Reino Unido proíbe instalação de equipamentos 5G da Huawei após setembro de 2021

12 Comentários

Os problemas mais sérios da Huawei são com o governo norte americano. No entanto, a empresa chinesa também tem tido preocupações com outros países, como por exemplo o Reino Unido. Especialmente no que respeita à Internet de quinta geração.

E o cerco acaba de ficar mais apertado pois o país britânico anunciou hoje uma nova regra que impede que novos equipamentos 5G da Huawei sejam instalados depois de setembro de 2021.

Reino Unido proíbe instalação de equipamentos 5G da Huawei após setembro de 2021


A relação entre a Huawei e o Reino Unido já teve melhores dias, e a culpa é da rede 5G. No início deste ano, até parecia que o país britânico iria ceder ao autorizar a rede ultra rápida da marca chinesa a operar no país. Mas depois vários problemas e incidentes graves se desenrolaram.

Algumas pessoas que estavam contra a implementação da rede de quinta geração no país, destruíram dezenas de antenas 5G, o que contribuiu para diversas dificuldades de comunicação. No entanto este ato de vandalismo esteve também ligado a teorias da conspiração que associavam esta rede à pandemia da COVID-19.

Reino Unido barra instalação de equipamentos 5G da Huawei

O Reino Unido anunciou hoje, 30 de novembro, uma nova regra contra a tecnologia 5G da Huawei. Desta forma, as operadoras de telecomunicações britânicas não vão poder instalar novos equipamentos 5G fabricados pela marca chinesa depois de setembro de 2021.

Com esta medida, o governo pretende remover os equipamentos da fabricante de Shenzhen da sua estrutura da rede ultra-rápida.

De acordo com o Oliver Dowden, Ministro Digital da Reino Unido:

Estou a definir um caminho claro para a remoção completa de fornecedores de alto risco das nossas redes 5G. Isto será feito através de novos poderes e competências sem precedentes para identificar e proibir equipamentos de telecomunicações que representam uma ameaça à nossa segurança nacional.

O Reino Unido já havia ordenado a remoção de todos os equipamentos de telecomunicações da Huawei instalados nas operadoras até 2027. O motivo prende-se com a eliminação do potencial risco de segurança das infraestruturas da rede do país.

Huawei

Como seria de esperar a China criticou o governo britânico, acusando-o de seguir um caminho semelhante aos EUA. A Huawei referiu na semana passada estar desiludida com o governo britânico por a tentar excluir do mercado 5G, depois de novas publicações definirem que as empresas podem ser multadas em 100.000 libras (~111 mil euros) caso violem esta regra.

Para além disso, o governo do Reino Unido revelou também a sua estratégia para diversificar a rede de componentes 5G. Inicialmente está previsto um investimento de 250 milhões de libras (~278 milhões de euros) para o setor. Este processo envolve a colaboração com a japonesa NEC de modo a estabelecer novas instalações de pesquisa.

Por agora o país também já proibiu a compra de novos equipamentos 5G da Huawei após o final deste ano e ainda está a definir alguns detalhes desta regra.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ze
    ze

    Uma boa noticia. Havia de ser a nivel mundial boicotar tudo dos chinos

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Por mim desde que seja para apoiar o que é europeu (á falta de alternativas portuguesas), deixemos os americanos e os chineses a apertar o pescoço uns aos outros e sigamos com a Ericsson

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta a política oficial de espiar até os próprios cidadãos dentro da China (créditos sociais), é normal que os britânicos que também tentam espiar tudo e todos queiram os chineses fora da estrutura crítica das comunicações para que em caso de guerra não possam facilmente desactivar as comunicações seja à distância ou com ajuda de um ou dois agentes locais… e mesmo que as pessoas individualmente usem smartphones da Huwaei pelo menos as pessoas mais importantes poderão utilizar outros aparelhos de outras marcas e garantir que continua a funcionar em especial modelos “seguros”.

    Mas isto quando se escolhe a infra-estrutura só se está a escolher quem terá mais facilidade em desactivar a rede/ espiar, mas seja qual for a opção a segurança da rede será sempre uma bosta porque as próprias especificações estão feitas de tal maneira que existirão sempre maneiras de interceptar e interferir nas comunicações conforme as necessidades, os equipamentos até poderão ser dispendiosos mas nada que governos não tenham acesso assim estejam dispostos a largar o dinheiro.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Já estamos em 2020. Que tal parar com essas teorias da treta? Ou vais dizer que são apenas do lado da China que espiam o mundo inteiro? Aposto que para escrever esse comentário acedeste a um site dentro de um browser que é feito num país que em termos de controlo de massas e lavagens cerebrais consegue ser pior que a China.

    2. Avatar de lol
      lol

      amigos não e espiar e tirar tudo que compete igual para impor marcas americanas ao mundo cresça e apareça acorde para vida

    3. Avatar de lol
      lol

      fala em espiar e o edward snowden diz lhe alguma coisa??

    4. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Que teorias da treta?
      A China quer espiar tudo e todos, e fá-lo, assim como faz o Reino Unido, os Estados Unidos da América, a Alemanha, e quase todos os outros. As notícias ao longo dos anos assim o indicam ou o afirmam.

      Nenhum país a sério, com capacidade económica e técnica, que realmente queira manter a sua autonomia permite ter as suas infra-estruturas críticas sob controlo de estrangeiros, em especial se tiverem capacidade para produzi-las eles próprios ou para escolher alternativas provenientes de origens cujas ideologias se assemelhem mais às do seu próprio país e que por isso deem mais garantias de segurança e estabilidade.

      Pessoalmente gosto de diversidade, quanto mais diversidade mais complicado mandar tudo abaixo, em especial se forem operadores diferentes a utilizar aparelhos todos eles diferentes dos dos outros operadores.

      Dito isto, e como não gosto da filosofia socialista com tendência para o comunismo global dos chineses, preferia não ter material deles nas infra-estruturas de Portugal, sabendo como eles gostam de espiar até os seus próprios cidadãos.

  3. Avatar de anonimo
    anonimo

    “A Huawei referiu na semana passada estar desiludida com o governo britânico por a tentar excluir do mercado 5G,”
    ARRE!
    “EXCLUÍ-LA” é o termo que desconheces. Tentar excluí-la.

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Podemos dizer “Obrigado por me tentar contar a verdade” ou “Obrigado por tentar contar-me a verdade”. Tudo se resume ao registo, se é formal ou não.

  4. Avatar de lol
    lol

    enfim eu como consumidor sinto me triste que o mercado queixa impor-me apples e android macdonalds burger kings nikes tudo marcas americanas porque nao posso escolher o que quero???

    1. Avatar de dan
      dan

      porque tens de pagar o dobro do que queres pagar, e tens que ser espiolhado pelo tio sam

  5. Avatar de Martim
    Martim

    A huauei é a única maneira de lutar contra o imperialismo americano o meu próximo telemóvel será huauei