Signal: A app mais segura para comunicações passou a suportar PINs

16 Comentários

A segurança é provavelmente o mais importante requisito das plataformas de comunicação. No entanto, também é verdade que uma boa parte dos utilizadores finais não se preocupam muito com isso.  Uma das plataformas de comunicação que garante mais segurança aos utilizadores chama-se Signal.

Recentemente esta plataforma passou a usar PINs.

Signal: A app mais segura para comunicações passou a suportar PINs


A privacidade é hoje um requisito fundamental na maioria dos serviços que existem para troca de mensagens. No que diz respeito a serviços de mensagens, temos como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp,  Telegram, Google Allo, entre outros.

O Signal é uma plataforma de comunicação que pertence à Open Whisper Systems e está disponível para iPhone/iPad e também para Android. Esta app usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, etc.

Signal: A app mais segura para comunicações passou a suportar PINs

Principais caraterísticas do Signal

  • Mensagens cifradas end-to-end
  • Bom desempenho
  • Possibilidade da criação de grupos
  • Partilha de ficheiros multimédia
  • Possibilidade de apagar mensagens
  • Possibilidade de “destruir conversas”

Recentemente esta app passou a suportar PINs. Com esta funcionalidade está garantida ainda mais segurança, especialmente no processo de passar para um novo smartphone. Os PINs guardam de forma cifrada a informação que está guardada na app. Dessa informação fazem parte dados do perfil, definições e contactos.

Esta app não apresenta qualquer tipo de publicidade e é completamente gratuita. Se procuram uma app de comunicações que garante a segurança, então experimentem esta app/serviço. Além da versão para Android e iOS, existe também uma versão para desktop.

Signal

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Agora imaginem a trabalheira em convencer o pessoal amigo mudar do WhatsApp para esta app…

    1. Avatar de JC
      JC

      É verdade. Estão tão viciados no WhatsApp que nem se importam com questões de privacidade.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Na verdade ninguém quer saber disso para nada.

        Eu ainda gosto de experimentar quanto mais não seja para ver como é mas quando a malta é marreta…

        … mas como tenho 2 “espertofones” na volta ainda experimento… 😀

        1. Avatar de Sonecas
          Sonecas

          Esse é mesmo o problema, e é educacional.
          O não querer saber, querer satisfação imediatamente sem querer saber de mais nada.
          Isto convém a quem manda claro, ter ovelhas que são facilmente conduzidas.
          Pessoas muito atentas e existentes levam a conflitos constantes com o status quo, e isso é chato.

    2. Avatar de Carlos Faria
      Carlos Faria

      Aos bocadinhos o número de pessoas lá tem aumentado. O que é excelente.

    3. Avatar de Carlos Faria
      Carlos Faria

      Já agora algumas dicas: normalmente quando falam para mim no messenger ou novos contactos digo:

      “olha eu normalmente tenho problemas no messenger. tu não tens nada que não seja facebook (whatsapp, messenger ou instagram) que possamos usar para falar? nem que seja para estarmos prevenidos quando isso falhar.

      instala aí num instante. isso n gasta bateria”

      e lá vai o signal

      ou quando são grupos do whatsapp “mas voces n têm telegram?”

      é o suficiente para ir plantando a informação nas pessoas

    4. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Eu “obrigo” toda a gente a falar comigo através do telegram e do signal! Da mesma maneira que temos de “seguir” os amigos lá, temos que fazer o mesmo e dar segurança a eles e nós.

  2. Avatar de LSousa
    LSousa

    Recomendo vivamente. Realmente a encriptação topo-a-topo é excelente.

    1. Avatar de Sonecas
      Sonecas

      E vês isso como?
      Experiências isso como?
      É que infelizmente as pessoas optam sempre pelo “produto” da moda, aquele que a manada usa, ou aquele que é “mais bonito”.
      Dizer a alguém que há uma cambada de especialistas em segurança que recomenda a APP x em vez da y não ganham clientes nenhuns. Se em vez disso dez para meter bonecos, animações, fotos, vídeos, transformar a foto com palhaçadas, está aí um filão de clientes.
      E isto vale para todo o tipo de negócio, com as devidas adaptações.

      1. Avatar de LSousa
        LSousa

        O que a manada usa pode ser até o que tu usas pois a manada infelizmente ainda usa é Whatsup e Messenger. O Edward Snowden utiliza e realmente não percebe nada de segurança .Acompanho e participo no desenvolvimento desta aplicação e sei do que se trata e nada mais digo….. Usa o que quiseres e te sentires melhor, eu utilizo o que de forma esclarecida sei que é melhor para mim e para as pessoas que me rodeiam!
        https://www.wired.co.uk/article/signal-vs-whatsapp
        https://www.maketecheasier.com/whatsapp-vs-signal-vs-telegram/
        https://www.techradar.com/news/whatsapp-vs-telegram-vs-signal
        https://www.reddit.com/r/signal/comments/bad3fc/is_signal_more_secure_than_whatsapp/
        https://www.targethd.net/whatsapp-vs-telegram-vs-messenger-vs-signal/
        https://www.safesmartliving.com/identity-theft/vpn/encrypted-messaging/
        https://www.boxcryptor.com/en/blog/post/encryption-comparison-secure-messaging-apps/

        and so on… Se quiseres ler mais um bocadinho posso colocar aqui mais…
        Ah e os bonecos e palhaçadas como falas começaram como emojis em SMS e rapidamente devido à evolução passaram a autocolantes (stickers) que só instalas e utilizas se quiseres…..

      2. Avatar de Carlos Faria
        Carlos Faria

        Sabes isso porque:
        – o código usado na app é opensource
        – o código usado na app é estudado
        – a app foi auditada

        1. Avatar de AqueleAmigo
          AqueleAmigo

          – e pq pessoas mais inteligentes e entendidas na máteria recomendam.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Eu uso, a minha família usa, e a quem conheço recomendo, não é fácil, mas quem se quiser comunicar comigo só por Signal, ou então telefonam se quiserem.

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Pode ser utilizado também como aplicação de SMS normal obviamente sem a segurança habitual de Signal para Signal

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para ser realmente seguro devem utilizar: números e letras grandes e pequenas, pelo menos 22 caracteres, para ter pelo menos +/- 131 bits de segurança ( exemplo: PmVWthipkShYv4GrpkRPqn ). Assim a cópia de segurança nos servidores remotos terá alguma hipótese real de resistir ao decifrar, se não existir outra forma de ataque mais simples (“vulnerabilidade”).

    Podem escrever e armazenar em algum lugar seguro (cofre em casa, cofre bancário, etc.)… se for num meio não electrónico existe maior dificuldade em algum atacante remoto obter essa informação.

  5. Avatar de agamotto
    agamotto

    Infelizmente ainda falta ao Signal uma interface web e o cliente para Windows é manhoso (visualmente e também para configurar um proxy é preciso andar a editar ficheiros de configuração).