Repositório do código fonte do PHP foi “hackeado”! E agora?

50 Comentários

O PHP é uma das linguagens mais populares direcionadas para a web. Cerca de 80% dos sites de toda a internet têm como base esta linguagem de programação.

Este domingo o repositório Git interno do PHP foi “atacado” tendo sido realizadas duas atualizações não autorizadas para inserir uma backdoor secreta no código-fonte.

Repositório do código fonte do PHP foi "hackeado"! E agora?


O PHP é das linguagens de programação mais usadas em plataformas em toda a internet. Segundo o site w3techs, 79.1% dos sites foram desenvolvidos em PHP. Segundo o site Tiobe, o PHP é atualmente a oitava linguagem do mundo mais usada.

De acordo com informações recentes, o ataque ao repositório permitiu aos hackers injetar mudanças no repositório php-src.  Rasmus Lerdorf e Nikita Popov (do projeto PHP), revelaram que foram feitos dois commits ao código tendo o servidor oficial git.php.net sido comprometido.

Repositório do código fonte do PHP foi "hackeado"! E agora?

O facto de o servidor com o código-fonte do PHP estar comprometido, poderia permitir aos hackers injetar código malicioso nos servidores das vítimas.

Craig Young, investigador de segurança da Tripwire referiu que…

Temos sorte que os commits maliciosos foram detetados antes de chegar aos sistemas de produção. Se não tivesse sido detetado tais alterações, o código poderia ter “envenenado” outros repositórios de pacotes binários nos quais inúmeras organizações dependem e confiam. Os projetos de código aberto que hospedam os seus repositórios de código podem estar em maior risco por causa deste tipo de ataque”. Importante que se projetam os commits ao código.

Alguns especialistas acreditam que é possível que os invasores quisessem ser descobertos ou que fossem considerados “caçadores de bugs” por causa das “mensagens” que deixaram no código. As investigações ao sucedido continuam, ficando o alerta para todos os que usam esta linguagem de programação.

 

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato Nogueira
    Renato Nogueira

    Uma prova que não existe blindagem que não possa ser quebrada. Esse negócio de que X é mais seguro que Y já foi o tempo.

    1. Avatar de Cláudio E.
      Cláudio E.

      Neste caso o facto de ser open-source até foi uma coisa boa porque a situação foi detectada em poucas horas precisamente porque o código está disponível e é monitorizado por várias pessoas na cadeia de desenvolvimento. Num contexto de código fechado, possívelmente a alteração seria integrada e distribuída (como aconteceu no SolarWinds hack).

  2. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    Foram-se os bons tempos de segurança absoluta! Hoje em dia tudo é muito vulnerável em termos de programação binária. PHP como Smalltalk são linguagens dedicadas à produção de websites e consideradas linguagens de baixo nível ou de máquina. Atualmente, a programação quântica está despertando interesse de muitos estudiosos dessa área e em virtude de ser nova e ser ainda comercialmente pouco viável os hackers não tem dado o ar de sua graça!

    1. Avatar de chinesisses
      chinesisses

      PHP baixo nível? desde quando?

      1. Avatar de Walter
        Walter

        PHP é uma linguagem, por assim dizer, de máquina. Possuem comandos menos intuitivos. Temos como exemplo o Assembly, Java, Object Pascal, Python, Objective-C, etc.
        As linguagens PHP<3, Java Script<3+++, Python<3 e Ruby<3 são consideradas de alto nível, i.e., porque se aproxima mais com a linguagem humana.

        1. Avatar de Smile for stupidity
          Smile for stupidity

          AH AH AH AH AH Java, Python baixo nivel.

          1. Avatar de Walter H. Gunji
            Walter H. Gunji

            O que voce entende por linguagem de alto e baixo nível?

          2. Avatar de Marcos
            Marcos

            “Here we have, a professional bull shitter, in its natural habitat, the website discussion forums”

            xD Punch card programming super alto nível, então, é tudo feito à mão e tudo.

        2. Avatar de Smile for stupidity
          Smile for stupidity

          Comparar Assembly com Java, por exemplo, esta a um nivel ridiculo de comparacao em comparar um aviao de papel com um Boeing 747…

          1. Avatar de Walter H. Gunji
            Walter H. Gunji

            Depende das versões. A que eu uso, por exemplo, o PHP7 vc acha que é alto ou baixo nível? Não estou comparando o Assembly com Java. Em termos de versatilidade e rapidez são diferentes.

          2. Avatar de Smile for stupidity
            Smile for stupidity

            Obrigado, muito obrigado por teres tornado o meu dia melhor com este bocadinho de humor… Chegamos a conclusao que entendes tanto do assunto “linguagens de programacao de alto/baixo nivel” como eu sei cozinhar um arroz malandrinho a bulhao pato.

        3. Avatar de Smile for stupidity
          Smile for stupidity

          E ja agora, pegando nas tuas proprias palavras

          “PHP como Smalltalk são linguagens dedicadas à produção de websites e consideradas linguagens de baixo nível ou de máquina”

          “As linguagens PHP<3, Java Script<3+++, Python<3 e Ruby<3 são consideradas de alto nível"

          Entao em que e que ficamos? PHP e de baixo ou de alto nivel? AH AH AH AH

          1. Avatar de Walter H. Gunji
            Walter H. Gunji

            Depende das versões. A que eu uso, por exemplo, o PHP7 vc acha que é alto ou baixo nível?

          2. Avatar de Smile for stupidity
            Smile for stupidity

            Meu deus!!!! Fico por aqui, fui arrasado com o argumento de umas versoes do PHP serem de baixo e outras de alto nivel XDDDDDDDDDDDD

        4. Avatar de FAR
          FAR

          Acho que andou a ler os livros errados. Objective-C, Assembly e Java são linguagens de programação com níveis completamente distintos.

          PHP, JavaScript (ou qualquer linguagem web, na verdade) é alto nível. Assembly é dos nívei mais baixos (mais próximo da “linguagem máquina”, binário).

          Sugestão: não fale daquilo que não sabe, só cria confusão.

        5. Avatar de chinesisses
          chinesisses

          oh migo… larga as drogas.. tá te a fazer mal… já pensaste em ler uns livros?

      2. Avatar de Walter
        Walter

        “Chinesisses”? Porque? Ou é “portuguesisses”?

      3. Avatar de BA
        BA

        Tudo depende do referencial. Se este for a linguagem humana, então sim, são todas de baixo nível.
        🙂

      4. Avatar de Rambo
        Rambo

        Só se for de baixo nível pela qualidade do que produz…AhahA
        https://whydoesitsuck.com/why-does-php-suck/

        1. Avatar de Smile for stupidity
          Smile for stupidity

          +1 AHAHAHAHA

          Mas, aparentemente, para o nosso amigo, depende das versoes AHAHAHAH

    2. Avatar de João
      João

      Minha nossa senhora, este comentário é das coisas mais estapafúrdias que já li por aqui!

    3. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      Estou em choque… Pensei que terminava aqui mas percebi que tem mais comentários em baixo. Tu gostas de apanhar cara…

      Googla ai linguagem de alto nível e baixo nível, o que é?

      Não digas disparates. E não, uma linguagem não nem alto nem baixo nível dependendo da versão. Ou é ou não é.

    4. Avatar de Marcos
      Marcos

      Mano, PHP é literalmente uma linguagem de alto nível 🙂

  3. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    79%?? Eu apontava seguramente mais para os 90%.

  4. Avatar de Megadriver
    Megadriver

    E agora olhem… GIT revert…
    Não percebo qual é o stress…

  5. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    O que voce entende por linguagem de alto e baixo nível na área de TI?

    1. Avatar de Smile for stupidity
      Smile for stupidity

      HTML e CSS sao linguagens de PROGRAMACAO de alto, medio ou baixo nivel? AHAHAHAHAHAH

  6. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    Vc. tem quantos anos de experiencia em programação?

  7. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    Vc. tem quantos anos de experiencia em programação? Por exemplo em PHP! Agora estou desenvolvendo programação/sistemas quânticos! Deixei de trabalhar em sistemas binários!

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      vai lá vai, computadores quânticos programados em PHP.

  8. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    Vc mal sabe das evoluções que oPHP teve. Anterior ao PHP7 teve a versão PHP 5.6 que muitos acharam que teriam problemas na migração. Voce tem conhecimento dessas coisas?

    1. Avatar de Bruno Pinto
      Bruno Pinto

      Ainda não chega? Já toda a gente percebeu que tem uma cultura acima da média.
      Mas pode terminar com o assunto?
      Fique com a sua língua de baixo nível e deixe as pessoas trabalhar com as de alto nível descansados.

  9. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    Vc trabalha em que empresa?

  10. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    Respondendo por deboche! Vejo que se acha um entendido no assunto mas é só aparencia. Se conhecesse mesmo do assunto a resposta seria dirigida de outra forma.

    1. Avatar de Bruno Pinto
      Bruno Pinto

      Assumindo que isso seja direccionado a mim, fico curioso não ter reparado, que a sua conversa de crítica nunca esteve direccionada a mim. Aliás, apenas tentei que parasse com o seu enorme spam, visto querer assistir a uma conversa regulada nestes comentários e 50% das publicações que encontrei foram spam seu.
      Em relação ao que diz sobre mim, prefiro abster-me de grandes comentários.
      No entanto, avaliar meu conhecimento sobre um determinado assunto, por um único comentário, é simplesmente caricato.
      Embora que, no caso dele existir, deverá ser usado apenas para ajudar em futuros comentários e nunca para demonstração publica em resposta a críticas de alguém.
      Apenas devo provas de conhecimento a mim mesmo e a quem trabalha comigo diariamente.
      Continuação de uma boa tarde.

  11. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    Vc nem imagina! Isso bai longe pra cacete! Hahahahaha

  12. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    É igual ao QCL!

    1. Avatar de Smile for stupidity
      Smile for stupidity

      É melhor eu parar por aqui. Isto pode ser doença

      1. Avatar de Walter H. Gunji
        Walter H. Gunji

        SARS-CoV2????????

  13. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Dudes, ensinem o Walter, ele claramente está equivocado, gozar com ele não o vai fazer evoluir. Claramente já se percebeu que ele não sabe do que está a falar, mas expliquem ao gajo

    https://blog.betrybe.com/linguagem-de-programacao/linguagem-alto-e-baixo-nivel/

    1. Avatar de Walter H. Gunji
      Walter H. Gunji

      Só voces sabem?

      1. Avatar de Walter H. Gunji
        Walter H. Gunji

        Voces não imaginam o quanto estão atrasados nessa área! Hahahaha

        1. Avatar de Walter H. Gunji
          Walter H. Gunji

          Nem queiram comparar com os da Ásia!

          1. Avatar de Smile for stupidity
            Smile for stupidity

            Exactamente, o Aliexpress esta desenvolvido em PHP Quantico! Concordo!!!

          2. Avatar de chinesisses
            chinesisses

            PHP Quantico foi forte XDD deixem o gajo quieto XDDD

      2. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Dude, não é saber ou deixar de saber, são conceitos básicos do desenvolvimento de software, PHP é alto nivel, basicamente tudo o que o nosso cerebro consegue “ler” facilmente, é alto nivel, é um conceito, é uma verdade, não é uma opinião. Estou-te a tentar explicar um conceito, tens duas hipoteses, ou continuas a ser gozado, ou lês e ficas um bocadinho mais culto, só isso.

        1. Avatar de Smile for stupidity
          Smile for stupidity

          Mas nao entendes que na programacao quantica isso nao faz sentido?!?! AHAHAHAH

          Basicamente alto nivel e baixo nivel sao dois conceitos que existem em simultaneo, ate ires pesquisar e ver a definicao em concreto. AHAHAHAHAHAHAHAHAH

          Nao somos NADA, comparado com a mente do Walter H. Gunji!!! NADAA!!!!!

        2. Avatar de Walter H. Gunji
          Walter H. Gunji

          Bom senso e lógica! Ótimo!

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Baixo nivel e uma linguagem que se aproxima mais da maquina. Alto nivel a que se aproxima mais do humano. Nao sei se me entenderam. Acho que nao disse nenhuma asneira lol

  15. Avatar de Marcos
    Marcos

    Por isto é que eu ando a programador o Large Hadron Collider do CERN em json