SkyDrive chega finalmente ao Android

34 Comentários

As alternativas de armazenamento cloud têm actualmente uma concorrência bastante apertada e o seu sucesso não é ditado apenas por preços, capacidade ou características mas também pela diversidade no suporte a várias plataformas.

No ano passado que o SkyDrive foi lançado para iOS. Seguiu-se depois o lançamento do sincronizador SkyDrive para Windows e Mac em Abril passado, na altura em que surgiu o Google Drive, e agora chega a vez da plataforma Android ter compatibilidade completa com o serviço cloud da Microsoft.


Já se esperava pela aplicação SkyDrive para Android, pelo menos, desde a sua apresentação de novidades em meados de Junho passado. Já tinham surgido alguns screenshots daquilo que seria a aplicação para Android, que a deixava, pelo menos a nível de design, num patamar interessante.

Quer para quem tenha armazenamento gratuito de 7GB (ou 25GB para quem o solicitou na altura certa) ou mesmo um armazenamento pago de maior capacidade, o SkyDrive é um óptimo local para armazenar tudo o que quiser e aceder a partir de qualquer local, a partir do seu Live ID.

Com a recente actualização do design da plataforma Web do SkyDrive, mais “Windows 8 like”, agora é mais fácil e interessante utilizar o SkyDrive em detrimento de outros serviços cloud.

A aplicação SkyDrive para Android está rápida, bonita e com o estilo bastante enquandrado no Android ICS/JellyBean. Para já ainda não está disponível um recurso de upload automático de fotos e vídeos, como já existe no Dropbox, mas para uma primeira versão está bastante boa. No sistema não existe qualquer serviço a correr associado a esta aplicação.

Para visualizar os conteúdos, dependendo do tipo de ficheiro, é lançada a aplicação do sistema compatível com o respectivo formato. Caso se tratem de fotos, então é possível visualizar todas as fotos na própria aplicação, em ecrã completo em género de galeria, deslizando o dedo no ecrã para saltar para a seguinte.

Resumindo, as suas funcionalidades são:

  • Aceder a todo o conteúdo do SkyDrive, incluindo os ficheiros partilhados consigo;
  • Ver os documentos utilizados recentemente;
  • Escolher múltiplas fotos ou vídeos para carregar a partir do seu dispositivo;
  • Partilhar ficheiros ou fotos – enviar ou link por email ou por outra aplicação;
  • Abrir os ficheiros do SkyDrive directamente em aplicações do sistema compatíveis;
  • Gerir os seus ficheiros – eliminar ou criar novas pastas.

O serviço cloud da Microsoft deu assim mais um passo em frente, contemplando os milhões de utilizadores da plataforma Android.

 

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    O skydrive vingará pelo simples facto que vem integrado no Windows 8, logo ai é uma vantagem enorme face aos outros concorrentes.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Mas não deve ser a curto prazo , já que a Dropbox está bem enraizada e actualmente ainda é muito superior em funcionalidades. E muita gente também já aderiu ao Google Drive.
      Vamos andando e vamos vendo!

      1. Avatar de Diogo Ramalho
        Diogo Ramalho

        Não vejo onde é que as funcionalidades da dropbox possam ser superiores…

        Mas pode ser que consigas elocidar-me.

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Para já tem a opção de upload automático de imagens e vídeos que eu prezo muito.

          E quanto ao resto podes dar uma vista de olhos aqui: https://pplware.sitedev.pt/resultados-da-pesquisa/?cx=partner-pub-1446920356351445%3Apqahidy83wu&cof=FORID%3A11&ie=UTF-8&q=dropbox&x=9&y=5

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Falta é dizer que a Dropbox bate recordes no que diz respeito à falta de segurança.

          2. Avatar de Diogo Ramalho
            Diogo Ramalho

            Que eu saiba uma das formas que se pode usar o Skydrive é exactamente da mesma forma que é usada a dropbox.
            Ou seja, uma pasta que está sempre sincronizada com a cloud online. Seja qual for o tipo de ficheiro o upload é feito. Não sei se percebi o que disseste… mas acho que não há qualquer diferença.

          3. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Sérgio: sim, é verdade.

            Diogo: faltou-me referir que a opção de upload automático é em ambiente móvel. Em Android pelo menos.

  2. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Utilizo o skydrive e gosto bastante, principalmente pelos 25gb gratuitos!
    Seria uma boa noticia para mim, se não fosse incompatível com o android 2.2(LG P-500)

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Ainda estás com o 2.2?? Credo! Actualiza isso pá! Existe uma versão oficial do 2.3 e muitas roms cozinhadas com a versão 4, incluindo a muito estável Cyanogen!

      1. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        Oficial da Vodafone?

        1. Avatar de EmanuelP
          EmanuelP

          Sim, existe a actualização oficial da Vodafone.

        2. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Sim, mesmo oficial e suportado pela vodafone.

      2. Avatar de techdani

        Onde posso encontrar a cyanogen 4 para ele? Tenho uma das últimas builds de um thread no “original development” do XDA, mas tem alguns problemas, como um grande consumo de bateria.

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          É justamente no XDA que tens várias Roms. Eu já não tenho o P500 mas lembro-me que na altura tinha uma Rom bastante estável, só que já não sei ao certo qual era…

          1. Avatar de Pedro Ferreira
            Pedro Ferreira

            Ok, obrigado pela informação! Há uns tempos andei à procura, entretanto fartei-me e não procurei muito mais…

  3. Avatar de João Silva
    João Silva

    já que estamos numa de partilhas entre windows e android alguém me sabe dizer alguma forma de aceder as ficheiros partilhados pelo o windows na rede domestica no android?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      No Google Play existem vários exploras que permitem fazer-se a ligação as pastas partilhadas em rede. Um chama-se, se não me engano, ESExplorer… Mas existem vários.

  4. Avatar de Carlos Neto
    Carlos Neto

    Boa, agora só falta mesmo o silverlight android para
    poder aceder â zon online. Alguém me sabe dizer se
    existe alguma alternativa. Obrigado e continuação de
    bom trabalho.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Dúvido, uma vez que o SL foi descontinuado pela Microsoft numa tentativa de este dizer ao mundo que também está na onda do hype do HTML5.

      A web tendencialmente no mobile será morbida como era para PC a 15 anos atrás.

      Derivado a questões comerciais com os marketplaces, o caminho parece ser de interfaces ricas só mesmo a partir de “apps” que assim esses sistemas controlam e se houver dinheiro a ganhar eles tiram a parte deles.

      Curioso que a app do Facebook era feita em HTML5 e não valia nada para além de muito lento e mudaram de HTML5 recentemente para app nativa e ficou decente.

      1. Avatar de Zé Mário
        Zé Mário

        Silverligth não foi descontinuado. Continua a ser usado para aplicações Windows Phone

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Depois da bronca de segurança do Dropbox, mudei para Skydrive. Foi a melhor coisa que fiz. Mais espaço sem andar com tretas de favor para aumentar a conta.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      touché! de acordo.

  6. Avatar de Filipe Bastos
    Filipe Bastos

    Não vejo no Skydrive grandes diferenciais em relação ao Dropbox e Google Drive, cumpre bem o seu papel tal como os seus concorrentes. Tem como grande vantagem o espaço acrescido que fornece e como grande desvantagem não dar suporte ao Linux, para além de alguns detalhes, mas com a sua integração com o novo Outlook, o facto de poder associar a conta Microsoft ao Facebook e ao Skype, bem como o Office Web Apps, que apesar de ter ferramentas limitadas, permite trabalho colaborativo e manter toda a formatação dos documentos Office com 100% de compatibilidade, a Microsoft está a conseguir criar um ecossistema fortíssimo para competir com os serviços do Google e criar um excelente ambiente para se trabalhar com o Windows 8. Só lhes falta melhorar as pesquisas do Bing e aí a Google já teria que se preocupar a sério, não sei se tal acontecerá nos próximos tempos…

    1. Avatar de Mike

      Concordo plenamente.
      Embora use o ecosistema da Google, porque é que uso há anos e ainda nao encontrei uma forte razão para mudar para alem do espaço no Skydrive. Ter a Google Account com Sync de mail+browser(cookies, favoritos)+docs/drive etc é um mimo, e ai é que o Windows 8 e um ecosistema funcional poderão ganhar, no entanto só estará disponivel nos Windows 8 enquanto que a Google é multi-plataforma porque só precisas de um browser.

      A Microsoft precisa é de ter uns preços mais acessiveis na venda a publico, e dar o braço a “torcer” no software a nivel domestico.

      Vamos lá ver!

  7. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    o skydrive ainda tem o tamanho limite de 50 mb por cada ficheiro?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não. Desde Abril passado que subiu para 2GB (quando era de 100MB).

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        sendo assim vou experimentar logo!

        mas mesmo assim 2 gb ainda é restritivo…creio que o dropbox nao tem esse limite

        1. Avatar de Hugo Cura

          No Dropbox o limite do tamanho de um ficheiro é o espaço disponível na conta.

  8. Avatar de Telmo
    Telmo

    Viva,
    Gostava de saber se consigo fazer o seguinte:
    pretendia que os ficheiros/pastas que tenho partilhados na conta Skydrive apareçam no PC/MAC das pessoas com qual partilhei.

    Pesquisei e até agora ainda nada consegui encontrar…

    O que pretendo é: altero o ficheiro/pasta e fica disponível do lado do colega. Conforme aquele colega tem permissão ou não…

    Não sei se é possível…
    Mas vale apena perguntar…

    Desde já obrigado ao people por qualquer dica 😉

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Obrigado Hugo.
        Sim, tenho esse programa instalado no meu PC.
        Quando os ficheiros estão alojados no meu Skydrive consigo ter esse ficheiros/pastas sincronizadas nesse “programa”.
        Mas já aquilo que os colegas partilham apenas consigo ver e aceder online no “separador partilhados” do Skydrive, ou seja através do browser.
        Existe alguma configuração/alteração que deva fazer para ver as pastas/ficheiros que os outros partilhado comigo ((na minha pasta “Skydrive no PC”)) ?

        Muito obrigado 😉

      2. Avatar de Telmo
        Telmo

        Olá Hugo, mais uma vez.
        Afinal o que fazia o que pretendia é o Live Mesh… porém parece que já não está activo… :/
        Mas algo que vai de encontro ao que pretendo (a supera) é o https://www.cubby.com/# não hesitei e postei pode ajudar a comunidade, verifiquei aqui no pplware e já falaram sobre o serviço…
        Por isso agradeço desta forma a atenção.
        Um abraço 😉

        1. Avatar de Hugo Cura

          Óptimo.
          O Google Drive também é uma óptima alternativa, aliado ao facto da edição online de todos os colaboradores, em simultâneo.
          Existe uma ferramenta, pelo menos para Windows, que notifica o utilizador sempre que um colaborador altera um documento, e vai listando os ficheiros alterados e ainda não vistos.
          Brevemente falarei dela num artigo.

          Cumps