Reduzir fatura da Eletricidade? Se calhar é hora de reduzir a potência…

36 Comentários

A fatura da energia nem sempre é simpática para muitas famílias portuguesas. No entanto, é possível sempre poupar uns trocos, mudando algumas características ou, às vezes, até de operador. Sabe qual a sua potência contratada de eletricidade?

Eletricidade: Se calhar é hora de reduzir a potência...


Eletricidade: O que é a potência contratada?

A potência da eletricidade contratada é a potência máxima disponível, sendo escolhida pelo consumidor em função dos equipamentos elétricos que utiliza. A cada escalão de potência corresponde um preço específico na fatura. A potência contratada é medida em VA (Volt-Ampere).

Quanto maior for a potência contratada em sua casa, maior será o número de equipamentos elétricos que poderá ligar ao mesmo tempo. Existem 13 escalões de potência contratada, que vão de 1,15 kVA até 41,4 kVA. Os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA e 6,9 kVA.

Eletricidade: Se calhar é hora de reduzir a potência...

A potência contratada deve ser escolhida pelo consumidor em função do número de equipamentos que o consumidor liga ao mesmo tempo e não por soma dos equipamentos” e quanto maior a potência contratada maior é o valor da fatura de eletricidade.

Que valor de potência devo contratar?

O valor da potência contratada deve ser o suficiente para satisfazer a potência agregada dos equipamentos que usa ao mesmo tempo. Quanto mais equipamentos elétricos quiser ligar ao mesmo tempo, maior terá de ser o valor da potência contratada.

Para escolher qual a potência que deve contratar tem de ter em conta os equipamentos elétricos que usa ao mesmo tempo. Por exemplo, pensar se num dia típico de inverno, à hora do jantar usa ao mesmo tempo, o aquecimento elétrico, o forno elétrico e o micro-ondas.

Os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA com 2,8 milhões de consumidores (45% do total) e 6,9 kVA com 1,6 milhões de consumidores (25% do total). Segundo a presidente da ERSE, mudar o escalão de potência é gratuito, pode ser feito o número de vezes que entender necessário e que devem reduzir a potência contratada àquilo que são os hábitos de consumo da sua família.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Vamos comprar carros elétricos, e reduzir a potência!!!!

    Há casas que nem instalação tem para poder ter fogão e forno e AC…

    Quem tem casas que a instalação permite grandes potências também tem €€ para pagar o aluguer de tanta potência.

    Raras são as casas mais antigas que tem permitem potências a cima de 6.9KVA.

    E para quem tem fogão elétrico e termoacomulador, não se pode esticar muito a usar o microondas ou a torradeira de manhã.

    1. Avatar de JS
      JS

      È o meu caso e tenho 6.9 de potência e a minha casa não é assim muito antiga tem os anos que tenho de casado 37
      Tenho pago 70/80€ mensais ja mudei de vários comercializadores ao princípio com os mesmos gastos de consumo é mais barato, mas passados 2/3 meses volta ao que pagava é tudo igual não andam a fazem favores a ninguém são todos uns enganadores
      E qual simular?
      Tretas

      1. Avatar de CENAS
        CENAS

        “mas passados 2/3 meses volta ao que pagava”

        Isso parece sintoma de estimativas. Faz o envio das leituras dos contadores dentro dos prazos? Para uma potência de 6.9 , 70/80€ parece-me um valor dentro da média.

        O preço que paga está dividido em duas partes principais(deixando de parte as taxas):
        1. O custo da energia (kWh) que corresponde ao consumo de energia que faz e
        2. O custo do termo fixo (potência, kVA) que é um valor pago por dia (x30 por mês, portanto)

        Se me permite a sugestão preste atenção ao valor do preço das duas componentes depois dos descontos e veha qual fica mais em conta.

        Pessoalmente, estou no mercado regulado e, submentendo as leituras dentro dos prazos que me indicam, os valores que pago fazem sentido para os meus consumos.

      2. Avatar de João Silva
        João Silva

        @JS eu só com a mudança de eletrodomésticos para mais eficientes, nomeadamente máquina de lavar louça, roupa, frigorífico e arca, baixei a minha conta em 15€ mensais, pagava á volta de 60€. Portanto isso é só marretice. E não não é tudo igual. Se prefere estar na EDP a pagar a 0.20€ o kWh mais IVA… Cada um é roubado como quer.

      3. Avatar de Oroubado
        Oroubado

        Não metem contadores inteligentes… Se são programáveis á cdistancia podem ser adulterados da mesma forma… Controle os km e mande a contagem todos os meses… Não deixe que a façam por si ou vai ser roubado mais uma vez

      4. Avatar de Leandro Leo Bock
        Leandro Leo Bock

        SE CONTINUARMOS A CULPAR NOSSO CONSUMO, SEM ENTENDER O POR ONDE AVALIAR E QUAL A REAL DURAÇÃO DAS Campanhas DO MERCADO LIVRE…

        TRABALHO A 5 ANOS COM ISSO E TRAGO NO MEU CANAL DO TIK TOK. https://vm.tiktok.com/ZGJGdrHMF/

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Leandro… há

    2. Avatar de CENAS
      CENAS

      Ora nem mais. Basta ter um fogão a indução para que a potencia mais alta e “subsidiada” em termos de imposto, 3.45kVA, não ser suficiente – a adicionar aos habituais eletrodomésticos.

      1. Avatar de mikado
        mikado

        Tens a certeza disso? Um fogão vitro-cerâmica + tv + router + box + pc + monitor (tudo ligado) com uma potência de 3,45kVA e o quadro nunca disparou.

        1. Avatar de mikado
          mikado

          Já estava a esquecer do frigorifico 🙁 Já agora algumas vezes também a maquina de lavar e a de secar a trabalhar ao mesmo tempo 😛

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Com 3.45KVA e com uma placa + máquina de levar + máquina de secar a funcionar ao mesmo tempo e não dispara ?!?!
            Desculpe, mas ou não tem 3.45KVA ou parte da electricidade vem do poste.
            Eu tinha 4.5KVA, e quando ligava a maquina de lavar + secar, se ligasse a torradeira disparava, e tenho tudo em casa em LED e sempre máquinas com económicas.

          2. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            As tuas postas de pescada oh oh são do melhor :d

        2. Avatar de VEnham
          VEnham

          Nos dias que correm os equipamentos estão mais eficientes em termos de consumos, mas não há milagres 3.45kVa é mesmo no limite para isso tudo que mensionas, se ainda não foi o geral abaixo o que acho estranho, de certeza que não ligaste isso tudo ao mesmo tempo alguma vez, se não tinha ido logo, basta fogão e ou um aquecedor e pau excedes logo a potencia contratada…

          1. Avatar de mikado
            mikado

            È mesmo 3,45kVA e não vai abaixo pois todos os aparelhos estão entre o E (frigorífico), B+ (maquina de lavar roupa) e o resto que varia entre A e A++. Agora se ligar o ferro, o termo-acumulador e o secador o quadro dispara pois a soma destes ultrapassa a potência dos 3,45kVA. A soma do resto fica abaixo dos 3,45kVA ( o fogão nem gasta 800W)

        3. Avatar de Ifm
          Ifm

          Mimado!!
          Router+box+PC( portátil presumo eu)+ monitor+TV.
          Juntas tudo e não dá o consumo nem perto de uma torradeira.

          Agora vamos falar de eletrodomésticos a sério.

          Com 3.45KVA estás a cozinhar um 2 bicos na tua vidro cerâmica, e com a Máquina de lavar roupa a trabalhar até vez a luzes de casa a querer falhar.

          Se ligares o microondas nesse momento para aquecer a comida para a puto vai tudo a baixo.
          Ou basta o termoacomulador ligar a resistência e já foi.

          Mas isso é o normal de muita gente, tem de estar atento, tem de gerir, vou cozinhar não pode ligar mais nenhum eletrodomésticos, tem de por tudo o resto em pausa.

          Agora não me venham com cantigas.
          A matemática é simples, não há milagres.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E há quem ainda lhe junte o carro eléctrico e não vai abaixo. Um milagre ainda maior loool

          2. Avatar de mikado
            mikado

            Mimado!! Portatil? o PC é desktop e é AMD Athlon X4 860k mas sim também tenho um portatil/tostadeira

          3. Avatar de Ferreira
    3. Avatar de Castro
      Castro

      o problema de muitas casas antigas é que nenhum fornecedor aceita mudar o contador sem uma revisão de toda a instalação eléctrica, mesmo que tenha a potência mínima.

    4. Avatar de VEnham
      VEnham

      Acima dos 6.9kva???, tenta assim a maioria das casas antigas em Portugal não passa dos 3.45Kva (15A), para poder passar necessita de renovar toda a estrutura elétrica que fica uma fortuna…

      1. Avatar de AFonso
        AFonso

        A maioria das casa antigas tem uma potencia muito superior, 10.5KVA pois durante um periodo era a unica que admitia ligaçoes trifasicas para bombas de agua e outros instrumentos

        1. Avatar de Castro
          Castro

          ?? não precisas de trifásico para ter uma bomba de água para alimentar uma casa a partir dum poço.

      2. Avatar de Ferreira
        Ferreira

        Quando não temos que pagar as E Redes um novo ramal…

    5. Avatar de Oroubado
      Oroubado

      Não diria melhor

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    E como faço para reduzir? O que tenho em casa é um exagero

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Fácil. Ligas para o teu comercializador de energia e pedes para baixar para outra potencia às escolha!!!!

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Se já for contadores novos basta ires ao site do teu fornecedor e mudar, nem sequer vai nenhum técnico lá a casa, fica mudado pouco tempo depois.

        1. Avatar de F M
          F M

          Ou não. Se não estiver em comunicação remota é um contador como os outros.

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Uma correção logo no primeiro texto: a potência contratada não é a potência máxima disponível. Essa chama-se PMA ( potência máxima admissível). Essa sim é a potência que temos disponível, é a potência que o nosso ramal permite. Agora, a potência contratada, é aquela que queremos até ao valor da PMA…
    Em posso ter uma PMA de 10,35kVA e contratar 6,9kVA., ou 3,45kVA.
    Se a PMA de uma moradia for 6,9kVA e agora queremos carregar o nosso Tesla, não basta pedir uma potência contratada de 13,8kVa por exemplo. Neste caso, deverá ser mudado o ramal e o quadro elétrico… (custos)

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Reduzir a potência ?? Eu só me falta estar à luz das velas.Pouco gasto e pouca necessidade tenho de ter assim potência grande de eletricidade.Não há necessidade,tanto para mim como para toda a gente.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Fogo,este meu primeiro comentário está quase há 2 horas pendente para ser publicado. Mas porque é que não o publicam ?? Esta agora. 😐

  5. Avatar de AJMS
    AJMS

    Quem tem contador inteligente basta ir ao site da E-REDES registar-se e ver os picos de consumo e em função desses valores já sabe se pode baixar ou não a potencia. Eu safo-me bem com 4.6kVa tendo tudo elétrico em casa. Depois existe outro mundo, ter componentes da Shelly para controlar os gastos e fazer programações em função de produção fotovoltaica ou do preço do kWh, e ainda existe outro mundo do Home Assistant que esse já requer mais conhecimentos do que o simples Shelly.

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Potência é xulisse no fim paga os KWS, deveria se pagar apenas o que se consome.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Meu caro, e quem é que paga a manutenção da rede? O Padre?
      É justo que quem mais potencia utiliza, mais paga de taxa mensal, agora se contratas 20 e usas 10, não é problema do distribuidor… é de quem fez o contrato.
      Em Londres pagas cerca de 50 centimos por dia de taxa fixa mais consumo a cerca de 0.30€/kwh.
      Cá mesmo em período de guerra nunca passámos dos 0.15-0.16 para consumidores residenciais…e ainda se queixam….

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Caro Mário, não nos está a comparar com Londres.
        Manutenção, que eu saiba o preço do kWh já vem com o preço em que a empresa ganhe.