Signal quer “atacar” o WhatsApp e o Telegram

32 Comentários

No segmento dos serviços de comunicação digital são várias as propostas. Além do Facebook Messenger e outros chats integrados em outros serviços (ex. instagram), o destaque vai para o WhatsApp e Telegram.

Nesta corrida dos últimos dois, o Signal deu agora sinais que se quer começar a destacar!


A privacidade é hoje um requisito fundamental na maioria dos serviços que existem para troca de mensagens. No que diz respeito a serviços de mensagens, temos como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Google Allo, entre outros.

 

Signal é provavelmente a app mais segura para conversas…

O Signal pertence à Open Whisper Systems e é uma app que está disponível para iOS e também para Android e Desktop. Esta app usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, pins, etc.

Ao contrário de outras apps deste segmento, a app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela própria empresa responsável pelo serviço.

Segundo números recentes, a app de mensagens Signal já leva mais de 10 milhões de downloads na loja de aplicações da Google. O CEO Moxie Marlinspike revelou recentemente que esta app vai sofrer várias mudanças, especialmente ao nível da interface. No que diz respeito à segurança, esta app aposta fortemente na criptografia das comunicações, estando disponíveis de forma muito simples ao utilizador final. De relembrar que em 2018, Brian Acton investiu $50 milhões em encriptação end-to-end.

Das últimas atualizações da app Signal, destaque para o suporte para iPad, o “desaparecimento” de imagens após serem visualizadas e a possibilidade de personalizar stickers.

Esta app não apresenta nenhum tipo de publicidade e é completamente gratuita. Se procuram uma app de comunicações que garante a segurança, então experimentem esta app/serviço. Além da versão para Android e iOS, existe também uma versão para Desktop.

 

Já alguma vez experimentou o Signal?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Mogas da Silva
    Carlos Mogas da Silva

    Good old XMPP…. Enquanto estiver num servidor meu sei que está seguro…. O:-)

  2. Avatar de NunoF
    NunoF

    “De relembrar que em 2018, Brian Acton investiu $50 em encriptação end-to-end.”

    Valente investimento!! $50!!

    1. Avatar de Pedro Pinto
  3. Avatar de Zem
    Zem

    Se é tão privada como indicam, gratuita e sem publicidade, onde vão buscar o retorno financeiro?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      É uma fundação, não uma empresa, não tem de ter lucro.
      Provavelmente as NSA’s da vida pagam… lembram-se que o identificador de cada um é o número de telefone, certo?
      E mesmo que a aplicação fosse perfeita, as NSA’s da vida poderiam vigiar tudo via teclados populares, via sistema operativo com backdoors secretos, etc.

      Ok? E o dinheiro? Se precisarem podem sempre cobrar por chamadas em grupo com mais participantes, vídeo em HD, por bonecada extra, por transferências monetárias dentro da plataforma, acesso API… uma vez que tenham centenas de milhões de pessoas o “céu” e a imaginação é o limite.

  4. Avatar de O tal
    O tal

    Esqueceram-se de mencionar que recentemente foi adicionado as reações no Signal.
    É o melhor e mais seguro aplicativo de mensagens e de facto, ultimamente o Signal está-se a mexer e bem, já eram horas.

    1. Avatar de João
      João

      Não é “É o melhor e mais seguro aplicativo de mensagens e de facto”!!! Esse lugar fica para o Jami.

      Agora se tivermos em conta uma “usabilidade” dentro do normal – em que o Jami é um pouco mais tecnico – ai sim, podemos dizer que o Signal é o melhor e mais seguro aplicativo de mensagens e de facto.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Ninguém usa o signal, só os totós sem contatos. Privacidade e igual ou pior a telegram e WhatsApp, quem se preocupa com privacidade não use internet e deixe de tretas

    1. Avatar de O tal
      O tal

      O whatsapp é seguro, as nações unidas k o digam… o telegram ainda consegue ser pior k o whatsapp.
      Quanto ao usarem, pode não ser tão usado como essa coisa whatsapp do facebook, só de ser do facebook diz tudo, quanto a contactos, não me posso queixar, quem eu preciso, estão lá todos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Toda a gente usa WhatsApp logo e o melhor. Tem encriptacao ponta a ponta e a mesma segurança das outras. Quem quer privacidade não use internet e fique na cave

        1. Avatar de qwqw
          qwqw

          A encriptação do WhatsApp é treta. O facebook armazena uma cópia desencriptada nos servers deles. As mensagens só são encriptadas para evitar a interceção das mensagens. Senão como é que os governos iam arranjar as conversas dos usuários para usa-las como prova ? =D

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Tretas. A encriptacao e a mesma em todas, só os totós acreditam que o signal e mais seguro e não faz dinheiro com os teus dados. Devem trabalhar de borla lol

    2. Avatar de O tal
      O tal

      E ja agora deixa-me dizer- te se não sabes, a criptografia k utiliza o whatsapp é a do Signal, e utiliza essa ciptografia porque o Signal é de código aberto ao contrário dessa coisa whatsaap do facebook, k é de código bem fechado com portas dos fundos bem escancarada para eles venderem a quem lhes der mais.

    3. Avatar de desinformado
      desinformado

      É por comentários destes que sou totalmente a favor de fecharem os comentários aqui.

      1. Avatar de gonsa
        gonsa

        +1
        Não percebo porque não integram aqui o Disqus.

      2. Avatar de really?
        really?

        concordo plenamente!

    4. Avatar de LSousa
      LSousa

      Eu sou um totó esclarecido tal como os meus amigos que utiliza o Signal…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não deves ter mtos já que toda a gente usa whatsapp.

        1. Avatar de LSousa
          LSousa

          LOL fica lá com os teus amigos os meus são os meus! Eu próprio já consegui mudar muita boa gente para esta plataforma e todos os que foram ficaram rendidos e foram atraindo outros mais…

    5. Avatar de jonas
      jonas

      Rui, estás completamente enganado quando pensas que privacidade de whatsapp é igual ao que usam no signal. Se pretenderes ficar realmente melhor informado procura alguma informação mais detalhada/técnica sobre o tema. Se estás convencido de que tens razão, então ignora por favor o meu comentário.

  6. Avatar de Thiago Salvatico
    Thiago Salvatico

    Apenas imaginando….. Se o Snowden trabalhava em cima de falhas que a NSA usava e são muitas 0day… este personagem sugestionou a usar o Signal como comunicador seguro. Mas quem me garante que ele não sabe de alguma brecha nesse app>server? Assim como ele pode ter sido o ponto de contato entre a coleta de mensagens do Telegram de autoridades brasileiras e o repórter Glenn. Mudando o foco para uma grande malta usarem este app, poderão ter acesso à menssagens de usuário que antes não tinham. Assim como a Micro$oft diz não ceder informação de seus usuários para as agências americanas, na prática não é bem assim quando se trata de cifras milionárias.

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Quem quer privacidade nao pode usar, signal, telegram, nem whatsapp, nem qualquer outra rede social, eu enquanto tiver dinheiro nao quero essa me$?%a, ainda uso telemovel de carregamentos, e serve muito os meus interesses.

  8. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    O “maior problema” do Signal, é o mesmo do Telegram: poucos o usam. Ao passo que o Whatsapp …

  9. Avatar de Valdemar Santos
    Valdemar Santos

    Uso há cerca de um ano… Infelizmente muita gente só conhece/usa o whatsapp e por isso tenho que continuar a usar se quero falar com algumas pessoas. No entanto o Signal é de longe o melhor software do género. O cliente Windows é MUITO melhor do que o do whatsapp por exemplo.

  10. Avatar de Quim
    Quim

    Se quiserem enviar msgs seguras, usem o email tutanota.
    Para chat, este signal não cumpre. Não ha forma de usar pelo pc/mac, não tem usernames, não tem nada de mais, só o basico que já não chega para ninguem.

    Portanto: usem o chat fo telegram e quando quiserem enviar mags segura facam-no por email tutanota ou usem os secret chats do telegram.

  11. Avatar de LSousa
    LSousa

    Dá para usar no PC sim!

  12. Avatar de Woot!
    Woot!

    Não acredito na encriptação dessa treta quando a parte que o utilizador vê é péssima…imagino o que está por trás.

  13. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Impecável.

    Deixe de ser parolo(a), não utilize a aplicação Whatsapp da empresa privada de espionagem Facebook, em alternativa utilize o Signal.