Recebeu um e-mail da AIMA para pagamento de taxas?

12 Comentários

São muitos os imigrantes que estão a receber e-mails da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para o pagamento de uma taxa. Segundo o e-mail, os imigrantes têm 10 dias para pagarem a taxa, sob pena de verem os processos anulados. É verdade?

Recebeu um e-mail da AIMA para pagamento de taxas?


Sim! A AIMA enviou uma mensagem de correio eletrónico, com um link que permite ter acesso às instruções para efetuar o pagamento das taxas. Segundo das informações, os valores chegam aos 400 euros e apanharam de surpresa os utentes, que acorreram aos balcões da agência a pedir explicações.

Recebeu um e-mail da AIMA para pagamento de taxas?

A AIMA confirma a autenticidade desta mensagem, no entanto, neste contexto, o Centro Nacional de CiberSegurança chama a atenção para a necessidade de assegurar boas práticas de ciber-higiene sempre que é recebida uma mensagem de email deste tipo, de modo a prevenir incidentes de cibersegurança:

  • Quando contactado, confirme a veracidade do endereço de email;
  • Não partilhe dados pessoais ou siga instruções sem verificar noutras fontes a veracidade do pedido;
  • Desconfie de emails com erros formais de linguagem;
  • Denuncie junto das autoridades sempre que é alvo ou vítima de um ataque deste tipo;
  • Esteja atento e não se deixe persuadir por solicitações autoritárias, promessas ou pedidos urgentes.

 

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Olha, eu vou-te dizer o que fiz esta semana. Já andava a pensar nisto, e esta semana ficou feito.
    Cansado de receber sms da treta, chamadas telefónicas do estrangeiro, números nacionais com gravações em inglês a dizer que a polícia anda atrás de mim… uau! Enfim…
    Fui ás definições do iphone e tenho o telefone bloqueado para tudo excepto o que existe da minha lista telefónica. Como é um telefone de trabalho e pessoal, sempre que alguém liga que não pertence à lista, deixa uma mensagem e aí… logo se vê, se merece retorno!
    Fui radical é verdade, mas considero que não foi uma atitude desmedida. Por exemplo, trato da rede e informática de gente conhecida e o que eles têm no telefone? O mesmo que eu, por mera defesa, apenas por serem figuras públicas.

    1. Avatar de ahahah
    2. Avatar de Aves
      Aves

      Pois, mas por algumas situações, pode-se dizer dramáticas, de chamadas que não atendi – se puder atendo todas. Até as que vêm sem número – antes, um familiar meu ficou sem bateria no telemóvel, pediu o de outra pessoa, ligou-me e eu não atendi porque vinha com “número desconhecido” (a Lei de Murphy é tramada e frequente).

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Tenho um telefone fixo/VOIP, e durante algum tempo recebia chamadas de dois números de telefone. Pesquisei na net e havia muitos a queixar-se de receber chamadas desses números, que identificavam como sendo de call-centers, um deles em Angola. Cheguei a atender e ninguém falava do outro lado. Ultimamente pararam, mas chegou a ser uma grande chatice com chamadas a desoras.
    Do que percebi, na MEO, para bloquear números num telefone fixo é preciso contactar a operadora Tenho ideia de já ter tido uma operadora que tinha um formulário online, preenchia-se e pronto.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para quem pertence a países da CPLP a taxa é de cerca de 56€, os 400€ é para o resto do mundo.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Pelo que disseram na televisão (Ângelo Correia e Bernardino Soares) – a única coisa que que fez a AIMA (que substituiu o SEF na parte dos vistos) foi aumentar as taxas e atrasar os processos, o que faz com que mais emigrantes caiam nas mãos das máfias.

  4. Avatar de Algasimo cande
    Algasimo cande

    A pessoa que fez manifestação de interesse Até Qual anos

  5. Avatar de Alberto fernandes cotú
    Alberto fernandes cotú

    Já tenho agendamento e queria saber quando posso ir lá

  6. Avatar de Alberto fernandes cotú
    Alberto fernandes cotú

    Ainda

    1. Avatar de Elizabeth
      Elizabeth

      Já tenho residência e ainda assim me mandaram o email. Preciso de renovar a minha residência caducou 27.04.2024.

  7. Avatar de Jocielly couto
    Jocielly couto

    E quem não recebeu o e-mail até agora, o que fazer?

  8. Avatar de Rosilene
    Rosilene

    Olá!
    Tenho MI aceita, porém aguardo vaga para agendamento. Não recebi o email. O que é preciso fazer?