria dos que partilham contas, não usam planos familia, e sim planos individuais.

      1. Avatar de Greg
        Greg

        Não existem planos família:
        – Base: Um acesso
        – Standard: 2 acessos em simultâneo
        – Premium: 4 acessos em simultâneo
        (*)A sua conta só pode ser usada pelas pessoas que vivem consigo
        Em lado algum está escrito que o acesso tem de ser feito em casa ou numa determinada zona.

  3. Avatar de Jon
    Jon

    Eu se quiser ver filmes sei vem onde tenho de ir obrigado pela dica Netflix

  4. Avatar de João
    João

    Isto é deveras engraçado. A Netflix faz muito bem em cobrar tudo na sua plataforma.
    Comparativamente a Apple anda a ser arrasada por ter uma política implementada similar no seu ecosistema.

  5. Avatar de Dinis
    Dinis

    “sendo mais justo para todos” – sendo mais justo para a netflix talvez…

  6. Avatar de Clara B. Fonseca
    Clara B. Fonseca

    Ainda não percebi este stress da Netflix. A única explicação que encontro é realmente a da ganância para ganhar ainda mais dinheiro. Três contas por assinaturas são três contas, estejam todas na mesma casa ou em três cantos do mundo. Já me aconteceu viajar e usar a Netflix noutro país enquanto o resto da família está em casa. Está ganância da Netflix é completamente despropositada. Se querem aumentar os preços não inventem descpas.

  7. Avatar de Gerbazio
    Gerbazio

    Deixem eles implementarem o custo de contas partilhadas. Vós, se tiverdes olhos na cara, cancelam a assinatura com a netflix e eles assim ficam a xuxar no dedo. Em vez de manterem os lucros com os clientes actuais a partilharem as contas, começam a ter menos cliente e a verem as receitas a afundar… Acredito que cada empresa queira sempre aumentar os lucros, mas não é com estas atitudes que vão crescer… Lá está “Damos-lhes uma mão, querem logo o braço todo”

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Que façam como alguns fazem: Registo de dispositivos e assim garantem que os acessos são controlados.

      Para os que dizem que 4 acessos são 4 acessos isso não é bem assim. Posso ter Netflix com 4 acessos e partilhar com 20 pessoas ou mais. Só consigo é ter 4 em simultâneo. Isso é uma chulice para com a empresa, só perdem possíveis novos clientes.

      Se diminuírem o preço para 3,99 e registo até 5 dispositivos já fico contente.

  8. Avatar de Datafire
    Datafire

    A Wokeflix, ainda pensa que a perca de utilizadores é de partilha de contas, que sempre houve e em números muito maiores, e não dos péssimos conteúdos que tem vindo o produzir.

    Hoje é difícil é arranjar alguém que queira pagar para partilhar.

  9. Avatar de Dinis
    Dinis

    Pessoal, termos de serviço não valem nada em tribunal se não houver assinaturas em todas as páginas, o que não acontece. Assim, estes contratos regem-se pela lei geral… Nos Tribunais “família” (a mais próxima, não primos afastados) é uma unidade, senão os pais não podiam mostrar aos filhos os filmes comprados por si (só à sua esposa, se tiveram comunhão de adquiridos) se seguirmos a lei à letra.
    Nenhum juiz vai condenar uma pessoa por partilhar a sua conta com o filho, especialmente se este ainda estiver a cargo, mesmo que seja longe (como um filho na faculdade).
    Eu percebo a Netflix, a ideia é dar a possibilidade de ver conteúdos diferentes numa mesma casa mas, então, quer dizer que não posso ver uma série no meu telemóvel, com a minha conta, na Cochinchina? Então porque fazem publicidade e tem uma aplicação que funciona fora de casa?
    E se eu tiver uma casa de férias, tenho que ter outra conta?
    E se for de férias não posso ver a Netflix? Então porque me cobram se eu não estou em casa?
    Não é à toa que eles estão a experimentar no México, um pais que não protege muito os seus consumidores, quero ver como vão descalçar a bota aqui na europa…

  10. Avatar de ManAugusto
    ManAugusto

    Netflix? já mandei abaixo. Não pactuo com organizações que apoiam e incentivam a moldagem cerebral de crianças com conteúdos e ideologias nojentos.