Rússia desligou-se da Internet global para testes

33 Comentários

No mundo moderno, parece quase impensável ficar afastado da Internet, desligando-se completamente do sistema. Principalmente, quando se trata de toda uma nação. A Rússia parece querer quebrar os limites e desligou-se, efetivamente, da rede global de Internet durante algum tempo.

Embora o tempo offline efetivo não seja conhecido, este foi destinado à melhoria de vários fatores relacionados com a rede de Internet, na Rússia.

Internet global


No final de 2019, a Rússia adotou a chamada “lei soberana da Internet”. Esta deu, ao governo, o poder de desligar o país da Internet global, em caso de emergência ou de ciberataques estrangeiros. A lei exige que as operadoras instalem equipamento de rede capaz de inspecionar, profundamente, os pacotes, e autoriza testes à rede anuais.

Então, a Rússia desligou-se, propositadamente, da Internet global, entre 15 de junho e 15 de julho, de acordo com o RBC Daily. Apesar deste relato, a Reuters avança que a duração do teste não é clara, bem como o impacto nos cidadãos russos.

Conforme adiantou o RBC Daily, o regulador estatal de comunicações explicou que os testes que foram realizados visava, a integridade, estabilidade e segurança da infraestrutura da Internet da Rússia.

Rússia
Fonte | slon pics; Victor Tangermann, em Futurism

A verosimilhança da lei da Rússia

Não é apenas a quem está fora do país que a lei parece estranha. Afinal, esta é extremamente controversa e suscita várias preocupações por parte dos cidadãos.

Apesar de o governo da Rússia dizer que a sua intenção passa, unicamente, por reduzir os ciberataques, aumentando a segurança, muitos são os céticos que temem que a Rússia esteja a tentar criar a sua “Great Firewall”, à semelhança da China. Este ceticismo desencadeia preocupações face a um possível caminho de censura, bem como protestos.

Cada vez mais, os países autoritários que querem controlar o que os cidadãos veem estão a olhar para o que o Irão e a China já fizeram. Isto significa que as pessoas não terão acesso ao diálogo sobre o que se passa no seu próprio país… serão mantidas dentro da sua própria bolha.

Disse um cientista informático da University of Surrey, Alan Woodward, à BBC, em 2019.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    De notar que os EUA no 11 de Setembro de 2001 também isolou-se do exterior, logo a Rússia só está a fazer algo que os EUA já têm implementado há mais de uma década.
    Acho que todos os países deveriam ter tal capacidade da forma como as coisas correm nos dias de hoje.

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Exatamente, isto é um teste a ver como o país se safa em caso de ataque cibernético ou algo do gênero. Outros deviam seguir o exemplo.

    2. Avatar de José
      José

      Quer comparar as situações? Os EUA foram atacados de forma infame, a Rússia está a isolar-se para evitar que os seus cidadãos acedam ao mundo! Voltamos à”Cortina de Ferro” só porque o sr. putin vê onimgisem todo lado enquanto vai metendo as patas no território dos outros levando com ele a maravilhosa “civilização”russa, vertida nos ultimos anos em retrocesso democrático e apenas “oferecendo ao mundo… armas, para caçar gambuzibos! Curioso é ver esses tipos com tanto “cuidado” com os outros, quando são responsáveis pelos maiores ataques informáticos ao resto do mundo. A está Rússia com o velhote putin a assumir-se como um pária internacional na qual nem os vizinhos confiam. Parabéns pelo espírito mesquinho e imbecil que demonstram.

      1. Avatar de Dedo do Meio
        Dedo do Meio

        A Rússia fez o que entendeu. Ou as pessoas só são liberais com o seu umbigo?
        Se a Rússia se isolou, durante esse periodo também não pirateou dados.
        O problema são os países que não têm capacidade de isolamento.
        Um avião cai contra um cabo elétrico em França e Portugal é Espanha ficM sem energia. Onde já se viu tamanha irresponsabilidade?

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    E como implementam esse isolamento quando a internet chega via satélite (starlink por exemplo)?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não há forma de antenas localizadas no terreno (de telemóvel, etc…) conseguirem bloquear sinais não autorizados?

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Haver há mas julgo que tens de estar perto do telemovel (dezena ou centenas de metros?). E cobrir a Russia toda com essa tecnologia é capaz de ser um pouco dificil…
        A KGB tem um problema “giro” em maos! 🙂

    2. Avatar de adbu
      adbu

      ao preço que fica a internet por satélite não deve ser muito preocupante

  3. Avatar de JF
    JF

    A Federação da Rússia (FR), que para além de ser o maior país do Mundo, é capaz de ter a sua própria Internet sem depender de terceiros.

    Um exemplo a seguir.

    1. Avatar de David Cordeiro
      David Cordeiro

      Isso não é a “Internet “. Passa a ser uma intranet. O conceito de internet é ter uma rede sistema global de redes ligadas entre si!. Se essa rede for limitada a um espaço geográfico, deixa de ser internet.

      É como eu ter uma rede entre os meus pc´s da empresa, desligadas do mundo.
      Claro que posso navegar nas páginas que criei e coloquei no meu servidor, posso enviar e receber emails de todas as pessoas da minha rede, mas isso não se chama de INETRNET!

      Para quem acha que isso é um exemplo a seguir, bastará desligar o seu router da internet e conseguirá já hoje ter o mesmo que a Rússia sem ter de esperar mais!

    2. Avatar de Gean
      Gean

      “Federação” eu duvido. Somente o termo. Talvez algo inventado por eles com o mesmo nome. ex.: a República Popular Democrática da Coreia (do Norte) é democrática?

    3. Avatar de maroisergio
      maroisergio

      uff que exemplo, invade paises, possui governos dos mais corruptos, não tem qualquer peso na economia global, não existem marcas ou tecnologias que sejam conhecidas, a principal receita do governo é o petroleo, gas e exportação de armamento. que exemplo….

  4. Avatar de Str
    Str

    Dos ips daquelas paragens também só vem é mierda, portanto adeus até nunca

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Discordo, vem de la videos muito interesssantes tirados dos carros! 🙂

    2. Avatar de Cerelac
      Cerelac

      A maior parte das pessoas não sabe mas os russos têm bons filmes, tanto de guerra como de sci fi e boas séries. A última que vi dá 10 a 0 a muitas séries de Hollywood.
      Se tiver curiosidade deixo aqui o nome. Veja que depois vai me dar razão:
      ‘Better Than Us’.

  5. Avatar de Paulo Camarao
    Paulo Camarao

    E por isso que cubri o telhado da minha casa com aluminio, ninguem me espia. Para nao falar de que so uso whatsapp altamente encriptado para mensagens e chamadas com cartoes descartaveis. Atualmente dou palestras de privacidade e seguranca numa das melhores universidades do reino unido

    1. Avatar de Livra
      Livra

      O Sr. desligou-se totalmente da realidade ! Já leu o que escreveu ?
      Atualmente, não é necessário que esteja ligado a quer que seja para ser espiado. »Palestras de segurança numa das melhores universidades do RU» … só se for para entreter estudantes de línguas e literaturas medievais …

      1. Avatar de To Canelas
        To Canelas

        Está a ser irónico ou muitos filmes…

  6. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Ainda vamoa voltar todos aos bons e velhinhos rádios CB

    1. Avatar de Ru
      Ru

      Ainda noutro dia andava a ver rádios desses e walkie talkies. Não fica mal ter por casa.
      Como cresci com estes aparelhos, e sem internet/telemóveis, só vejo vantagens em ter “stock” disso.

  7. Avatar de Jaime Antunes
    Jaime Antunes

    No tempo de Salazar também vivíamos isolados na nossa própria “internet”

    1. Avatar de Dedo do Meio
      Dedo do Meio

      Não vividas não, tinhas uma net de informações ao Estado, altamente funcio Al 24h por dia e com rede na rua, dentro de cafés, atrás das cortinas das janelas.. um Must have.

  8. Avatar de Aj
    Aj

    Boa notícia, pena não ser permanentemente.

  9. Avatar de Manekas
    Manekas

    Alguns comentários levam à conclusão de que ainda há papagaios ao serviço da ex-URSS, da qual Putin é um feroz representante.

    1. Avatar de Dedo do Meio
      Dedo do Meio

      E há Araras ao contrário.
      eh eh eh

      1. Avatar de Gean
        Gean

        Putin -> paranoico elegante e discreto
        Bolsonaro -> paranoico tosco e barulhento

  10. Avatar de .
    .

    Não vejo mal antes pelo contrário.
    O nosso país deixou andar essa parte erradamente a meu ver por falta de visão de quem tem “comandado” o barco.
    Estratégia ?
    Defesas proactivas?
    Gestão de dados e salvaguarda?!
    Dado que esses dados também são activos económicos…
    Por isso os serviços do Estado dão os dados aos privados ( Google , FB , etc, ) ajudando sim a economia deles e seus offshores, destruindo a nossa … certezas ninguém tem, mas olhando ao que se pode constatar, foi e é o que se passa actualmente por cá.

  11. Avatar de António
    António

    “Cada vez mais, os países autoritários que querem controlar o que os cidadãos..”
    Quem controla quem? Microsoft, Facebook, Google, controlam mais os cidadão que qualquer país…
    Já agora por falar de países autoritários, dava-nos jeito que Portugal saísse desse lote de países….

  12. Avatar de R o B
    R o B

    Primeiro controlar a oposição do regime, segundo controlar a informação que chega ao cidadão.

  13. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Isso deve ser temporario. Vao fechar a economia deles para o mundo ? Duvido.

  14. Avatar de Gilmar
    Gilmar

    Simplesmente concordo com atitude do governo russo, pois qualquer coisa que não seja feito diretamente com o interesse do governo Norte-americano, aí meu amigo, vem espionagem e sanções por parte justamente do governo que mais intervém nos outros países para impor seu regime autoritário. Portanto acho que cada país deveria ter sua própria rede de internet, infelizmente nem todos tem a tecnologia para tal.

  15. Avatar de le me
    le me

    Não entendo o drama quando dizem ‘serão mantidas dentro da sua própria bolha.’. Isso acontece hoje na sociedade dita 100% democrática. Esse cientista tem algo a dizer a esse respeito? Conveniente 🙂

  16. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    Mais uma “barreira anti-propaganda”, só que desta vez não passa em Berlin nem sequer é física.
    A História não se repete mas rima.
    Os sistemas autoritários adoram cidadãos pouco informados.