PSP lança campanha “Bullying é para fracos” nas escolas e nas redes sociais

22 Comentários

Infelizmente, o bullying e o cyberbullying são uma realidade entre os mais novos. A escola pode ser o local para se tentar minimizar este tipo de comportamentos e, nesse sentido, a PSP lançou uma campanha que começa hoje.

PSP lança campanha "Bullying é para fracos" nas escolas


134 situações de ‘bullying’ no ano letivo 2023/24

A operação “Bullying é para fracos” vai começar esta segunda-feira nas escolas de todo o país. Segundo a PSP, a luta contra o ‘bullying’ tem de ser “diária e constante”. Além das ações presenciais nas escolas, será também lançada uma campanha nas redes sociais para aumentar o conhecimento sobre estes fenómeno e fomentar a sua rejeição.

Segundo o comunicado da PSP, no ano letivo 2023/24, nas mais de 2.900 ocorrências criminais registadas pelas equipas do Programa Escola Segura (EPES), 134 estão relacionadas com situações de ‘bullying’ e 30 com casos de ‘cyberbullying’.

PSP lança campanha "Bullying é para fracos" nas escolas

Esta campanha da PSP decorre até dia 25 de outubro e abrange os estabelecimentos de ensino do 1.º ao 3.º ciclos, assim como do ensino secundário, envolvendo crianças e jovens dos seis aos 18 anos de idade.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Têm de começar pelos papás que os ensinaram assim.Istoa faz falta junto dos miúdos, mas acima também, os adultos conseguem ser piores.

    Nenhuma criança nasce como “bully”, qualquer argumento contra é só treta e vinda de potenciais “bullies”

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Precisas de rever a tua fonte de informação:
      https://www.itad.pt/bullying-e-caracteristicas/

  2. Avatar de jotabê
    jotabê

    vamos fazer “Bullying” aos “bullies”

    1. Avatar de Anung
      Anung

      No teclado? Boa sorte…

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        A frase “Bullying é para fracos”, achas que isto não é “Bullying”?
        Penso que a maioria dos “Bulies” utiliza frases de ordem deste nivel…

  3. Avatar de Ambush
    Ambush

    A Sugestão que posso dar aos pais que estejam com esse problema na escola dos vossos filhos. Se for ensino secundário ou básico.

    Dialogo não serve de nada, apanham-no na rua sem os “amigos” e mostrem-lhe como é educação, eduquem-no se é que me estão a entender.

    Garanto que irá ter outra atitude, se a “educação” for bem feita.
    Sejam homens, não ratos.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      E que tal tentar evitar isso no início em vez de chegar a esse ponto?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Perder tempo? Não obrigado.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não é perder tempo são medidas preventivas.

          1. Avatar de SVR
            SVR

            E legais…

    2. Avatar de SVR
      SVR

      Sim, sejam homens e batam em crianças…

    3. Avatar de SVR
      SVR

      Sim, sejam homens e batam em crianças…

  4. Avatar de X
    X

    Cortar o acesso à internet aos bullies seria muito eficaz, até se ajoelhavam e imploravam.

  5. Avatar de Fautino
    Fautino

    Só acho que o slogan “Bullying é para fracos” é mau e pode intencinalmente ser mal interpretado! Mudem esse slogan, por favor!

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      “Bullying é para fraquinhos coitadinhos”

      Está melhor?

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Saudades de um bom bully, hoje em dia é tudo digital. Já ninguém rouba dinheiro do almoço nem faz humilhações físicas.
    No meu tempo o bullying ajudava a construir caráter e a desenvolver resiliência, hoje em dia é tudo flor de estufa

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Por vezes ajuda a desenvolver gente com distúrbios mentais que mais tarde ou mais cedo explodem de raiva e compram uma arma para se vingar. Nos EUA é mato!

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sim, andar à bofetada e humilhar os outros é o melhor método para construir o carácter.

    3. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      Exato, antigamente é que era…limpavas o chão com os dentes num ano e no ano seguinte fazias isso a outro e por aí fora. Agora é tudo papoilas silvestres e os ataques são digitais como bem dizes. Analógico é que era, até as tvs analógicas eram mais pesadas para enfiar na cabeça de alguém. lol

      Só te esqueceste do facto que agora aos 40 e tal anos estás a fazer terapia. No big deal, desde que não te suicides LOL

  7. Avatar de Droide
    Droide

    Se é para complicar porque não ” fraqueza é força ” ?

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Estas campanhas não mudam nada. Os jovens ignoram completamente. Tem é que haver mão firme nas escolas. Castigos, reguladas…

  9. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Sim, a melhor arma contra um bully ou um grupo de bullies que nos vem atacar é chamá-los de fracos. Vão-se logo embora LOLOL

    Estas associações são uma treta, ajudam 10 e prejudicam 1000. Enfim, a melhor arma contra os bullies é não ser “weird” e enturmar-se o mais rapidamente possível. Ou então são o rambo e dão porrada aos bullies e ficam-lhe com a namorada e blablabla como em todos os filmes americanos dos anos 80 e 90 e algumas séries do CW do início do século.