Reino Unido contraria EUA e autoriza Huawei a operar 5G

15 Comentários

A rede 5G está cada vez mais perto de ser uma realidade implementada em vários locais. O Reino Unido decidiu nesta terça-feira que irá permitir que a Huawei participe no desenvolvimento do 5G em território britânico.

Esta decisão contraria as orientações dos Estados Unidos da América que visavam impedir totalmente que a marca chinesa operasse 5G no país europeu.



O dia de ontem trouxe boas notícias à Huawei. O Reino Unido decidiu autorizar que a marca chinesa operasse a rede 5G em território britânico.

A decisão irá permitir que a Huawei faça, assim, parte do desenvolvimento da tecnologia 5G no país, apesar de ter algumas limitações.

No Twitter da marca, pode ler-se o comunicado de Victor Zhang, Vice-Presidente da Huawei.

O vice-presidente da marca chinesa disse que a empresa está aliviada com esta decisão do Reino Unido. Adiantou ainda que esta permissão abre portas a uma tecnologia mais avançada, segura e eficiente no futuro.

Huawei pode operar 5G no Reino Unido, mas com restrições

Contudo, esta autorização é limitada e a tecnológica chinesa terá algumas restrições.

A Huawei está proibida de operar em redes de telecomunicação cujos dados sejam classificados como “sensíveis” como, por exemplo, adjacente a estações da inteligência britânica.

Para além disso, o governo também decidiu que a Huawei não poderá deter mais do que 35% dos equipamentos instalados.

Decisão vai contra orientações dos EUA de barrar a atividade da marca chinesa

Apesar da forte parceria que existe entre o Reino Unido e os EUA, a decisão do país britânico vai no sentido contrário das orientações dadas pela América.

O Governo de Donald Trump tinha pressionado o Reino Unido para que este restringisse totalmente a tecnologia da marca chinesa, isto porque acusavam a Huawei de usar os seus equipamentos como instrumento de espionagem do governo chinês.

Os representantes do governo americano dizem-se desapontados com a decisão britânica, exemplo disso foi a reação do senador do Partido Democrata Chris Murphy, no seu Twitter:

Também Tom Cotton, senador republicado fez questão de deixar na rede social o alerta de que os ganhos a curto prazo não anulam as consequências a longo prazo:

Por sua vez, e como adianta o The New York Times, os oficiais britânicos acreditam que, apesar de existir risco de espionagem, as limitações impostas devem contornar o problema.


Leia também:

Huawei instala 5G em Hospital da China para combater o Coronavírus

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Até que enfim, já se começa a sentir a liberdade dos ingleses.
    Aqui na tugalandia e Europa ainda está tudo agarrado aos pedidos do Trump para adiar o 5G.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não é bem assim pois o nosso governo mandou o Trump para a m…a.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Mandou…mandou, tanto mandou que a seguir pediu para parar todos os processos de 5G na secretaria!
        A Meo está farta de denunciar esta situação do congelamento do processo do 5G por parte do regulador.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Para de inventar. O problema é que ainda não foi libertada a faixa na qual o 5G vai operar. Caso não saiba a ANACOM não recebe ordens do governo pois é autónoma.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            “ANACOM critica o pedido da Altice para atrasar o processo de migração para o 5G, pedido esse que foi rejeitado pelo regulador.” data 20/11/2019

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Acreditas mesmo no pai Natal, olha a notícia fresquinho dia 29.

            “A Comissão Europeia aconselhou esta quarta-feira os Estados-membros da UE a aplicarem “restrições relevantes” aos fornecedores considerados de “alto risco” nas redes 5G, incluindo a exclusão dos seus mercados para evitar riscos “críticos”.”

    2. Avatar de José
      José

      É por isso que tanto NOS como Vodafone têm estações base da Huawei já preparadas para o 5G.

  2. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Reino Unido não. Digam antes Inglaterra, porque a Escocia em Novembro já tinha começado os preparativos para implementar o G5 da Huawai e as negociações tinham começado bem antes.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Afinal nem é culpa do governo, nem da ANACOM e nem da Altice. A culpa reside na empresa Dense Air que comprou a faixa na qual o 5G vai operar, compra essa feita em 2010.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Essa Dense Air tem então uma oportunidade de encaixar uma quantidade densa de euros lol

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        A Dense Air comprou barato e vai vender caro, ou seja o estado português vai ter de largar muitos milhões senão mesmo muitos mil milhões.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    “A Altice rejeita qualquer imputação de incumprimento do calendário da migração da rede TDT, essencial para o desenvolvimento do 5G…”

    “Altice pede demissão do presidente da ANACOM devido a atrasos no 5G
    Presidente da Altice garante que, no lugar do líder da ANACOM, se demitiria.”

    Deves achar que levamos a sério o que a ANACOM diz não?

  5. Avatar de O Justiceiro
    O Justiceiro

    Assim se vê o quão pouco este governo quer saber dos cidadãos. Proíbem as linhas que lhes interessam porque sabem que a Huawei não é de confiança, mas as do povinho..que se f*** é dar tudo aos chineses

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    As questões de segurança no 5G começam logo no facto da tecnologia em si genericamente designada de “5G” não dar qualquer garantia de privacidade e segurança a sério, aliás todos os estados sem excepção de que tenha conhecimento recusam-se a deixar instalar tecnologia verdadeiramente segura e que realmente proteja a privacidade, tanto quanto tal é possível, simplesmente recusam tal e fazem tudo ao seu alcance para que tal nunca aconteça, e quando acontece por algum imprevisto fazem tudo para acabar com tal.

    Por isso toda esta luta contra a Huawei acaba por ser ridícula no aspecto do argumento da privacidade e segurança, já que tal na prática não está e nunca estará disponível.

    Quanto à China poder interceptar à distância ou mesmo desactivar à distância, com as actuais redes já pode, é só lançar uma bomba especializada a uma determinada altitude e tudo o que é electrónico não protegido vai “fritar”… o interceptar já tem mais do que capacidade ao tempo para tal com satélites (por exemplo interceptando as ligações de micro-ondas das torres), estações terrestres secretas, etc.

  7. Avatar de rogerio
    rogerio

    china pode superar america?