Redes Sociais: Portugueses são os europeus que mais as utilizam

21 Comentários

Segundo a Eurostat, três quartos dos portugueses partilham conteúdos nas redes sociais

Depois de termos noticiado que 95% dos portugueses que utilizam as redes sociais, têm uma conta no Facebook, surge um novo studo a corroborar essa realidade.

Segundo dados da Eurostat, os portugueses são os europeus que mais utilizam a Internet para aceder às redes sociais, utilizando-as para a partilha de conteúdos.

Os dados indicam ainda que, em Portugal, 61% dos lares já estão equipados com Internet.

redes-sociais

Ao que tudo indica, somos um país forte nas redes sociais, e os dados recolhidos pela Eurostat, esta terça-feira, vêm confirmar isso mesmo.

Segundo a empresa de pesquisa, Portugal é o país da europa onde mais se utiliza a Internet para aceder às Redes Sociais e partilharem conteúdos, como mensagens.

os dados indicam também que, na União Europeia, são já mais de três quartos de lares que têm Internet nas suas casas este ano. No ano de 2006, os números apontavam para 49% e em 2009 para 66%.

Entre 2006 e 2012, todos os Estados-membros registaram crescimentos no acesso à Internet.

lares

Relativamente aos países da UE com ligação à Internet, os dados indicam que há um claro domínio da Holanda, com 94% de ligações à rede, seguida pelo Luxemburgo, com 93%.

A Bulgária (51%), Grécia (54%) e Roménia (54%) então entre os países com menor percentagem de ligação à rede. Apesar de ser um valor inferior á média europeia, representa uma evolução relativamente aos 35% registados em 2006 e aos 48% observados em 2009.

ligaçao

No total, 72% dos lares da UE estão ligados este ano à rede, contra 30% em 2006 e 57% em 2009.

Em Portugal houve igualmente um aumento, sendo que em 2006 a percentagem era de 24% em em 2009 era de 46%

O grupo Eurostat determinou ainda as actividades que os utilizadores fazem na Internet, como ler notícias, serviços bancários, utilização de redes sociais, informações de viagens, alojamento e criação de sites e blogues.

Neste segmento, Portugal surge como o país onde os utilizadores da Internet mais acedem às redes sociais. A nível de números, 75% dos internautas nacionais, utilizaram a Internet para publicar mensagens nas redes sociais este ano.

utilRS

Para além de termos os que mais acedemos às redes sociais, estamos também muito acima da média europeis, nesta categoria (52%).

Comparativamente à média Europeia, nas Redes Sociais…

Portugal apresenta percentagens superiores no que concerne à leitura de notícias/jornais (75%) relativamente à média europeia (61%). No entanto, os países onde se evdencia mais, são a Lituânia (92%) e Estónia (91%).

not

Os resultados superiores já não acontecem quando se trata de serviços bancários. Aqui existem menos portugueses (41%) que na média europeia (54%). Mais uma vez a Lituânia evidencia-se nesta categoria (91%).

sbanc

Ainda com menos percentagem, estão os serviços de viagens e alojamento, onde Portugal mostra percentagens mais baixas (28%) que a média europeia (50%).

viagens

No que concerne à criação de sites e blogues, encontramo-nos acima da união europeia (9%) com uma percentagem de 12%. Este segmente tem o domínio da Holanda (17%).

blog

Em conclusão, Portugal é um dos países que mais acede à Internet, nomeadamente para a utilização de redes sociais. As notícias são o aspecto mais procurado, sendo que cada vez mais são os lares (um aumento de cerca de 20% a cada 3 anos) que estão equipados com banda larga.

O que pensa destes resultados? Podem, as redes sociais, ser uma ferramenta importante, no nosso país?

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de djx
    djx

    Quais são as redes sociais que estão na imagem entre o logo do Facebook e o logo do twitter? E aquela que está à direita do twitter?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Por acaso também não sei.. ainda pesquisei mas não surge nenhum resultado.

      1. Avatar de popy
        popy

        o logotipo preto, que fica no meio entre o facebook e twitter é o netlog

    2. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Não serão linkdin, netlog e hi5?

      Bah, como raio sei isto? xD
      Deve ser a publicidade e a tralha que se recebe no mail a convidar sei lá para o quê, mas podem até nem ser, apenas assemelhei como que automaticamente assim que vi.

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      À direita do twitter é o windows com cores estranhas. Não é uma rede social, tal como não o é o “XHTML” lol

  2. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    E que tal uma relação entre o acesso às redes sociais vs nível de educação, se calhar iria perceber-se porque se perde tanto tempo no facebook especialmente em horário laboral…

    1. Avatar de ahahahaha
      ahahahaha

      Por mim essas bem morrem na miseria .

      E essa da relação entre o acesso às redes sociais vs nível de educação não esta má mas mesmo assim valerá o que valerá …

      Boas Festas PPL e saúde que isso é que não pode faltar para se poder continuar com o bom trabalho . 😉

      1. Avatar de J.C.Lopes
        J.C.Lopes

        Já somos dois.
        Registei-me no facebook há algum tempo, nem sei bem porquê, se calhar porque toda a gente tem, mas não ligo peva àquilo.

        Não consigo perceber como é que há pessoas que não dão um passo sem o colocarem no facebook.

  3. Avatar de darth
    darth

    tenho facebook, nunca la ponho os pes. espero que estes sites morram todos

  4. Avatar de Filipe Lourenço

    Post interessante. Gostei de ler estes dados curiosos. A malta para ir partilhar tudo com todos pro Facebook não tem problemas, mas tratar das finanças on-line com recurso ao on-line banking já lhes faz confusão! 🙂

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Conheço varias pessoas assim.

  5. Avatar de mc
    mc

    Espantoso país, em que até quem não tem acesso à internet tem “redes sociais” – deve ser como o rendimento social de inserção, para quem não tem rendimento laboral… 😛

  6. Avatar de AFerreira
    AFerreira

    De certo modo é uma noticia intrigante…os portugueses cada vez se agarram mais às redes sociais para tentar esquecer esta grande “depressão económica” que o nosso país passa. Mas acho que ainda ficam mais deprimidas x)
    Alguém sabe um número aproximado de portugueses no facethabook? Just curious…

  7. Avatar de Joji
    Joji

    Eu não entro em redes sociais, utilizo a internet como principal meio de trabalho e detesto a grande publicidade gratuita que os médias fazem/vão fazendo ao facebook, aquele site tipo catálogo de voyerismo.. Ah e para quem conhece e visita com frequência outros países pode reparar que a utilização das redes sociais é inversa à socialização real das pessoas..

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Porque será…não têm mais nada que fazer, já os europeus têm, sempre trabalho…

  9. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Só não se preocupam é em baixar os preços absurdos da internet em Portugal… Onde é que já se viu pagar 60€ por mês para ter MEO enquanto o salario mínimo não chega a 500€?
    Onde é que já se viu a TMN prometer trafego ilimitado por 35€ e no final apenas dar 15GB de trafego? E as velocidades, atiram poeira para a cara das pessoas a dizer que a internet tem velocidade de X MB, não são MB, são Megabits que é completamente diferente.

    1. Avatar de Afonso Gomes
      Afonso Gomes

      Atencao que isso nao e bem como pintas. Sempre que vi publicidade sobre net as empresas referiram que era ATE(!, ou seja o maximo) X Mb (Megabits que e diferente de MegaBytes).

      Quanto aos precos existe uma explicacao para isso. O mercado portugues e pequeno e como tal nao permite muito melhores precos. E felizmente temos duas grandes empresas de distribuicao de conteudos, porque se fosse apenas uma os precos dificilmente seriam melhores.

      No entanto, referindo o caso da MEO ja se consegue pacotes de fibra a partir de 20 euros por mes, o que e bastante bom.

      P.S. – Desculpem a falta de pontuacao, mas estou num teclado ingles.

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu tenho 29 anos e nunca tive e nem quero ter rede social nenhuma!!! Só uso a Internet para tratar de questões puramente burocráticas que constam como obrigatoriedade jurídico-legal.

    Estou-me a ca-gar pra que pensem que sou um “desintegrado”, pois era assim quando tinha 13 ou 18 anos e serei assim mesmo quando tiver 90 ou 100 anos!!!

  11. Avatar de Paulo Real
    Paulo Real

    Artigo muito interesante.

    Li há pouco um outro artigo igualmente interessante sobre redes socais, em que resumo bem algumas coisas, sendo uma das quais que cada estudo fornece dados distintos.

    O Artigo foi este:
    http://www.amplitudenet.pt/blog/noticias/as-redes-sociais-mais-populares/

    Deixo este testemunho, uma vez que na semana passada num outro estudo que li sobre a adesão dos portugueses no Facebook era apenas de 80% dos que usavam redes sociais!!

  12. Avatar de Miguel Nascimetno

    Olá!

    Onde posso aceder a este estudo na integra?

    Obrigado

  13. Avatar de EFJ EDIÇÕES GLOBAL-BR

    Estes são os dois livros que mais crescem em todo o mundo.

    DETERMINAÇÃO O PENSAMENTO POSITIVO É CHAMADO O LIVRO DO SÉCULO. FANTASTICO.
    DETERMINAÇÃO O PENSAMENTO POSITIVO É CHAMADO O LIVRO DO SÉCULO POR QUE TRATA A RELAÇÃO DO HOMEM COM ELE MESMO E A SUA CAPACIDADE DE DOMINAR A SUA PRÓPRIA MENTE DE UMA FORMA NUNCA VISTA ANTES.
    DETERMINAÇÃO O PENSAMENTO POSITIVO, É UMA OBRA COMPLETA E DE FÁCIL COMPREENSÃO, PORQUE AS PALAVRAS FORAM ESCRITAS EM SINCERIDADE E RESPEITO AO LEITOR (A), PARA QUE COMPREENDA O SABER E O QUE É O CONHECIMENTO.
    ESTE LIVRO É DEDICADO, INDICADO PARA TODAS AS PESSOAS INDEPENDENTE DE SUAS CRENÇAS, CREDOS E RELIGIOSIDADES.

    http://www.xinxii.com/pt/determinacao-pensamento-positivo-p-349030.html
    Testemunho Real de uma mulher que foi levantada para vencer a tudo e a todos.
    Chamam-me Lene estou vivendo um grande amor, tem por finalidade transmitir as populações em geral o sentimento e a emoção e a compreensão entre as pessoas. Este livro está emocionando pessoas de todos os credos religiosos, e levando a esperança a aqueles que já achavam que não haveria uma segunda chance para ser feliz em toda a sua totalidade.
    Chamam-me Lene estou vivendo um grande amor, é um livro real e todo o seu escrito verdadeiro, pois é uma vida que está vivendo esse intenso amor.

    http://www.xinxii.com/pt/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande-amor-p-349029.html