Qual o melhor tarifário de eletricidade e gás natural para si?

32 Comentários

No segmento da eletricidade e gás natural, o mercado está cheio de ofertas que nem sempre são percetíveis para os clientes. Para ajudar na escolha, foi agora criar a plataforma Poupa Energia que permite aos consumidores comparar um conjunto vasto de ofertas tarifárias dos 23 fornecedores de eletricidade e gás natural.

Contador de electricidade utilizado nas casas portuguesesas. ANTÓNIO COTRIM/LUSA


Chama-se Poupa Energia, e é uma nova plataforma que permite simular e comparar mais de 200 tarifários de energia – gás natural e eletricidade. Esta plataforma é gerida pela Agência para a Energia (ADENE), entidade privada sem fins lucrativos e de utilidade pública, e o objetivo principal é ajudar as famílias a poupar e a mudar os seus hábitos de consumo, aumentando em pelo menos dez por cento o atual número de mudanças de operadores de energia.

Simulador simples

O Poupa Energia está disponível em duas versões: Na versão mais simples os consumidores têm de indicar o número de pessoas que integram o agregado familiar, o tipo de utilização dos serviços de energia, o ano de construção do edifício que habitam e o tipo de pagamento e de fatura – eletrónica ou em papel – que pretende.

Simulador avançado

Relativamente ao simulador avançado, o consumidor necessita de indicar mais informação, como por exemplo, equipamentos em uso, dados de consumo e outras informações.

 

Depois do uso de um dos simuladores,o consumidor tem acesso às mais de 200 propostas de tarifas de eletricidade, de gás natural ou de ambas combinadas, dentro da oferta disponível pelos 23 operadores em Portugal, sendo posteriormente enviado para a morada indicada o contrato de formalização da adesão aos serviços.

O consumidor pode ainda comparar, neste portal, o que paga no mercado liberalizado com o que continuaria a pagar no mercado regulado, caso se mantivesse neste.

O portal dispõe ainda de algumas dicas para poupar na eletricidade, como por exemplo reduzir o consumo associado à TV, entre outras informações.

Poupa Energia

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Há ferramentas para traçar o perfil de consumo de cada edificio/casa.
    Por exemplo ePower.pt

  2. Avatar de Pedro Mateus
    Pedro Mateus

    Obrigado Pplware pela informação tão útil!

    Estão de parabéns!

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Testei e gostei.
    Simples de usar e informação muito completo,
    Espero que o site se mantém atualizado com as ofertas de mercado para futuras simulações.

  4. Avatar de aj
    aj

    aqui a EDP faz melhor preço luz/gas, pena o orçamento do estado 2018 não alterar o iva de 23 % que pagamos para 13 % ou 6 %, electricidade e Gas natural já não é luxo, não estamos no século 18.

  5. Avatar de PP
    PP

    Muito bom.
    Só uma nota, explorem todas as situações, porque existem benefícios com que o simulador não entra em conta, por exemplo, desconto de 0.12€ por litro de gasolina (+-5€ por depósito) na parceria Galp/Continente

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Seja por onde for … isto cada vez é pior. O défice “tarifário” (vulgo roubo monumental por parte de CEO’s) tem de ser pago pelos papalvos do costume. Nunca aderi a planos e chego à conclusão que comparativamente a colegas que o fizeram … sempre paguei menos … basta fazer uma utilização mais racional. Pagar … não podemos fugir …

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Estás enganado, o déficit tarifário foi criado pelo estado, ao escolher que fossem os privados a criarem as restantes infraestruturas em falta nos anos 80 e 90. Foi agravado significativamente com a introdução forçada das energias renováveis que não eram rentáveis (e continuam a não ser, ou melhor, só são rentáveis para os donos com os subsídios pagos pelo estado e acrescidas com o déficit tarifário).

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Boas,

        Eu nunca disse que o défice tarifário foi criado por A ou B. Por mim o Pina Moura estava atrás das grades. É verdade o que dizes … mas a falcatrua vai mais além, basta averuguar as barragens que a EDP construiu nos ultimos tempos, a sua rentabilidade e quem paga os seus custos injustificáveis. Os chineses é que não vão pagar estes desfalques.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Basta ver antigos governantes que saem para empresas privadas que tutelavam!!!! Falou num antigo deslumbrado comunista que era o Pina Moura, mas há muitos mais. Ou os negócios chorudos que conseguem para “os amigos”

  7. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Eu gostava de um serviço destes para comparar a internet fixa e móvel de todas as operadoras.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Discordo de quase todos os simuladores, até porque ao fazer os cálculos, chego a outros valores totalmente diferentes. Sou cliente da Ylce, e em quase todos os simuladores que encontro até hoje, a Ylce nunca é o mais económico, mas misteriosamente não encontro nenhum outro fornecedor com um custo por Kw mais barato!!!! (não tenho acesso a gás natural)
    A simulação faço de uma forma muito simples, qual o preço por kw de cada fornecedor? (seja para tarifário simples, bi-horário e tri-horário), e é dessa forma que escolho o fornecedor. Obviamente que também tenho em atenção que o período de consumo em casa vai das 19h às 24h.

    Outra coisa distinta e independente do fornecedor de energia, já mudei à muito tempo para lãmpadas LED, e compro sempre electrodomésticos e computadores o mais económico possível (portáteis e micro-pc).

    Os simuladores nunca são adequados a cada caso.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      No meu caso, o simulador diz que poupo 40€ por ano se mudar da Ylce para a Galp, mas como pode ser tal possível se actualmente tenho energia simples 6,9Kva e enquanto a Ylce apresenta 0,1574€ + IVA por Kw/h e a Galp apresenta um valor de 0,1614€ + IVA? O custo de potência também é mais baixo na Ylce (0,3077€ + IVA) e na Galp custa (0,4198€ + IVA)?

      1. Avatar de Gs
        Gs

        Veja se o valor que está no simulador dessa empresa é igual ao do seu contrato. O simulador apenas compara com os tarifários atuais e não com oa tarifários antigos.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Eu confirmei, na Ylce é o mesmo tarifário desde o início do ano. Eu confirmei as facturas.

      2. Avatar de PP
        PP

        Atenção aos termos fixos…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Já sou cliente à mais de 2 anos 🙂

    2. Avatar de Regis
      Regis

      Há quanto tempo tens esse contracto? É uma empresa que desconhecia para mim. Tem sido fiável?
      Obrigado

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim, não tenho razões de queixa. Sou cliente à mais de 2 anos, pessoal e empresarial. Os meus pais e sogros também mudaram e estão satisfeitos. A principal diferença é não haver enormes flutuações nas facturas, praticamente não há acertos e nota-se que a factura desce!
        Também nunca mais fiz leituras de contador, a EDP é que vai fazer contagens (julgo que semestrais).

        Escolhi a facturação simples, porque até 2014 era cliente da EDP com tarifário tri-horário, e no momento de passar para a YLCE, usei esse histórico para fazer simulações e não tive a menor dúvida de que não compensa para mim o tri-horário nem o bi-horário!!!!!

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Aqui à cerca de 2 anos efectuei a título académico uns comparativos comparando as tarifas normais, bi e tri (à data, entre pelo menos 3 operadoras). As conclusões obtidas permitiram verificar que não se justificava na maior parte dos casos a tarifa tri, e que a bi era pouco mais económica que a normal. Bastava o consumidor andar um pouco atento e não era necessário ter um plano. É um pouco como os bancos agora, e as comissões de conta. Há ainda alguma alternativa (sem ser os ctt) que não “oferece” custos acrescidos. Eles precisam de dinheiro e quem está a pagar os desfalques são os mesmos que pagam os desfalques energéticos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu peguei também no meu histórico (tinha tri-horário na EDP) e fiz as simulações na YLCE e de facto confirmo que o melhor é mesmo o tarifário simples!!!!! Sem margens para dúvidas!!!!!

  9. Avatar de Carlos silva
    Carlos silva

    Eu gostaria era que alguém do gás natural me explica sse porque que me fizeram assinar um contrato para o gaz natural e já lá vão uns 3 anos e até hoje continuo a carregar garrafas?

  10. Avatar de Carlos silva
    Carlos silva

    Só gostaria de saber porque que assinei um contrato para ter gaz natural e ainda hoje continuo a carregar garrafas

    1. Avatar de Alfaiates de Sines
      Alfaiates de Sines

      Provavelmente porque essa a empresa comercializa ‘Gás’, e não ‘Gaz’, natural!!!

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        And the oscar goes to… eheheheheh

  11. Avatar de ArneiroS
    ArneiroS

    isso tb serve para quem quer começar a minerar?

    1. Avatar de António Almeida
      António Almeida

      Tenho dois televisores esquentador a Gaz vivo mais eu e a minha mulher numa casa de tipologia 1 uma sala que raramente está ocupada um quarto de banho a cozinha a onde convivemos mais parte das horas tirando o dormir

  12. Avatar de António Almeida
    António Almeida

    Qual é o melhor tarifário paraninfo que sou um deficiente motor e tenho tarifa social da EDP e gasto uma média de 25 a 30 euros por mês em eletricidade ainda não tenho gaz canalizado (OU NATURAL) é gaz de botija é uma botija dura cerca de 2 a 3 meses.

  13. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Olhem,digo-vos uma coisa.Fiz os passos todos nesta plataforma e não é que ela acertou na mouche ?? Certinho !! Disse-me o valor que mensalmente se(provavelmente)pagava aqui por casa e era certinho !! Batia certo e a melhor alternativa era a Galp,onde pouparia cerca de 16 euros e tal por mês.De referir que aqui em casa se gasta da EDP,mas é só luz.O gás natural ainda não chegou cá(em pleno século XXI !! ).Fiquei parvo,a falar a sério. 🙂

  14. Avatar de Rudi
    Rudi

    Não tem para adicionar um veiculo eléctrico, submeter consumos específicos de vazio, ponta, cheia e sistema de auto-consumo o que muda completamente o tipo de tarifário a usar para a tri-horaria.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Um simulador que não mostra como efectua os calculos e com que bases aplica os descontos que são sugeridos, soa-me a “banha da cobra”. Nos exemplos que simulei e em que tinha maiores “poupanças”, quando faço as contas com os valores dos operadores, essas poupanças, resulta precisamente em facturas mais elevadas… Para mim, o Poupa Energia é um site com credibilidade ZERO !!!