Questão: Já pagou ou paga para ler notícias online?

22 Comentários

Certamente que já lhe aconteceu querer ler uma determinada notícia num canal de comunicação, mas deparar-se com a informação de que essa mesma notícia é exclusiva para assinantes e/ou para quem pague para aceder. Normalmente, este sistema aplica-se a notícias exclusivas ou àquelas sobre temas mais pertinentes.

Assim sendo, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se já pagou ou paga para ler notícias online. Participe!


Já pagou ou paga para ler notícias online?

Nos dias que correm, o tradicional jornal em papel também partilha o seu espaço no mercado com a sua versão digital nas plataformas online No entanto, e por ser um serviço mais dinâmico, muitas empresas optam por bloquear determinadas notícias para que estas sejam acedidas exclusivamente por quem pague para as poder ler.

Por outro lado, e uma vez que o jornal em papel é um produto pago, os meios de comunicação também acabam por barrar algumas informações na via online que estão disponíveis para todos aqueles que comprem os jornais.

No entanto, um recente estudo levado a cabo pela Reuters Digital News Report, concluiu que apenas 12% dos portugueses pagam para terem acesso a notícias. Por sua vez, “os dados do inquérito indicam que o título mais subscrito em formato digital pelos portugueses é o Expresso (28,8%), seguido do Público (22,9%), Correio da Manhã (21,2%) e Jornal de Notícias (17,8%)“.

Como tal, na nossa questão desta semana, queremos então que nos diga se já pagou ou paga para ler notícias online. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Já pagou ou paga para ler notícias online?

  • Não. (90%)
  • Sim. (10%)

Total Votos: 1.915

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de anonimus
    anonimus

    Não, e nem tensiono pagar, era só o que faltava, tanta informação gratuita agora ia pagar.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O senhor trabalha de graça certamente.

      1. Avatar de Security
        Security

        De graça não porque os nossos dados de navegabilidade são vendidos 🙂 tudo tem um preço e o dos portais online anda na publicidade que nos esfregam nos olhos e os nossos dados de navegabilidade a chegarem a muitos lados (google and so on).

        1. Avatar de A.M.
          A.M.

          +1. ….nós somos o “produto”, que eles já vendem, por isso pagar novamente, não faz sentido!!…ou melhor, se por acaso assinamos e pagamos por notícias, estamos a “pagar” duas vezes!!

        2. Avatar de Vx
          Vx

          dados e publicidades com que levamos

        3. Avatar de freakonaleash
  2. Avatar de O'la
    O’la

    Não, as notícias sao iguais em todos os meios não há exclusividade, logo não há por que pagar.

  3. Avatar de Malcheirete
    Malcheirete

    Nunca. Uso sempre as redes sociais que acabam por ser a fonte de muitas notícias. Basta ler abola ou record e ver artigos sobre jogadores a porem likes no insta. Pagar por isto? Claro que nao

  4. Avatar de SPr
    SPr

    Ja referi no meu anterior comentário. Sites que contenham Nónio não se podem queixar. Nao vou pagar para ter que criar duas contas em dois serviços distintos onde um recolhe imensos dados e é desnecessário.

    Sou anti nónio. Usem a extensão delete nónio no browser.

    1. Avatar de albino negro
      albino negro

      obrigado pela partilha

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Subscrevo 2 publicações nacionais desde há vários anos. Uma delas é mensal (Courrier Internacional), o jornalismo que apresenta dificilmente se encontra online de graça, para além disso habitualmente são artigos que abordam temáticas que tem um prazo de validade mais longo que o do habitual jornalismo online, o que permite ir lendo ao longo do mês sem perder relevância. O outro é o Expresso, que me habituei a ter em casa desde de miúdo. O meu pai comprava aquele sacão que trazia papel suficiente para encher o caixote da reciclagem. Nem sempre leio, raramente leio mais de 20 ou 30% do conteúdo, mas o que leio normalmente tem qualidade e acrescenta ao que se vai lendo de graça.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isto!! Subscrevo publicações diferentes, mas essencialmente pelo mesmo motivo: “O jornalismo que apresenta dificilmente se encontra online de graça”. Não se pode comparar títulos sensacionalistas numa rede social com jornalismo de qualidade, seja em publicações pagas ou gratuitas.

  6. Avatar de Jornaleiro digital
    Jornaleiro digital

    Pagar? Pagar e mesmo assim ser bombardeado com publicidade? Nããã… vejo notícias no Telegram

    1. Avatar de SPr
      SPr

      Fazes bem! Não há nada melhor que ver as capas dos jornais..

      1. Avatar de Food Gym Todo
        Food Gym Todo

        chama-lhe capas…

  7. Avatar de Nadi
    Nadi

    No telegram arranjo tudo á borla

  8. Avatar de Sapo
    Sapo

    Pagar pra let noticias online? Eu já pago por tv na fibra e ainda pago taxa audiovisual mas além do governo me fazer perder três canais russos que muito agrada eu ainda tenho que levar com toneladas de gigas de publicidade na TV que eu pago e que ao contrário do YouTube, vice não tem opção de pular e não assistir. Pagar pra que? Quanto mais a gente paga mais eles querem cobrar e pior é o serviço que nos entregam. Depois reclamam dos torrents, com fibra eu baixo o que eu quero é meto no disco da TV para ver sem nenhuma publicidade em absoluto.

  9. Avatar de Vx
    Vx

    Pagar para o jornalixo do DN, Expresso e CM? Mais vale nem abrir a pagina deles assim nem com publicidades lá vão.

  10. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Nem pensar. Felizmente ainda existem sites que desbloqueiam 99% de sites noticiosos em Portugal.

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Paguei durante alguns meses mas cheguei à conclusão que lia o mesmo ou até menos porque não tinha tempo para ler o material pago. Logo deixei de pagar e aceitei que tenho que viver com menos informação!

  12. Avatar de José
    José

    Assino o público, e o resultado é ter informação validade e mais densa que titulos. Estu super contente com a decisão pois leio muito mais e nao tenho de estar sempre a validar fontes de informação que é o problema das redes sociais: que nem sequer apresentam a informação cronológicamente, pois o objetivo é o like..

  13. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Não!
    Já pagámos em impostos que o governo deu para que os mass media lhe beijassem a mão durante a pandemia.