Regulamentação da Internet: Estados Unidos e Rússia em disputa

12 Comentários

Os Estados Unidos e Rússia apresentaram-se recentemente como candidatos à liderança da União Internacional de Telecomunicação (UIT). A candidatura russa parece ter poucas hipóteses de ficar à frente da agência que determina os padrões da Internet, apesar de ter o apoio da China.

Nos últimos oito anos, o atual secretário-geral da UIT, Zhao Houlin, um chinês ex-funcionário de serviços de telecomunicações, desafiou o sistema de governança e conseguiu que a organização tivesse maior controlo sobre a forma como a Internet é regulada a nível internacional.

Regulamentação da Internet: Estados Unidos e Rússia em disputa

Estados Unidos e Rússia disputam controlo de agência que regula a Internet

A UIT, fundada em 1865, é a agência especializada das Nações Unidas para tecnologias de informação e comunicação e até há poucos anos concentrava-se exclusivamente na regulação de telecomunicações, alocando espetros de emissões de rádio e órbitas de satélite.

Nas próximas eleições – que se iniciam em setembro e devem ficar concluídas até final do ano – para o cargo de secretário-geral da UIT, os Estados Unidos apresentam Doreen Bogdan-Martin, que enfrenta o candidato russo, Rashid Ismailov, no momento em que o Kremlin lança uma nova ‘Cortina de Ferro Digital’, em plena invasão da Ucrânia.

Regulamentação da Internet: Estados Unidos e Rússia em disputa

A candidatura de Ismailov defende que a organização aumente a sua esfera de influência, ao mesmo tempo que argumenta em favor de um modelo de regulação que passe para os governos nacionais parte importante do controlo da Internet.

A China é um apoio importante na candidatura russa.

Os Estados Unidos respondem com uma candidatura apoiada pela totalidade dos países europeus – e que foi já elogiada pelo chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell – e por muitos países de vários continentes, tornando-se virtualmente imbatível.

Borrell insinuou mesmo que “as democracias ficariam em risco”, perante uma vitória de uma proposta de candidatura de um país que considera que a Internet pode ser confinada aos interesses de regimes autoritários.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sc
    Sc

    Qual é o país democrata nós tempos que corre. É tudo uma questão de perspectiva.

    1. Avatar de irritadiço
      irritadiço

      Aqui a Sportv contrata assinantes particulares para andarem atrás de elemtnos da família que vêm Sportv pirata e depois comunicam à Sportv, autoridade da treta. Isso na Rússia ou China não existe. Vês os jogos como quiseres, aliás até ensinam a desbloquear isso, especialmente agora na Rússia com os bloqueios ocidentais.

      Por isso, para mim acho que 1um russo lá não fazia muitos estragos para o comum dos mortais…

  2. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Um russo como secretário-geral da UIT seria o fim da Internet livre.

    1. Avatar de irritadiço
      irritadiço

      Não acho, olha que eles agora andam atrás das agências Anti-Pirataria lá na Rússia. Aliás, os russos nunca tiveram tanta liberdade na internet como agora, basta uma vpn e pimba. Isto claro que pode mudar de um momento para o outro. Não compares a China com a Rússia. Na China controlam a internet por motivos políticos. O resto da internet é livre. O que é proibido é incentivares e fazeres comentários contra o regime pela internet.

      Quem anda a tentar limitar e controlar a internet são as ditas democracias.

      O problema da Rússia e da China é que a internet é menos livre para as empresas (algumas) e especialmente para o jornalismo. De resto, se não andares a postar coisas no twitter de conexão política e nem deias opiniões estás safo. Não vejo qual o problema para o comum mortal. Eu passo bem sem fazer comentários a mandar abaixo o Costa ou outro líder qualquer…

  3. Avatar de Juvenal
    Juvenal

    Admirado ficava eu se os governantes europeus não estivessem de joelhos para os EUA… Que tristes.

    1. Avatar de irritadiço
      irritadiço

      Acho que está na altura de começarem a meter-se de joelhos à Rússia porque quem lhes aquece o corpinho no Inverno não vai ser os americanos.

      Se aqui com os ditos 18º em casa já rapamos frio a valer, imagino nas Alemanhas, polónias e Reino unido. Estou para ver o que o frio lhes vai fazer ao cérebro e para que lado se vão ajoelhar, porque é para esse lado que o tuga se vai virar…

      1. Avatar de pinguim
        pinguim

        ninguém rapa frio a valer com 18 graus. basta ter roupa a condizer.
        acho as medidas para redução do consumo perfeitamente aceitáveis.
        e a Russia nao pode invadir estados soberanos.
        Por isso deixem-se de conversa pro russia.

        1. Avatar de irritadiço
          irritadiço

          Sempre quero ver se os jogos de futebol vão deixar de ser à noite para poupar luz ou afinal é tudo CONVERSA DA TRETA!!!

        2. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Sim a Rússia não pode invadir estados soberanos, como por exemplo a Ucrânia, ups… afinal podem.
          E se lhes apetecer invadir o resto da Europa toda não só podem como o farão.
          Se vão ganhar a guerra no final? Não. Mas que vão provocar a destruição da Europa toda lá disso não há dúvidas.

  4. Avatar de LA
    LA

    A Rússia à frente da Regulamentação da Internet. Era o fim da internet, como a conhecemos.

  5. Avatar de Alphie
    Alphie

    Era só o que faltava os EUA a controlar a internet, e Portugal que não achasse que isso era bom. Agora e que se vai acabar a liberdade na internet se os EUA ganharem. Basta ver as políticas de bloquear tudo que eles e a Europa tem. Internet livre é coisa que não existe nos países ditos democráticos.

  6. Avatar de sei lá
    sei lá

    Não é por nada. Mas fico com a ideia, que existe muito pessoal a confundir liberdade com libertinagem, entre outras coisas.