Shopify decide eliminar as reuniões de trabalho por não as considerar produtivas

10 Comentários

A pandemia promoveu as reuniões à distância e ainda hoje há quem prefira manter esse registo. Contudo, a Shopify foi mais longe e, por considerar as reuniões de trabalho pouco produtivas, decidiu eliminá-las.

Um estudo levado a cabo por um professor da University of North Carolina corroborou a opinião do CEO da empresa.

Shopify

As reuniões de trabalho nem sempre são produtivas e há funcionários que facilmente as trocam, resolvendo o assunto com um e-mail ou através de uma chamada telefónica. Ainda assim, há muito tempo que é gasto em mesas redondas, a definir estratégias, e a debater abordagens e decisões.

 

Shopify diz adeus às reuniões de trabalho

Por considerar as sessões pouco produtivas, a Shopify, decidiu eliminar as reuniões que juntem mais do que duas pessoas, e apelou a que os seus funcionários não aceitem convites, por forma a utilizarem melhor o tempo. O cofundador e CEO da empresa, Tobi Lutke, enviou uma declaração a dar conta da sua decisão, acrescentando que as reuniões com mais do que 50 pessoas só ocorrerão uma vez por semana e serão limitadas a seis horas.

Se dizes sim a alguma coisa, estás na realidade a dizer não a todas as outras coisas que poderias ter feito nesse período de tempo.

Disse o CEO, sublinhando que considera as reuniões pouco produtivas e de um impacto considerável nas receitas das empresas.

Cofundador e CEO da Shopify, Tobi Lutke
Cofundador e CEO da Shopify, Tobi Lutke

Aliás, de acordo com o Hipertextual, um inquérito conduzido por Steven Rogelberg, professor na University of North Carolina, descobriu que os funcionários passam 18 horas por semana em reuniões de trabalho, representando, para a empresa, um custo de 25.000 dólares por ano, para cada funcionário. Se a análise envolvesse empresas maiores, como a Meta ou a Google, os valores disparariam.

O mesmo inquérito descobriu que, apesar de preferirem não estar presentes nas reuniões para as quais são convocados, os funcionários aceitam os convites por ser uma norma laboral.

 

Leia também:

Cuidado, Google! Microsoft quer integrar o ChatGPT no Bing

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Podem sempre “estar presentes” na reunião e fazer outras coisas mais produtivas, nesse mesmo período.
    De facto a produtividade não é 100% mas sempre não é 0% também.

  2. Avatar de Adeus
    Adeus

    Eu também acho que as reuniões são uma perda de tempo. Reuniões são para quem não gosta de escrever todos os detalhes de um projeto, o que por si só já não é bom sinal.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É muito mau este tipo de decisões.Se há coisa que mais enriquece as empresas e firmas são as reuniões de trabalho.Mas enfim,os tempos são outros,novas gerações,querem todos ficar tipo no teletrabalho… Ainda bem que há outro tipo de empresas como a Google,a Microsoft,a Meta,a Amazon,etc.,onde não se brinca de forma alguma nos postos de trabalho.Vejam o que aconteceu recentemente com o Twitter e o que fez o Elton Musk a certos milhares de parasitas que lá andavam.Mas por fim perguntou-me,que empresa é esta do Shopify ?? Um tipo de plataforma de comércio online ?? Ora,ora,por favor…

    1. Avatar de João
      João

      Lá vem o sr dinossauro que não perde uma oportunidade de criticar o teletrabalho. Vá arrumar o que fazer.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Onde se lê “Elton Musk” deve-se ler “Elon Musk”, e onde se lê “Mas por fim perguntou-me” deve-se ler “Mas por fim pergunto-me”. Peço-vos desculpa.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      A microsoft aceita que fiques 100% em teletrabalho, desde que não te impeça de realizar os pedidos dos clientes.

      Ora, num trabalho que já é 100% remoto por si só, pois não estás a trabalhar directamente no escritório de cliente, não faz qualquer diferença à empresa mãe estares no escritório, em casa, no café, no carro, debaixo da ponte, etc. Desde que tenhas luz, net e faças bem o teu trabalho, é isso que interessa a um bom patrão.

      Esta coisa do covid veio mudar mentalidades de muitos pois repararam que deixar os trabalhadores à vontade até faz a produtividade subir. Quem é baldas irá ser sempre baldas, com ou sem teletrabalho. Quem não o é, acaba por dar mais à empresa e ficar mais satisfeito pelo caminho também.

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Teletrabalho ou não reuniões sao no teams, mas de qualquer das formas sao uma perda de tempo

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      comentário de quem nunca trabalhou numa empresa média, muito menos numa grande.
      70% do meu tempo é passado em reuniões, 50% desse tempo é perdido, 10% é feito a responder a emails e prestar atenção a tudo menos às reuniões, só os restantes 10% são efectivamente produtivos e tipicamente são perto do fim da reunião que é para definir proximos passos.
      Isto tudo é elimitado existindo a figura de um gestor de projecto que faz pontos de situação semanais e actualiza toda a gente por email sobre o actual ponto de situação, proximos passos e pendencias.
      parabens ao CEO da shopify, espero que mais empresas sigam o seu exemplo.

  4. Avatar de Borg
    Borg

    A opinião de muita gente é a mesma que o utilizador Adeus deu aí em cima, reuniões são para quem anda sempre aos papéis, o que revela incompetência, pois projectos bem delineados, bem documentados, não precisam de reuniões quase dia s dia não.
    Claro que esta política de “zero” reuniões não é igual desde o início até á fase de manutenção de um projecto.
    De qualquer forma, sempre achei que havia reuniões que serviam apenas para uns tipos que fazem gráficos e têm aspirações a políticos, justificarem o seu salário.
    Outro tipo de reunião, tão afamado por diversas metodologias de desenvolvimento, com tempos curtos e tal, mesmo essas, podem quase todas desaparece, mas depois o que faltam os masters disto e daquilo?!