Raspberry Pi 5 disponível com 16 GB de RAM e preço “louco”

30 Comentários

O mini PC Raspberry Pi é o mais popular no seu segmento. Com uma pequena, mas poderosa placa, é possível ter um autêntico mini servidor com os mais diversos serviços. Depois da versão low cost, está agora disponível um Raspberry Pi 5 com 16 GB de RAM.


O Raspberry Pi é um popular mini-computador que rapidamente cativou os utilizadores graças ao seu pequeno tamanho e enorme potencial, já para não falar do facto de ser um equipamento compacto e barato que podemos levar para qualquer lado. Desde 2023 estava no mercado o Raspberry Pi 5, mas agora foi lançado uma versão ainda mais poderosa.

A nova versão do Raspberry Pi 5 está agora disponível com 16GB de RAM. De referir que a versão low cost tem apenas 2GB de RAM e a versão original pode ser adquirida com 4 GB e 8 GB. Segundo a Fundação Raspberry PI, a versão otimizada D0 do processador de aplicação Broadcom BCM2712 inclui suporte para memórias superiores a 8 GB.

Especificações do Raspberry Pi 5 de 16 GB

  • Chip: Broadcom BCM2712D0, quad-core, 2,4 GHz, 64 bits, GPU VideoCore VII de 800 MHz
  • RAM: 16 GB de memória LPDDR4X-4267
  • Armazenamento: suporte a cartão microSD
  • Conectividade sem fio: Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5 / BLE
  • Conectividade com fio: USB 2.0 (2), USB 3.0 (2), Gigabit Ethernet, HDMI 4Kp60 (2)
  • Conectores: 4-lane MIPI para câmeras ou telas (2), PCIe 2.0, UART , RTC, GPIO de 40 pinos
  • Dimensões: 85 x 56 mm

Relativamente ao preço, o novo Raspberry Pi 5 de 16 GB foi lançado por 120 dólares, ou seja, cerca de €116,47 à taxa de câmbio atual.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Poker Alho
    Poker Alho

    16gb e pouco, devia vir col 32gb minimo para um server plex e com thunderbolt 4

    1. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      E custar o preço de dois happy meals

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Brincadeira à parte, parece-me muito caro!

        1. Avatar de Mais um velho
          Mais um velho

          Consegues fazer mais barato com mão de obra europeia?
          Toda gente quer bom salário, mas depois não quer pagar pelas coisas xD

          1. Avatar de Salário para sobreviver
            Salário para sobreviver

            Nós queremos os produtos de acordo com os salários de Portugal.
            Se os salários são baixos, compramos chinês porque é o que o salário pode comprar. Não temos poder de compra para comprar produtos feitos na Europa, bem queriamos nós.

    2. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      Ri-me. Aprecio este tipo de humor

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Errado, deveria vir com 64gb no mínimo e o preço ser cortado em 30%.

    4. Avatar de Forsakken
      Forsakken

      Eu tenho um Pi4 de 8gb com Plex Server e corre sem problemas sem lag

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    16GB de RAM com esse CPU é um absurdo, com um CPU mais potente teria lógica.

    Aqui ainda estou com a 4 de 8GB e estou a correr um monte de projectos e nem uso metade da memória.

    1. Avatar de Corrector
      Corrector

      Aparentemente não, tens 4, usas metade da memória, aparentemente só precisarias se de 1 deates para susbtituir os teus 4.

    2. Avatar de Ze Carlos N
      Ze Carlos N

      Eu gosto de ter margem de seguranca na RAM, nao va o diabo fazer das suas. Mas eu nao faco nada real time, portanto nao me importo se o processamento demorar um bocadinho mais e posso pagar a tal margem de seguranca da RAM.

  3. Avatar de Halnaweb
    Halnaweb

    Deixou de fazer sentido para mim, a partir do momento que comecei a comprar recondicionsdos da hp mini pcs com configuração tipica de:
    Core i5, SSD NVME com 256gb, rede gigabit, 8 gb ram, consumos de 35watts, por 150€ e vinham com windows 11 pro, que eu simplesmente mandei ás couves e toca de meter linux
    já vou na terceira máquina, duas delas como servidores.

    Durante muitos anos usei o RPB com muitos projectos mas com esta nova opção, avaliando custos/bebfício optei por este caminho.

    1. Avatar de Zé

      No ano passado comprei um HP com Ryzen 3 2200G, SSD de 128 (chega-me bem) e 8GB de ram por 105 euros. É SFF, mas como me dava jeito com leitor de DVD, preferi assim. Está um ótimo media center e tudo o mais que me dê na cabeça para fazer com ele. Ótimo para experiências. O único “senão” é ser um pouco grande, mas no meu caso não é problema.
      Sempre achei que os Rapsberry Pi são bons, mas dependendo do uso, as alternativas são mais interessantes (se o tamanho não crucial, e ainda assim um mini PC muitas vezes não é maior). Além disso, um SFF ou um mini PC já vem “pronto”, enquando que so RBP é preciso por vezes “catar” as peças, caixas, módulos… São mais modulares, sim, mas depende muito do uso. Já um mini OC ou um SFF permite mudar algumas peças (depende muito dos modelos).
      Também já comprei alguns portáteis recondicionados a preço imbatível.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…Core i5, SSD NVME com 256gb, rede gigabit, 8 gb ram, consumos de 35watts, por 150€ e … windows 11 pro…”
      Onde?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Espetáculo. Thanks!

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Só não optei por isso porque o consumo da Raspberry 4 é de cerca de 3W mais de 10x menos do que essas soluções.
      Mas já estive tentado, vi no eBay e OLX dentro desse preço.

    4. Avatar de Asas
      Asas

      Onde comprar a esse preço?

    5. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      O que fizeste faz sentido quando energia não é um problema. Questão pela qual o PI foi sempre tão desejado.
      Ele nunca foi desenhado para ser uma “power house”, mas sim algo que dá para fazer “coisas interessantes “ a baixo custo no ato da compra e no custo energético.

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu também deixei de lado os rspi’s e comecei a operar por mimi pc’s.
      Pelo mesmo preço final, fico com melhor máquina para servidor linux.
      Apostei enquanto o preço rondava os 50€.

  4. Avatar de JAnelas
    JAnelas

    onde é que há desses?

  5. Avatar de Aziado
    Aziado

    Acho excessivo os 16Gb de RAM. Faz-me lembrar o novo Samsung S25 que deve vir com 12Gb de RAM, não versão base e no Plus e o Ultra, vem com 16Gb. É o chamado pagar para não usar. Porque se no Raspberry temos escolha, no Samsung, não.

    1. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      Parece -me que estás aziado… eu num meu Samsung antigo com quase 5 anos uso o DeX e dou-lhe bom uso aos 12 GB de RAM. Até devia ter mais já que é muitas vezes mais potente que este raspberry e até faz mais coisas

      1. Avatar de Aziado
        Aziado

        Croft Lara. Nessa situação específica, concordo contigo, mas tirando isso, e para o utilizador comum, a utilidade é pouca, ou nenhuma. A maior parte das pessoas nem sabem o que é o DeX, e depois da samsung ter descontinuado a docking para o DeX, ainda muito menos.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Idem, há um S20+ por aqui com 12GB RAM e rola muito bem.

  6. Avatar de Hélder Lemos
    Hélder Lemos

    A Mauser.pt vende a 145€ a versão 16GB…demasiado caro a meu ver, ainda é preciso acrescentar Carregador, Storage e um Cooler no mínimo.
    Compra-se Mini-PCs novos com o mesmo valor com Intel N100, 16GB RAM e 512GB SSD e trás tudo pronto a funcionar, e o consumo de energia acabar por não ser muito superior.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exactamente isso, sem duvida, esta a fazer uma boa análise!

  7. Avatar de Imnew
    Imnew

    Sim 120$ e’ um preço louco, e’ RP a querer aproximar-se dos grandes ate’ no preço.