Sky ECC: a app tipo WhatsApp que tramou Nininho Vaz Maia

96 Comentários

Sem que nada o fizesse prever, Portugal acordou recentemente com a notícia que o cantor Nininho Vaz Maia estaria indiciado por tráfico de droga e também associação criminosa. O que se sabe sobre a operação SKYS4ALL e afinal o que é a app Sky ECC?

Sky ECC: a app tipo WhatsApp que tramou Nininho Vaz Maia


A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, realizou, na região da Grande Lisboa, uma operação policial para cumprimento de um total de 33 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que culminou com a detenção de dois cidadãos nacionais e constituição de três arguidos, por suspeitas da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e de substâncias e métodos proibidos.

A operação teve em vista a recolha de prova, sobre as presumíveis atividades ilícitas, de um grupo criminoso, que se dedicava ao tráfico de estupefacientes por via aérea e branqueamento de capitais.

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram, ainda, apreendidas cinco viaturas, duas armas de fogo, uma elevada quantidade de dinheiro em numerário, diverso material de comunicações e documentação.

Na operação SKYS4ALL estiveram empenhados 80 elementos da Polícia Judiciária, um Juiz de Instrução Criminal e um Magistrado do Ministério Público.

Operação SKYS4ALL e a app Sky ECC

A Sky ECC é uma app de mensagens cifradas, desenvolvida pela empresa canadiana Sky Global. Inicialmente promovida como uma ferramenta de comunicação segura para profissionais preocupados com a privacidade, a app foi amplamente adotada por organizações criminosas devido ao seu elevado nível de criptografia nas comunicações e funcionalidades como a autodestruição de mensagens e a possibilidade de apagar remotamente os dados dos dispositivos.

Sky ECC: a app tipo WhatsApp que tramou Nininho Vaz Maia

Em 2021, uma operação conjunta das autoridades belgas, holandesas e francesas conseguiu decifrar a encriptação da Sky ECC, permitindo o acesso a cerca de 80 milhões de mensagens trocadas entre membros de redes criminosas. Esta ação resultou em milhares de detenções e no desmantelamento de várias organizações criminosas na Europa.

Em Portugal, a Operação SKYS4ALL é uma extensão dos esforços internacionais para combater o uso de tecnologias cifradas no âmbito de redes criminosas. A investigação continua em curso, com as autoridades a analisar as comunicações intercetadas através da Sky ECC para identificar e responsabilizar todos os envolvidos nas atividades ilícitas.

Segundo a SIC, Nininho Vaz Maia foi constituído arguido por suspeitas de tráfico de droga e associação criminosa, mas não foi detido.

Comentários

96

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Decifrar uma app de mensagens externas e ter acesso a mensagens privadas não será um crime em si ?

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Segundo o artigo foi “operação conjunta das autoridades belgas, holandesas e francesas”, portanto deve ter havido uma autorização por parte de um juiz. Se fosse eu decifrar essa encriptação era crime.

      1. Avatar de Zé

        É a diferença entre um tipo qualquer e as autoridades de segurança e judiciárias. Quem pode, pode e acho muito bem que façam o seu trabalho.

        1. Avatar de jorge
      2. Avatar de DS
        DS

        Não era crime… era milagre! 😀

      3. Avatar de Jefreson Gil Billieri
        Jefreson Gil Billieri

        Igualmente aconteceu no Brasil quando a PF conseguiu decriptar as mensagens trocadas através de aparelhos Blacberry

    2. Avatar de Alberto Fernandes
      Alberto Fernandes

      Arrombar a porta de casa de alguém e entrar para remexer tudo, também é ilegal e as autoridades fazem-no… Desde que devidamente autorizadas por um juiz para o efeito.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    chama-se herança cultural

    1. Avatar de Hacker Alhinho
      Hacker Alhinho

      😀 😀 😀 😀 😀

    2. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      olha que a tua também não é muito boa. Então se fores a Paris eles dizem-te…

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Resumindo usavam uma APP cifrada que guardava mensagens num servidor?

    As mensagens não podem ser guardadas em servidores, tem que ser p2p e mesmo assim com auto delete.
    Confiar numa APP de encriptação
    Canadiana membro dos (5 eyes) para cenas ilegais?

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Quebraram a criptografia? Pode até ter sido, mas eu não acredito. Para mim é mais uma app com backdoor tal como todas as outras que usam e2ee.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Acredito que seja mais isto

  5. Avatar de cendosura
    cendosura

    Muito tenho visto esse nome “Nininho” em títulos de notícias como se fosse alguém muito famoso. Pois eu não faço ideia de quem seja ou porque lhe dão tanto destaque. Fiquei a saber pelo primeiro parágrafo deste artigo que é cantor. Cantor de quê? De chuveiro? Cantores de chuveiro há muitos!

    1. Avatar de Vítor M.

      Moras fora da Europa? Ou és desligado das notícias? Desligado não é mau, mas este artista tem estado na informação corrente, generalistas, desde há uns anos para cá!

      1. Avatar de Zé dos galos
        Zé dos galos

        Sinceramente também nunca tinha ouvido falar desse sujeito , não fazia a mínima ideia de quem fosse….

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é que fosse um ser importante para o conhecimento em geral. Mas como é presença assídua nas notícias do foro musical, teve um destaque ao lado de Cristiano Ronaldo, é um artista que está presente no panorama musical do país há algum tempo, apesar de não ser grande fã do estilo musical, estranho como nunca ouviram falar da personagem. Só se realmente estiverem mesmo desligados dos assuntos que gravitam na informação generalista do país (o que é compreensível).

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Não sigo o que o Cristiano faz, logo também não sabia disto. Felizmente não vivo agarrado aos que os “famosos” fazem ou deixam de fazer!

          2. Avatar de Vítor M.

            É mais uma questão de conhecimento generalista, informação transversal, e cultura geral. Isso é importante nos dias que correm.

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Posso compreender o espanto, mas a verdade é que eu também não fazia ideia quem ele era. Não digo isto para me valorizar seja no que for, mas a verdade é que vejo notícias e só agora ouvi falar deste nome.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estranho. Eu não sou fã do artista, mas que ele está em todo o lado, mais ainda depois de andar a cantar para o CR7… e é impossível as pessoas que seguem as notícias nacionais não saberem quem é… é estranho. Mas, cada um sabe de si!

          1. Avatar de Hacker Alhinho
            Hacker Alhinho

            Sim, concordo contigo…
            Até chegou a ser júri num daqueles programas de encher chouriços relacionados com musica.

      3. Avatar de cendosura
        cendosura

        Não sou desligado da notícias, tenho outros interesses. O Vítor é que gosta de fazer jus ao “nome” que agora escolhi para mim…. mais um comentário meu foi para as calendas gregas! Não gostou do que eu lá disse? Pois não disse mentira nenhuma.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não foi, estão aí todos. O que o caro censura faz é misturar nicks e assuntos. Depois refere que “tenho outros interesses…”. Sim tudo bem, mas a culpa não é do mundo.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Por acaso também desconhecia tal personagem, nunca tinha ouvido falar nele, talvez por gostar de musica eletrónica e as rádios que escuto ou é a TSF ou a Observador que passam pouca musica, e não tenho redes sociais.
            o @Vítor M. disse que o tal “artista” atuou para o CR7, nas noticias dizem que foi apreendidas grandes quantidades de esteroides nas buscas à caso do “artista”, agora compreendo o interesse do CR7 neste “artista” 🙂 🙂

            PS, Estou a brincar posso não gostar da pessoa CR7, mas reconheço e muito que é um profissional fantástico e fruto do seu trabalho e o melhor embaixador de Portugal.

          2. Avatar de Vítor M.

            Calma, o Nininho estou de acordo, não joga lá muito bem e é até normal que não saibam quem é, mesmo nos relvados da música. Agora o CR7? O da Georgina Rodríguez? Não acredito que não saibas 😀 😀 😀

            Abraço.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu não gosto da música dele e já ouvi o nome dele inúmeras vezes…e então? De que vale isso? De nada. Não conhecias azar, agora já conheces, não penses é que és mais que além ou que fazes parte de alguma elite LOLOL Atinem-se lá….

          1. Avatar de Ric/\rdo
            Ric/\rdo

            E arranjares um emprego?

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Como assim? Que salto foi esse?

          3. Avatar de Jota
            Jota

            Pois… mas quem é Mauro A.?
            Gostava de saber.

          4. Avatar de Meireles
            Meireles

            para se referirem por MAURO A. , estão a querer esconder mais ainda

      4. Avatar de GAMBITO
        GAMBITO

        Eu também desconheço o tipo, não sei quem é e só fiquei a saber através desta noticia.

      5. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Fiquei a saber quem era o individuo contra a minha vontade. Acontece que um cantor daqueles que ou está ou berros ou a chorar ao microfone, já não bastava a Deslandes…nng merece!

    2. Avatar de ronas
      ronas

      nao pa e um palerma promovido pelo ronaldo por isso e que e famoso.

      1. Avatar de cendosura
        cendosura

        Está então explicado.

      2. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Verdade! Foi contratado para atuar no aniversário do Ronaldo e apartir daí já enche o MEO Arena!! Não me canso de repetir, a humanidade está perdida….. Tanto talento por este Portugal fora e nem oportunidade tem de gravar…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não inventes. Hoje em dia qualquer pessoa consegue mostrar a sua música ao mundo.

    3. Avatar de Zé

      Confesso que só conhecia o nome há uma semanas pois vi bilhetes à venda. De resto, não faço ideia. E ouço música todos os dias.

      1. Avatar de Vítor M.

        Se ouves música todos os dias, já ouviste muitas dele seguramente.

        1. Avatar de Zé

          Ouço o que me interessa, não o que interessa a outros que eu ouça.
          Este nininho nunca me apareceu como sugestão no spotify. E pela música que acompanhava a notícia no telejornal, ainda bem que não apareceu 😀

          1. Avatar de Vítor M.

            Como sugestão de música nacional o Spotify também o vende. mas não é um estilo que, digo eu, seja muito adorado em geral… digo eu!

          2. Avatar de Zé

            Se enche o meo arena, alguém deve gostar, logo não é assim tão “obscuro”.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Mais um orgulhoso da sua ignorância destes há muito, ainda um dia têm de me explicar qual é a piada de ter tanto orgulho na sua ignorância, não sabem quem é e tem orgulho em dize-lo

      1. Avatar de cendosura
        cendosura

        Que bom para si e para o seu orgulho saber quem é esse “Nininho”!

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 faz-me lembrar aquela rábula:

          Diz o censura:

          Quem o Avelino Abel Vaz Maia, cantor e compositor português nascido em Lisboa, em 1988. Aquele que é filho de pai de etnia cigana e mãe não cigana? O que cresceu no bairro da Curraleira, nas Olaias. E que começou de forma inesperada na música quando durante um período de prisão domiciliária em 2013, gravou um vídeo a cantar e tocar guitarra, que foi partilhado no YouTube e rapidamente se tornou viral?

          Não, não sei quem é, não faço a mais pálida ideia!

          :D:D:D  

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Nem se apercebem do quão ridículos são lol

      3. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Muito orgulho em desconhecer personagens como o nininho. Não sigo “famosos” de 3a linha (nem de 2ª e nem de 1ª), e tinha vergonha em ter orgulho de os seguir. Se a TV generalista não os tentasse enfiar pelo olhos a dentro a meio dos zappings ainda menos os conheceria e seria ainda mais feliz nessa ignorância.

        1. Avatar de Vítor M.

          Espera lá, não segues e como sabes que as Tvs os tentam enfiar pelo olhos a dentro? Mau… 😀 afinal 😉 vamos lá agora tentar apanhar o coxo!

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Uma coisa é não os seguir outra coisa é viver debaixo de um buraco e ter orgulho de ser ignorante mas cada um sabe de si

    5. Avatar de Eduardo Silva
      Eduardo Silva

      Andas desligado, o homem encheu a MEO Arena em Janeiro ou Fevereiro, e vai ser o cabeça de cartaz das grandes festas da cidade de Abrantes, dia 14 de junho. Eu pessoalmente não ouço as músicas, mas o Rónas é fan.

      1. Avatar de Ric/\rdo
        Ric/\rdo

        Cabeca de cartaz de abrantes e algo significativo? Uma aldeia com 30 pessoas e onde ha mais porcos que humanos LOOL

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Abrantes tem 40 mil pessoas

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          É mais significativo que o teu comentário e mesmo assim até os teus comentários cá andam…agora pensa, se conseguires…

    6. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      de certeza que já cantaste no chuveiro uma musica dele. Quem não te conheça… AI AI A MINHA MÂE lala

    7. Avatar de Meireles
      Meireles

      Pode nao ser do teu agrado o estilo musical dele, tal como tambem não é o meu … Pelos vistos é considerado um grande artista, reconhecido no nosso meio musical. Tem uma multidão de seguidores e fans do seu trabalho! Os comentários que vejo … ahhh coiso e tal é cigano!!! Criado no bairro da curraleira nas olaias …. Que horror credo! Falam falam se calhar noutros tempos muitos até chegaram a frequentar tal bairro…. Ser Cigano certamente ele terá muito orgulho nisso! Para mim tiro-lhe o chapéu pela luta e bravura por ter chegado onde chegou , vindo de um sitio que se cresce num meio rodeado de pobreza e muito mais … Teve a sorte e agarrou a oportunidade para fazer algo de bom e que gosta

  6. Avatar de Factos
    Factos

    Para apanhar mais alguns basta ver os que cantam com ele na tv, mais não posso dizer para evitar ser tão explícito.

  7. Avatar de Analberto Vaginário
    Analberto Vaginário

    Terem dado palco a um cigano que começou a sua carreira com vídeos a tocar e cantar de pulseira eletrónica, diz muito da nossa comunicação social e afins

    1. Avatar de cendosura
      cendosura

      Mais outra boa explicação. Pertence então a uma minoria à qual tudo é permitido se não mesmo incentivado.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não se pode cantar de pulseira eletrónica?
      É com cada cromo que até fico na dúvida se isto não são bots.

      1. Avatar de Vítor M.

        Hehehehehe realmente!

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Há por aqui pessoal com o tipo de comentário que faz à pessoa em causa que nem precisa de dizer onde vão colocar a cruzinha no próximo dia 18. 🙂 🙂 🙂

    3. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      Até o ventura já cantou as musicas dele no duche. sim porque numa casa de 30m2 só dá para duche hahah

    4. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      Queres quantos grandes cantores norte americanos que já forma passar alguns dias à prisão e não eram ciganos??? Enfim. o povo deste país é aberrante. As eleições à porta e se acontecer o que temo acreditem que se a Espanha decidir invadir isto eu alinho com eles contra um povo burro e velho, nem falo do racismo porque…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Espanha não vai invadir coisa nenhuma, tomara as regiões entenderem-se entre elas quanto mais.
        Bebe um chá, toma a medicação e dorme uma sesta.

        1. Avatar de frogisdead
          frogisdead

          Parece que não viste o Lula sentado à mesa com o putin. Medo!!! E tu dizes, que é que a Espanha tem a ver com o Brasil? Olha o que é que Portugal tem a evr com o Brasil? País irmão que se senta à mesa com um assassino impiedoso? Queres melhor razão para um país da NATO atacar um amigo de um amigo do putin?

          Eu acho que o Almirante devia começar já a hostilizar o Lula. É a coisa mais vergonhosa que já vi nos últimos tempos. O Brasil não tem necessidade nenhuma (nem pelas tarifas) de se juntar á Russia desta maneir,a nem que seja comericla, está numa parada militar com militare srussos que mataram, violaram sei lá o que fizeram ao povo ucraniano. Humilhante. Hoje tinha vergonha de ser brasileiro e até portugu~es por declarar um país deste scomo irmão.

          Por isso não me acalmo, tu é que devias acordar pra vida caro esqueleto ou qualquer dia ficas mesmo um esqueleto lol

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Por tanto mais uma aplicação que prometia e que não cumpriu a sua tarefa de proteger as mensagens.

  9. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Um cantor que ficou conhecido principalmente por aparecer em um video a cantar cigano com uma pulseira eletrônica na perna. Depois para variar como o tuga gosta de tudo menos o que é nacional, virou moda e ficou famoso.

  10. Avatar de JJJ
    JJJ

    O tipo esteve com pulseira sim, mas não ha brancos a traficar droga? Aliás a noticia ate fala de uma advogada, uma profissão que devia ser exemplo. Infelizmente a parte pior é que a droga dá cabo de quem nela entra, e as familias sao completamente arrastadas para esta destruição

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Já vi que és um generalista… Droga é uma palavra que abrange muita coisa. Café é droga, álcool é droga, medicamento são droga. Existe várias substâncias como a ketamina, md, canabis que têm um efeito bastante positivo e fazem muito menos danos que os comuns medicamentos. Se houvesse uma legalização em Portugal como foi feito em vários paises, os resultados são claros. Menos criminalidade, menos uso de drogas pesadas, o estado encaixa milhões e até biliões e muitos até deixaram de fumar assim que foi legalizada…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Ou podiam fazer como em outros países onde matam todos os que estão relacionados com drogas ilegais, e nesses países a tendência é para não haver problemas causados pelas drogas porque não há nem procura nem oferta… são todos mortos por igual.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Que países são esses onde não há drogas nem traficantes???

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Hugo, Singapura é um desses países.
            Quer dizer, se houver por lá algum, está a prazo.

  11. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    E os prémios Play 2025, acompanharam? Nininho estava nomeado para melhor artista masculino, ao lado de Dillaz, Plutónio e Slow J. Ganhou o Slow J.

    1. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      O Slow J que deve ser detido para a semana que vem, mas não é cigano. è qualquer coisa que também deve servir a agenda política dos racistas da extrema direita.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Moço, deixa de ser paranóico. Se o homem foi investigado é porque alguma coisa há, seja ele cigano ou não. Esquece as agendas e as cores. Cometem crimes têm de acatar as consequências e ponto final.

  12. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    Pra maltinha que acha que é muita boa por dizer que não conehcce um cantor cigano e tal, olhem que se ouvirem radio e sei que ouvem de certeza que já ouvirma musicas dele na rfm, radio comercial, etc e é juri do The Voice há 2/3 anos e aind aque tenham estado dentro de um buraco de certeza que já cnataram uma musica dele no banho hahah

    Até o uhgo esqueleto deve conhecer musicas do ninininininho haha

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não conheço mas talvez consiga identificar se ouvir uma. E então? Tens algo útil a acrescentar ou foi só mais uma diarreia mental?

  13. Avatar de MAuro Figueira
    MAuro Figueira

    Foi curioso ouvir esta notícias nos programas televisivos da manhã. Habitualmente os episódios de crime são julgados e condenados na praça pública pelos apresentadores e comentadores habituais. No caso do Nininho, talvez por ser cantor e ter olhos azuis, só faltou passarem-lhe um atestado de santidade. Enfim, é o que temos….

    1. Avatar de Vítor M.

      É um facto… sem o condenar, estou curioso para saber o final deste assunto. Há casos em que a comunicação social, principalmente os todólogos das TVs rasgam o hipotético culpado. Neste caso a crítica foi (e até legítima) à judiciária por ter revelado logo no momento o que estava a fazer. Lembrando que todas as pessoas gozam da presunção de inocência. Claro que, mesmo que agora seja inocente, ficou queimado.

      1. Avatar de frogisdead
        frogisdead

        Foi político. Para denegrir a comunidade cigana ainda mais e dar “razão” ao racista do Chega. é nisto que estamos e acredita ou acreditem que muitos concordam com este racismo aberrante contra seja quem for e alguns vão mesmo votar no Chega. Até arrepia viver numa sociedade destas. Venha quem vier invadir esta porcaria eu junto-me a eles. Este povo, esta comunicação social não têm lógica nenhuma

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Eu sei que o Vitor vai limpar o comentário, mas muitos de vocês mereciam ter esta comunidade como vizinha por uma semana. Não vos desejo mais mal nenhum a seguir. Muitas pessoas andam fartas, percebam isso, FARTAS, acho que no mínimo é humano ouvir quem passa pelos problemas, nem tudo se consegue gerir na vida de forma impoluta .

          1. Avatar de RICARDO
            RICARDO

            Eles não respeitam nada nem ninguém selvagens e a maioria são parasitas

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Os comentários anteriores dizem exatamente no contrário. Aprende a ler.

        3. Avatar de papagaio
          papagaio

          não abras a pestana ..não,deixa te andar

      2. Avatar de Meireles
        Meireles

        Pelos vistos parece que saiu fumo negro em relação ao Nininho!!! Queimou-se e bem!

        1. Avatar de Vítor M.

          Vamos ver no que vai dar 😉

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Seriam clientes?

    3. Avatar de Meireles
      Meireles

      certamente teria ali na tv muitos clientes ahahaha

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Quem é o Nininho??

  15. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    RSI e afins não chega? Ainda tem que vender drogas alegadamente….

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Portanto…tu achas que quem tem negócios ilícitos o faz por necessidade? LOOOOL

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu nunca tinha ouvido falar desse sujeito.
    Aliás, esses ” famosos ” Portugueses do reino da música, sinceramente, tirando o Rui Veloso, António Variações, GNR, Delfins, e talvez mais um ou outro, não conheço ninguém.
    Nesses programas de talentos musicais não conheço ninguém dos supostos ” entendidos”.

    Em relação ao programa de encriptação, a sorte é que esses tipos são burros que nem portas.
    Nunca, mas nunca, se deve confiar em programas cuja chave de encriptação não está na posse do utilizador.
    Ponto final.
    Qualquer coisa além disto, é banha da cobra.

  17. Avatar de somebody
    somebody

    Claro, e’ um artista com tendência para mostrar “trabalho de ginásio”, tenho as minhas duvidas que a musica seja importante para ele, começando pelo nome de menino em cara de bandido. O que ele disse sobre este processo, indica que não o surpreende, portanto não e’ só fumo.

  18. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Estes criminosos de meia tigela são burros ao ponto de usar aplicações criadas pelas autoridades para os apanhar! Toda a gente sabe que a criptografia se estiver bem feita não é possível decifrar com os meios disponíveis atualmente, obviamente isto é um honey pot e como é óbvio as autoridades não confirmam nem desmentem pois isto, na teoria, não é legal criar uma aplicação para enganar criminosos, e não criminosos também, aí é que está o cerne da questão, pois todos temos o direito à privacidade, e essa deveria ser o estado a proteger e não a violar, é grave porque depois só param quando quiserem e quando os que vierem para aqui dizer “haaa mas quem não deve não teme, eu não me importo que o estado saiba que tenho disfunção eréctil” um dia acordam e para apanhar um traficantezito, vai andar a sociedade toda tipo robot, se não tem logo uma multa passada por IA por chegar 2 minutos depois ao trabalho e se resmungar muito a IA ainda lhe mete um processo disciplinar em cima e num mês está na rua e o patrão nem sabe. Manifestações contra a guerra na Palestina e greves então nem se fala, os fascistas do PSD-CDS-IL-CHEGA já querem proibir, portanto, já não falta muito. Transferências de dinheiro para a Palestina já não passam pois Portugal está a bloquear, tem de se fazer por outros países, os ratos estão bem perto.