Proton Docs: a nova alternativa ao Word e ao Google Docs com segurança e privacidade

31 Comentários

A Proton tem estado a criar de forma muito ativa novos produtos. Mantém sempre na sua base a segurança e a privacidade dos utilizadores, mas quer dar-lhes alternativas como um serviço de e-mail, um gestor de passwords e até alojamento cloud. Agora, tem uma novidade, o Proton Docs, um editor de texto completamente seguro e privado.

Proton Docs segurança privacidade Google

Alternativa ao Word e ao Google Docs

O Docs foi agora lançado dentro do Proton Drive como a mais recente aplicação do conjunto de ferramentas de trabalho focadas na privacidade da Proton. A empresa que começou como cliente de e-mail inclui agora um calendário, um sistema de armazenamento de ficheiros, um gestor de palavras-passe e muito mais.

Adicionar o Docs ao ecossistema faz sentido para a Proton, uma vez que tenta competir com o Microsoft Office e o Google Workspace. Além disso, parecia estar claramente a chegar, considerando que a Proton adquiriu o Standard Notes em abril. No entanto, este não desaparecerá, é apenas o Docs que recebe alguns recursos emprestados.

Proton Docs segurança privacidade Google

Proton Docs com segurança e privacidade

A primeira versão do Proton Docs parece ter muito do que se esperaria de um editor de documentos: opções de texto rico, edição colaborativa em tempo real e suporte multimédia. Por agora, é apenas uma solução para web e otimizado para desktop, embora acabará por chegar a outras plataformas.

Como se trata de um produto Proton, a segurança é tudo: a empresa afirma que cada documento, tecla carregada e até movimento do cursor são encriptados de ponta a ponta em tempo real. A Proton há muito que promete nunca vender ou utilizar os seus dados de utilizador, o que pode atrair mais pessoas do que nunca, agora que existem tantas dúvidas sobre como os seus documentos e informações são utilizados para treinar modelos de IA.

Proton Docs segurança privacidade Google

Será que vamos ter ainda mais produtos?

A Proton é apenas uma das empresas que tenta oferecer alternativas focadas na privacidade à Google e à Microsoft e, até ao momento, nenhuma delas conseguiu diminuir o domínio destas empresas. Mas os produtos da Proton melhoraram muito nos últimos anos e estão cada vez mais perto de oferecer tudo o que alguns utilizadores podem precisar para mudar.

Depois de conhecer esta nova solução, fica apenas uma pergunta presente: será que a Proton vai alargar a sua oferta e criar também uma solução para folha de cálculo? A ideia de criar uma suite completa e baseada na web é aliciante e muitos certamente que vão preferir esta solução baseada na segurança e na privacidade.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Estive a ver o site da Proton na diagonal ou seja uma leitura mais leve e fico na duvida no seguinte. Mesmo criando uma conta gratuita, este tipo de “aplicações” são melhores/piores que os serviços idênticos da Google/Microsoft ou é mais uma questão de gosto e usar o que mais nos interessa?

    Obrigado desde já por possíveis respostas…

    1. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      Eu uso o LibreOffice (office offline ) e gosto muito, até agora coisas simples (tabelas, caixas de texto, etc) funcionam super bem, já uso há uns anos e cada vez melhor! Online/Cloud não uso, não meto os meus documentos em servidores alheios…

      1. Avatar de xicofdf
        xicofdf

        Deixa-me adivinhar…também fazes backup das fotos para um disco externo? 🙂

        1. Avatar de Yur-pt
          Yur-pt

          Eu faço, para a minha Owncloud no meu servidor.

          1. Avatar de JMRuas
            JMRuas

            Em que ISP?

          2. Avatar de xicofdf
            xicofdf

            Pois claro, e porque está no teu servidor é mais segura. Só que nao! Alem de qualquer dia, avaria um disco, ou a board e mandas isso tudo pro lixo. Ou entao perdes o telemovel e azar dos azares jja nao fazias backup para a tua Owncloud ha mais de 3 meses. É o costume.

          3. Avatar de Yur-pt
            Yur-pt

            O servidor está em minha casa.

          4. Avatar de Yur-pt
            Yur-pt

            A Owncloud sincroniza instantaneamente. Não precisas de esperar 3 meses.

        2. Avatar de SVR
          SVR

          Se não faz devia fazer… a mítica regra do 3 2 1 tem resultado bem

        3. Avatar de Yur-pt
          Yur-pt

          Estás enganado. Tenho seguranças em vários discos.

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Também uso…

    2. Avatar de Enfim
      Enfim

      A nível de email, já usei. Dizem que é mais seguro, e tem uma série de coisas boas. Novidade foi certamente.
      Não precisando uma suite partilhada (tipo O365) será facilmente usável
      Claro, sempre online, mas isso já todos termos hoje.
      Enfim, acho que é mais um.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu não confio nessa empresa desde que diziam que era tudo anónimo e seguro e depois deram os dados de um activista climático francês.
    A pedido da polícia francesa através do IP e fez com que fosse preso.

    1. Avatar de Stain
      Stain

      Privacidade é uma coisa. Prática de ilícito é outra. Se és criminoso é compreensível a preocupação.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não se trata disso, mas sim que diziam que não guardavam dados e eram anónimos e depois deram os dados a polícia francesa, existia muitos jornalistas que usavam este serviço por questões de segurança das fontes deixaram de usar.

        Depois do acontecido e dos clientes dizer que se sentiam enganados eles alteram a informação no site a dizer que guardavam dados.

        1. Avatar de Contador
          Contador

          Compreendo que tenhas medo. Sendo quem és aposto que andam de olho em ti.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Olha que é verdade estou aqui ao lado deles, estamos de olho em ti sendo quem és.

    2. Avatar de Miguel Dias
      Miguel Dias

      Fonte desse comentário? Isto não é verdade, eles não forneceram dados nenhuns á policia Fancesa, aliás eles estão sediados na Suiça com leis fortes de privacidade.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        A Suíça talvez fosse isso no passado, hoje já não é.

      2. Avatar de Rastosdigitais
        Rastosdigitais

        É verdade sim, eles próprios explicam as circunstancias deste caso no site deles: https://proton.me/blog/climate-activist-arrest

      3. Avatar de xicofdf
        xicofdf

        Oh Miguel..da mesma forma que os bancos suiços sao OBRIGADOS a dar dados de clientes e transações com ordem judicial tb estes gajos o sao! Puxa pela cabeça pa

      4. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Fonte?
        Isso foi mais que discutido na altura, está por toda a internet a proton nesse dia perdeu milhares de utilizadores que acreditavam que eles não recolhiam dados.

        Vemos o caso da Mullvad aconteceu ainda pior eles pediram dados a Mullvad recusou, a polícia a seguir entrou foi a própria Mullvad a ver se os assustava e resumindo entraram lá dentro e saíram de lá sem nada pois de facto o sistema não guarda dados dos utilizadores.

        Se precisares de fonte diz.

    3. Avatar de Luis Amado
      Luis Amado

      Nao inventes sff, antes de dizeres barbaridades, deves ler o que realmente aconteceu.
      Primeiro, foi a Apple que deu os dados às autoridades francesas.
      O activista estava a usar um endereço de email da iCloud.

      Segundo, a Proton só foi envolvida porque numa rede social qualquer, ele divulgava que tinha um endereço de email da Proton.
      Então as autoridades francesas pediram cooperação às autoridades suíças.
      A Proton está sujeita à lei e às autoridades suíças, e a única coisa que eles divulgaram às autoridades suíças foi que aquele endereço Proton, tinha como endereço de recuperação (informação que não pode ser encriptada) aquela conta iCloud.

      A Proton nunca disse que era um serviço anónimo, não sei de onde foste buscar tais informações.
      Privacidade não é a mesma coisa que anonimato.
      Entretanto se estás à espera que a Proton ou qualquer outro serviço te proteja se cometeres alguma ilegalidade, estás completamente enganado.

      1. Avatar de SVR
        SVR

        O mítico quem não deve não teme diria eu… não tenho razões para a polícia alguma vez vir atrás de mim, ou mesmo que venha eu próprio lhes dou acesso para me safar o mais rápido possível por isso longe de ser uma razão contra, para mim

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Disse que não recolhia dados e por isso é que o pessoal ficou danado e a Proton depois veio a alterar na sua página essa informação a dizer que realmente recolhia dados.

        Jornalistas pelo mundo fora deixaram de usar Proton.

        1. Avatar de Luis Amado
          Luis Amado

          A actualização foi para esclarecer que a Proton não está acima da lei nem da justiça suíça.
          E transparência é essencial para criar confiança.

          E como alguém escreveu num comentário:
          “As detailed in our transparency report(new window), our published threat model(new window), and also our privacy policy(new window), under Swiss law, Proton can be forced to collect information on accounts belonging to users under Swiss criminal investigation. This is obviously not done by default, but only if Proton gets a legal order for a specific account.”

          Isso de jornalistas terem deixado de usar é como tudo, uns deixam, outros voltam ou novos passam a usar.
          É de reforçar que o Protonmail tinha 100 milhões de utilizadores, dados de 2023.

          Não sou nenhum fã, mas divulgar informações falsas não é correcto.

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    O problema é investires em algo que não sabes se vai durar. Isso é que torna a MS e o Google mais atractivos.

    1. Avatar de W
      W

      Proton ja està mt bem estabelecido. Tem mais de 100 milhõesde utilizadores(2023). E a semana passada anunciou que mudou a sua estrutura legal para non-profit. Desta maneira pode se focar nos aspectos tecnológicos de segurança e privacidade que sempre foi o seu foco, sem se preocupar com lucros para investidores… Pessoalmente vejo isto de maneira mt positiva.

  4. Avatar de DNA
    DNA

    As detailed in our transparency report(new window), our published threat model(new window), and also our privacy policy(new window), under Swiss law, Proton can be forced to collect information on accounts belonging to users under Swiss criminal investigation. This is obviously not done by default, but only if Proton gets a legal order for a specific account.

    Ou seja, eles só recolheram quando tiveram ordens para isso. Não generalizem.

  5. Avatar de xicofdf
    xicofdf

    Mas ha alguma cloud que não entregue os dados se tiver uma ordem judicial?!
    Eu admira-me como é que nos dias de hoje ainda haja gente que acredita nisso.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Mullvad eles não entregam porque simplesmente não tem o sistema foi desenvolvido para não guardar dados.
      Ainda a pouco tempo eles entraram na sede da Mullvad depois de terem recusado a dar dados e a polícia saiu de lá com 0 dados, está por toda a internet isso e confirmada pela Mullvad no blog deles.