“Causar medo”: hackers russos assumiram controlo de uma barragem norueguesa

8 Comentários

Hackers russos terão assumido o controlo de uma barragem norueguesa, este ano, abrindo uma comporta e permitindo que 500 litros de água por segundo fluíssem durante quatro horas. Segundo as autoridades da Noruega, este tipo de operações procura “influenciar e causar medo e caos entre a população em geral”.



Pela primeira vez, o Serviço de Segurança Policial Norueguês (em norueguês, PST) atribuiu formalmente à Rússia a responsabilidade de um ciberataque ocorrido, em abril, em Bremanger, no oeste da Noruega.

Na altura, hackers russos assumiram o controlo de uma barragem norueguesa, abrindo uma comporta e permitindo que 500 litros de água por segundo fluíssem durante quatro horas, até que o incidente foi detetado e interrompido.

Ao longo do último ano, vimos uma mudança na atividade dos ciberataques pró-Rússia.

Disse Beate Gangås, chefe do PST, acrescentando que o incidente de Bremanger foi um exemplo desse tipo de ataque, cujo objetivo é “influenciar e causar medo e caos entre a população em geral”.

Conforme a informação divulgada, o incidente não causou feridos nem danos, uma vez que o nível da água do rio e da barragem, que fica perto da cidade de Svelgen, estava muito abaixo da capacidade de inundação.

No dia do ciberataque, os supostos autores terão publicado um vídeo de três minutos, com a marca de um grupo cibercriminoso pró-Rússia, através do Telegram.

 

Noruega sabia que hackers poderiam atacar a sua infraestrutura energética

Os serviços secretos russos gastam recursos significativos a identificar, cultivar e recrutar contactos na Noruega. Os cidadãos noruegueses podem ser boas fontes de informação para eles.

Disse Beate Gangås.

Por sua vez, ao jornal Aftenposten, a Kripos, unidade policial norueguesa especializada em crime organizado, disse que estava “ciente de que este grupo reunia vários atores que cometem crimes no domínio cibernético” e, além disso, tinha sido associado a vários ciberataques contra empresas ocidentais nos últimos anos.

Os serviços de inteligência da Noruega, que produz a maioria da sua eletricidade utilizando barragens hidroelétricas, já tinham alertado para o risco potencial de tais ataques à infraestrutura energética.

Na sequência da admissão por parte da Noruega relativamente aos autores do ciberataque de abril, a embaixada russa em Oslo disse que as declarações de Gangås eram “infundadas e motivadas politicamente”.

A Noruega e a Rússia partilham uma fronteira de 198 km, com uma passagem em Storskog, a única fronteira Schengen aberta da Europa com a Rússia.

 

Leia também:

Espiões russos usaram vídeos de Cristiano Ronaldo para enviar mensagens codificadas

 

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Die Hard 4.0 ?

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    loll Aiiii, Russia aka CiA.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Infelizmente os fogos também têm mão Russa tal como as chuvas torrenciais! Á dois dias foram as alforrecas russas, conforme relatava um artigo da página Sapo.
    Gente louca comanda os destinos dos povos da Europa…

    1. Avatar de Julio
      Julio

      Ora nem mais, mas depois ha muita gente a ampliar a propagada.
      Difundi-la em massa, ha sites que se dedicam a isso, e muito provavelmente são avençados.

  4. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Esta gente está tão fixada nos russos que se esquece que tudo isto foi criado pelos EUA e Europa.
    Porque eu não me esqueci da chamada em 2014 entre a senhora Victoria Nuland e Geoffrey Pyatt, então embaixador dos EUA na Ucrânia quando falavam em depor o governo ucraniano da altura e quem devia ser o novo governo. E hoje atacamos a Rússia como responsável deste conflito na Ucrânia.

    1. Avatar de acela
      acela

      Tambem estiveste na chamada? deves nos dar mais informacoes ….

  5. Avatar de Luis
    Luis

    É desligar o cabo ethernet e carregar no botão lá ao lado.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Cá para mim foi excesso de produção para alimentar os carros elektros. As comportas estão a começar a ceder à pressão.