Revolução nos endereços da Internet?

36 Comentários

A Internet está prestes a sofrer a sua “maior mudança desde que foi inventada, há 40 anos”, indicou a entidade responsável pela regulação da Web, o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). Este organismo está a finalizar as normas que, pela primeira vez, irão permitir endereços com caracteres não pertencentes ao alfabeto romano.

A proposta – já aprovada no ano passado – irá permitir, por exemplo, a escrita de domínios em árabe, japonês, chinês e cirílico.

O ICANN indicou que se os planos finais forem aprovados no dia 30 de Outubro (sexta-feira), as primeiras candidaturas poderão ser aceites a partir do dia 16 de Novembro. Em meados de 2010, os domínios de topo com caracteres não-latinos passarão a ser comuns, estimou o presidente do organismo.

“Dos 1,6 mil milhões de utilizadores de Internet em todo o mundo, mais de metade usa linguagens com caracteres que não têm raiz no alfabeto romano”, indicou Rod Beckstrom na abertura da conferência anual do ICANN, em Seul, Coreia do Sul.

“Esta mudança é, por isso, muito necessária, não apenas para metade dos utilizadores de Internet no mundo, mas também para mais de metade dos futuros utilizadores mundiais, se a Internet continuar a crescer”.

Os primeiros planos para a introdução de um sistema IDL (Internationalised Domain Names) foram aprovados em Junho de 2008. Porém, os testes para uma mudança neste sistema estão a ser testados há já algum tempo, indicou Peter Dengate Thrush, responsável pelo processo de mudança.

“É preciso entender quão fantasticamente complicada é esta mudança”, disse. “Aquilo que criámos foi um diferente sistema de tradução”.

Alguns países, como a China e a Tailândia, já tinham introduzido “esquemas” que permitem aos utilizadores entrar nos endereços web nas suas próprias línguas, mas estas manobras não foram aprovadas internacionalmente e não funcionam necessariamente em todos os computadores.

O ICANN, criado pelo governo norte-americano, foi fundado em 1998 com o objectivo de supervisionar os desenvolvimentos da Internet. Público

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Então e se eu quiser entrar num endereço árabe? Terei de mudar a língua do teclado certo?

    E quanto à ideia, é excelente.. Penso que é bom aos estrangeiros dessas línguas…

    1. Avatar de a friend
      a friend

      lol.. penso que se quiseres entrar num endereço arabe o mais provavel é que não pesques nada que caracteres estão lá escritos! O que só te resta carregar no hiperlink… partindo do principio que também saibas decifrar o conteudo do site que queres visitar… 😀

      Cá em Portugal já não existia algo do genero que permite usar Ç … acentos….etc?

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        já vou poder ter um mail com o meu nome bem escrito, certo?

        1. Avatar de a friend
          a friend

          Provavelmente sim.

        2. Avatar de avlis rotiv
    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Hum…
      endereços árabes, nome codificado,…

    3. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Parece-me simples:

      desde que cada página tenha um campo nos seus metadados com a tradução do link para caracteres do alfabeto romano e, os browsers permitam a tradução de endereços para árabe, chinês, etc e vice-versa.. o problema está resolvido tanto a nível de pesquisa como a nível de introdução de endereços no browser.

    4. Avatar de Antonio

      É o que essa norma diz!

      Já eu acho super-ruim!

      Existem ótimos sites estrangeiros que, ainda bem, posso acessá-los pelo meu teclado. Mas, e quando ATÉ a URL for com caracteres árabes ou chineses e por aí vai?

      Eu realmente odiei… Espero que isso demore um tempão pra acontecer…

  2. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Isso já é possível há vários anos (em línguas europeias, pelo menos) – a Força Aérea é um exemplo, vejam aqui:
    http://forçaaérea.pt/

    Os endereços noutros alfabetos vão ter um endereço alternativo, penso eu “de que”…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Deu erro o link
      =P

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        O problema é do pplware – se abrires pelo menu contextual já funciona.

        1. Avatar de Ice
          Ice

          O problema não é do pplware, é de não pores http://www... burrice de quem gere o servidor da força aérea.

          http://www.forçaaérea.pt/

          1. Avatar de tha_beeth
            tha_beeth

            É! Vi o link da Força Aérea de PT.. funciona mesmo mas pelo menos aqui, ele direciona pra outros caracteres. Como se fosse um tradutor de acentos. Mas funciona. Aqui no Brasil ainda não tem nenhum assim eu acho. Gostei =D

          2. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Ice: endémico em .pt…

            tha_beeth: no ff; no ie, desmarcas “mostrar sempre endereços codificados”, nas opções avançadas.

      1. Avatar de Barros
        Barros

        Com o acento (www.exército.pt) transforma em : http://www.xn--exrcito-cya.pt/ mas não levanta voo! Eh! Eh! Eh! 😛

      2. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Realmente aqueles gajos devem tomar alguma coisa quando estão à frente dos computadores.
        Mas não teria sido muito mais simples um endereço sem acentos.
        Nem tudo o que podemos fazer deve realmente ser feito.
        Imaginem que alguém vos mandava um email a dizer:

        Vê esta gaja boa junto ao avião numa sessão de fotos no museu do Ar:
        http://www.xn--foraarea-u0aw.pt/www/detalhe.php?cod=035.333&lang=pt

        Vocês clicavam ou desconfiavam de algum site menos católico?!

        E o pior de tudo: esqueceram-se de registar este endereço e direccionar para o site deles: http://www.forcaaerea.pt/

  3. Avatar de aver
    aver

    Acho que funciona por tradução. Se eu escrever o endereço http://www.ali_o_camelo.com vou parar ao mesmo endereço que um árabe que escreva (mais ou menos)ثثث .علي الجمل.ثثث

  4. Avatar de cdq74cn
    cdq74cn

    A coisa mais perplexa no artigo foi a imagem, pensei “hum o Vítor anda sempre com programa que dão um jeitaço e não tem nenhum pro printscreen e anda aqui com maquina digital ?!”. Quando cheguei À conclusão que dá aspecto mais jornalístico :P. Isto não é um comentário é um simples bitaite !LOL

    1. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      Hmm… Isso foi perspicaz… e curioso tb 😉

  5. Avatar de Fab
    Fab

    Eu espero sinceramente que considerem a bomba que isto vai trazer no phishing.. eh pá é que a forma mais inteligente de verificar se um gajo tá a ser vítima de phishing ou não é pelo endereço do servidor, e agora se há algum carácter árabe/chinês/raioqueopartês que tenha uma representação tal-e-qual um carácter “normal” (há diversos caracteres assim!)?

    Vai haver barraca com o phising.. mark my words..

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E quê?! Lá porque uns quantos no Ocidente abrem tudo o que lhes aparece no mail, mais de metade da população mundial não pode ter endereços de Internet na seu alfabeto?! Deixar de olhar para o próprio umbigo é uma coisa maravilhosa, devia experimentar…

      1. Avatar de Marco Silva
        Marco Silva

        Eu ria-me era se tu escrevesses http://www.crédito.pt e fosses parar a um site onde te roubassem os dados, pq na verdade o q qerias era o http://www.credito.pt e o outro q tinha o acento era farça… Não é fácil.

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          So por acederes a um site qualquer, ninguem rouba o que quer que seja.

          Agora, as pessoas tem de perder o mau hábito de se deixarem levar por lorpas. Se alguém aparecer à tua porta a pedir-te os teus dados pessoais, irás dá-los?

          I don’t think so…

          1. Avatar de A friend
            A friend

            Uma pequena atenção, a visita a certos tipos de sites é possivel roubar qualquer coisita. Ve-se isso em sites não fidignos que roubam as passwords de Facebook ou Twitter mesmo que o utilizador não as digite.

            Ao que parece, são sites que simulam os cookies e enganam a cache dos browsers para captar as passwords que inserimos e ficaram guardadas temporariamente para os sites em questão, que quando acedemos não tarmos constantemente a inserir as mesmas…

        2. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          E se onde te roubarem for em http://www.credito.pt e não em http://www.crédito.pt, já era aceitável, para ti? Parece-me que a cretinice também já se tornou endémica, cá pela terrinha… mas é a própria História da Humanidade: enquanto umas culturas prosperam, outras acabam por desaparecer sem deixar nem traços…

        3. Avatar de Miguel

          E assumindo que eu fazia isso: lá por eu ser estúpido isso quer dizer que todas as pessoas não estúpidas que vivem em países onde não se utiliza o alfabeto romano devem ser obrigadas a escrever endereços de internet num alfabeto que não é o seu só porque existem uns quantos imbecis no Ocidente que não se dão ao trabalho de ver se o site onde estão a inserir informação importante é fidedigno?!
          E é «farsa», não «farça».

  6. Avatar de 3biz
    3biz

    os testes para uma mudança neste sistema estão a ser testados

    testes testados? hum :-p

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Convém sempre testar os testes, não vá algo correr mal com eles!

      1. Avatar de Barros
        Barros

        E bem!! loooooooooool

      2. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        Basicamente é verificar se os testes conseguem fazer as verificações supostas…

        1. Avatar de JGomes

          E quem vai verificar se o verificador desses mesmos testes, que testam o sistema, é capaz de verificar esses testes que serão verificados por algum técnico xpto com doutouramente em alguma área de verificacao de verificações de testes.

          Confuso né?

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            É a Critical, claro!

  7. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    É atribuído sem o prefixo “xn--” depois do www.

    Dever de casar hoje é procurar no oráculo sobre: prefixo xn-- 😛

  8. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    É atribuído sempre o prefixo “xn--” depois do www.

    Trabalho de casa hoje é procurar no oráculo (google) sobre: prefixo xn--

  9. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Lá se vai a acessibilidade na net, para além dos possíveis problemas de phishing vai deixar de ser possível digitar directamente o endereço que se quer ou procurar num motor de busca se não se souber o endereço completo.

    Para além disso existem caracteres de algumas línguas que se confundem com outros, isso para o phishing é uma maravilha.