Se usar uma antena Starlink no capô do seu carro pode ser multado

21 Comentários

A ideia de usar internet por satélite em todo o lado pode ser muito interessante. Aliás, tão interessante que um condutor nos Estados Unidos decidiu instalar a antena do serviço de internet Starlink no capô do seu carro. Além de ter internet, teve também uma multa. Aliás, a brigada de trânsito parece não ter achado grande ideia ter um prato daquele tamanho a obstruir a visão do condutor.

Vivemos tempos complicados, mas estamos a assistir à mudança de paradigma nas comunicações. O 5G irá mudar a forma como comunicamos, mas a internet por satélite pode transfigurar completamente o uso desta gigante rede cada vez mais global.

Imagem Touota Prius com antena Starlink do capô


Toyota Prius com internet via satélite Starlink

A história tem o seu interesse pela “inovação” no que toca à utilização deste serviço de internet que promete mudar o planeta. Segundo uma publicação na página do Facebook da brigada de trânsito da Califórnia, um agente mandou parar um Toyota Prius na passa sexta-feira.

A razão desta ação deveu-se ao facto deste carro trazer na frente, agarrado ao capô, uma antena da Starlink.

Imagem Toyota Prius com antena internet SpaceX

O prato, que tem um tamanho considerável, segundo a lei, era uma obstrução à condução e, portanto, bastou para o condutor ser multado.

Senhor condutor, parei-o hoje por essa obstrução visual no seu capô. Não bloqueia a sua visão enquanto conduz?

Disse o agente, conforme podemos ver na publicação da CHP Antelope Valley. Se já o “estandarte” era estranho e completamente ridículo, a resposta então é “priceless“.

Só quando eu faço curvas à direita…

Respondeu o condutor do Toyota Prius.

Segundo a CNBC, o condutor argumentou que as pessoas no carro estavam a usar a antena para ter Wi-Fi necessário para concretizar um negócio, enquanto conduziam.

 

Mas é ilegal montar uma antena Starlink num carro?

Segundo o  que pode ser lido na publicação esta refere que “sim, é de facto ilegal montar uma antena parabólica no capô do seu veículo”. Aliás, a força policial dá inclusive alguns outros exemplos. Segundo eles, a lei proíbe outros obstáculos da visão, como objetos pendurados num espelho retrovisor, ou montagens de GPS mal posicionadas.

Claro que um prato daquele tamanho seria já abusar da sorte, não só da infração à lei, mas sobretudo à segurança dos passageiros e de todos, em geral.

 

Starlink cresce para se tornar global dentro de poucos meses

Conforme vimos ainda há dias, Elon Musk quer antecipar a globalização do serviço de internet da SpaceX. Segundo os dados revelados, atualmente o serviço, ainda em estado beta, tem já 70.000 utilizadores em 12 países.

Imagem preços para serviço de internet por satélite Starlink da SpaceX

O preço não é barato, mas é o próprio CEO da empresa que refere que este será, dentro de algum tempo, um serviço acessível. Conforme a nossa pré-reserva, só em hardware o valor é de 499 euros e o serviço em si tem um valor de 99 euros mensais. Há ainda um custo adicional de 61 euros referente ao envio de material.

Segundo Musk, a Starlink pode ser pensada como o “preenchimento da lacuna entre o 5G e a fibra”. Mais do que isso, revelou que terão 500.000 utilizadores em 12 meses e que estão a crescer muito rápido.

 

Não há licença para o serviço de internet ser instalado em veículo

A SpaceX ainda não tem a aprovação da FCC (entidade reguladora) para montar terminais de consumo Starlink em veículos em movimento. Contudo, a empresa tem vindo a testar estas capacidades há meses – principalmente para casos de uso comercial, como navios de transporte, grandes camiões e aviões de passageiros.

Musk disse que as antenas Starlink, como projetadas atualmente, seriam muito potentes para carros individuais.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Obrigado. Assim já sei que não posso instalar a antena no capô. Ia já fazer isso hoje. Mas assim não vou. Ora bolas!

    1. Avatar de Vítor M.

      Ehehehe… instala no tejadilho 😉

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Os EUA têm um problema grave de saúde mental em grande parte da população.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só agora é que viste isso =))

    2. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      em portugal é bem pior.. mas a culpa era do trump

    3. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Concordo,”jorge Santos”.Se concordo. 😐

    4. Avatar de OS
      OS

      E não só. Franceses, italianos, brasileiros, ingleses então…pelo o que se ouve e lê, todos têm uma pancada filha d. P…

  3. Avatar de art
    art

    Isto não será piada ? Porque é que o gajo punha a antena no capot e não no tejadilho ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Leste de onde era o condutor?

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Simples:
      Porque se ele pusesse no tejadilho não conseguia ver se a antena tinha voado ou não…
      Assim estava sempre debaixo de olho, nomeadamente a virar à direita…

  4. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Murica….

  5. Avatar de Ze
    Ze

    no mínimo metia na parte de trás devido ao vento da parte da frente ou tejadilho com o andamento se calhar ia pelos ares lol mas se estiver instalado da parte de trás dentro da bagageira já não deve dar multa, mas mas mas
    tinha que ser uma antena giratória não ? ou perdia o sinal digo eu nao sei como isso trabalha

  6. Avatar de O Silva
    O Silva

    Ia no capô para “apanhar” o sinal… :b

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu nunca vi outra.Apetece dizer,ó juízo onde andas tu ?? 😐

  8. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Faz sentido, o capô está na parte da frente do carro logo o sinal chega lá primeiro.

  9. Avatar de JJ_
    JJ_

    Olhando para a foto… dá para perceber, com base na mossa da porta, que realmente a direita a visão era pior.
    O cumulo da historia, seria o condutor agora culpar a StarLink da multa…

  10. Avatar de 652mga
    652mga

    Mas a antena em movimento consegue captar o sinal vindo do satélite? Ou esta tecnologia é “semelhante” à usada nos telemóveis que se vão ligando de célula em célula?

  11. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Quando vi a imagem de inicio ainda pensei que a antena estaria na parte de trás do carro, mas à frente é muito melhor. Que génios, deviam ter patenteado a ideia antes de a ter posto em prática.

  12. Avatar de Alexx
    Alexx

    Nalguns estados e condados dos estados unidos até as camaras tipo GoPro muito utilizadas pelos motards, se forem colocadas nos capacetes, dão origem a multa. Sais desse estado e até podes andar sem capacete. Sim os estados unidos são uma fonte inesgotável de coisas “loucas” difíceis de compreender para um europeu.

  13. Avatar de O Homem da Motoserra
    O Homem da Motoserra

    O homem só ia fazer curvas para a esquerda, e mesmo assim multaram-no.
    Isto há coisas…. 😛

  14. Avatar de AlexX
    AlexX

    Acho uma situação perfeitamente normal. A multa deve ter servido como exemplo de incentivo para que as pessoas andem mais a pé. Podem assim montar a parabólica numa mochila às costas, aos ombros ou por cima da cabeça.