proton.me: Esta é a nova casa de todos os serviços de privacidade e liberdade da Proton

11 Comentários

A Proton é um dos serviços mais seguros da Internet, garantindo aos utilizadores uma proteção e privacidade acima da média. Focado inicialmente no email, tem alargado a sua oferta a outras áreas, todas baseadas nos mesmos princípios.

Todas estas ofertas passam agora a ter uma casa única e que pode ser acedida de forma unificada. Alojada em proton.me, esta nova proposta fica assim acessível num ponto único e de fácil acesso.

Proton proton.me privacidade serviços Mail

Depois de ter iniciado a sua oferta em 2014, com o serviço de email, a Proton tem evoluído e aumentado a sua lista de serviços ao longo dos anos. A sua oferta única baseia-se em princípios únicos de privacidade, segurança e de proteção para os utilizadores.

Estes foram alargados ao Proton VPN e ao Proton Calendar, mantendo todo o seu espírito de proteção e anonimato que serviram de base a este serviço. Ainda assim, tudo estava disperso e acessível em vários pontos de entrada na Internet.

Para simplificar a utilização de todas as propostas da Proton, há uma novidade importante e que foi agora anunciada. Tudo será acessível agora num ponto único, num novo domínio e de fácil acesso. Em proton.me, os utilizadores têm um hub de acesso mais natural.

Será aqui que o acesso ao Proton Mail será feito, bem como a outros como a VPN, o Calendar e até ao Drive. Num único ponto, com novos ícones e com uma nova imagem associada para ser de mais fácil identificação e acesso.

Proton proton.me privacidade serviços Mail

Este era um domínio já conhecido dos utilizadores da Proton, tendo sido adotado há algum tempo. Agora é alargada a sua utilização e passa a depender de apenas um login para todas as propostas que estão disponíveis para os utilizadores.

Apesar de uma unificação mais prática do que técnica, esta é importante para os utilizadores. Num único local, com um domínio transversal, a Proton dá acesso aos utilizadores a todas as suas propostas e a todos os seus serviços de privacidade única na Internet.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    O Proton está cada vez pior… agora sempre que tento enviar um mail da minha conta protonmail para o gmail vai parar ao spam.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      isso terá mais a ver com o gmail do que com o Proton.

    2. Avatar de Cota
      Cota

      Muito provavelmente é problema do gmail, ou das configurações da conta gmail para quem estás a enviar, não do protonmail.

      Aliás, arrisco-me a dizer, que se não for problema das configurações da conta gmail, talvez seja uma linda mini manobra da google contra o Protonmail.

    3. Avatar de irritadiço
      irritadiço

      Sinceramente tenho de concordar e utilizei-o no passado, a vpn free e a premium, parecia interessante… Também tenho proton mail, mas a versão free perde “feautures” dia após dia e as notificações a pedir dinheiro para ir para o pro irritam…

      Não recomendo!

      1. Avatar de Podence
        Podence

        Ou seja, não recomendas porque usas uma versão não free, é isso?
        A razão de poderes criticar o serviço é por causa de utilizadores pagos como eu, que o sustentam. Por isso, se não percebes o ponto de usar Proton, fica lá no Gmail descansadinho.

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Proton Mail, aquele serviço de email que protege a privacidade dos utilizadores mas que afinal não é bem assim?
    Entregou um utilizador francês, dizem que não era boa peça, à polícia, com base nos logs que faz?
    Logo de seguida a este caso alterou as condições de serviço?
    Não, muito obrigado.
    Para chiqueiro já basta o Gmail…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de O Alentejano
      O Alentejano

      Convinha ler primeiro o que aconteceu.
      Esse assunto já foi imensamente debatido e explicado.
      O Protonmail foi obrigado, pela justiça suíça, a fazer logging daquele especifico utilizador e a ceder dados não encriptados pela chave PGP do utilizador, que neste caso foram os headers dos emails e outros dados como o browser que utilizou, o sistema operativo, se acedeu através de um equipamento móvel, etc. Dados esses que qualquer outra página, aplicação consegue colectar facilmente.
      O corpo da mensagem, anexos, calendários e ficheiros são encriptados pela chave PGP do utilizador, o Protonmail não consegue desencriptar.

      Tal como qualquer outra empresa, têm de cumprir com leis e com a justiça do país onde estão sedeados.
      E o que aconteceu é que esse especifico utilizador, que mais tarde ficou-se a saber que era um activista, violou leis suíças ao usar uma ferramenta legal (neste caso um serviço sedeado na Suíça) para fins ilícitos.
      O Protonmail foi obrigado pela justiça suíça. Os dados foram cedidos as autoridades suíças não às francesas.

      As alterações feitas às politicas tiveram em conta a necessidade de tornar ainda mais claro as obrigações que o serviço tem perante a justiça suíça e tornar claro que o serviço não é anónimo.
      Caso o modelo de risco exija 100% anonimato, o utilizador deve usar uma VPN.
      Ou se o risco não exigir um total anonimato, usar o serviço através da rede TOR deverá conceder um nível de anonimato suficiente.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Alentejano, existe uma grande diferença entre dizer que não se faz track dos utilizadores e dizer que não se faz track mas se as autoridades exigirem já se faz.

        Há aqui uma omissão grave que põe em risco os utilizadores.
        Por acaso foi a polícia francesa a pedir aos suíços que apertassem com o proton mail, mas e se fossem os sauditas ou outra democracia do estilo, o que aconteceria?
        Os suíços diziam que não?
        Pois, estas coisas não são assim tão simples…

        Obviamente que um serviço assim não é recomendável.
        Eu não o usaria, nem oferecido, quanto mais pago.

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

        1. Avatar de O Alentejano
          O Alentejano

          O serviço no normal não faz logging de IP ou de outros metadados, mas reforçando, eles têm de cumprir com a justiça do país.
          O pedido foi feito pelas autoridades francesas às autoridades suíças, mas desse pedido as próprias autoridades suíças levantaram uma investigação. Aquele activista violou leis na Suíça ao usar o Protonmail (uma ferramenta legal) para fins ilícitos.

          Quando o Protonmail foi a tribunal tentar evitar a cedência de dados, ficaram a saber que ele tinha violado leis suíças ao utilizar o Protonmail para fins ilícitos. Apesar do Protonmail não saber quem são os utilizadores e não conseguir ter acesso ao conteúdo dos emails, não deixa de ser responsável pela forma como cada utilizador usa o serviço.
          Sendo que aquele utilizador violou leis na Suíça, a empresa não teve outra alternativa senão cumprir com a decisão da justiça suíça e fazer logging.

          O pedido das autoridades francesas só levaram a que fosse levantada uma investigação na Suíça.
          As coisas não são tão simples como parecem.

          Voltando a dizer, respeitar a privacidade não é a mesma coisa que anonimato.
          Respeitar a tua privacidade não quer dizer que irão desrespeitar pedidos fundamentados da justiça do país.

          Se o teu modelo de ameaça exige total anonimato, então deves usar uma VPN ou no mínimo o TOR.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Por outras palavras os serviços internet estão um esterco ! e chibos !