Cyber Resilience Act (CRA)! Sabe o que é?

14 Comentários

A área da cibersegurança tem vindo a ganhar legislação para tentar proteger tudo o que acontece no ciberespaço. Já ouviu falar em Cyber Resilience Act (CRA)? Em que consiste este regulamento?


Cyber Resilience Act é direcionado para produtos com elementos digitais

De acordo com o boletim de cibersegurança de julho, a 15 de setembro de 2022 a Comissão Europeia apresentou a sua proposta para o Cyber Resilience Act.

Este regulamento introduz uma série de requisitos obrigatórios de cibersegurança, para produtos com elementos digitais, aplicáveis ao longo de todo o seu ciclo de vida. O texto do CRA foi aprovado pelo Parlamento Europeu e carece apenas da sua adoção formal por parte do Conselho da União Europeia para entrar em vigor, o que deverá ocorrer ainda em 2024.

As vulnerabilidades em software e hardware de produtos utilizados por uma organização e por consumidores podem ser exploradas por agentes de ameaça no contexto de um ciberataque.

Este regulamento visa, em parte, contribuir para a redução da exposição das organizações e dos consumidores ao risco associado às vulnerabilidades decorrentes do crescimento significativo de dispositivos com elementos digitais e conectados à internet.

O mercado de produtos com elementos digitais apresenta fortes assimetrias de informação. Produtos de software e hardware são muito complexos e os utilizadores muitas vezes não possuem as competências necessárias para avaliar a segurança dos produtos, impedindo-os de escolher produtos seguros ou de os utilizar de forma segura (e.g. não manter palavras-passe por omissão). O CRA estabelece uma série de regras com o objetivo de assegurar o acesso à informação que facilite a utilização segura destes produtos.

Consulte o documento aqui.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Mais um dia mais uma ideia, idiotas tem muitas ideias

    A União Europeia esta completamente perdida em termos de inovação so querem legislar e dar trabalho aos tachos da comissão europeia e parlamento

    Enquanto isso o trabalhador europeu cada vez mais a perder poder de compra tem que sustentar estes mesmos tachos

    Enquanto isso somos completamente ultrapassados pelos países asiáticos e ate mesmo america do sul em matérias tecnológicas, a unica coisa que ainda se safa e a ASML na Holanda, se os USA saiem da NATO nem sequer aguentávamos ciber ataques russos etc e éramos completamente triturados a nível tecnológico

    O que ainda protege e que ainda somos consumidores porque ainda temos algum poder de compra, mas cada vez mais menos e no futuro os outros países ultrapassaram uma europa envelhecida e estagnada

    1. Avatar de nhecos
      nhecos

      A inovação não são apenas “buzzwords”. Só quem realmente não faz ideia do que se faz por cá é que é capaz de dizer que “a União Europeia esta completamente perdida em termos de inovação”. Enfim, os mesmos lugares comuns de sempre da “gente de bem” a invadir as caixas de comentários por essa Internet fora…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Elucida me pfv

        Diz me então o que se faz por cá
        Tenho interesse em saber o que dizes que se faz por ca assim tao avançado

        1. Avatar de nhecos
          nhecos

          Tu podes vir para aqui mandar postas de pescada sem fazer ideia do que se estás a falar. No entanto, exiges dos outros tempo e argumentos que tu próprio não estás disposto a ir pesquisar e aprender. Lamento, mas não me pagam para te educar. Mas deixo-te pelo menos uma deixa para ficares a pensar. A UE é um dos maiores exportadores de produtos e tecnologias associados a processos produtivos, geração de energia, infraestrutura, engenharia de materiais, etc. Achas que que se não houvesse uma inovação contínua seria possível manter a liderança no que quer que seja?

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Educar ? Terminou a thread
            Não vale a pena tentar trocar ideias com seres superiores

    2. Avatar de Jacinto
      Jacinto

      Tanta reclamação, quando não se está bem, emigra-se

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Claro que sim a solução para tudo é emigrar e por isso que estas cheio de emigrantes

        Sou patriota e orgulho do meu pais, pretendo continuar e lutar pelo mesmo

        Isso significa que não posso expressar as minhas opiniões sobre o que não concordo?

        Uns estão errados por expressar mas outros tem o direito de mandar calar/emigrar?

        Obrigado

    3. Avatar de Awake
      Awake

      Perfeitamente resumido!

    4. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      Mas que cambada de desinformação…nem sei por onde começar…por isso nem vale a pena argumentar…

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    +1
    Legislação a dar com pacotes sempre a mudar dessa forma asfixiam completamente as empresas e o empreendedorismo!
    A China neste momento a nível de patentes registadas com inovações tecnológicas dá uma abada a UE, isto daqui a uma década vai ter um grande impacto para a nossa economia.

    1. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      Não não dá, a UE continua a ter mais patentes registadas anualmente do que a China. É pá parem de semear desinformação!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        A europa outrora teve Siemens, Philips entre outras que estavam bem avançadas para o seu tempo, hoje em dia tem o ramo automóvel aonde a Europa é líder está em risco e pouco mais

        A Europa é conservadora e tem um ego gigante em que ainda acha que é super poderosa e já não é

        A Europa precisa dos outros países muito mais do que os outros precisam da Europa neste momento, numa pandemia nem mascaras tinha, chips também nada(agora estão a tentar mudar isso mas atrasadíssimos), tem algumas farmacêuticas e investiu muito na investigação mas muita matéria para pouco objetivo é dinheiro pro lixo
        Mas calma a Europa é líder no turismo(vive da historia e de monumentos) e nas emissões climáticas …se produz pouco vai poluir muito? era o que faltava

        Mas o engraçado é que quando pedimos argumentos o que o senhor Miguel diz é “não vale a pena argumentar”… sabe muito mas não conta aos outros? Interessante

        1. Avatar de Miguel Abreu
          Miguel Abreu

          Sim sem dúvidas interessante…olha muda para a China, lá estarias melhor talvez?

  3. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Mais uma produção dos burro-cratas de Bruxelas.