Rússia prepara-se para se desligar da Internet Global a 11 de março?

55 Comentários

Neste mundo moderno, bastante digital, parece quase impensável um país ficar desligado totalmente da rede global Internet. No entanto, a Rússia já tinha feito um teste em julho de 2021, e provavelmente, era um teste já com esta guerra híbrida no horizonte.

De acordo com algumas informações, a Rússia prepara-se para se desligar da Internet Global a 11 de março.

Rússia prepara-se para se desligar da Internet Global a 11 de março?


Lei soberana da Internet aprovada em 2019

Tal como referimos aqui, o final de 2019, a Rússia adotou a chamada “lei soberana da Internet”. Esta deu, ao governo, o poder de desligar o país da Internet global, em caso de emergência ou de ciberataques estrangeiros.

A lei exige que as operadoras instalem equipamento de rede capaz de inspecionar, profundamente, os pacotes, e autoriza testes à rede anuais.

Face à guerra hibrida que se está a viver, a Rússia prepara-se para a possibilidade de se desligar da internet global. A ideia passa por ser criada uma rede interna totalmente controlada por Moscovo.

O Governo já deu ordens para que todos os sites e serviços do Estado passem, até ao final desta semana, para um sistema de domínio russo.

Por outro lado, o Ministério do Desenvolvimento Digital disse que não há, para já, planos para um corte total, mas este deverá ser um passo para a total independência do país.

De relembrar que o Presidente russo, Vladimir Putin, justificou esta “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário. Esta tem sido uma guerra híbrida, por terra e através da internet (com os muitos ciberataques).

Leia também…

Rússia: Um dos maiores backbones da internet desliga ligações

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Coreia do Norte 2.0

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    O tresloucado do Putin está cada dia pior… tal como o amigalhaço do Trump.
    Quer isolar o país da Internet mas legalizar a pirataria… e como pensa receber o software pirateado? Em DVD via correio?

    1. Avatar de Almeida
      Almeida

      Já vos passou pela cabeça, quantos utilizadores de Gmail, Icloud, Onedrive Etc. existirão por lá?
      É possível, mas será o caos digital num pais à beira de aumentar o seu território, mas tambem à beira de uma crise económica sem precedentes.

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        yandex nem existe nem nada…

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Sei de vários Russos que têm contas de software online, onde gastaram milhares de euros, como por exemplo Steam, Epic Games, Adobe, etc e agora vão ficar com um grande melão!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Tivessem ido para a rua com mais 1 milhão de pessoas enquanto podiam.

          1. Avatar de ruben
            ruben

            nem mais

    2. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      Tens que procurar mais informação sobre o trump, pois as guerra veio com o biden e não com o trump

      1. Avatar de Otioobvio
        Otioobvio

        Só falta dizer que a guerra a provocou o presidente dos EUA LOLOL é cada um(a)…

        1. Avatar de Theboice
          Theboice

          Acertaste, vais ter direito a música…

      2. Avatar de Helena Madeira
        Helena Madeira

        Exacto, foi o Biden que ocupou a Crimeia e a região do Donbass em 2014…..

        1. Avatar de Jorge Alves
          Jorge Alves

          Foi o putin que ocupou a síria, o iraque, o afeganistão, vietnam, japão, … Onde estavam as vossas excelências?

          Deixemos de ser hipócritas. Nenhuma guerra deveria acontecer, mas é de desconfiar que o país (nada tem a haver com os habitantes) que mais bombardiou paises, que mais base militares tem, …. é um anjinho? Já tentaram ver o outro lado? Não porque há censura e só as notícias ocidentais é que são difundidas.

          No entanto, posso garantir que ambos os lados estão a seguir uma agenda, e essa é para a implementação da nova ordem mundial. “From caos came order”

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Estás a dizer que os EUA (que sim, concordo, de anjinhos não têm nada), criaram (ou facilitaram) esta guerra entre a Rússia e a Ucrânia?

          2. Avatar de Jorge Alves
            Jorge Alves

            Digo que estão do mesmo lado, a guerra é só mais uma ferramenta para cumprir a agenda.

          3. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            Vossas excelências estavam no mesmo sitio que você, ou seja num país democrático, livre e soberano.

            Sua excelência por acaso sabe ou já viveu num desses países? Antes ou depois da ocupação? Se não sabe, então não escreva sem saber! Vá viver para um desses países, depois sim pode criticar.
            Não lhe deram atenção quando era criança? Arranje uma namorada!

          4. Avatar de Jorge Alves
            Jorge Alves

            @PovoManso, o que tem a haver o viver num “desses países”? Um grande médico é aquele que foi um grande doente?

            O viver num “desses países” não te dá uma visão global da coisa, até porque existe muita censura de ambas as partes, logo quem está de fora consegue ter uma melhor prespectiva global da situação.

            Em relação ao estar a “criticar”, não sei de onde foste desencantar isso, apenas afirmei que ambos os lados estão do mesmo lado para um objectivo comum.

            Outra questão patética é a de “Não lhe deram atenção quando era criança? Arranje uma namorada!”. Mais uma vez demonstra a ignorancia de terminar um pensamento com uma frase do tipo “quem o diz é quem o é” ou “aminha é maior que a tua”, enfim… palermisses…

          5. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @Jorge Alves Um grande médico? Mas tu opinas sobre ciência e politica da mesma maneira? Isso revela muito de ti, nem percebes de uma coisa, nem de outra.

            Mas adaptando o exemplo do médico, tu és aquela pessoa que é hipocondríaco, achas que estás doente mas não estás, mas dizes que estás sem saber, viste umas coisas na internet, ouviste umas coisas e achas que estás doente.

            Criticas o Trump mas esqueces que ele era respeitado e temido por ditadores, pois foi o único presidente américa a por os pés na coreia do norte. Se és capaz de criticar isso, vai lá tu, e o teu médico por os pés na coreia do norte. Não não afirmas-te só “que ambos os lados estão do mesmo lado para um objetivo comum”, esqueces-te de falar em liberdade e democracia e isso são valores que não se devem colocar em causa.

            Não não é “ignorância de terminar um pensamento” é mesmo estupefação ver alguém que menospreza os valores da liberdade, vivendo num país livre sem saber o que é viver em ditadura. O ignorante aqui, é capaz de defender esses valores com a vida como muitos ucranianos estão a fazer agora, já tu, duvido muito que fosses capaz de fazer o mesmo, palermices dizes tu…

            teu caso é aquele que conhece as doenças! Não confundas ciência com politica

          6. Avatar de deeppurple
            deeppurple

            sou da mesma opinião que o Jorge!

      3. Avatar de ruben
        ruben

        não te vás tratar que não é preciso!

  3. Avatar de dfs
    dfs

    Se a rússia se desligar da internet como funcionará as criptomoedas?
    Os russos deixam de aceder ao bitcoin, ou surgem 2 redes de bitcoin, uma na rússia e outra fora?

    1. Avatar de tox1k
      tox1k

      Corrijam-me se estiver errado, para cada blockchain, se a percentagem do número de validadores fora Russia for maior do que dentro, então rede principal será fora da Rússia.

      Tambem tenho a questão se a rede dentro da Russia se tornará uma “testnet”.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Sim, há um fork e forma-se uma nova rede de blockchain Russa e terás BTCRU, ETHRU etc
      E há uma duplicação de moedas, se tiveres 1 BTC e houver o fork passas a ter também um BTC Russo. Não tens é como lhe aceder.

      1. Avatar de paul
        paul

        a muita maneira de contornar isso! e quem vai comprar esse novo fork do btc russo???? se nem esta listados os miners vao desligar simples assim! ou entao é aqui que entra starlink!

    3. Avatar de Sara Mamede
      Sara Mamede

      Nada acontece. A BTC é apenas uma, se existirem mais validadores demora mais tempo a validar, se existirem menos demora menos tempo, mas tirando isso nada muda.
      A Rússia não terá acesso á BTC e deixará de usar. Se quiserem fazer um fork fazem, mas a rede continuará a funcionar como sempre, mas com menos hashpower será mais fácil de fazer validações, ou seja, menos electricidade consumida.
      Recentemente aconteceu isso quando a China proibiu cripto e o hash foi reduzido levando a rede a ajustar o nível de dificuldade.

  4. Avatar de Tomas Mouro
    Tomas Mouro

    Com a desvalorizacao da moeda russa esta perfeito para viajar para moscovo e ficar em hotel de 5 estrelas. Uma semana com tudo incluido custa 80 euros a atual cambio

    1. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      supostamente não há voos

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Os paises todos da UE entraram na lista negra da Russia, ou seja os cidadaos da UE nao devem ser bem-vindos pelas autoridades… e tens que dar uma volta grande para poderes viajar para la…

    3. Avatar de Sara Mamede
      Sara Mamede

      Boa sorte com o visto…. Deve ser facil de obter um agora.

  5. Avatar de Almeida
    Almeida

    O mundo em geral pouco vai sofrer com isto, porque a esse nível a Rússia faz pouca falta
    Já a população russa terá um acesso à informação cada vez mais condicionado e controlado.
    Nem Joseph Goebbels faria melhor.

  6. Avatar de Daily Nuclear
    Daily Nuclear

    O país suprassumo mundial do hacking a desligar-se da internet? Algo não bate certo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Desligar a população da internet, ninguém falou que os hackers ficariam de fora..

  7. Avatar de LA
    LA

    Lá se vai o Telegram.

    1. Avatar de cs
      cs

      Não, actualmente a sede deles é no Dubai

  8. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Calma, é só até a guerra acabar, depois toda a gente esquece e a Rússia volta ao normal.
    Ele já tinha isto tudo previsto, ensaiou a saída da internet, abateu um satélite para saber se a coisa funcionará quando precisar e já tinha tentado desestabilizar a NATO e a UE com o amigo Trump.
    o FDP é um estratega e o ocidente andou a dormir este tempo todo.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      J.C.Lopes, eu disse, aqui mesmo há uns tempos, que o Putin é um estratega genial.
      Sabe mais ele a dormir que as florzinhas Ocidentais todas juntas acordadas…
      Aqui está a prova…
      Todos me atacaram.
      Depois eu é que sou maluco.

      E volto a dizer o que já disse antes, é tão culpado o Putin por esta guerra como o Zelensky.
      Ele foi instrumentalizado pelos EUA e Europa para entrar na NATO, o Putin fartou-de de o avisar e ele esteve-se marimbando.
      Agora colocou o seu povo e país na situação em que todos sabemos e ficou com as calças na mão porque ninguém quer entrar em guerra declarada com a Rússia por causa da Ucrânia.

      Entrar o Ocidente em guerra com a Rússia arrastaria a China para o conflito tb… Seria mesmo o pior que poderia acontecer.
      Com esta porcaria toda quem mais sofre são os civis, é o costume.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Pior, ninguém fala do que se tem passado na região de Donbass desde 2014. Quando falo em “ninguem” refiro-me ao Ocidente.

        1. Avatar de MR. Y
          MR. Y

          Se o problema é Donbass porque é que Kiev e outras cidades estão a ser atacadas? Se calhar é por não terem acesso ao Google Maps e desorientaram-se.

          1. Avatar de Gomez Santo
            Gomez Santo

            O problema da UE é ser uma palhaçada, um tacho para os políticos todos e não existir uma liderança forte.
            A ocupação da Crimeia e do Donbass foram a retaliação pela destituição do presidente pró-russo e a UE calada e serena.
            Depois temos outro pais com metade do território ocupado pela Turquia, o Chipre, e a UE calada e serena.
            Temos a Rússia a ameaçar países soberanos na Escandinávia e Bálticos e a UE a falar em sancões….

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        um problema foi quando invadiram a Crimeia e ninguem disse nada. Se houvesse logo pressao/ sanções na altura se calhar nao haveria isto. Até um aviao cheio de passageiros abateram e pouco se disse. Putin foi esticando a corda até ver onde ia

      3. Avatar de C
        C

        Grande estratega sem dúvida. Ele (povo russo) no fim vai perder. A Europa, EUA e todos os outros aliados estão mais unidos do que nunca. Esquece lá isso

      4. Avatar de Elsa Souza
        Elsa Souza

        O pootin é tão genial que perdeu a guerra ainda antes de ter começado.
        Mesmo que consiga ocupar parte da Ucrânia nunca conseguirá ganhar a guerra….. genial!
        A culpa foi só de uma pessoa e essa chama-se pootin.

        Quanto ao pootin avisar, se eu te disser que o teu quarto passa a ser meu isso pouco te interessa….. e que se saiba a Ucrânia é um pais livre e independente, mas ainda não deves ter visto isso. A USRR acabou há uns anitos, tens de ler mais para estares informado.
        E sim, a Ucrania vai mesmo aderir quer á NATO quer á UE. Temos pena, mas é mesmo democracia.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Elsa Souza, já tem uma bola de cristal que prevê o futuro?
          Diga me aí a chave do euro milhões, se faz favor.
          Dividimos o prémio, seria justo.
          Em relação aos disparates que escreveu a seguir, nunca ouviu falar em geo política?
          Que burrice a minha, claro que não.
          Olhe, lembra se da crise dos mísseis de Cuba nos anos sessenta?
          Não se lembra, não sabe?
          Ohh, que chatice.
          Então e Cuba não é um país independente que por vontade própria queria ter lá umas bases Russas e os EUA não deixaram e quase acabou tudo em guerra?
          Pá, assim já não percebo, pelos vistos há países independentes e há outros mais independentes que outros, não é?
          Olhe, quando estiver perto do Biden, para lhe mudar as fraldas, pergunte lhe o que ele faria se o México, que é um país independente, aceitasse receber umas bases Russas no seu território.
          Pergunte lhe o que ele fazia.
          Diga lhe que vai da minha parte.
          Ele conhece me e vai ficar contente de saber que ando por aqui, isto se ainda se lembrar de mim…
          Saudações

      5. Avatar de ruben
        ruben

        ahahahahahahahahahah um estratega genial
        O Putin saiu-lhe o tiro pela culatra, fez mal o calculo e achou que chegava ali, ocupava a Ucrânia em 48h e que o presidente mais o governo fugiam do país.
        Neste momento a economia Russa, que é equiparada em termos de dimensão à economia espanhola ou italiana, está em queda abrupta e numa crise que ele não previa!
        Então agora a culpa da guerra é da Ucrânia se querer juntar à nato!
        O Zelensky é que colocou o povo na situação atual, não foi a Russia que acha que a Ucrânia nunca deveria existir como país e que sempre pertenceu à Russia, que causou isto!
        Ou seja, eu aviso-te que se não me deres a carteira eu mato-te, e tu é que és o culpado porque não me deste a carteira!
        está tudo louco!

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Rúben, ler a minha resposta à Elsa, se passar…
          Saudações…

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Ruben, em momento algum eu defendo o Putin.
          Apenas o vejo como alguém extremamente astuto e capaz.
          Coisa que por cá o que não falta são astutos, sub espécie Chicus Espertus, mas capazes, nem um…
          O que o Putin pensou antes da guerra apenas ele e o seu círculo militar mais próximo sabem.
          Nem vc, nem eu, nem mais ninguém, sabe o que ali foi discutido e planeado.
          A Rússia é um país complicado de gerir.
          Muito grande em território, uma enorme multiplicidade de etnias, todas elas com língua e cultura próprias, enfim, não é fácil.
          A Rússia será sempre governada por autoritarismo, esqueçam lá isso de democracia.
          Se isso vai para lá começam logo as divisões e logo a seguir é guerra civil.

          Só lhe faço uma pergunta, o que é que vc acha que os EUA fariam se o México aceitasse bases Russas na sua terra.
          Relembro que o México é um país independente, assim como Cuba e os americanos não deixaram a base russa ser lá construída.
          Diziam que estava muito perto.
          Eu não sei quantos kms são de Cuba à Flórida, mas certamente serão umas valentes dezenas ou centenas.
          Mas a Rússia ter bases da Nato na fronteira, aí já não vê problema pois não?
          Temos que ver as coisas com imparcialidade.
          Esse argumento da independência vale para os dois lados ou só vale para o lado que lhe interessa, diga-me lá…

    2. Avatar de João Luís
      João Luís

      Mesmo

  9. Avatar de cat
    cat

    Nooo … lá se vai o Crossout …

  10. Avatar de Zé

    Eles já têm serviços equivalentes internos para quase tudo.
    Já agora, qual é a versão russa do pornhub? É para um amigo…

  11. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    rutracker e cs rin ru fiquem bem

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      rutracker é à maneira….

  12. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Espero que os oligarcas russos nesta altura já estejam a pensar em cortar a parte da cervical da coluna ao Putin.
    Por outro lado o Putin é um chantagista e deve-se ligar com ele como lida com chantagistas. Dar-lhe os “resgates”? Não! Cercá-lo e atacá-lo.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Aqui em PT os chantagistas são os políticos e em resgates já levámos com 3 e o 4 já vem a caminho.
      Em relação a cercá lo olhe que o Costa é danado para se atirar a velhos, ouvi dizer
      Tenha cuidado…

  13. Avatar de António
    António

    E ninguém para desligar o Putin?

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      É, e vai quem para lá a seguir, sua excelência, talvez?
      Comece a aprender russo já hoje.
      Como se não houvesse a possibilidade do seguinte não ser mais agressivo que este.
      Enfim, já me dá para rir, é o que é.
      É o que temos…