Sistemas de mineração de criptomoedas provocam cortes de luz no Irão

24 Comentários

A procura pela mineração de criptomoedas está completamente fora do controlo. Os utilizadores esgotam o hardware necessário para minerarem as moedas digitais, deixando o mercado sem stock destes produtos para os outros utilizadores.

Mas agora do continente asiático chega-nos uma notícia caricata. Os sistemas de mineração de criptomoedas no Irão estão a provocar cortes de luz na região.




São recorrentes as notícias sobre sistemas de mineração que utilizam dezenas de placas gráficas, nomeadamente as novas GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 da Nvidia. O objetivo é usar todo o poder destes chips para minerar criptomoedas, como as populares Bitcoin e Ehtereum.

No entanto, o resto dos utilizadores, que apenas querem comprar uma gráfica para uso doméstico ou para jogos, não têm conseguido um exemplar dada a enorme quantidade destas GPUs usadas para minerar. E parece que já nem os portáteis com a nova gama RTX 30 escapam.

Mas parece que a procura por moedas digitais está ainda a levantar outros problemas que afetam terceiros.

Sistemas de mineração no Irão provocam quebras na eletricidade

Várias regiões do Irão, como Teerão, começaram a ter quebras de luz, levando a população a ficar temporariamente e por diversas vezes às escuras. E o motivo para este problema deve-se aos sistemas de mineração da região da criptomoeda Ethereum que usam as GPUs GeForce RTX 30 da Nvidia e as Radeon RX 6000 da AMD.

Esta prática tem ganho popularidade no país asiático, sobretudo porque o preço da eletricidade por lá é significativamente mais baixo. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cambridge, o Irão é um dos seus países do mundo mais populares para a mineração de criptomoedas.

Além disso, segundo o site El Chapuzas Informatico, as empresas chinesas estão a transferir as suas operações de mineração para o Irão, onde o custo da eletricidade é até quatro vezes mais baixo.

Até ao momento existem 14 grandes sistemas de mineração no Irão que consomem cerca de 300 megawatts de energia no país, na altura dos apagões. Mas estima-se que esse valor possa chegar aos 450 megawatts. O equivalente a uma cidade com cerca de 100 mil habitantes.

Para além dos problemas de luz, esta é mais uma razão pela qual os consumidores não conseguem então encontrar no mercado sobretudo as placas gráficas da Nvidia para compra. Centenas de unidades estão assim a ser adquiridas para minerar criptomoedas.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já para não falar nos gatos.
    Conheço alguns que ainda se gabam de ter gato, assim a mineração tem custo 0 de electricidade.
    Eu espero que exista uma correcção no valor da BTC para breve porque senao não vai ser só o Irão a ter este problema!

      1. Avatar de JMCXL
        JMCXL

        Em Portugal chamamos “puxadas”, ou seja derivações ilegais na rede eletrica.

      2. Avatar de RS
        RS

        🙂 no brasil chamam gato a uma puxada ilegal de electricidade, tv por cabo, etc

      3. Avatar de int21h
        int21h

        o zuca não viu que está num site tuga 😉

    1. Avatar de int21h
      int21h

      Não vejo problema nisso, metes o gato na roda, ligado ao gerador, ele corre, faz exercicio, eu tenho electricidade de borla. 0 problemas, é win-win para ambos. No fim, umas festinhas e uns croquetes que o bicho fica todo contente.

  2. Avatar de Zétaro
    Zétaro

    Começa a preocupar-me a quantidade de recursos necessários para minar Bitcoin, seja dos materiais para construir as placas gráficas que são utilizadas no processo ou a quantidade de electricidade necessária.

  3. Avatar de JMCXL
    JMCXL

    Sem contar com o custo ambiental que tudo isto provoca…

    1. Avatar de David
      David

      qual custo ambiental ? isso sao os milhoes de carros que andam por ai, 60% da eletrecidade em portugal vem de energias renovaveis

      1. Avatar de GM
        GM

        Está-se a falar do Irão, e não me parece que a energia lá consumida provenha de fontes renováveis, antes sim de centrais termoeléctricas a combustíveis fósseis, ou não fosse o Irão um país produtor de petróleo.

  4. Avatar de GFan
    GFan

    Consequências de um país com sanções à produção de energia nuclear!

    1. Avatar de Zé ninguém
      Zé ninguém

      Deixa o Irão ter acesso a uma bomba nuclear e depois percebes o porquê das sanções.

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não vejo a hora desta bolha das minerações e criptomoedas estourar…
    Querem dinheiro fácil? Vão trabalhar seus vadios.

    1. Avatar de GFan
      GFan

      Aquilo que vai estourar, é o dinheiro fiat, como tu conheces atualmente.
      Não se trata de “minerações e criptomoedas” estourar, trata-se de uma tecnologia conhecida por blockchain, completamente segura e impenetrável, para essa tecnologia “estourar” a internet tinha que acabar!
      Depois de 10 anos, ainda há quem não acredite!
      Dinheiro fácil é aquele que só vai para os bolsos de alguns, imprimido por bancos centrais.

      1. Avatar de Manuel Martins
        Manuel Martins

        “impenetrável”, espera até a computação quântica virar mainstream..

      2. Avatar de nuno
        nuno

        Mto bem respondido… mas ha quem tenha palas…

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Se a ignorância desse dinheiro também não precisavas de trabalhar.. como não dá, olha, estudasses.

    3. Avatar de Carlos Monteiro
      Carlos Monteiro

      Concordo.

  6. Avatar de Rui Meira
    Rui Meira

    Não sou contra as criptomoedas acho a ideia boa! Agora o que está mal é existir demasiadas moedas e que todas elas neste momento são autenticas bolhas não servem para mais nada, pior é que não se vê ninguem a fazer nada contra os consumos de energia.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Não vai ser a mãe natureza a curar-se deste cancro que somos nós, vamos ser nós próprios… já traçamos o nosso destino e não vamos descarrilar.

  8. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Sonho com o dia que as criptomoedas baixam tanto de valor que deixem de dar lucro a estes moços. Será o dia que poderei compra a minha 3070 sem problemas e sem inflação no valor da mesma! 😀

  9. Avatar de Ivan Ribeiro
    Ivan Ribeiro

    Estes gajos estão querem dinheiro fácil. Um grande aplaudo à Nvidia por querer quebrar a performance das gráficas para a mineração. As gráfica foram feitas para gamers. Não é para dinheiro fácil, que espero profundamente que os governos travem estas moedas e estas deixem de ter valor comercial