Rede 5G já alcança 1.662 cidades em todo o mundo, segundo relatório

21 Comentários

O tema da conetividade 5G tem sido vastamente abordado e o mercado dos smartphones também já está cada vez mais recheado de opções. Em Portugal, a implementação da rede de próxima geração está com algumas demoras, derivadas de diversos fatores.

No entanto, segundo um recente relatório da empresa Viavi Solutions, o serviço 5G já alcançou até ao momento 1.662 cidades em todo o mundo.



Rede 5G já alcança 1.662 cidades de todo o mundo

A Viavi Solutions divulgou nesta segunda-feira (28) uma nova pesquisa onde mostra o ritmo bem lançado da implementação da rede 5G nas regiões.

Segundo os dados apurados, atualmente são já 1.662 cidades em 65 países distribuídos por todo o planeta que contam com o serviço da internet ultra rápida. Este valor representa um aumento de mais de 20% em 2021 até ao momento, segundo o relatório “The State of 5G” da Viavi. Só desde o início do ano, o serviço 5G já se encontra em mais 4 países (Peru, Rússia, Uzbequistão e Chipre) e 301 cidades.

Os países com mais cidades abrangidas por esta conetividade são a China com 374, os EUA com 284 e as Filipinas com 95. Este último país superou já a Coreia do Sul que tem 85 cidades com 5G.

Já no que respeita às regiões, a Ásia lidera com 641 cidades, seguida pela Europa, Médio Oriente e África com 623. Por sua vez, a região das Américas está na terceira posição com 398 cidades.

Velocidade da rede pode variar consoante as regiões

Com a implementação dos serviços comerciais 5G nos quatro novos países, mais de 1/3 dos países em todo o mundo têm agora pelo menos uma cidade com a rede 5G ativa. No entanto, e como seria de prever, a qualidade e a velocidade da ligação pode variar significativamente de região para região.

De acordo com Sameh Yamany, diretor de tecnologia da Viavi:

Apesar de estarmos a assistir a um salto significativo de implementação de redes, nem todas as tecnologias 5G são criadas da mesma forma.

As redes que operam em frequências de banda baixa, média e alta têm um desempenho muito diferente em termos de alcance e taxa de transferência, o que aumenta a importância da garantia e otimização da rede para cumprir consistentemente a promessa do 5G.

Em Portugal continuamos, contudo, a aguardar pela cobertura da Internet super rápida, já muito aguardada por vários utilizadores e empresas nacionais.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AJCS
    AJCS

    Bom dia, por acaso alguém sabe quando está previsto o arranque do 5G em Portugal ?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nas lojas MEO andavam a impingir smartphones 5G aos clientes com a “certeza” de que em Junho já estaria o 5G a funcionar em Portugal…

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. pelo andar da carruagem já não será este ano.

    3. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      As operadoras andam a sabotar o leilão para irem atrasando e continuarem a ganhar dinheiro com quem foi guloso e aderiu a tarifários 5G a pensar que iria ter velocidades de 2gbs e 8T por mês… A MEO apanhou um desgosto brutal porque os testes, feitos na FIL e Pavilhão Atlântico, só 2%, dos 4000 utilizadores, deram nota positiva ao 5G. Quase 90% disseram que não notaram quaisquer diferenças, sem ser no próprio telemóvel usado (emprestado pela empresa).

  2. Avatar de jca
    jca

    Aqui em Portugal quando terminar este leilão do 5G já estamos prontos para começar o leilão do 6G. *sigh*

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quando os 3 operadores pararem de sabotar o leilão do 5G só porque querem continuar com o monopólio.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu apanho 3gbps no meu iphone 12 pro max….uma maravilha!

  5. Avatar de Xico
    Xico

    Uma pergunta de um leigo
    Porque no meu telemóvel aparece na barra de rede 5G+ se ainda não existe ?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Porque é chinês.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Na zona do Parque das nações, se tens um cartão e telemóvel que suporta, da MEO ou NOS, vai-te aparecer essa. Existem 8 torres a operar em volta do Pavilhão Atlântico e FIL. Supostamente estão a usar o 4Gplus mas, os telemóveis reconhecem os dados como sendo 5G.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta que aqui continua a ser com o 2G porque o 3G funciona mal nos dois operadores, e 4G não é suportado pelo aparelho, digamos que o 5G não é propriamente uma preocupação/ prioridade de momento.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Já experimentaste arranjar um equipamento decente que suporte LTE? A cobertura é decente no interior, muito melhor que UMTS.

      O pessoal gosta de reclamar da falta de cobertura 3G, mas esquece-se que a gama de frequências usadas não são ideais para zonas menos densas do interior. Lacunas que o 4G e 5G resolvem com a gama dos 700/800MHz

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Um dos problemas são algumas das torres de comunicações. Até nas cidades acontece teres 4G, o telemóvel perde contacto com as torres e passas para 3G ou 3.5G, até ás 23h (caso de sorte, passar para o modo avião durante 1 minuto e desactivar, obrigando ao shake entre o telemóvel e as torres circundantes) quando é feito o reset primário das redes. Nalguns locais (sei de duas zonas em Palmela) ao nascer do dia e nas 2 horas antes do por do sol, ficam com 2G ou mesmo sem ligação de dados, porque a torre de Setúbal está atrás de um monto e as 2 mais próximas são mais antigas. Só seguindo a nacional 10 é que se volta a ter 4G.
        O ano passado tiveram um repartidor junto a uma bomba de gasolina que melhorava a ligação naquela zona, entretanto foi embora… A NOS e a Vodafone recebem muitas queixas de clientes, os da MEO já se habituaram.

  7. Avatar de AS
    AS

    Sou só eu que não sente falta do 5G porque o 4G já assopra os meus 5 Gb de dados móveis?
    Compreendo perfeitamente quem tem necessidade do 5G e ainda bem que há essa opção. Que tarifários vocês usam para justificar o 5G?

    1. Avatar de Sousa
      Sousa

      Não se altera nada, só vais fazer downloads e uploads bem mais rápido.

      Por exemplo: A internet móvel da Vodafone com 4G tens quase 300mbs download por segundo. Se fizeres um download de um filme com 5GB, vais descarrega-lo em 16 segundos.
      Agora, com o 5G, já vais conseguir descarregar em 5 segundos.
      Ou seja, o consumo dos dados é igual, a velocidade é que é diferente.

      O consumo de dados é responsabilidade do utilizador, se 5GB por mês não te chega, está na altura de fazeres update

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Tenho 5G aqui em França e nem de perto chega a 300Mbps. Quanto muito tenho 8Mbps no melhor dos casos, pois as antenas estão saturadas de utilizadores.
        O único conveniente é o facto de ser ilimitado, mas a velocidade é de chorar…

      2. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        E pagar entre 40 a 300 euros mensais só para o cartão de telemóvel, só para ter um consumo de 250gb e ganhar… 3 minutos?
        É que não estou a ver alguém, inteligente, a usar um telemóvel para ver um vídeo de 4K, de 90Gb…

  8. Avatar de asdasa
    asdasa

    So iphone tem 5g, os androids ainda n podem usar porque precisam de fazer update e nao tem

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mete mais tabaco nisso

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      ??? Tenho um Cubot do ano passado que já suporta 5G. Android 11 recebido em Março.
      Se estes de gama baixa já suportam (até os preços baixarem, nunca irei avançar para o 5g, pagar o dobro ou triplo sem qualquer uso para o uso) os de média e alta também já o suportam, desde que os clientes paguem ás operadoras para isso, mal o leilão termine.