Rui Pinto denuncia circulação de jatos privados russos

52 Comentários

O mundo tem os olhos na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Como temos referido, a guerra não é apenas por terra, mar e ar… pois no campo do digital também têm sido muitas as falhas.

No passado domingo, a Comissão Europeia decidiu que os aviões de companhias aéreas russas assim como os jatos privados dos oligarcas russos não poderiam “aterrar, descolar ou sobrevoar” o espaço aéreo europeu. Mas Rui Pinto detetou alguns e já denunciou.

Rui Pinto denuncia circulação de jatos privados russos


Rui Pinto deteta dois jatos privados russos

Detido em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, Rui Pinto tem estado atento ao que se passa em Portugal e no mundo.

O “hacker português” tem estado ativo na rede social Twitter e, na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia denunciou recentemente a circulação de jatos privados russos no espaço aéreo europeu – ver aqui.

No twitter, Rui Pinto referiu que…

O jato privado T7-7AA (Bombardier Global 7500) entrou no espaço aéreo da União Europeia. Este jato pertence à FTC Aviation, uma empresa de São Marino ligada aos cidadãos russos Sergey Razuvaev and Vladimir Shevtsov. Parece que esta sanção precisa de ser ajustada

Outro exemplo: Private Jet 9H-AIS (Embraer Legacy 600), de propriedade do Blue Square Aviation Group/Sirius Aero , vinculado ao cidadão russo Nikolai Ulanov. Ulanov também é o principal acionista da RusLine, uma das maiores companhias aéreas domésticas da Rússia.

 

As informações foram obtidas via Flightradar24. Este é um serviço que pode ser usado via web browser ou recorrendo a aplicações para Mac OS, iOS e Android, e que permite, em tempo real, saber informações detalhadas sobre voos de todo o mundo. Este serviço mostra-nos a situação do espaço aéreo internacional e disponibiliza informações detalhadas sobre centenas de voos em trânsito pelo mundo.

De onde partiram, que aeronaves estão a usar e para onde estão a voar, sempre com o suporte dos mapas do Google Maps/Earth.

 

Leia também…

Flightradar24: Faça o tracking de aviões no mundo em tempo real

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Este não está em prisão domiciliar? Porque continua a ter previlegios???

    1. Avatar de Miguel Cunha
      Miguel Cunha

      Com tantos k roubaram milhões e andam por aí como se nada fosse e outros que atacam países só porque lhes apetece, estás preocupado com um k apenas usou meios menos lícitos para denunciar corruptos? Este mundo anda todo às avessas… Enfim!

      1. Avatar de Ram
        Ram

        Admirado? Nós damos um estalo no vizinho e vamos para a prisão, políticos fazem guerras que devastam milhares de vidas, destroem famílias, e bens materiais por todo o mundo, e aparentemente as pessoas admitem isso sem serem capazes de uma revolução. Enquanto isso, as pessoas preferem criticar aqueles que lutam pelos direitos de todos nós.. como referiu, o mundo anda às avessas.. portanto resta deixar a seguinte questão: não será que merecemos tudo o que está a acontecer? Está questão foi pousada por alguém numa conversa de amigos, agora pensem..

    2. Avatar de Aiai
      Aiai

      Continua e continuará a ter privilégios pois está a colaborar!
      E enquanto colaborar … parece-me bem que os tenha!!!

    3. Avatar de AlexX
      AlexX

      No texto diz preventiva. Não são privilégios, são direitos. Tal como uma dieta a gosto, cabeleireiro, manicura, massagista etc… Não matou nem roubou ninguém, alegadamene apenas encontrou uns dados numa das suas “caminhadas” pela internet que outro alguém não tinha que por lá ter deixado. 😀

      1. Avatar de Xato
        Xato

        Não roubou ?!? LOL
        Vai ler melhor o passado deste ladrão de bancos.

        1. Avatar de JLB
          JLB

          Viva! Antes ser ele a roubar aos bancos (O Robin dos Bosques moderno)! Mas os bancos que nos roubam todos os dias/meses com taxas e taxinhas nem um (dos seus Administradores) está Preso… Vai lá ver qto ganha cada um desses administadores e que regaliss tem (deviam ganhar metade do que ganham e estavam muito bem pagos)… Bendito Rui Pinto, que por muito que tenha roubado não chega aos calcanhares do que os Bancos Roubam!

        2. Avatar de AlexX
          AlexX

          Podes desviar dinheiro dum banco à vontade caso saibas como o fazer. Ou do Estado. O que não podes é assaltar e roubar dinheiro dum indivíduo que encontres pela frente. Coisas completamente diferentes.

          1. Avatar de JLB
            JLB

            Depende do indivíduo… Se for um desgraçado honesto que toda a vida trabalhou e juntou uns dinheiros no Banco para ter uma vida mais desafogada é claro que não.
            E ainda por cima depois o banco ainda vai à falência por má gestão e ainda leva dinheiro do estado e este tipos de coitados nem um centavo vêm !!! Agora de for um Putin ou Administrador de um banco ou outros indivíduos idênticos só tem mesmo é que roubar!

          2. Avatar de AlexX
            AlexX

            @JLB Qualquer indivíduo, seja ele trabalhador vivendo nos limites ou administrador dum banco vivendo desafogadamente. Não podes roubar de particulares, sejam bens ou dinheiro. Mas podes ficar a dever ao banco ou ao estado seja quanto for. Isso não é ilegal na medida que as pessoas no seu colectivo aceitam pagar essas dívidas na forma de taxas e impostos. Razão pela qual, a não ser que os movimentos tenham sido mal manobrados, não verás nenhum dos grandes devedores alguma vez detido. A não ser que seja num circo mediático mas que mesmo assim dará em nada.

        3. Avatar de paocomsalada
          paocomsalada

          Aprendiz de alguém, o Salgado onde anda? nunca mais ouvi falar, a ultima vez que encontrei o sobrinho dele, ja passaram uns anos, disse que estava bem e a descansar a sua vida.

    4. Avatar de mlopes
      mlopes

      sentença condenatoria transitada em julgado diz-te algo? bom, se não diz seria melhor ires ver o significado.
      se diz, ou passou a dizer depois de teres ido verificar, perceberás que a presunção de inocência se mantém até lá e que quaisquer direitos do arguido só podem ser coartados no âmbito de medidas de coação

    5. Avatar de 652mga
      652mga

      Qual o privilégio a que se refere? Ele acedeu ao Fightradar24 e ao Twitter, segundo o artigo, isto é alguma forma de privilégio? Ele está proibido de usar a internet? Se sim, então ocorre numa infração… mas está mesmo proibido?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        devia estar tendo em contra crimes que ele é acusado..

        1. Avatar de 652mga
          652mga

          Se não está, não cometeu nenhuma ilegalidade e muito menos, nesta situação, é privilegiado.

    6. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Privilegiar com I e não é.
      Prisão domiciliária e não domiciliar .
      Aliás domiciliar tem outro significado .
      Rui Pinto está a colaborar com a Polícia Judiciária o que lhe dá direito a acesso informático.

  2. Avatar de e.t.
    e.t.

    lá vem o sr. sabichão, com a sua capa azul de super herói, atirar com mais umas tretas para armar-se em vítima 🙁

    1. Avatar de Joaquim Santos
      Joaquim Santos

      Isto nem é dele, basta ir ao Reddit ver os tópicos que tem um mini exército de pessoas que analisam os movimentos no espaço aéreo, nem a guerra tinha começado e já eu via e participei até em alguns desses tópicos

  3. Avatar de Miguel Santos
    Miguel Santos

    Resumindo e baralhando:
    O RP detetou aquilo que qualquer pessoa, acendo ao site em questão, poderia detetar…
    Estes títulos destas noticias…Francamente. É para fazer publicidade ao site Flightradar24?? Mais parece…

    1. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Qualquer um pode consultar a informação mas… não está lá definida a opção de selecionar apenas os aviões que estão ligados a oligarcas russos…

    2. Avatar de jAr
      jAr

      Poderia mas nem todos estão atentos a isso, e um tweet de qualquer pessoa não tem o alcance dos dele.

      1. Avatar de Vítor M.

        Ora nem mais… aaa e tal qualquer um fazia e coiso…. vai-se a ver, ele deu conta e teve impacto para às autoridades saberem quem nem todos estão a dormir.

        Podia ter sido o Miguel Santos, mas não foi.

    3. Avatar de Joaquim Santos
      Joaquim Santos

      Exacto, e aposto que a informação não é dele, basta ir ao Reddit que esses movimentos já andam a ser estudados lá desde há mais de semana.

  4. Avatar de Aiai
    Aiai

    Continua e continuará a ter privilégios pois está a colaborar!
    E enquanto colaborar … parece-me bem que os tenha!!!

    1. Avatar de Joaquim Santos
      Joaquim Santos

      Não concordo, isso não existe na lei portuguesa. É o que dá aprender como o sistema judicial funciona através de filmes americanos

      1. Avatar de Aiai
        Aiai

        Comentário infeliz.
        Faz parte dos seus direitos discordar… mas fazer insinuações sem qualquer fundamento é, no mínimo, ridículo.
        Não sou advogado nem jurista, nem tão pouco o disse ser ou tentei ser.
        Talvez o Sr. Joaquim seja um dos dois…
        Mas eu vejo/leio noticias (portuguesas e de portugal) e não é a primeira nem será a ultima vez que se fala em benefícios/privilégios para quem colabora/colaborou com as ‘autoridades’/’justiça’.
        Na segunda frase expresso apenas a minha opinião.

  5. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Este, por muito que se lhe possa apontar métodos menos ortodoxos, é dos poucos que tem tomates para denunciar aqueles que ninguém denuncia por medo, conluio ou fazer parte da sua cor clubistica.

  6. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    As Forças Armadas, o SIS, a Judiciária, alguém por cá, tem um departamento de CiberGuerra/CiberCrime a funcionar? Se tem, está a funcionar mal, para ser preciso que um Hacker em prisão preventiva/domiciliária, sei lá, venha fazer “o trabalho deles”. Se não tem, é fazê-lo. Diz-se que por toda a Europa vão aumentar os Orçamentos de Defesa para 2% do PIB. Comecem por um departamento de CiberGuerra, e não por aumentar os salários de generais/almirantes que andam por aí aos pontapés.

  7. Avatar de Bill
    Bill

    Por mim pode continuar a denunciar todos os corruptos do mundo. Tem todo o meu apoio.

  8. Avatar de Jota
    Jota

    Uma criminoso a visar outros criminosos!

  9. Avatar de ricardo lopes
    ricardo lopes

    só faltava este agora
    ainda dão importância este

  10. Avatar de JLB
    JLB

    Se dão importância ao Snowden e ao Assange porque não havemos da dar importância ao Rui Pinto !!! Já não é velha e verdadeira a história de que os próprios “ladrões” depois de apanhados venham a trabalhar com as autoridades… Há um filme (há mais) com base verídica feito com o Leonardo DiCaprio (o Apanha-me se Puderes!) que conta este tipo de situações…

    1. Avatar de Joaquim Santos
      Joaquim Santos

      Porque esses tem conhecimento, não sao meramente script kids e no máximo hackers sociais

      1. Avatar de Guile
        Guile

        UAU. Que comentário cheio de conteúdo. He he

        Todos os hacker usam ou usaram software criado por outros. Então todos os hacker sejam white, black , grey, etc. Sao ou já foram Script Kiddies. Depois estás a dizer no “máximo hackers sociais” como se fosse algo fácil. Alguns dos mais famosos hacker de sempre são experts em social engineering

  11. Avatar de JLB
    JLB

    Este filme é expectacular !!!

    Mais um caso verídico, sobre a máfia russa…

    Molly Bloom: quem é a empresária que inspirou o filme “A Grande Jogada”.
    https ://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2018/02/molly-bloom-quem-e-empresaria-que-inspirou-o-filme-grande-jogada.html

  12. Avatar de lio_oil
    lio_oil

    Obrigado Rui Pinto

  13. Avatar de JS
    JS

    Para mim este a denunciar outros denunciam e fica tudo bem e que se f…. é sempre os mesmos
    Dar valor é aqueles que trabalham em fabricas e escritórios durante 8 e 10 horas e no fim-de-mês sobreviver com pouco mais ou menos do que o salario mínimo
    Porque quem recebe o salario minimo com descontos não o chega a levar
    Para mim este é igual aos outros mais um parasita do sistema

  14. Avatar de Joaquim Santos
    Joaquim Santos

    Digamos que copiou do Reddit que há mais de 1 semana que tens tópicos só com as movimentações de aviões.

    Este gajo é um script kid no máximo, hacker? Só se agora chamarem hacker a hackers sociais e script Kiss.

  15. Avatar de Manso
    Manso

    O Rui Pinto já denunciou ás autoridades Portuguesas e Hungaras o Danubio Azul?
    E para quem defende este “herói”, é pena ele não ter entrado nas vossas contas bancárias e ter exposto a vossa vidinha (Que deve ser bem m~~dosa) na net e fazerem capas e aberturas de telejornais com informação manipulada. Como fazem num certo local a norte…

  16. Avatar de Faísca
    Faísca

    Voos “diplomáticos” ainda estão autorizados

  17. Avatar de jack
    jack

    O pplware está a cada dia mais bem frequentado. Sim Sr

  18. Avatar de RUY ACQUAVIVA
    RUY ACQUAVIVA

    Alguém me explica por que vocês chamam os burgueses americanos e europeus de milionários ou bilionários e demonstram uma certa reverência a eles, como se fossem exemplos de pessoas bem sucedidas e quando é um elemento da burguesia russa chamam de oligarcas e tem tratamento oposto?
    Para mim em ambos os casos são desprezíveis mas é impossível não reparar na diferença no modo de se referir a essas pessoas. É racismo, xenofobia, eurocentrismo ou o quê?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      São Russofóbicos 🙂
      Mas quem criar este tipo de pessoas é a comunicação social, que devido ao facto dos EUA ser uma super potencia, e devido ao facto de estarmos alinhados com eles, temos que reportar a Rússia como muito maus nos nossas canais de informação..
      Estas coisas começam a ficar programadas na mente das pessoas, e depois leva a isso.
      E depois tens os Ucranianos do oeste da Ucrania, que são neoNazis, mas nos gostamos deles como se fossem nossos irmãos 😀

      Diz-me uma noticia onde é que os EUA, na nossa imprensa ou na Europa, são pintados como maus da fita? 🙂 pois não há..
      Resumindo: Propaganda, Lavagem cerebral, e olha que é uma arma muito eficaz contra grande parte da Sociedade em geral..

  19. Avatar de secaya
    secaya

    O fantoche, Rui Pinto, continua a dar bitaites.

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    O problema é que proibiram apenas os aviões de entrar. Não proibiram as pessoas.

    Se for um avião de outro país, está tudo ok.

    Aposto que essa sanção teve mão do Costa (ou do PS, com ajuda do BE e do Chicão), sendo tão inútil como as medidas que ele aprova por cá para tudo e mais um par de botas.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Não Filipe, Portugal é um País que do Ponto de vista estratégico, quer militar quer Económico, não tem puder nenhum.
      Basicamente nos somos controlados pelos outros países mais fortes, a nossa media também é controlada por eles, tu aqui não tens forma de produzir conteúdos com base nos teus valores, és obrigado a debitar o script que te chega lá de fora..

      Por isso esquece a ideia de alguma coisa ser definida pelos portugueses, quer para o bem ou para o mal. 🙂
      A Única vez que me lembro de ver uma decisão estratégica Portuguesa( é foi uma coisa muito feia.. ), foi o Durão Barroso acordar com alguns chefes de estado a invasão do Iraque, uma vergonha.

      Mas isso rendeu lhe a ele a eleição de Presidente da União Europeia, porque demonstrou que tinha capacidades hábeis, mesmo que tivesse sido para cometerem genocídio em massa no Iraque..

      Portanto esquece a ideia da grandeza, a achares que Portugal tem voto na matéria.. 🙂

  21. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Rui Pinto & Company – 100%. Desprezo á ignorância……

  22. Avatar de MCakaZim
    MCakaZim

    Se o homem nao tivesse descoberto os podres no futebol portugues e denunciado, maioria dos que aqui criticam nao falavam. Se denunciasse só podres nos politicos, ja era um heroi. com o futebol ninguem toca. força tugalandia

    1. Avatar de Vítor M.

      Já estás na mira de Putin… 😀

      1. Avatar de LG
        LG

        Então apaga isso antes que seja tarde 😛