Segurança Social foi alvo de ciberataque! O que aconteceu?

20 Comentários

A onda de ataques cibernéticos continua e desta vez o alvo foi a Segurança Social. Até ao momento não se apuraram factos que permitam concluir “ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”.

O caso já está a ser investigado.


Segurança Social: intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática

Segundo o e-mail a que a TVI/CNN Portugal teve acesso, não está identificado o dia do ciberataque, mas confirma-se uma “intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática”, acrescentando que “está em curso a investigação forense deste incidente”.

Até ao momento, “não se apurou qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”, acrescenta a mesma comunicação.

Na mesma mensagem, é ainda explicado que “o Instituto de Informática, I.P desencadeou de imediato as medidas e procedimentos adequados para este tipo de incidentes, e está a desenvolver todos os esforços, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança, para garantir a segurança do sistema e dos respetivos dados”.

Segurança Social foi alvo de ciberataque! O que aconteceu?

É ainda feito um apelo “à compreensão” dos funcionários e pedido que “cumpram todas as ações de proteção que sejam solicitadas”. “A evolução desta situação será atualizada sempre que as circunstâncias assim o exijam”, garante.

O e-mail enviado aos funcionários não identifica a data concreta do ciberataque, mas a TVI/CNN Portugal sabe que a intrusão é recente e o incidente ainda está a ser analisado.

A TVI/CNN Portugal também está a tentar obter uma posição oficial do Instituto da Segurança Social, mas até ao momento, tal não se revelou possível.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni
    Toni

    Foram os russos. Aliás, os russos são culpados de tudo. Até são culpados de serem comunistas quando não o são.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Se gostas assim tanto da ideologias da Rússia, podes ir viver para lá, já que achas que eles são bons

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Claro que não, os russos não têem culpa de nada, foram obrigados a invadir a Ucrãnia!

      Realmente o Putin de comunista não tem nada, é mais facista-czarista. Mas continua com os mesmos tiques imperialistas de que a URSS sempre padeceu de achar que a Europa ou grande parte da Europa pertence à Rússia e têem de se submeter ao que entenderem os russos para o bem das nações europeias!

      Isto não é democracia pois não?!?

      Já agora, quem é que está a acusar a Rússia do ataque à SS?

    3. Avatar de Toni do Adro
      Toni do Adro

      Vai na volta e os USA é que são Comunas

    4. Avatar de Pjs
      Pjs

      Mais um ressabiado de 1989…..

    5. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      Realmente não têm nada de comunistas. São ditadores 100% capitalistas.

  2. Avatar de Anon
    Anon

    O que é que o facto de os Russos terem um regime comunista tem a ver com esta noticia?

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Nada, é so um troll a fazer trolices…

  3. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Vai ser outra como a tap…
    o instituto de informática agiu e contiveram o ataque a tempo…
    e depois vai-se a ver e estão os dados por aí.
    Quem irá pagar essa multa de RGPD?

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os dados que obtiveram da TAP 99,999999% deles era mais fácil criar um passatempo, que exigisse número de telemóvel, email e nome completo.
      Ofereciam 600000 milhões de euros, cripto-moedas e 230 euros para manutenção da carteira digital.
      Facilmente arranjavam dados de 7 milhões de portugueses, que ainda validavam pagando 1,23 euros, mensalmente, enviando a SMS de validação do telemóvel.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A cibersegurança da segurança social é 100x acima da TAP.

    3. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      A multa da TAP, virá e quem vai pagar é a TAP que por sua vez é sustentada por todos nós.
      Neste caso nem sabemos se houve acesso a dados pessoais, mas se o ataque foi direcionado como têm sido quase todos os grandes ataques de 2022, é quase certo que isso aconteceu.
      Num mundo em que o cibercrime já lucra mais do que o mercado da droga, o estado ainda acha que vai atrair especialistas em segurança, que ao fim de 15 anos de carreira, ganham 1500€ por mês…

  4. Avatar de Art
    Art

    foram os ciganos para receberem a dobrar os 125 euros….normalmente estes ataques começam sempre pelos funcionários que se põem a abrir emails duvidosos

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Esses recebem reformas de 800€…

    2. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      Aqui está o tipo de comentário de “comentador de futebol”.
      Em primeiro lugar não sabemos que tipo de ataque existiu, nem os eventuais danos que possam ter existido.
      Em segundo, um utilizador normal, autenticado como utilizador normal, ao abrir um mail malicioso, no máximo poderá causar danos em áreas que as suas permissões de acesso permitem e isso acontece todos os dias nas mais variadas empresas e instituições sem direito a noticias nos jornais.
      Danos mais profundos são quase sempre causados por falhas de segurança e/ou por credenciais com permissões mais elevadas.

  5. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Pelo sim pelo não toca a mudar password, já que nem tem proteção de 2 fatores.

  6. Avatar de PovoManso
    PovoManso

    Ataque informático foi desencadeado pelo Partido Socialista lolol

  7. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Se fosse possível,deitar o governo abaixo com um ato semelhante era de louvar.

  8. Avatar de secalharya
    secalharya

    Nos outros 364 dias é a Segurança Social a atacar o zé povinho.