Rússia criou uma lista negra para banir as apps de mensagens estrangeiras

25 Comentários

No seu esforço para eliminar parte da informação da guerra na Ucrânia, a Rússia tem tomado medidas controversas na Internet no país. Neste processo foi criada uma lista negra de apps de mensagens que foram banidas na Rússia.

Rússia apps mensagens Ucrânia banir

Tal como tem acontecido em algumas regiões do planeta, a Rússia tem procurado filtrar a informação que chega ao país. Quer controlar o que é acedido sobre a guerra na Ucrânia e assim limitar o que os cidadãos sabem sobre esta situação.

Depois de ameaçar desligar a Internet no país, criado o que é chamado de Runet, a Rússia tem uma nova medida. Quer banir as principais apps de mensagens estrangeiras dos organismos governamentais, instituições financeiras e empresas estatais, bem como dos seus empregados.

  1. Discord;
  2. Microsoft Teams;
  3. Skype for Business;
  4. Snapchat;
  5. Telegram;
  6. Threema;
  7. Viber;
  8. WhatsApp;
  9. WeChat.

A lista acima foi publicada pela Roskomnadzor, o regulador da Internet na Rússia, e detalha quais as apps que foram banidas do país. De notar que não é uma lista fechada e que poderá ser alargada a qualquer momento, dependendo da vontade das autoridades.

É interessante ver como o Telegram está presente na lista. Com muitos a considerarem esta app como nativa do país, a verdade é que Pavel Durov e a sua app tem a sua origem na Rússia, mas depressa entrou em conflito com as autoridades da Rússia, tendo migrado para os Emirados Árabes Unidos.

Rússia apps mensagens Ucrânia banir

Há ainda a ausência de muitas apps bem conhecidas como o Zoom ou o Signal nesta lista. Aparentemente, ficaram fora dos planos do governo da Rússia, mas podem ser incluídas a qualquer momento. Há também o facto a destacar de que esta proibição fica apenas nos organismos públicos e não na população geral.

Mais uma vez a Rússia toma medidas que querem limitar a liberdade de informação e o acesso à mesma, em especial sobre a guerra na Ucrânia. Desta vez foram as apps de mensagens, que muitos usam para aceder a informação fidedigna e sem os filtros do governo.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    “Há também o facto a destacar de que esta proibição fica apenas nos organismos públicos e não na população geral.” não será por uma questão de segurança?

    “Mais uma vez a Rússia toma medidas que querem limitar a liberdade de informação e o acesso à mesma, em especial sobre a guerra na Ucrânia” – parecem aqueles que baniram até o canal RT da grelha de canais…

    1. Avatar de Kush
      Kush

      Canal RT e a máquina de propaganda ruzza, estavas a espera do que?

      1. Avatar de maxim
        maxim

        como é que não consegues ver os dois pesos e duas medidas? toda a gente faz propaganda, no entanto temos a grelha cheia

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Assim como toda a MSM é máquina propaganda ocidental, qual é a diferença?

      3. Avatar de António Fonseca
        António Fonseca

        Não achas que deveríamos ser nós a decidir o que vemos e a analisar por nós próprios a informação recebida e assim podermos decidir o que é verdade ou não?
        Não confio no estado para fazer essa decisão por mim.
        É agora que precisas de um mano mais velho para decidir a nossa opinião por nós?

      4. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Tu nunca viste RT de certeza absoluta!
        vá-lá ver cnn+

  2. Avatar de It's Me Mickey
    It’s Me Mickey

    WeCHAT?! A App Chinesa? Como é que eles vão banir uma App de um país aliado deles?

  3. Avatar de Roberta Martins
    Roberta Martins

    Telegram não é Russo?

  4. Avatar de JR%&
    JR%&

    Em pleno séc XXI a estupidificação de um povo como grande filosofia de países que se dizem socialistas…

    1. Avatar de maxim
      maxim

      por aqui é igual… os socialistas estão em todo o lado

    2. Avatar de António Fonseca
      António Fonseca

      Dizem-se socialistas. Mas nem numa sombra o são.
      E era de esperar que os “maxims” deste mundo viessem-se logo confirmar que sim 🙂
      A China ou a Rússia são tão socialistas como a Arabia Saudita é democrática.

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        Escusavas de trazer a Arabia Saudita à discussão, bastava dizer “…são tão socialistas como democráticos.”

      2. Avatar de Quim Boio
        Quim Boio

        Assino por baixo.

    3. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      A que países te referes? Que eu saiba a Rússia está longe de ser socialista, esta é capitalista com contornos nacionalistas. O mesmo se diz dos seus aliados da Bielorrússia.

      1. Avatar de Quim Boio
        Quim Boio

        Eu vou mais longe e afirmo: Tanto a china como a russia são no contexto actual duas potências mundiais de filosofia autocrática,ditatorial,fascista e imperialista. tudo aquilo que os comunistas dizem que os “outros” sâo.

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          A Rússia é sem sombra de dúvidas imperialista com ligeiro cheiro a fascismo, bem como pode ser considerada autocrática.

          No entanto tudo o que disseste não se aplica á China. A China não é autocrática, o poder legislativo pertence ao congresso nacional do povo que é formado por quase 3000 pessoas, bem como o poder executivo pertence ao concelho de estado. O presidente chinês não têm qualquer poder, seja ele executivo, ou legislativo. No que toca a ser uma ditadura, tendo em conta que os membros do congresso do povo são eleitos pelo povo, bem como, segundo estudos executados por agências europeias, o governo tem uma taxa de aprovação superior a 95%, eu cá diria que não. Fascista não é de certeza. Também não é imperialista. Basta ver a maneira como a China gere os seus empréstimos a países terceiros quando comparado com a actuação do banco mundial, ou o banco central europeu.

          E a Rússia não é socialista desde o início dos anos 90. Portanto a última frase não faz qualquer sentido.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Admira é os organismos públicos Russos não terem um aplicativo de mensagens aprovado como tem por exemplo o governo francês, chama-se: “Tchap”.

    1. Avatar de Quim Boio
      Quim Boio

      vcontakt

  6. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Cai por terra a ideia que o Telegram é uma aplicação espiã russa…

    1. Avatar de andy
      andy

      Na volta querem passar essa ideia para enganar os tolos…
      Fia-te na virgem e não corras!

  7. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    Ora quando a Rússia bane qualquer aplicação de organismos governamentais e empresas estatais é censura. No entanto, quando um país como os EUA o faz, já não é censura, é segurança nacional. Realmente, dois pesos, duas medidas.

    1. Avatar de Quim Boio
      Quim Boio

      A russia restringe o acesso e a liberdade de imprensa/informação. Os EUA restringem contra-informação e espionagem industrial em prole de potências hostis. É como comparar o staline dos gulags e do holodomor com a madre teresa de calcutá.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Sim.., e a carochinha também é uma personagem histórica.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Pelo menos aqui o TikTok tem mercado loolool

  9. Avatar de tuga
    tuga

    Velho truque do fruto proibido é o mais desejado…