Irão pediu aos cidadãos para eliminarem o WhatsApp dos seus dispositivos

19 Comentários

À medida que o conflito se adensa, o Irão pediu às pessoas para removerem o WhatsApp dos seus smartphones, alegando que a aplicação de mensagens recolhe informações dos utilizadores para enviar para Israel.

WhatsApp

Conforme a informação divulgada pela imprensa, a televisão estatal iraniana pediu às pessoas para removerem o WhatsApp dos seus smartphones.

O motivo? A alegada partilha de informações dos utilizadores com Israel.

Anteriormente, o Irão já havia bloqueado o acesso a várias plataformas de redes sociais ao longo dos anos. Contudo, muitas pessoas no país utilizam proxies e redes privadas virtuais (em inglês, VPN), para aceder às mesmas.

Especificamente, o país proibiu o WhatsApp e a Play Store da Google em 2022, durante protestos em massa contra o governo devido à morte de uma mulher detida pela polícia moral do país. Essa proibição foi levantada no final do ano passado.

A par do Instagram e do Telegram, o WhatsApp era uma das aplicações de mensagens mais populares do Irão, segundo a The Associated Press.

 

WhatsApp assegura que não partilha dados com nenhum governo

Em resposta ao incentivo do Irão sobre a eliminação da sua aplicação, o WhatsApp afirmou estar “preocupado que estas notícias falsas sejam uma desculpa para bloquear os nossos serviços numa altura em que as pessoas mais precisam deles”.

Encriptado de ponta a ponta, o WhatsApp não pode ler as mensagens que são enviadas e recebidas pela sua app.

– Não rastreamos a sua localização precisa, não mantemos registos de quem está a enviar mensagens e não rastreamos as mensagens pessoais que as pessoas enviam umas às outras.

Esclareceu o WhatsApp, assegurando que não fornece “informações em massa a nenhum governo”.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Trolha Men
    Trolha Men

    Eu já eliminei as apps da META há muito!!!

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      A NSA deve estar mesmo interessada se preferes a mia khalifa ou a Angela White -_-

    2. Avatar de gFan
      gFan

      A Mariana Morteagua também!

  2. Avatar de Leoni
    Leoni

    Português Brasil irã. Português Portugal irão ???? Não sabia dessa diferença.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      copiam tudo dos americanos, Iran é foneticamente igual a Irã, quando conseguirem ser originais avisem

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Os brasileiros dizem Amesterdä, Moscou, Davi, Omä e tantos outras coisas diferentes

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Já se sabe quem usa essas apps está sobre controlo total NSA/Unit 8200.

    Por isso os Ucranianos/Russos usam maioritariamente Telegram.

  4. Avatar de /ttttr
    /ttttr

    E desinstalar o android e as custom roms. E fazer um downgrade para os dumb phones.
    E mesmo assim devem ter chips espiões.

  5. Avatar de Oh
    Oh

    “Não rastreamos a sua localização precisa”

    “precisa”

    Haha nem eles PRECISAm , basta juntar os metadados todos e depressa chega à localização PRECISA

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Como se uma empresa como a META não partilhasse tudo com os serviços secretos, seria até uma ofensa pensar que a CIA e a NSA e sabe-se lá quantas mais não estão a vigiar o que se passa no WhatsApp.

    Sim, é cifrado de ponto a ponto, mas aquilo a qualquer momento muda a chave, mesmo que tenha o aviso ligado, quantas pessoas pararam todas as comunicações até verificarem novamente dispositivo com dispositivo que é mesmo a outra pessoa que está em um outro dispositivo que utiliza uma chave diferente mas que é a mesma pessoa? “Meia-dúzia” ?

    As secretas mesmo que não lessem os conteúdos, só saber o círculo social já é valioso por si só, assim como saber quando as pessoas estão online, quando comunicam, etc.

    E isto é pensar de forma restrita, porque é duvidoso que o próprio Android, iOS, etc. não estejam também contaminados e a captar tudo antes sequer de chegar à aplicação… quer directamente através de programadores que trabalham para as secretas, quer através das milhares de vulnerabilidades tanto já descobertas, como por descobrir. E o próprio hardware também estará contaminado, aliás já acusaram a China disso, como é que os EUA não fariam o mesmo?

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Signal é o caminho a seguir.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      No Signal sabem o número de telefone e por aí facilmente chegam a alguém, deveria ser uma aplicação sem rastreabilidade a algo pessoal como o número de telefone, e-mail, documento de identificação, etc. E existe, mas nada que seja popular.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Ptt, Signal já dá para usar usernames.
        Antes é que era apenas número telefone…

        1. Avatar de João
          João

          Pois, mas vale referir que para um primeiro registo o número de telm continua a ser obrigatório

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    O melhor mesmo e usarem linux e esquecerem mulheres, qualidade de vida. Escrevendo isto enquanto ajusto os meus oculos e besunto creme para as borbulhas

    1. Avatar de Sail
      Sail

      Sabes que há mulheres que usam o Linux certo?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E bonitas que sao

  9. Avatar de Cocoreco
    Cocoreco

    Nao se iludam sff. Qualquer app que vai para a loja da google ou apple que sao ambas americanas sao obrigados a partilhar a chave de encriptação

    1. Avatar de João
      João

      Isso é de experiência própria ou ouviu dizer?

      (pergunta genuína!!!)