Hackers pró-Rússia atacaram aeroportos de Milão e outros sites italianos

15 Comentários

Itália foi alvo de uma série de ciberataques neste fim de semana, com hackers a atingirem sites governamentais e infraestruturas críticas, incluindo os aeroportos de Milão. A polícia italiana confirmou os ataques e anunciou o início de uma investigação para apurar os responsáveis ​​e a extensão dos danos.

hackers Itália ciberataques aeroportos Milão


Ataques híbridos da Rússia?

Entre os alvos, estão o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros e os sites dos aeroportos de Milão-Malpensa e Milão-Linate. Os sistemas de transportes das cidades de Siena e Turim também foram afetados, de acordo com Marco Valerio Cervellini, porta-voz da polícia nacional especializada em cibersegurança.

Um grupo de hackers pró-Rússia, conhecido por NoName057(16), reivindicou a autoria dos ataques através de uma mensagem publicada na plataforma Telegram. Este grupo tem um historial de ataques dirigidos a instituições públicas e setores estratégicos de países membros da NATO que têm apoiado a Ucrânia no conflito contra a invasão russa.

Os ataques, classificados como ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), visam sobrecarregar os servidores dos sites com tráfego artificial, tornando-os inacessíveis aos utilizadores. Apesar do impacto, as autoridades italianas garantem que os serviços essenciais não foram interrompidos.

hackers Itália ciberataques aeroportos Milão

No caso dos aeroportos de Milão, um porta-voz da SEA, empresa que gere os aeroportos, afirmou que os voos não foram afetados e que as aplicações móveis continuaram a funcionar normalmente, apesar da indisponibilidade dos sites.

Este incidente realça a crescente ameaça de ciberataques com motivações políticas, especialmente em países que apoiam a Ucrânia. A Itália junta-se a uma lista crescente de nações que têm sido alvo de ataques cibernéticos com origem em hackers da Rússia ou em grupos afiliados, evidenciando a importância da cibersegurança num contexto geopolítico cada vez mais tenso.

As autoridades italianas estão a trabalhar para restaurar os sites afetados e reforçar as medidas de segurança para prevenir futuros ataques. A investigação em curso visa identificar os hackers responsáveis ​​pelos ataques e levar os culpados à justiça.

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Loolll,… tudo o que acontece no mundo ocidental psicopata a culpa e da Russia!
    Ate a vacas largam demasiados gases para a atmosfera pela russia.
    Inacreditavel!

    1. Avatar de naborusso
      naborusso

      ouvi dizer que a russia já recuperou 140% de kursk. Segundo as suas fontes confiáveis, é verdade? 🙂

    2. Avatar de Catarina
      Catarina

      Por aqui o pessoal é assim..
      Mas esqueceram-se de falar os aviões abatidos nos ataques terroristas na Russia, assim como muitas outras coisas.. e reparem que o aviãos até é da Embraer…mas tudo caladinho, nem pio.
      Dezenas de pessoas mortas e nada..
      Navios afundados ao largo de Espanha, noticia?Nada..

      No entanto falar de um suposto ataque no eroporto de Milão, ai já é noticia..e …são Russos, ora pois claro.

      1. Avatar de Vítor M.

        Os factos dizem-nos que o Embraer da Azerbaijan Airlines foi abatido pelo sistema de defesa da Rússia. Além disso, dizem as investigações, foi um petroleiro da frota “fantasma” de Putin que cortou o cabo elétrico submarino entre a Finlândia e a Estónia. Portanto, são boas pessoas que estão a tomar estas atitudes.

        Depois, a Embraer não ficou caladinha. A empresa disse que, antes de mais lamenta as vítimas, e que está totalmente disposta a ajudar nas investigações. Mas a Rússia já disse tudo. As caixas negras vão ser enviadas para o Brasil.

        Agora, vão ler sobre a tal frota “fantasma” de Putin.

        Fora isso, vamos ver em 2025, com Trump, como vão ser as relações entre os EUA e a Rússia, as relações entre o ocidente e a China, e como irá o eixo do médio oriente orientar-se num planeta com uma ordem mundial a tentar ser reordenada. A China tomou o lugar da Rússia.

        1. Avatar de Ulisses
          Ulisses

          É engraçado Vitor..
          A forma como tu defines navios comerciais, como frota “fantasma”… ninguém sabe exactamente o que isso quer dizer.. mas pronto explica-nos o que são navios “fantasma”, mas fa-lo sem recorrer a propaganda, por favor.

          1. Avatar de Vítor M.

            Ehehe eu? Curioso 😉

    3. Avatar de Inculto
      Inculto

      Exato… Se procurar na NET vê que no reinado anterior Português o governo tinha 12 sites sinalizados a vermelho… A culpa deve ter sido da pandemia

  2. Avatar de Aziado
    Aziado

    Eles deviam de ser intitulados de “Hackers pagos pela Rússia”. Porque estes e a maioria dos Hackers, são pró-dinheiro.

    1. Avatar de Manuel M
      Manuel M

      Mercenários?
      Concordo, eles só o fazem pelo dinheiro..

      É como aqueles que se sentem deprimidos, porque a lei não lhes permite explorar a fechadura do vizinho..mercenários portanto.

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        E nós quando vamos trabalhar para pagar as contas vamos trabalhar e recebemos em beijinhos e abraços… Nada de dinheiro

  3. Avatar de Just Me
    Just Me

    Engraçado. Se fosse a NSA ou Hackers ucranianos o título seria “dizem que…”, “supostos hackers…” , “a imprensa russa diz que…”.

    Ando mesmo fartinho disto. A cena do “paraíso” do Borell é que torna a Europa comunitária mais subserviente ao invés de ser um “player” de respeito que soubesse defender os seus interesses e dos seus cidadãos.

    PS: presume-se que um consórcio americano ou coisa assim, venha a tomar conta do North Stream, a ser verdade, a Europa continuará a comprar gás russo por este ramal, só que ao invés de darem dinheiro aos operadores europeus, serão americanos. Muito obrigado.

    1. Avatar de Vítor M.

      OS russos sabem defender os seus interesses… e têm liberdade para o fazer, são um povo de livre expressão… enfim, deverias era pensar antes de escrever disparates.

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        Eu já não me acredito no que dá na TV porque sei que é tudo manipulado… Costumo dizer que só dou opinião de um bolo, vinho ou situação, se a provar ou viver…

        1. Avatar de Vítor M.

          Por vezes há pessoas que desconfiam até da sua própria sombra. A inteligência está no saber escolher 😉 e não entrar por radicalismos. Podemos perceber, conhecer, sem provar ou viver. E esse é mesmo o princípio da vida neste Universo do desconhecimento conhecido.

  4. Avatar de Zé+Manuel
    Zé+Manuel

    Rússia = Império do mal