Reino Unido baniu o 5G da Huawei apenas porque os EUA pediram essa ação

14 Comentários

Mesmo sendo uma das empresas que mais desenvolveu e suportou o 5G, a Huawei tem sido alvo de constantes boicotes e tentativas de remover toda a sua tecnologia das redes dos operadores.

Do que temos visto, estas campanhas têm, na sua grande maioria, um foco grande na segurança e na proteção de dados. Agora, e do que foi revelado, este argumento parece cair por terra, pelo menos no Reino Unido. Afinal foram os EUA a pressionar esta decisão.

Huawei Reino Unido 5G EUA Vince Cable

Eterno argumento da segurança contra a Huawei

O impacto que a Huawei tem tido ao longo dos últimos anos tem sido enorme. Depois de anos a liderar os desenvolvimento e a criar soluções para a implementação das redes 5G, a empresa acabou por ser excluída e retirada de muitos operadores.

O argumento para banir toda a oferta da Huawei está sempre assente em questões de segurança e de privacidade. Os países e os operadores por norma acusam a empresa de ter backdoors para e escutar as comunicações e encaminhá-las para o governo chinês.

Huawei Reino Unido 5G EUA Vince Cable

Reino Unido cedeu à pressão dos EUA no 5G

Este argumento parece agora cair por terra, pelo menos no caso do Reino Unido. A decisão de expulsar a Huawei das redes do país foi tomada, tendo na altura sido dada a justificação da segurança nacional, apresentada pelo National Cyber ​​Security Center.

O argumento foi agora refutado pelo ex-ministro de negócios e indústria, Vince Cable. Do que este ex-ministro revelou, essa justificação apresentada foi falsa e tudo terá resultado de pressões vindas dos EUA, que pretendiam remover a Huawei das redes dos operadores do Reino Unido.

Huawei Reino Unido 5G EUA Vince Cable

Vince Cable abriu o jogo e revelou verdade

O resultado parece ter sido o pretendido, fruto da proximidade entre estes dois países. Em julho de 2020, o governo de Boris Johnson anunciou que os produtos da Huawei seriam removidos de forma completa das redes 5G do Reino Unido até o final de 2027.

Curiosamente, e na opinião de Vince Cable, o resultado estará longe do pretendido. Uma das suas afirmações foi que “se a Grã-Bretanha tivesse mantido o 5G, estaríamos agora na vanguarda dos países que usam as tecnologias mais avançadas. E não estamos”.

Reino Unido proíbe instalação de equipamentos 5G da Huawei após setembro de 2021

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonas
    Jonas

    O 5G é alvo uma preocupação que as anteriores tecnologias não tiveram. Deve dar para fazer umas coisas bem interessantes.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Latencia muito baixa, é a coisa interessante que dá para fazer.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Sim, no CS:GO vai dar muito jeito…

  2. Avatar de Zé

    Desde que a Huawei tenha sido paga quem vai parecer um idiota lambe botas é a Inglaterra.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Reino Unido, nao Inglaterra.

      Inglaterra é apenas um país no Reino Unido.

  3. Avatar de JF
    JF

    A República Popular da China (RPC) já respondeu às preocupações do regime da Inglaterra, relativamente à rede 5G da empresa Huawei:

    – The Spy Who Mocked Me!

    https://www.dailymail.co.uk/video/china/video-2583889/Video-China-releases-funny-parody-James-Bond-007-film-failed-attempt-mock-MI6.html?mwv_rm=rta

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Reino Unido, nao Inglaterra.

      Inglaterra é apenas um país no Reino Unido.

  4. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    Está aqui tudo explicado neste documentário que passou, mais do que uma vez, na RTP, sobre o novo império da rota da seda.
    https://www.rtp.pt/programa/tv/p37144

    Obviamente a Huawei foi banida das infra-estruturais das de comunicações 5G, nos EUA, Europa, Austrália e outros países por razões de segurança nacional relativamente a futuros e previsíveis conflitos com a China, incluindo guerras.

    E por a Huawei estar ligada, ou ser uma extensão do regime e dos militares chineses. E por ser a empresa que domina ao nível das infra estruturas (É de rir quando dizem que tudo isto é por causa de proteger as vendas do iPhone).

    Mas, falando em smartphones, alguém tem ideia que a China comprou a maior parte dos operadores de comunicações em África? E que os Huawei P40 em África incluem a app YUAN-Digital, instrumento da China para facilitar a “nova rota da seda” substituindo o dólar nos pagamentos internacionais?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A realidade é mesmo essa.

      Guerra envolvendo países NATO/ OTAN com a China é inevitável (dada a expansão chinesa e a já demonstrada vontade de serem eles a dominar o planeta todo a bem ou a mal), é apenas natural que os países NATO/ OTAN devam manter as suas infra-estruturas completamente independentes da influência chinesa, para os chineses não carregarem num botão e nos segundos seguintes os países NATO/ OTAN ficarem sem comunicações civis… sem falar na intercepção das comunicações, que continua a ser possível e se tiverem Cavalos de Troia no sistema ou possibilidade de actualizar o firmware para os incluir, lá ficam os outros países totalmente comprometidos, porque choquem-se: os militares usam (na prática, mesmo que em teoria não o devessem fazer) as redes civis para comunicarem, e tudo o que dizem e suas localizações pode ser utilizado para vantagem do inimigo em guerra.

  5. Avatar de tomazturbano
    tomazturbano

    foram completos idiotas ao seguir ordens dos eua.
    Huawei alem de ter tecnologia mais avançada que as concorrentes, também é mais barata. Nunca confirmaram essas suposições que os eua fizeram contra eles.
    eua são um lixo completo, so se importam com eles mesmos.

    1. Avatar de Bernardo duro
      Bernardo duro

      Falaste sem saber o que dizes lamentável jovem…

    2. Avatar de JC
      JC

      Muda-te para a China rapaz…

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Nao te preocupes que na EU vai acontecer o mesmo em breve.

      Mas estás errado.