ShareDrop: partilhar ficheiros dentro de uma rede pelo browser

20 Comentários

A partilha de ficheiros entre utilizadores é uma das funções mais usadas quanto estamos numa rede. Nem sempre se limita à Internet e até é mais usada dentro de redes locais.

A Apple conseguiu resolver este problema com a criação do AirDrop, dando a possibilidade aos seus equipamentos de comunicarem. Mas e quem não tem equipamentos da marca da maçã? Sim, usa o ShareDrop.

imagem_rede_cominicacao

O ShareDrop permite que os utilizadores de uma determinada rede local consigam trocar ficheiros entre si, usando apenas um browser. O conceito é idêntico ao AirDrop da Apple, mas consegue ser aplicado a qualquer dispositivo, quer seja um desktop ou móvel.

A forma que os criadores do ShareDrop arranjaram para ter este serviço a funcionar foi através da utilização WebRTC, um projecto apadrinhado pela Mozilla, e que pretende implementar a comunicação em tempo real entre browsers, com recurso a um conjunto mínimo de API’s javascript.

Para a comunicação entre as máquinas são usadas ligações P2P, que garantem que os ficheiros são transmitidos ponto a ponto, sem que tenham de ser transmitidos para fora dessa rede ou para a Internet.

Para usarem o ShareDrop apenas é necessário que estes dispositivos estejam dentro da mesma rede, que não precisa de ter endereçamento público.

share_drop_1

Assim que entrarem na página do ShareDrop é de imediato apresentada a lista de utilizadores presentes e que estão disponíveis para usar o serviço. Apenas necessitam de escolher o seu “alvo”, que necessita também de ter a página do ShareDrop aberta, e só precisam de largar o ficheiro que pretendem enviar.

Todo o processo de transmissão é feito com a concordância entre as partes. Isto significa que quem envia o ficheiros tem de autorizar o seu envio, duas vezes, e quem o recebe tem também de autorizar a sua gravação no seu disco.

share_drop_2

Se tiverem algum receio da forma como o ShareDrop funciona e como é disponibilizado, podem sempre colocá-lo a funcionar num servidor próprio. O código, HTML5 e javascript, é open source e está disponível no GitHub.

Esta é mais uma excelente forma de partilhar ficheiros dentro de uma rede privada, sem recorrer a serviços externos ou à troca de contactos em serviços de IM externos.

Testem o ShareDrop e vejam como é útil e simples de usar. Basta acederem à página do serviço e começarem a partilhar ficheiros.

Homepage: Share Drop

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunes
    Nunes

    “Esta é mais uma excelente forma de partilhar ficheiros dentro de uma rede privada, sem recorrer a serviços externos ”
    Só não recorre a serviços externos se colocarem o serviço num servidor local, doutra forma é necessário recorrer à internet para descobrir o dispositivo para o qual se quer enviar o ficheiro!

    1. Avatar de Il Capo
      Il Capo

      Existe algo parecido a este conceito, de ser na mesma rede mas em vez de partilha de ficheiros, seja chat pelo browser ?

    2. Avatar de pedro M. Silva
      pedro M. Silva

      Se todo o código que for executado for JavaScript, e este mesmo código não fizer chamadas nenhumas a um servidor externo para além da chamada inicial que nos serve os ficheiros HTML, então não recorre a serviços externos. De cada vez que abres o site, ele descarrega-te a aplicação e depois executa-a no teu Browser.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Para teres o serviço precisas de ir primeiro ao site, logo requer um serviço externo, mesmo que depois a transferência só se processe dentro da rede privada. Se estiveres numa LAN sem internet não podes usar o serviço, só se instalares num servidor a que podes aceder. Parece ser necessário um servidor para que os dispositivos se vejam mutuamente!

  2. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Acabei de experimentar. Simples, eficaz … 5*

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Até a interface é copiada da Apple…

    Nos meus equipamentos, não preciso nada disso, uso o Apple Bonjour para transferir fotos e ficheiros entre o meu iPhone, iPad e Mac.

    Sem sites, sem plug-ins, através do Safari ou do Cyberduck (entre outros) e do Documents no iOS desde que estejam na mesma rede…

    1. Avatar de Gil
      Gil

      e se eu quiser transferir de um macOS para windows ou outro sistema?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Também dá…

        Redes windows , por exemplo…

      2. Avatar de Lazim
        Lazim

        Desde que tenhas instalado o Bonjour no Windows. Mas se for por esta ferramenta (ShareDrop) não tens de instalar nada em nenhuma das pontas. 🙂

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não precisas de instalar bonjour no Windows nada 😉

          O bonjour é uma designação comercial da Apple… É a única coisa que faz é anunciar na LAN/WLAN os serviços existentes…

          Também com o método que uso, não precisas de instalar ABSOLUTAMENTE nada! nem precisas de ter acesso á net…

          Basta ir ao browser para enviar/receber ficheiros… O iPad/iPhone faz um “mini-site” para o efeito.

          O Safari tem um extra, como tem bonjour, não é preciso pôr o IP/hostname do iPad/iPhone… É isso que faz…

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ps: tens vários softwares que usam a tecnologia do bonjour, o MulticastDNS, para encontrarem os tais serviços na rede local. Como o cyberduck que tem essa funcionalidade, há vários programas para Mac, Windows, Linux, Java, Android, etc…

  4. Avatar de Lazim
    Lazim

    Muito interessante! Mas para nós que lidamos com informática este é perfeito para partilhar ficheiros na rede local, nós que sabemos com quem anda os IPs da rede e os que estão livres. Mas pela maneira que é apresentada a ferramenta, se olharmos do lado do “usuário” eles ficarão perdidos quanto à quem poderão enviar o ficheiro. Pelas screens notei que ele apresenta o IP de quem está a usar o serviço, mas o usuario não faz a minima idéia de quem seja o IP 192.168.0.16. Pratico para nós informáticos, mas para o usuário final, confuso. Numa empresa com mais de 50 funcionários conectados ao serviço pode ocorrer de o RH partilhar uma carta de demisão para o funcionário errado e causar grandes problemas.
    Do mais a ferramenta é ótima *4

    Cumps

  5. Avatar de Joaquim Dias
    Joaquim Dias

    Boa ferramenta. Devia permitir a definição de nicknames pois numa rede com muitos utilizadores é mais complicado descobrir o destinatário através do IP.

    OFF-TOPIC:
    Deixo aqui a minha primeira experiência no desenvolvimento de jogos em Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.letiagoalves.hexa

    Se deixarem sugestões seria óptimo!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Então mas chamas-te Joaquim Dias ou Tiago Alves? 🙂

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Exprimentem o Dukto: http://www.msec.it/blog/?page_id=11

    Ferramenta interplataforma, interface limpo,velocidades excelentes, configuração 0 e free. Experimentei e nunca mais quis outra coisa 🙂

  7. Avatar de NelsonN
    NelsonN

    Aqui não tá a bombar, n me aparece outros computadores, porque será

    1. Avatar de NelsonN
      NelsonN

      Ok já descobri, permissões no router

  8. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Mehh… não funciona em ambientes de rede mais …”complicados”… mais depressa faço \\192.168.69.69\C$

  9. Avatar de Dude
    Dude

    Não faz sentido uma aplicação/acesso para partilha de ficheiros numa rede privada, quando se está já numa rede restrita. Usa-sa o próprio acesso da intranet.