Safari é mais rápido que o Chrome, graças ao update do WebKit

41 Comentários

O Safari sempre teve “a fama” de ser rápido e até um pouco minimalista. É usado sobretudo por pessoas que conhecem o ecossistema Apple, mesmo que usem o Windows. Mas, ao longo destes anos, nunca conseguiu bater o poder do Firefox e mais tarde do Google Chrome, em termos de alternativa ao IE.

O crescimento do Chrome, contudo, trouxe alguns desafios maiores à Apple, e segundo consta, a empresa de Cupertino está a trabalhar para melhorar a performance do JavaScript no seu browser, incluindo actualizações nos aceleradores desta tecnologia nas recentes versões do motor WebKit, como dá a conhecer o InfoWorld.

imagem_safari_vs_chrome00_small


WebKit é um motor open source, criado pela Apple que serve de base ao Safari. Esta nova actualização ao motor do JavaScript do WebKit, o “Nitro”, gerou o novo “FTLJIT“. Este upgrade, segundo dizem, está mais competitivo que o motor V8 da Google e SpiderMonkey da Mozilla.

Pode isto tudo ser puramente retórico, contudo cada vez mais as empresas estão a portar os seus sistemas para o suporte web, tornando assim os browsers a aplicação mais importante que temos no nosso computador. Já nem falamos nos serviço ligados à administração pública, que cada vez mais são usados pelas empresas, falámos mesmo nas aplicações de gestão que, ao estar neste suporte, estão disponíveis em qualquer gadget e sistema operativo, os browsers são a janela do mundo.

O FTLJIT é ainda considerado experimental, por isso, e apesar de ter ser sido disponibilizado no port do WebKit para OS X, não está activo ainda, tendo de ser activado através de flags na linha de comando.

Um dos atributos que poderá manter o FTLJIT à frente dos restantes “concorrentes” é conhecido. Este corre código JavaScript que não é especificamente optimizado para asm.js [Mozilla’s]. Cada motor JavaScript correrá código asm.js, mas apenas o SpiderMonkey da Mozilla honra as optimizações especificas asm.js, e actualmente nenhuma outra empresa de desenvolvimento de browsers optou por seguir o exemplo da Mozilla.

imagem_safari_vs_chrome01_small

Segundo os dados de um relatório, obtido a partir dos resultados dos testes, a velocidade do WebKit com o FTLJIT ligado ultrapassa a performance do Chrome, contudo o Firefox continua a ser o melhor, pelo facto de usar, como já referimos, o asm.js optimizado para os benchmarks.

O JavaScript tem sido a chave da tecnologia para os browser ao longo dos anos. Esta tecnologia é quem permite uma interacção mais rica do utilizador com as páginas assim como o carregamento dinâmico dos conteúdos sem que o browser se esteja sempre a actualizar. As animações e conteúdos multimédia são outros aspectos que estão intimamente ligados à velocidade desta tecnologia. São estes pontos aqueles que mais saltam à critica de cada um de nós na utilização de um navegador.

E porque é assim relevante a performance do JavaScript?

O código JavaScript está incluso num site e é executado dentro do navegador do utilizador, quando a página é carregada. A eficiência do motor de JavaScript do browser pode ter um impacto significativo na experiência de utilização. Essa experiência de utilização, ou a qualidade da mesma, tem obrigado a implementações cada vez mais complexas do JavaScript.

Então a Apple poderá estar a apostar mais nesta tecnologia para o OS X 10.10?

Não há, actualmente, nenhum dado concreto que diga isso mesmo, contudo ao estar apenas activo na versão OS X do WebKit, poderá significar que a Apple está a trabalhar em importantes implementações nesta tecnologia.

Poderá o OS X 10.10 trazer mais aplicações web based?

Via | Macrumors

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    De todos os browsers que existem para Ios7, sem duvida que o Safari melhorou muito em relação ao ios6, antes, não conseguia ler flash, agora com plugin quicktime está muito bom em videos como Youtube, Sapo, Vimeo. Em termos de design, melhor e funcional do que era no Ios6.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      QuickTime não tem nada a ver com Flash, e sempre teve QuickTime.

      O QuickTime serve para ver videos normais.

      Os sites é que melhoraram, quando passaram a oferecer mais video HTML5…

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        TU não trocas nada que seja da Apple, até pode ser o pior a face do universo.

        Chama-se cegueira crónica

        1. Avatar de Nelson
    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Estás a fazer confusão. Com o iO 6, 7 (ou 8 ou 9) e no Windows Phone não vês vídeos em flash.
      No Android não sei como está a coisa depois de a Adobe ter deixado de dar suporte ao plugin flash para browsers mobile.

      Os vídeos que vês nào estão em flash. Estarào provavelmente em H.264.

    3. Avatar de Ivo Rocha
      Ivo Rocha

      O Safari não suporta o Flash. OS vídeos que vês no Safari no iOS, usam a tag HTML5.

    4. Avatar de PatricioMorAis
      PatricioMorAis

      E da Apple , e excelente. Chrome e horrivel, ocupa imensa memoria e laga imenso tanto no pc como no lentissimo e bugado android.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quando comprei o mac, instalei o chrome por estar habituado a ele enquanto usava o Windows, (e ainda é o meu browser de eleição no SO da Microsoft) mas aos poucos comecei a usar o Safari, por este ter funções inerentes ao Magic Mouse, que não estão presentes no browser da Google e neste momento, no que toca ao OSX, não troco o navegador da Apple por mais nenhum outro. Em iOS então, nada bate a velocidade do Safari.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu já não troco o Safari por nada há anos, só gostava era que voltassem as tabs no topo da janela como no Chrome… Mas pronto…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        As tabs em cima como no safari, o chrome é que copiou.

  3. Avatar de Eolo
    Eolo

    Agora já percebo porque tenho sempre a ventoinha do mac, ligada. E isto tudo desde a última actualização.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      isto não está activo no webkit, tem que ser o utilizador a activar manualmente. Para além disso nem creio que já esteja presente na versão que tens no computador

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Vê lá se não é do pó que está a entupir a passagem de ar.
      Às vezes uma boa sopradela resolve os problemas.

  4. Avatar de Nunes
    Nunes

    Não vejo em que medida isto implica alguma aposta nova especial da Apple para a próxima versão, é o continuar do desenvolvimento. A Apple já tem serviços que fazem bastante uso do javascript, por isso é natural que queira melhorar a performance do lado do cliente.

  5. Avatar de P9ul9
    P9ul9

    O navegador do safari é atualizado em outras plataformas?

    1. Avatar de P9ul9
      P9ul9

      Sou novato neste quesito,podem me ajudar?

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Já esteve disponível para Windows, mas como era pouco usado, agora não.

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      De momento não. Já existiu o Safari para Windows, mas este foi abandonado aquando o lançamento do Safari 6.

  6. Avatar de Bónus

    Na minha opinião, o Safari sempre foi o mais rápido no ambiente Mac e o Chrome no Windows.
    A rapidez “aparente” do Chrome deve à maior cache que ele guarda em relação ao Safari.
    Além da rapidez, adoro o Safari pela interactividade com o resto do sistema. Aí nenhum browser chega sequer perto.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      yup principalmente para quem usa o trackpad!

  7. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Todos os comentários que tenho feito através da app para ios não mais aparecerem depois no site nestes comentários,embora digam com sucesso.Acontece a mais alguém?

  8. Avatar de Boox
  9. Avatar de Abílio
    Abílio

    O artigo não é sobre o Safari em Mac?
    Em Ios a conversa é outra pois os browser disponiveis na AppStore não têm acesso ao JavaScript Nitro nativo no IOS, o que deixa em desvantagem qualquer outro navegador.Não há portanto comparação leal.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Têm sim, basta porém um webview, que já têm acesso ao webkit e ao nitro.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        não têm acesso ao Nitro, usam outro motor para Javascript (o do UIWebView). É um facto bastante conhecido.
        Com Jailbreak é possível pôr outros browsers a usar o Nitro

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Aí é? Ok…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            não acreditas? basta pesquisar, e ver as diferenças de performance em Javascript dos outros browsers vs Safari. São enormes!

          2. Avatar de Abílio
            Abílio

            O Nunes tem razão. O UIWebview não dá acesso ao JavaScript usado pelo Safari. Apenas com um tweak chamado “Nitrous” do Cydia te permite isso.
            Ninguém sabe tudo Nelson, p.ex ” porém ” é uma palavra que não pertence ao verbo “por”.
            Mas fica feliz pois estou a responder-te do meu iPad.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Eu não disse que não.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Para além disso, todos os browsers têm que usar obrigatoriamente motor de javascript da Apple. Esta é uma das razões pela qual a Mozilla não lança o Firefox para o iOS.

  10. Avatar de Quitério
    Quitério

    Há muitos anos que sou utilizador do Chrome, mas desde que saiu o Safari 7 com o Mavericks o Chrome quase parece um browser obsoleto. É uma pena, visto que têm algumas funções que fazem falta no Safari mas a diferença de velocidades é demasiado notória para conseguir continuar a usar Chrome por enquanto.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      E não é só isso, depois de usar o leitor (sei que há equivalentes no chrome), e o zoom inteligente, e o forward/back com o deslizar do dedo… Ao quero outro!

      1. Avatar de Quitério
        Quitério

        Quando houver um standard que permita fazer sync com outros browsers e assim… Perfeito!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu uso o Safari no portátil, tablet e telemóvel, por isso, esta-se bem 😀

          1. Avatar de Quitério
            Quitério

            Safari no portátil apenas. Não tenho tablet e o telemóvel é um android. Mas uso bastante Linux também (que não tem Safari obviamente) pelo que dava jeito.

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Sou fã incondicional da Apple,

    O Safari é o melhor para Mac

    No entanto para IOS, experimentei o Opera Coast, por sugestão da Pplware e neste momento estou a usar com mais frequência, o retroceder com arrastar é fantástico.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O Safari para iOS e para Mac, também fazem isso…

  12. Avatar de InfoGuy
    InfoGuy

    Correcção: … aaahhh a Apple não criou o WebKit. A Apple fez um Fork do KHTML (KDE) e chamou-lhe webkit, mas a Criação é mesmo dos programadores do KDE…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A esta altura do campeonato o Webkit é uma criação da Apple, pois já divergiu muito do KHTML e os dois seguiram rumos diferentes. Mas obviamente se deve fazer a ressalva de que foi um “fork”.
      Tal como daqui a vários anos se poderá vir a dizer que o Blink é uma criação da Google.

  13. Avatar de Pedro Faria
    Pedro Faria

    Boas,

    Já que estamos a falar de browsers, quero reportar um problema que tenho. Uso o windows 8.1 e tenho o firefox instalado. Por algum motivo que desconheço, desde que comecei a testar o chrome, o firefox, mesmo estando instalado, não abre. Alguém tem uma sugestão da resolução?

    Desde já o meu obrigado,
    Pedro Faria

  14. Avatar de Sergioo Torre
    Sergioo Torre

    A única coisa que faz falta ao Safari no Iphone é a opção “pedir site para computador” que o chrome tem.