Questão semanal: 65% dos leitores está em casa a fazer teletrabalho

25 Comentários

Teletrabalho é um conceito novo para muitas pessoas. Apesar de haver quem já o fizesse regularmente, como funcionários de empresas do estrangeiro que realizam as suas atividades a partir de casa, há também quem nunca tenha ouvido falar, muito menos praticar.

Nesse sentido questionámos os leitores se iriam fazer teletrabalho, e hoje trazemos os resultados.



Sendo trabalhador, vai fazer teletrabalho?

No âmbito desta questão, obtivemos 2447 respostas, e após termos encerrado as votações, concluímos que a maioria, mais precisamente 65%, dos leitores vai fazer teletrabalho (1589 votos).

Por outro lado, os restantes 35% afirma que não vão fazer o seu trabalho a partir de casa (858 votos)

Resultados em gráfico

Assim, através destes resultados, percebemos que, à data da questão, a maioria dos leitores que participaram, estão em regime de teletrabalho.

No entanto, numa fase de Estado de Emergência, podemos estimar que essa percentagem possa ter aumentado. Isto porque muitas empresas se viram obrigadas a fechar portas, então a solução para garantir a continuidade de algumas tarefas, passa pelo teletrabalho.

Muitos trabalhadores e chefias estão, pela primeira vez, a ter contacto com ferramentas para realizar trabalho a partir de casa. Por essa razão, já aqui deixámos um kit de iniciante, com a lista de recursos úteis para começar já o seu regime de teletrabalho e também algumas sugestões de plataformas de videoconferência.

Aproveite o tema e responda também à nossa questão desta semana.


Questão desta semana:

Em teletrabalho? Quais os serviços de videoconferência que mais usa?

  • Microsoft Teams (26%)
  • Zoom (19%)
  • Skype (18%)
  • WhatsApp (13%)
  • Jitsi (8%)
  • Cisco WebEx (6%)
  • Google Hangouts (5%)
  • Discord (4%)
  • Google Duo (2%)
  • HouseParty (1%)

Total Votos: 3.720

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Desses 65% quantos estão em santo descanso?

  2. Avatar de David
    David

    Já não posso ver a palavra teletrabalho, e a comunicação social continua a bater na mesma tecla.
    O resto do mundo: remote work.
    Portugueses e franceses: teletrabalho

    1. Avatar de Ze das Quintas
      Ze das Quintas

      É a tradução tuga dos anos 90 😀

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Qual o problema dessa expressão?
      Em espanha também é utilizada e muito.

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      é tipo telescola, é pela televisão 🙂

      1. Avatar de Radamel
        Radamel

        Não creio que seja pela televisão, mas pelo telefone/telemovel.

      2. Avatar de Ze das quintas
        Ze das quintas

        Tele não tem na a ver com ser da Televisão

        Tele – “elemento de formação de palavras que exprime a ideia de longe, ao longe, à distância”

        Portanto está correcto, só que não adaptado aos dias de hoje, faria mais sentido trabalho remoto.

    4. Avatar de Marisa Pinto

      Qual é o problema? Enfim.

      1. Avatar de David
        David

        Nenhum. São coisas que vemos nos telesites da telenet.

      2. Avatar de Radamel
        Radamel

        Marisa, aqui há que dar o braço a torcer. Teletrabalho? Que palavra mais sem sentido é essa?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não digas disparates. Teletrabalho está correctíssimo.

  3. Avatar de Cisco
    Cisco

    E porque raio de carga de água tenho que falar ou escrever em inglês? A minha língua não presta ou é por ser moda?

    1. Avatar de David
      David

      Cisco, não é preciso falares inglês.
      Pode ser dito: trabalho remoto
      Segundo a Infopédia, remoto significa “que pode ser feito ou acionado à distância”
      https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/remoto

      Faço trabalho remoto há quase 10 anos, e nunca antes vi a palavra teletrabalho para um trabalho feito à distância.

      Porque é que não chamam de telenet em vez internet, ou telewhatsapp em vez whatsapp, ou tele-messenger?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não sei mas o facto é que faço regularmente “teletrabalho” e nunca utilizei um telefone ou telemóvel.

      Utilizo as mesmas ferramentas como se tivesse no escritório.

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      Também sempre disse trabalho remoto (ja há mais de 10 anos como o outro comentador). Só comecei a ouvir “teletrabalho” em Março de 2020.
      Os jornaleiros nunca fizeram trabalho remoto e foram aos dicionarios dos anos 80…enfim.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Respeito sff. Dizes como queres, e nós dizemos desta forma que também está correcta. Respeito.

        1. Avatar de C.
          C.

          Ele não faltou ao respeito. Pode estar no dicionário e ser correcto mas está completamente desatualizado dos dias do Portugal de hoje.
          A teoria do Woot! até faz algum sentido, é um conceito já em Portugal há algum tempo e que muitas pessoas ainda não conhecem.
          Teletrabalho é Março de 2020 sim! Quem faz ou conhece quem faça, até hoje sempre ouviu falar em trabalho remoto (ou apenas “remote” quando usado o termo em Inglês).
          Tenho que concordar com o termo “jornaleiros” e sinto que não estou a falar ao respeito a ninguém, do mesmo modo que chamo “pedreiros” a alguns colegas quando o trabalho assim o denuncia.

        2. Avatar de Vítor M.

          Ele está a falar dele, ele é jornaleiro, faz umas hortas, tenho-o visto no campo no horizonte. É um trabalho digno, diga-se.

  4. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    De que serve o teletrabalho sem o trabalho bruto? Não há um teletrabalho que possa só por ele gerar algo. Se todos fizéssemos teletrabalho não era produzido nada.
    No entanto as pessoas que estão estão atrás dos computadores ganham normalmente mais do que aqueles que realmente estão a produzir as coisas e que estão a correr riscos.

    1. Avatar de Radamel
      Radamel

      Há muitos negócios em que a maioria dos funcionários só precisa de ter um computador para efetuar o serviço. Por exemplo, a Amazon (só das mais valiosas do mundo). Acha que o seu valor principal não vem das ferramentas eletrónicas (nas quais terá milhares de pessoas a trabalhar) que utiliza? Acha que o seu valor é só pessoal do armazém e distribuidores?

      1. Avatar de Radamel
        Radamel

        Em vez de ferramentas eletrónicas eu queria ter escrito ferramentas tecnológicas.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Engraçado mas o teu comentário foi tudo ele efectuado devido às pessoas que que não produzem nada. Comecando pela Matemática, passando pela fisica, quimica, quimica e engenharia.

      E agora que o mundo está parado, quem é que confias mais para encontrar uma solução um carpinteiro (que produz) ou gajo não produtivo que passa o dia a estudar bichinhos microscópicos?

      Se não fosse o pessoal que nada produz, ainda estavamos a viver nas cavernas.

  5. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    No meu caso que trabalho em manutenção de espaços escolares e jardinagem a palavra “teletrabalho” é algo que não existe no meu dicionário mas que me mandaram para casa na mesma portanto “tasse bem”

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Não pode fazer telejardinagem nem telemanutenção?

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Num futuro próximo quem sabe. Precisaria de robots controlados á distância para o efeito mas se a Instituição para quem eu trabalho nem me dá ferramentas adequadas para fazer o mínimo dos mínimos imagine robots… :mrgreen: