Questão: Na sua casa já tem um contador inteligente ligado?

102 Comentários

Há cada vez mais casas a usar um contador inteligente. Estes equipamentos permitem facilitar todo o processo inerente à recolhe de dados ao nível de energia como, por exemplo, fazer as leituras da luz à distância, sem a necessidade de um funcionário da operadora ou do cliente, entre outras vantagens.

Assim sendo, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se na sua casa já tem um contador inteligente ligado. Participe!



Na sua casa já tem um contador inteligente ligado?

Certamente que já ouviu falar sobre os contadores inteligentes que, em suma, são equipamentos inteligentes que fazem a gestão elétricas a partir de uma estrutura tecnológica que, remotamente, mede o consumo energético, faz o tratamento e disponibilização dos dados e ainda disponibiliza o apoio ao fornecimento de serviços.

São diversas as vantagens associadas a estes dispositivos como, por exemplo, a possibilidade de fazer leituras à distância sem que seja feita pelos funcionários das operadoras das redes ou por parte dos clientes. É ainda possível fazer alterações remotamente à potência contratada, entre outros benefícios.

Tal como já aqui havíamos referido, mais de metade das casas portuguesas já conta com contadores inteligentes ligados. No entanto, até ao final do ano de 2024 a E-Redes, tem de assegurar a cobertura de 100% dos clientes. Mas ainda faltam 2,9 milhões de contadores inteligentes, estando até ao momento instalados perto de 4,3 milhões destes dispositivos em Portugal Continental.

Assim sendo, na nossa questão desta semana, queremos então que nos diga se na sua casa já tem um contador inteligente ligado. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Na sua casa já tem um contador inteligente ligado?

  • Sim. (60%)
  • Não. (40%)

Total Votos: 2.306

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    infelizmente….

    1. Avatar de SteveRobs
      SteveRobs

      pq infelizmente?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        pq são muito melhores não há ca estimativas para ca e para lá que depois o consumidor fica sempre a perder, só num pais de 3º mundo é que e via estas estimativas já para nao falar que tinha de vir um marmelo a cada casa para eu lhe dar um numero, assim é tudo automatico a pessoa paga o que está lá registado

        1. Avatar de Filipe Rafael
          Filipe Rafael

          Lá em casa tenho um contador da EDP “inteligente” mas a EDP continua a fornecer nas faturas valores por estimativa.

          1. Avatar de SteveRobs
            SteveRobs

            Isso é que não entendo a lógica.

          2. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            O contador ainda não deve estar a comunicar as contagens, devem faltar os concentradores de recolha de leituras a montante. Dá mais uns meses e já estará resolvido.

          3. Avatar de Pedro N
            Pedro N

            Também tenho um inteligente, mas que não comunica com a E-Redes.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        ahah ainda nem respondi a razão e já me afundam de críticas… “O Português é o pior inimigo do Português!”

        Enfim, passando à razão… Eu comprei paineis fotovoltaicos e tinha o antigo contador analogico (o que tem uma roda). Acontece que com esse contador analógico, quando produzo em excedente a energia é injectada na rede e o contador anda para trás.
        Isto significa que o preço de venda da minha energia é exactamente igual ao preço de compra.
        Ora já com os contadores digitais o valor de consumo nunca anda para trás, ao invés disso é contabilizado o valor de injecção na rede a cada 15 min e no final a empresa paga ao valor que quiser (Se é que paga mesmo, ainda não tenho tempo suficiente para saber)
        Hoje em dia acredito que o valor de venda da minha energia já é inferior ao de compra. Ainda por cima todos sabemos qual o caminho futuro disto….. sobe o preço de um lado e desce do outro… (para pagar isto e aquilo e os investimentos, etc)
        Por esta razão ficaria mais protegido com o contador analógico, que pela minha opinião é muito mais justo e “Fail-proof”

        1. Avatar de Fernando Machado
          Fernando Machado

          Portugal no seu melhor. No Brasil acho que recebes a tua energia de dia para gastares á noite. Mas como em Portugal existe um bando de gatonos é preferível não comprar painéis. Colocas paineis mudam logo o teu contador para digital. A unica solução em Portugal é comprar um ou dois paineis no maximo para consumo diário de dia.

        2. Avatar de Ze Manel
          Ze Manel

          @Miguel, para venderes tens de estar registado como produtor. Se apenas tens paineis para autoconsumo e é injetado na rede, o preço é zero.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Disseram- me que isso mudou este mês (ou o passado)
            De qualquer forma, com o contador analógico não havia esse problema

        3. Avatar de João
          João

          @Miguel do que vi, para seres remunerado pela venda tem que ser paga uma taxa de 200 e muitos euros para ficar como vendedor e claro mais burocracia.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Disseram-me que era mais simples agora, vou ver…

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            De qualquer forma é claro que isso era ideal, mas apenas baixar na conta da luz já é bom

      3. Avatar de Pintor
        Pintor

        Porque nesses não podes alterar a potência contratada.

    2. Avatar de Zé Manel
      Zé Manel

      @Miguel, a rábula de dizer que pagam mais com os inteligentes deve se a duas coisas: contagens reais ao invés de estimativa, e os contadores antigos tendem a perder precisão com o tempo.

      1. Avatar de Helena Arraiano
        Helena Arraiano

        Felizmente, desde que começaram a ser colocados no mercado, Foi a melhor escolha que Fiz. Sem quaisquer preocupações de dar leituras e sempre Correctas.

    3. Avatar de Helena Arraiano
      Helena Arraiano

      Felizmente, desde que começaram a ser colocados no mercado, Foi a melhor escolha que Fiz. Sem quaisquer preocupações de dar leituras e sempre Correctas.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Ainda não…

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Tenho. E há uma grande diferença no que o EDP RE:DY fornece como gasto (consumo da rede) e o contador tem marcado. Já reclamei 2 vezes a dizer que o contador RE:DY apenas está ligado a 1 dos 3 fios que distribuem energia à casa. O contador solar está num dos outros 2 fios e a app diz-me que consumo 100% do que produzo, isto há quase 1 ano! E eles fazem copy/paste de uma resposta automática a dizer que está tudo a funcionar corretamente!

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Ameaça-os com a DECO que eles vão logo arranjar 🙂

    2. Avatar de Zé Manel
      Zé Manel

      O redy não permite ligação trifásica. Daí eles dizerem que está tudo bem.

  4. Avatar de Dinis
    Dinis

    Atenção: se puserem painéis da IKEA têm que ter o contador novo (as outras marcas não sei mas aposto que também é preciso).

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Precisam porque os contadores antigos contam o que estás a injetar na rede e não é consumido.

      Ou seja estas a pagar ao comercializador de energia e eles depois vendem o que receberam gratuitamente ao teu vizinho…

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Exacto. Com o contador antigo o que é produzido conta como gasto.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não é gratuitamente, os KW andam para trás na mesma velocidade.
        O que significa que vendes à rede ao mesmo preço que compras.
        Nos digitais a contagem nunca anda para trás, eles contabilizam e pagam ao valor que lhes apetecer (e não tens como confirmar

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Ao registar como produtor de energia na DGEG a E-Redes têm um prazo de 1 ano para te trocar para um contador bi-direcional…

  5. Avatar de o veado
    o veado

    a minha casa tem o contador inteligente só que ele esta doente com uma demência muito grave esquece-se de comunicar todos os meses a contagem automática e tenho que a dar por ele.

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Se tiver a luz vermelha que diz PLC a vermelho, é porque a zona ainda não está integrada em rede inteligente.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        O contador ainda não deve estar a comunicar as contagens, devem faltar os concentradores de recolha de leituras a montante. Dá mais uns meses e já estará resolvido.

        1. Avatar de Inês
          Inês

          4 anos chegam?

        2. Avatar de spysky
          spysky

          Posso dizer-te que na minha residência já leva mais de 10 anos.
          Quando a urbanização foi construída, todos os contadores instalados já foram “inteligentes”, mas todos eles continuam com o LED do PLC a vermelho.

          E isto é uma urbanização com perto de uma dezena de prédios de 8 pisos cada, todos com a funcionalidade da inteligência em modo adormecido.

      2. Avatar de Rui Peixeiro
        Rui Peixeiro

        Eu tenho um Kaifa MA109P com o led do PLC a vermelho.
        No entanto consigo ver no site da e-redes as leituras diárias. Não consigo é ver os consumos de 15 em 15 minutos, como em alguns é possível.

        Será que isso significa que não está integrado na “rede inteligente”? Mesmo enviando as leituras diariamente?

        (não tem módulo GSM, até porque estou eu a usar a porta HAN para leitura dos dados)

  6. Avatar de Anacleto Ucraniano
    Anacleto Ucraniano

    tenho um mas parece pouco inteligente, tenho que dar as contagens na mesma

  7. Avatar de ObrigadoEDP
    ObrigadoEDP

    Inteligente uma OVA… supostamente deveria tirar a contagem automaticamente e enviar … mas não está a fazer isso, e alem de não cumprir o único objetivo que tinha, tem um corte que bloqueia o contador quando é ultrapassada a amperagem contratada … algo que já existia antes mas disparava no quadro dentro de casa. Agora dispara no quadro na RUA e me obriga a desmontar a caixa para carregar na porcaria do botão sempre que vai abaixo. Já reclamei para voltarem a colocar como estava sem efeito, ignoram. Se ainda tiverem quadros antigos, façam TUDO o que puderem para os manterem. Ou vão começar as dores de cabeça…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      EDP?
      Mas a edp é um comercializador de energia.
      Não queres dizer E-Redes?

      1. Avatar de inform
        inform

        Ele tem razão, E-Redes(Nome novo) = EDP(nome velho) é a mesma empresa, a empresa que faz contratos neste momento a EDP Comercial é outra sub empresa criada pelo grupo EDP, isto tudo para separar as coisas como foram obrigados para poder dar ao mercado mais opções de escolha.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Antes de E-REDES era a REN. A empresa já mudou de nome mais vezes desde que dividiram a EDP…

          Daqui a pouco ainda chama TLP à Altice ou Telecel à Vodafone.

          1. Avatar de Ze Manel
            Ze Manel

            @Realista… a REN sempre foi REN, Concessionária da rede nacional de transporte (linhas que vão desde as centrais, até ás subestações da E-REDES) esta é a distribuidora a nivel nacional.
            A E-REDES era a EDP Distribuição.

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Não sejas “esse “indivíduo “. Ainda para mais quando confundes alhos com bugalhos. Básicamente a E-Redes é a antiga EDP Distribuição que mudou de nome e tem agora um “logo” mais catita. Nada a ver com a REN – que se encarrega do transporte de energia em larga escala em redes de alta e muito alta tensão.

            Vá. Respira. Conta até dez e deixa-te dessas paneleirisses de pentelhadas só para “pegar” com alguém na “internet”.

            Vais ver o teu dia a correr bem melhor dessa forma.

    2. Avatar de inform
      inform

      Amigo, o problema não está no contador, mas sim no que tem ligado em sua casa, pois antigamente tinha o disjuntor DST dentro de casa que disparava quando passava a potencia contratada, hoje quem faz esse trabalho é o contador, e a tolerância deste é zero, basta um passar um milésimo e pimba cortou a luz, tem de ir ao contador para rearmar, tão simples quanto isto, a solução para isso é simples, peça aumento de potencia, e esse problema acaba-se, ou então comece a ligar menos coisas ao mesmo tempo em casa.

      Ainda há zonas infelizmente que a rede de comunicação ainda não está 100% funcional, dai os contadores inteligentes ainda não enviarem a leitura automaticamente, a prioridade tem sido em mudar os contadores velhos pelos novos, e progressivamente estão a meter tudo em funcionamento.

      As vezes não perdem nada em irem-se informar um pouco do que depois virem para aqui dizer mal a torto e a direito sem qualquer fundamento para isso.

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        Atualmente pode ultrapssar a potencia contratada durante cerca de 20 a 30 segundos.

      2. Avatar de UmGajo
        UmGajo

        E que tal primeiro atualizar a rede nessas zonas e depois ir às casas dos clientes trocar os contadores? Se calhar assim havia menos gente a falar mal!

        Já me trocaram o meu há mais de 6 anos, e continua sem enviar leituras! Só em PT é que isto é aceitável!

        Volta não volta estão lá para tirar a leitura do contador, mas na minha casa já não entram mais!
        Envio eu as leituras. Querem confirmar que estou a enviar as leituras corretas? AZAR!
        Ponham a ******* do contador a funcionar como é suposto! Já tiveram 6 anos para fazer isso! Se não conseguem é porque são uns incompetentes de M***A!!!!

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          Amigo as são como são, não está satisfeito, vá para cmtv e a cnn, pode ser que tenha sorte.

    3. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Vai ser obrigado a mudar de qualquer maneira. Caso contrário cortam a energia.

  8. Avatar de Zé Manel
    Zé Manel

    Na minha ainda não tenho, mas também não percebo o critério da Eredes para mudar o contador. Numa semana vêm ao meu predio, substituem 2 ou 3, depois estão 1 ano ou 2 sem cá aparecer, vêm substituir mais 1 ou 2 e andamos assim

    1. Avatar de Marcolino
      Marcolino

      só estão a substituir aos que consomem pouco, porque quando levam com os novos contadores, a fatura da luz aumenta logo 300%, por isso vai tentando manter o antigo.

      1. Avatar de inform
        inform

        Amigo não sabe não invente, as empresas a executar as trocas são varias, e quem faz a distribuição dos trabalhos lança por elas todas, logo como é natural vão sendo trocados mediante a possibilidade.

        E mudar o velho análgico pelo novo digital, não vai alterar nada nas fatura, os que tem de se preocupar é aqueles que tem aldrabices feitas nos contadores analógicos para pagar pouco ou nada, esses sim, quando tiverem a visita podem vir a ter alguma dores de cabeça se forem denunciados.

    2. Avatar de Luís Fonseca
      Luís Fonseca

      Coloque um painel solar na varanda, mesmo pequeno e em pouco mais de 15 dias eles aparecem para substituir o contador. 😉

  9. Avatar de Marcolino
    Marcolino

    Estranho essa vantagem, quando com estes novos contadores e sabe-se lá porque, a fatura aumenta quase 300%, enfim.

    1. Avatar de aj
      aj

      a minha não aumentou, gasto os mesmos kwh que gastava com o antigo contador

    2. Avatar de luis
      luis

      Enganei-me desculpa este comentário é dirigido ao Marcolino.

    3. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Tens o contador antigo “artilhado” para contar pouco…

      1. Avatar de Marcolino
        Marcolino

        Só pode.

    4. Avatar de João
      João

      @Marcolino se der leituras todos os meses esse problema passa. Além disso, contadores antigos têm muito menos precisão que os novos. E tendem a perder precisão com o tempo, por algum motivo os contadores de gás são trocados de 20 em 20 anos.

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        Não amigo o gas obedece a umas determinadas regras dai as trocas de x em x, na luz e água os contadores só são trocados em caso de avaria, o meu da luz e agua estão montados há 40 anos e estão a funcionar em pleno… mas já sei que dentro em breve vão ser trocados pelos novos digitais.

  10. Avatar de PMAS
    PMAS

    De inteligente tem muito pouco até agora. As contagens não são automáticas e uma simples mudança de potência obrigou a que um técnico se tenha de deslocar ao local.

    1. Avatar de inform
      inform

      Não são automáticas porque ainda onde reside as rede não está funcional quando estiver passa a ser, como é natural se o contador ainda não comunica por não estar ligado com a rede, tem de se deslocar ai um técnico para alterar as configurações no contador para que ocorra o aumento de potencia.

      Fazem um drama muito grande de coisas básicas, informem-se de como as funcionam e depois comentem, querem é logo tudo dado e arregaçado.

      o meu contador já está montado há 5 anos foi dos primeiros e só há ano e meio é que a rede foi finalizada e começou a dar as leituras automáticas, até agora não falhou uma vez.

      1. Avatar de EuNaoTrabalhonaEdpETu?
        EuNaoTrabalhonaEdpETu?

        Não é drama. Mas parece que é falta de planeamento por parte da empresa.
        Montar primeiro onde não tem a rede não está funcional não parece lógico.
        Tu mesmo dizes que foste dos primeiros…. Mas só há ano e meio é que ficou com leituras automáticas.

        1. Avatar de Eu trabalho na EDP
          Eu trabalho na EDP

          Amigo, não existe falta de planeamento???!!!, você é que não pesca nada do assunto, então as coisas não são construídas a par umas das outras, queria logo a rede a funcionar 1º e depois é que se mudava os contadores, não é mais rápido ir trocando os contadores e quando a rede estiver ativa os contadores começam a comunicar.

          Agora claro as coisas levam tempo, não anda pessoal dedicado só a montar contadores como pensa, eu também os monto, em media monto 20 contadores por dia, quando é possível. Mas tenho outras obrigações no ramo elétrico, se não o senhor como tantos outros andava mas era há luz da vela e a reclamar quando ocorre avarias.

        2. Avatar de inform
          inform

          Não é falta de planeamento as coisas são mesmo assim, podia estar aqui a explicar como realmente as coisas funcionam, mas era perder tempo, pode-te não parecer logico, mas as coisas nas infraestruturas seja de luz, comunicações, etc, não é algo tão linear como se pensa quando se está em larga escala a construir uma rede.

          Eu sim fui logo dos 1ºs a levar com o contador novo intelegente, e sim só com a pademia é que as coisas ficaram a funcionar, e se for ver bem as coisas, não foi só nesse ponto que as coisas andaram mais depressa, mas no resto não interessa aqui aqui para este ponto.

          portanto, não há qualquer drama aqui, o pessoal só tem de se aguentar que as coisas vão acabar por ser finalizadas, ainda para mais com uma meta estipolada.

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Ainda não tenho e preciso de ter porque instalei painéis solares e desconfio que estou a pagar à EDP por estar a injetar na rede…

    Está programado para trocar este trimestre.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não pagas, se tens o de rodinha hás re reparar que ela anda para trás e desconta KW.
      O que significa que o preço de venda é igual ao de consumo, estás na melhor situação possível. 🙂

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Yep, o melhor dos negócios 🙂

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Não, tenho um Sagem.
        E esses não bi-direcionais, ou seja só contam num sentido.

        De qualquer das maneiras já está programado para daqui a uma semana a substituição do contador.

    2. Avatar de Dinis
      Dinis

      O meu técnico dos painéis solares disse logo para eu não ligar o inversor porque senão ia pagar o que produzia.

  12. Avatar de abmo
    abmo

    N basta ser inteligente, a nao comunicao da leitura nao esta disponiveis em todos

  13. Avatar de secalharya
    secalharya

    Já ouvi tanta história negativa por isso não vou mudar tão cedo.

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Não tens opção. É obrigatório mudar. História negativa para mim é sobretudo gente que não sabe sequer interpretar uma fatura de energia, tampouco dar leituras.
      Assim que receber a comunicação da eredes, caso não autorizes, esta pode cortar a energia.

      1. Avatar de inform
        inform

        Basicamente é o que vai acontecer aos teimosos que se acham donos do contador que é do fornecedor de energia, não vão a bem, vão a mal luz cortada.

  14. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Como posso ligar ao dispositivo inteligente para monitorizar o consumo energético?

    1. Avatar de inform
      inform

      não podes, o equipamento é proprietário, só mesmo a assistência técnica é que tem meios para lhe mexer, Quere monitorizar consumos tens de tu comprar um equipamento de contagem e instalar.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Há muitos desses a venda no AliExpress e que podes instalar no quadro eléctrico…

    2. Avatar de aj
      aj

      pode ver os consumos na e-redes. https://balcaodigital.e-redes.pt/login independentemente do comercializador que utilizar, é so fazer o registo

    3. Avatar de Dinis
      Dinis

      Há quadros interiores inteligentes que contam tudo até gasto com baterias.

    4. Avatar de AJMS
      AJMS

      Ricardo Santos, se estiveres disposto a gastar +/- 60€ ficam com um leitor só teu disponível a qualquer hora no teu smartphone ou PC e ainda podes automatizar a tua casa toda a nível elétrico comprando mais dispositivos caso assim desejes em função dos teus consumos, o mundo Shelly é fascinante. Leitor de consumo elétrico —> Shelly EM + pinça 50amp

      1. Avatar de José Brito
        José Brito

        Estou à espera à dois meses por contador inteligente bidireccional , dizem que não há Stok de material em armazém

        1. Avatar de Luís Fonseca
          Luís Fonseca

          Se o contador consegue diferenciar a energia consumida da injetada então ele também é bidirecional ou pode o ser por atualização de firmware.
          Na verdade e como todos nós podemos ser um dia ou outro produtores de energia, pois é fácil de o ser, todos os contadores deveriam ser instalados como bidirecional, mas enquanto essa limitação existir é possível cobrar a mudança. O que permite encaixar mais algumas receitas.

  15. Avatar de Theboice
    Theboice

    O facto de o ter não é sinónimo de que funciona automaticamente na sua contagem, por exemplo já o tenho à alguns anos mastenho de enviar a contagem, logo a votação deste modo não me parece correcta ..

  16. Avatar de Lg
    Lg

    Verificar se e-redes não vos fazem pagar 98,37€ pela substituição destes contadores chamados inteligentes

  17. Avatar de mb
    mb

    O pior de tudo é ter um destes contadores, por ter painéis, a E-redes receber todas as leituras diárias assim como saldo quarto horário e não enviar as leituras ao comercializador que emite faturas por estimativa.

  18. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    Acho que este questionário deveria ter duas perguntas, primeira se tem contador inteligente e segunda se está ligado à rede inteligente, porque só ter o contador não serve para nada sem a segunda

  19. Avatar de José
    José

    Não tenho e não está previsto a instalação do contador inteligente. Mudaram aos meus vizinhos mas não mudaram o meu. Se estiver muito tempo sem consumo, por ausência, o sistema não aceita a contagem real, devo ao perfil do consumidor.

    1. Avatar de Luís Fonseca
      Luís Fonseca

      Eles verificam os dados por estimativa também, caso eles recusarem a contagem por achar não estar nos valores de consumo, volte a inserir novamente pois eles acabam por o aceitar.

  20. Avatar de Gregorio Luis
    Gregorio Luis

    Contador inteligente ou funcionário a fazer a contagem, é – me indiferente. Quem tem obrigação de fazer a medição é o fornecedor, é fazê-la SEMPRE , antes de emitir a factura. Porque carga de água tenho de pagar por uma estimativa o que consumo se só tenho que pagar o que consumo em vez de uma importância estimada por alguém de honestidade duvidosa? Poa acaso alguém aceita que o merceeiro lhe factura por estimativa em vez de facturar o peso real dado por uma balança certificada? Deixem de proteger os Mexuas, os Pingos, os Zeinal Bavas e quejandos e equipar em-nós aos nossos merceeiro, pois ficaremos mais bem servidos e com HONESTIDADE…

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Amigo, está redondamente errado! Só prova que não percebe nada disto! O fornecedor não é obrigado a nada disso! O distribuidor sim tem obrigação de realizar pelo menos 2 leituras reais por ano. Então mas no seu raciocinio, arranje maneira de ler 6 milhões de contadores todos os meses!
      Se o sr, não dá a leitura no seu próprio interesse de não ser sobre ou sub faturado é um problema seu. Eu não gosto de ser roubado e não é por 5 minutos por mês que não dou a leitura.

      1. Avatar de Gregorio Luis
        Gregorio Luis

        Antes de mais gostaria de clarificar que não sou seu amigo e nem sequer o conheço… De seguida, dizer-lhe que não sou empregado de nenhuma eléctrica para ter que fazer o trabalho que só a eles compete… Em terceiro lugar não sou dos que querem as coisa equilibradas para o fornecedor e para o cliente, e ser tratado como Cliente. A grande maioria deixa que flhe sejam retirados direitos e a seguir queixam-se que as grandes empresas têm lucros fabulosos…

        1. Avatar de Ze Manel
          Ze Manel

          Eu também não o conheço, se o sr. gosta de ser sobrefaturado ou subfaturado e financiar as eletricas a juro zero por não dar leituras, é uma opção sua. Eu não. Quando posso dou a leitura no meu próprio interesse, de não ser faturado nem a mais nem a menos.
          para a próxima quando for ao supermercado peça ao merceeiro para lhe ir tirar as compras á prateleira, afinal estou a pagar por algo que lhes compete fazer!

    2. Avatar de Luís Fonseca
      Luís Fonseca

      Eu nunca tive problemas com as estimativas.Quando se paga mais por estimativa, compensam após a leitura real. Até que acabamos por usar a conta fixa (estimada) o ano inteiro e ter uma conta de acerto ao final do ano, vejam só como pouco me preocupo pelas estimativas.

  21. Avatar de serafim
    serafim

    Já tenho contador inteligente,mas continuo a pagar a tarifa de áudio visual

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Se tiveres consumo anual < 400kwh estás isento. Toda a gente está obrigada a pagar.

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Muda.fiz o mesmo.edp apresentou-me uma conta impagável.afinal os contadores não éram inteligentes,dizem eles

  23. Avatar de Luis Catarino
    Luis Catarino

    Eu tenho um contador inteligente.
    Mas não adianta porque ou vem o funcionário ou tenho de enviar a contagem. Questionei a empresa sobre o contador inteligente e o unico que informam
    é que é para evitar estimativas.

  24. Avatar de Laudelino Barbosa
    Laudelino Barbosa

    Já tenho este tipo de contador. É escelente. A única preocupação é verificar no último dia de cada mês a leitura para conferir pela fatura e também se o último dia do mês não não for dia útil podem fazer uma leitura estimada em podemos pagar mais e só é creditado no mês seguinte o que é pena. Estou a fazer este comentário dos açores a empresa é EDA e não EDP como aí.

  25. Avatar de Manuel silva
    Manuel silva

    É uma mer… Conta mais do que os analogicos

  26. Avatar de Mário Mendonça
    Mário Mendonça

    Boa tarde,tendo contador inteligente na minha residência e tendo contactado o meu fornecedor de serviços de energia foi-me comunicado que a E- REDE não fornece aos serviços exemplo Goldenergy o valor real da contagem e são eles próprios que fazem as estimativas e depois comunicam ao serviço (Goldenergy) o valor a pagar. Perante isto não há interesse nenhum em ter um contador inteligente. A E REDE e a controladora de todo este monopólio energético Cumprimentos Mário Mendonça

  27. Avatar de Rui
    Rui

    Quem controla o sistema???

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      O distribuidor de energia (E-REDES)

  28. Avatar de Serafim Sousa
    Serafim Sousa

    Já tenho um contador inteligente, mas só há cerca de ano e meio beneficio da leitura automática. Esta circunstância (leitura automática) traz todas as vantagens e mais uma: evita-se a faturação por estimativa, sem sermos impedidos de controlar os consumos.

  29. Avatar de João Rosado
    João Rosado

    Tenho um contador inteligente da inove Coty Évora

    Tenho um contador inteligente da inove Citty Évora
    O meu fornecedor é a Endesa,mas não funciona,pelo que tenho que fornecer os dados.

  30. Avatar de João Rosado
    João Rosado

    Tenho um contador inteligente da inove Coty Évora

    Tenho um contador inteligente da inove Citty Évora
    O meu fornecedor é a Endesa,mas não funciona,pelo que tenho que fornecer os dados.