Serviço de Internet Starlink da SpaceX por $99/mês já terá mais de 10 mil utilizadores

52 Comentários

A SpaceX está a colocar na órbita terrestre centenas de satélites Starlink com um objetivo simples: oferecer uma Internet de alta qualidade a nível global.

O programa de testes está aberto e qualquer pessoa pode aceder-lhe, desde que a sua região já esteja abrangida. Segundo informações agora divulgadas, poderão ser já mais de 10 mil utilizadores a usufruir desta Internet que terá um custo de 99 dólares por mês.


Foi no final de outubro que a SpaceX começou a notificar aqueles que se tinham inscrito no programa de testes da Internet Starlink com indicação dos preços a que estariam sujeitos caso quisessem avançar com o processo.

O serviço em fase de testes Better Than Nothing Beta tem um preço de 99 dólares por mês, mais um custo inicial de 499 dólares correspondente ao kit Starlink que inclui um terminal para o utilizador se poder ligar aos satélites, um tripé de montagem um router Wi-Fi.

Além disso, existem apps para Android e iOS dedicadas à gestão do serviço por parte do utilizador.

Serviço de Internet Starlink da SpaceX com mais de 10 mil utilizadores

Agora, a SpaceX divulgou através de um documento dirigido à FCC que o seu serviço de Internet via satélite Starlink já conta com “mais de 10.000 utilizadores nos Estados Unidos e no exterior.” O exterior inclui Canada e Reino Unido.

Com bastante frequência, a SpaceX lá envia mais alguns satélites para a orbita da Terra e, segundo o relatório, atualmente, já são mais de 1000 satélites posicionados. Além disso, é revelado que a rede de satélites é capaz de fornecer ligações de mais 100/20 megabits por segundo e menos de 31 ms de latência para 95% das ligações.

Recorde-se que, até 2024, a empresa pretende colocar em órbita 4425 satélites e está aprovada a colocação de 11943 satélites pela FCC.


Leia ainda

Satélites da Starlink poderão prejudicar recolha de dados dos astrónomos

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Boa finalmente

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Em quanto não vier o 5g para o interior da aldeia isto é a melhor solução

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        A velocidade (largura de banda) do 5G, tal como as outras tecnologias, tem a largura de banda dividida pelo número de utilizadores.
        Eu tenho 5G, e onde resido a velocidade máxima durante o dia não ultrapassa o 3Mbps.
        Durante a madrugada pode por vezes chegar aos 65Mbps, mas nunca mais do que isso.
        Em algumas zonas, tenho mais largura de banda com 3G do que aqui em casa, especialmente na área periférica da cidade.
        Quando estive em Portugal durante o Natal, tinha mais velocidade em 4G do que alguma vez tive em França. As redes em Portugal são razoáveis.

        1. Avatar de Ricardo Gonçalves
          Ricardo Gonçalves

          eu percebo mas nas aldeias existem poucos utilizadores, dai o facto de não investirem na rede móvel

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Cidadãos de primeira e cidadãos de segunda. As empresas deveriam ser obrigadas a investir especialmente nas pequenas localidades quando lhes são atribuidas as licenças.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    É pena cá ser demasiado caro pode ser que com o tempo baixe o preço era de vez que largava os operadores

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Entre nada e esse serviço acho que a escolha é facil (desde que possas pagar os 99$/mes).

  3. Avatar de Pedro Liz
    Pedro Liz

    Se houver uma tempestade solar ou chuva de meteoritos ou alguma nave alien a chocar contra um dos satelites e ficam sem net. Cabo fibra parece me muito superior.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Cada tecnologia tem os seus pós e contras. Experimenta ligar um cabo de fibra no meio do Sahara ou no Pacífico

      1. Avatar de Pedro Liz
        Pedro Liz

        Ninguem mora no sahara ou no pacífico.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Sim porque uma chuva de meteoritos vai acertar em todos os satelites ou vai mesmo haver uma na alien muito mais provavel, e já agr os satelites nao ficam inutilizados com tempestades solares

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          o sahara tem 2.5 milhoes de habitantes.
          e o pacifico tambem deve andar nos 2 milhoes.

          1. Avatar de Manto D'Agua
            Manto D’Agua

            Sim 4.5Milhoes num mundo com 7bilioes valem mesmo 10mil satelites..Alem do mais no sahara as pessoas preocupam-se mais com ter agua do que internet.

        3. Avatar de Não Obstante
          Não Obstante

          As ligações são flexíveis e os satélites ligam-se aos mais próximos, se alguns se inutilizarem as ligações passam a outros.

        4. Avatar de Jorge
          Jorge

          A ilha da páscoa tem 7750 habitantes, imagina queres aceder à tua conta de email ou ver as novidades do pplware…boom! Starlink!

        5. Avatar de PML
          PML

          A grande vantagem é mesmo essa – ter internet em qq lado e flat rate geográfico. Se viajares para alguns países mais remotos a net lá é lentíssima e cara. Navios da marinha mercante, cruzeiros, viajantes para locais remotos, sitios sem cobertura – há um sem número de utilizadores que estarão interessados (talvez por um valo mais baixo). Vejo potêncial. Agora é preciso ver se os débitos acompanham as restantes tecnologias. Daqui a uns anos estes valores podem ser pouco face à tecnologia existente no mercado.

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Realmente, caso houver uma forte tempestade solar, uma grande chuva de meteoritos our uma visita alienigena ficar sem net seria muito chato…

      1. Avatar de Pedro Liz
        Pedro Liz

        Tempestades solares afetam satelites mas nao nos afetam a nos pos estamos protegidos e apenas vemos uma aurora bucal

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Agora é que eu não vou ao dentista; não me apetece nada ter uma aurora bucal…

          1. Avatar de tiago i.
            tiago i.

            20/20 pelo sarcasmo

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Concordo ainda a semana passada ia pôr vodafone ca em casa mas depois de saber que se houver um terramoto e a minha casa cair fico sem net já nem quis

        1. Avatar de NotMe
          NotMe

          Nem é preciso tanto…
          Obras na rua, tempestades, o gato/cão a roer o cabo, o visinho que muda a pass da net xD…
          muita coisa pode acontecer

        2. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          Eu estava para comprar uma casa, mas depois de saber que um tornado, terramoto ou incendio eu fico sem casa, já não comprei. Prefiro viver na rua.. Mas pensando bem, tenho de arranjar outro sítio para passar o tempo porque algum evento catastrófico pode fazer desaparecer a estrada……E estava a pensar em viver mas depois lembrei-me que a morte me pode tirar a vida. Vou ali cortar os pulsos….

      3. Avatar de Louro
        Louro

        Pensei exactamente o mesmo, mas depois lembrei que esta malta caso aconteca alguma coisa deste genero saca logo do telemovel para fazer um live…

    3. Avatar de Paco
      Paco

      Ou estás a ser sarcástico ou então é mesmo conversa de quem não tem nada acrescentar que possa beneficiar o debate, aliás, mal da mentalidade portuguesa em todos os fóruns.
      Se, Se, Se….
      Se a minha avó tivesse tomates não era minha avó mais sim era o meu avô.
      Haja pachorra !!!

    4. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      a fibra tambem arde, ja fiquei sem fibra uns dias porque os cabos arderam

  4. Avatar de Berto
    Berto

    Só quero que chegue, mesmo a esse preço.

  5. Avatar de Tatso
    Tatso

    Não basta existirem apenas. Para comercializarem precisam de aprovação, licenciamento, regulamentação (comercial, consumidor, fiscalidade) etc. Vamos ver, o que acontece.

    1. Avatar de Paco
      Paco

      O mais certo é o cartel dos 3 operadores ( agora 4, com a entrada da MásMóvil para o 5G ) arranjarem maneira (da forma que todos sabemos) de em conselho de ministros rejeitarem a entrada desse novo operador.
      Atenção que eu estou de acordo com a entrada da StarLink, mas a preços de Portugal, não preços de Americano. Enquanto para os portugueses esse valor representa 15% do ordenado mínimo, enquanto que para os americanos representa 5%. Acho os $99 mais os $499 pelo equipamento, muito elevado para os nossos padrões.
      Mesmo assim é de considerar pois onde vivo só temos um ADSL miserável.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        12,36% (82,25 EUR = 99 USD/ 665 EUR)
        Salario Minimo 2021 =665

        1. Avatar de Paco
          Paco

          Isso era preciso que as empresas americanas fizessem a conversão do valor para para euros. Muitas vezes um produto a $99 nos EE.UU, na Europa custa €99. Daí os meus valores não serem convertidos.

          1. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            certo e os 99$ devem ser sem IVA… logo rapidamente se chega ao 99€/mes

      2. Avatar de David
        David

        Dúvido que isso aconteca, o que eu acho que vai acontecer é que quando isto ficar muito grande e chegar ca realmente cá 99€ é demasiado caro entao diria que as operadores é que vao fazer contratos com a starlink e nao as pessoas em si qual é o interece da meo em vender ADSL lenta se tiverem um contrato com a starlink podem vender eles aquilo às pessoas a um preço mais amigavel

  6. Avatar de Mario
    Mario

    Moro nos EUA e pago 120 dólares por 300/30 mB para ter só net em casa… Por isso não acho que seja caro 100 dólares para ter net global…

    1. Avatar de Pedro Liz
      Pedro Liz

      Em lisboa pagas 39 euros por 1000/400 gigabit fibra. Ainda falam mal de portugal..

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        120USD = 99€, ou seja, cerca do dobro, tendo em conta que lá ele deve receber entre 4 a 8 vezes mais do que receberia aqui…

    2. Avatar de David
      David

      Sim nos EUA 100 dollars é um valor muito razoavel mas ca é muito mais caro em relação ao que existe

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Para o poder de compra do norte-americano não é uma fortuna, mas para um português é. Mas vejo isso ser útil para organizações governamentais, como a Proteção Civil, bombeiros, etc, podem estar online em qualquer local (quando a rede estiver completa). Já existe Internet por satélite, mas é distríbuida pelos operadores de telefonia como a Iridium, é super lenta, cara e não funciona num PC normal.

  7. Avatar de Não Obstante
    Não Obstante

    Só acho que pôr no espaço 4k – 11k satélites é investimento muito alto para amortizar. O preço de tarifa nunca pode ser baixo.

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Talvez, mas este serviço não está circunscritoao país, mas sim ao planeta. Se a starlink conseguisse 500M de clientes, diria que o break even diminuiria bastante.

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Exagero de numero de satélites e ainda interferem com o sinal de TV por satélite!! Ainda vai existir mais colisões com os satélites que são mesmo necessários.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Se fosse à superficie da Terra, a densidade de satélites seria de um por 46372.73km2 (510 100 000km2 / 10 000 satélites). Como as orbitas são nos cerca de 1500km de altitude, a esfera e área são maiores e a densidade menor. Resumindo, não me parece que as colisões sejam um problema, principalmente porque as órbitas podem ser calculadas com vários dias de antecedencia e corrigidas se necessário.

      Quanto às interferencias, achas mesmo que um pontinho minúsculo a passar no céu é suficiente para bloquear um sinal de un satélite? Se fosse assim a tua Euronews via satélite parava de cada vez que uma mosca aterrasse no prato da parabólica…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Enquanto as colisões vai dizer isso a ESA, que teve de desviar o satélite por causa de um da Starlink.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Obrigado por confirmares que as orbitas podem ser corrigidas se necessário. E só o facto de, quando há milhares de satélites em orbita, uma correcção fazer noticia, confirma a raridade destas situações.

  9. Avatar de s_junior
    s_junior

    Por curiosidade, o que acontece aos satélites desactivados? Caem ou ficam a deriva no espaço?
    Pode ser benéfico para alguns, mas o ser humano já lixou o planeta e prepara-se para lixar o espaço…

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Caem.

      “At end of life, the satellites will utilize their on-board propulsion system to deorbit over the course of a few months. In the unlikely event the propulsion system becomes inoperable, the satellites will burn up in Earth’s atmosphere within 1-5 years, significantly less than the hundreds or thousands of years required at higher altitudes.”
      https://www.starlink.com/

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Espero bem que seja verdade o que anunciam. Mesmo assim, com o número gigantesco que estão a planear pôr em órbita, não está fora de hipótese acontecer um kessler syndrome…

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Nesse aspecto são muito melhores que os sistemas anteriores. Mesmo sem intervenção acabam por reentrar passado poucos anos. Um satélite geo-estacionario, por exemplo, vai manter a sua posição por provavelmente milhares de anos. O que se faz nesses casos, caso ainda haja controlo depois do fim de vida, é mudar para uma orbita de “cemitério”, vagando assim aquela posição para um eventual substituto.

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Caem e já houve um caso de uma mulher levar com um bocado (menos de 2 polegadas), felizmente não foi o primeiro caso de uma mulher ser assassinada por um satélite.

  10. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    E as opções já existentes?

  11. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Bom, na minha opinião o “problema” ponto negativo é mesmo o preço, ou seja se a intenção é que quem vive em sítios mais remotos/isolados aonde há dificuldade em fornecer a internet com o que existe para o efeito esqueceram que normalmente as pessoas que vivem nesses locais na sua maioria não têm condições económicas para pagar esses preços. Por isso a não ser que os mais ricos lá dos locais subscrevam o serviço e partilhem pela restante população.

  12. Avatar de Filipe Evaristo Costa Gonçalves
    Filipe Evaristo Costa Gonçalves

    renho um Turismo Rural com cerca de 10 casinhas e num raio de 100 metros. acham a solucao adequada para dividir o sinal ?

    Alguem tem um pequeno manual