O esperado Sentinel de John McAfee será lançado no próximo mês

23 Comentários

A empresa de segurança informática, MGT Capital Investments, começará a distribuir no início do próximo mês (1 de Novembro) o tão esperado Sistema de Deteção de Invasões chamado Sentinel. O produto já pode ser comprado no site da MGT por 2500 dólares.


A empresa norte-americana, que conta com a especial colaboração de John McAfee (defensor da privacidade online e fundador dos antivírus McAfee), revelou durante o dia de ontem que o processo de distribuição está prestes a começar.

O sistema de segurança desenvolvido pela empresa norte-americana será capaz de analisar todo o tráfego de dados que circulam pela rede e usar sofisticados algoritmos para detetar atividades maliciosas. Perante cada situação, o Sentinel será capaz de ajudar a travar as ameaças e a resolvê-las.

Dia após dia os Hackers tornam-se cada vez mais sofisticados. E as organizações estão vulneráveis.

John McAfee

 

O Sentinel

O Sentinel é capaz de fornecer aos sistemas a segurança de que necessitam. Este complexo sistema adiciona uma camada de proteção extra aos firewalls e antivírus utilizados, tornando-os assim mais seguros e fiáveis.

De facto, o Sentinel encontra-se à espera de ataques de Hackers. Quando eles eventualmente o fazem, o sistema de segurança envia alertas via SMS ou e-mail e consegue perceber que tipo de ataque é que ocorreu. Usando a informação recolhida pelo sistema de segurança, é possível perceber qual a melhor forma de atuar perante cada situação e como resolvê-la rapidamente.

Assim, as avançadas capacidades do Sentinel permitem detetar qualquer ameaça num intervalo de segundos.

Eu desenvolvi o melhor produto do mundo, mas ainda assim, os Hackers conseguem ser melhores do que eu…

John McAfee

O período de testes do Sentinel já decorre há sensivelmente um ano e, em outubro de 2016, o produto foi lançado em avanço para alguns utilizadores. No entanto, em abril do ano passado, foi detetada uma falha de segurança no Sentinel que pode afetar alguns servidores. Mas espera-se que essa falha já esteja resolvida.

 

O Sentinel e a Google

De acordo com John McAfee, o Sentinel será o sistema mais seguro disponível no mercado. Além disso, é capaz de proteger valores fundamentais como a privacidade dos utilizadores na Internet.

Por isso, o objetivo de John McAfee é ter o Sentinel colocado e instalado em todas as casas e empresas/organizações dos Estados Unidos. Mas para além de toda a segurança que o Sentinel traz, McAfee pretende utilizar o Sentinel para proteger as pessoas que navegam pela Internet dos crawlers da Google.

Estes “crawlers” são basicamente os meios que a Google dispõe para arrecadar informação sobre os utilizadores e sobre páginas web de forma a antecipar as necessidades dos utilizadores na Internet. Se o Sentinel for adotado em massa, o modelo de negócio da Google irá acabar pois será impossível continuar coletar dados acerca dos utilizadores da maneira abusiva.

No entanto, a não ser que o preço do produto baixe, o Sentinel não irá vender as unidades necessárias para ser capaz de fazer a diferença. Para já, ainda não é algo acessível a grande parte dos utilizadores.

Em informática, o conceito de segurança total não existe. Mas são pessoas como John McAfee e produtos como o Sentinel que poderão a diferença. São eles que nos lembram que a privacidade e segurança são algo muito importantes.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rasteirinho
    Rasteirinho

    Aqui está uma pessoa que eu admiro.
    Pena o aparelho ser tão caro

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Admiras um homem que diz ter feito o melhor antivírus do mundo, onde um simples crypter consegue dar bypass ao antivírus McAffee

      É um dos piores antivírus.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Conheces o passado deste senhor? Tudo o que se passou em Belice?

      1. Avatar de Charles
        Charles

        +1
        Admirar este senhor?
        Que grande desconhecimento vai por aí… Mas que ele engana muita gente, lá isso é verdade!
        É sem dúvida um dos maiores trapaceiros que anda nesta área tecnológica!

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Pelo menos ficamos com a nota daquilo onde não devemos meter o pescoço…

    3. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Admiras este senhor? É dos maiores charlatães que por aí anda, vendeu a Mcaffee e depois é que o produto se tornou algo de jeito.

      Achas isto caro?
      A mim suscita dúvidas pela simplicidade do aparelho e pelo extremo baixo custo. Este device supostamente faz algo semelhante a um SIEM, não sei se tem anayltics e log correlation, seja como for precisará de capacidade de processamento consoante a infraestrutura de cada organização e isto é modelo único, não vejo para onde escalar.
      Tipicamente uma ferramenta de SIEM da IBM, HP ou outro custa a uma organização com mais de 10 mil users algo como 1M, aparecer com um device de 2500 USD é mesmo para rebolar a rir de tão anedótico que isto parece.

  2. Avatar de Jonas Madureira
    Jonas Madureira

    So pode estar de brincadeira quem quiser comprar qualquer coisa desse louco. Prefiro comprar qualquer firewall físico do que isso

  3. Avatar de jose camara
    jose camara

    é positivo pessoas como esta a colocar programas que protegem os documentos e informaçoes pessoais e outras
    como diz uma pessoa que ja comentou esta noticia é pena no inicio o aparelho ser tao caro mas espero com os dias e os meses esse aparelho baixe de preço ate la vamos esperar noticia positiva

  4. Avatar de Joel Calado
    Joel Calado

    2500 USD, subscrição anual.
    Por uma blackbox que a empresa nem especifica ao certo o que faz.

    Portanto, colocar um equipamento informático que não se sabe o que faz a monitorizar todo o tráfego WAN de uma rede.
    Parece-me uma ideia muito sensata.

  5. Avatar de Donadel
    Donadel

    Isso não vai durar muito, de certeza que as entidades que vão ser prejudicadas com isso ja compraram o aparelho e andam a estudar a maquina para conseguir dar a volta.

    Já agora, esse aparelho não vai deixara conexão mais lenta? Visto que todo o trafego tem de ser monitorizado, logo jogar online com isso vai ser impossível…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Teoricamente qualquer firewall, ao filtrar os conteúdos, vai tornar mais lenta a internet, como é evidente. Mas não noto grandes diferenças na velocidade. Já os utilizadores sacarem conteúdos pesados e as actualizações da Microsoft que ainda por cima acontecem sempre a todas as máquinas e na mesma altura….. isso sim torna uma rede lenta.

      Já agora uma curiosidade, mas quem é que vai colocar essa firewall, que custa 2.500$, numa máquina/rede para jogar!?!?

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Na tua empresa nunca ouviram falar de WSUS, SCCM, WUfb? Pois, mais uma empresa de vão de escada..

        Custa 2.500USD mas não é para casa, é para empresas, ou seja, uma ninharia, praticamente oferecido, isto é, se efectivamente fizesse alguma coisa.. lol

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Nem sei que te responda! Ao menos percebeu o que escrevi? A minha admiração é porque é que alguém vai comprar uma firewall de 2.500$ para proteger um pc de jogos!!!!?!?!
          Meu caro, só um switch Cisco com gestão nosso custa isso, quanto às nossas firewall ficas sem saber, porque denota-se alguma dificuldade da tua parte em interpretar o que escrevo!

          1. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Percebo muito bem, um switch cisco 2.500USD, lol, sem licenciamento 10Gig, sem PoE e não modular e sem controladora, andas aí a brincar às redes com isso, já não sei o que é um switch abaixo de um 4500 há uma década e ultimamente só brinco com nexus e UCS, e já nem gosto desta área de redes e datacenter, há muito que me mandem para voos maiores.
            É claro que ninguém vai dar 2500 (não por uma firewall porque nada tem a ver com uma firewall, é mais um log analytics, um mini SIEM), para um pc de jogos, assim como ninguém vai dar isso para nenhuma empresa por isto pura e simplesmente não ser credível, muito menos nesse price range.

        2. Avatar de Nine
          Nine

          Uma empresa é de vão de escada só porque não precisa dessas soluções?
          Num escritório para 5 utilizadores, não se justifica essas soluções. A exceção é se tiveres elevados requisitos de segurança, normalmente associados a empresas que atuam na área financeira.

  6. Avatar de Fernando Negro
    Fernando Negro

    “Além disso, é capaz de proteger valores fundamentais como a privacidade dos utilizadores na Internet.”

    Se este dispositivo “será capaz de analisar todo o tráfego de dados que circulam pela rede”, então, pelo contrário, o que representa é exactamente o Fim da Privacidade em tal rede! E, que mais é que ele faz, para além de enviar “alertas via SMS ou e-mail” para o utilizador? Envia informação sobre o que se passa na rede para o fabricante (supostamente, para melhorar o desempenho do dispositivo – como os “crash reports” de alguns sistemas operativos)?

    Não se deixem levar por soluções proprietárias (a nível de software e de hardware) para proteger a vossa privacidade ou segurança… Pois, não sabendo nós o que se passa dentro deste tipo de programas e dispositivos (de código-fonte fechado), não temos garantia alguma de que, pelo contrário, não está a ser usado para violar a nossa privacidade – e para eventualmente quebrar a nossa segurança, quando tal for importante para quem está a vigiar.

    Sabem como é que morre muita gente que, por temer pela sua integridade física, decide contratar seguranças armados? Por autoria, ou conivência da parte, desses mesmos seguranças armados(!) – que, ultimamente, obedecem aos inimigos de quem supostamente protegem. (Vejam o mais conhecido caso do Presidente Kennedy – em que, a conscientemente negligente “protecção” da sua segurança permitiu que ele fosse morto.)

    1. Avatar de Fernando Negro
      Fernando Negro

      E, fazendo já alguns acrescentos (para me antecipar a possíveis comentários em resposta ao meu),

      A nível do cidadão comum, a segurança é para esquecer – pois, logo a começar pelas placas-mãe que temos, há já vários anos que estas deixaram de ser seguras (https://libreboot.org/faq.html#intel).

      Mas, a nível das grandes empresas privadas e dos governos, a única maneira de ter segurança real será: (1) analisar primeiro a confiança que se poderá ter na entidade que fornece o equipamento/programa de segurança, (2) ter acesso ao desenho do hardware e ao código-fonte do software em causa e (3) não fornecer tais desenho e código-fonte a mais ninguém, fora da empresa privada ou estatal que está a utilizar tais dispositivos.

      Pois, caso contrário, estão tais entidades empresariais dependentes da mera *palavra* de quem fornece o equipamento de segurança. E, obviamente que tal processo de inspecção e análise só poderá ser feito por quem tenha muitos recursos ao seu dispor – como os serviços secretos de um país.

      Mas, apenas sobre (1) analisar primeiro a confiança que se poderá ter em quem fornece o equipamento em causa… Quantos aqui é que sabem que John McAfee é procurado por suspeita da autoria de um homicídio no Belize? E, que conseguiu ele fugir para os EUA através do engano e da mentira?

    2. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      Concordo.

      ( Só não concordo com o exemplo dado do assassinato do malogrado e saudoso presidente JF Kennedy. Os homens da segurança do presidente são meticulosamente escolhidos a dedo e nenhum deles seguia no automóvel vulneravelmente descapotado de JF Kennedy. Hoje, os meios tecnológicos disponíveis aplicados ao filme Zapruder e às gravações das comunicações policiais combinados com as características da arma não automática de Lee Oswald, as de um alvo em movimento e ainda o recurso à balística na determinação dos ângulos de tiro, permitem discernir o número de disparos e a sequência destes levando à conclusão que não podiam vir todos da biblioteca onde Oswald se encontrava. Pelo menos um disparo, o fatal, partiu de outro local. Se tal disparo partiu do segurança que seguia no veículo imediatamente atrás que, mantendo o dedo no gatilho numa arma destravada, atabalhoadamente se virou para trás no sentido da proveniência dos primeiros disparos – inversa ao sentido de marcha do carro da frente onde seguia o presidente – só poderia ter sido desgraçadamente acidental e não por negligência consciente do segurança, tese esta proposta pelo perito em balística Howard Donahue que muito se dedicou a este traumático evento, talvez a mais consistente de todas as teses. É que, excluído Oswald do tiro fatal, visto e revisto o filme Zapruder, é difícil admitir um disparo dos lados da estrada onde seguia a caravana presidencial assim como um disparo intencional do segurança enquanto este se vira prontamente para trás, embora possa ter ocorrido acidentalmente e, por razões óbvias, abafado. A sequente proibição para agentes de segurança de armas como aquela que o segurança levava parece validar a tese).

    3. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Então o que dizes é para eu dar um chuto no meu Arcsight, Qradar ou Logrhythm, onde a pedido os fabricantes deixa analisar tranches do código fonte e vá para uma solução opensource? A única alternativa viável no mercado é alienvault e é péssima como tudo além de limitada, que fazes aí? Desenvolves tu uma? Tens 10 anos e 1000 empregados só para fazer isso?
      Ganhem juízo com o opensource para tudo, quero lá saber para onde vão os dados, a única coisa que interessa é que o fabricante assine o documento que diz que não vão para lado nenhum, tudo o resto resolve-se em tribunal, mania de quererem ser mais papistas que o papa.

  7. Avatar de PTO
    PTO

    Se está ligado online, usa software e servidores então não vai demorar muito a ser hackeado.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Não será mais um “MakeAfee” para o próprio McAfee?

  8. Avatar de Mestre Yoda
    Mestre Yoda

    Afinal, ele assassinou os vizinhos ou não? Fez bastante barulho isso na época e depois mais nenhuma novidade.