Projeto Kuiper: Internet por satélite da Amazon segue para o espaço em 2023

4 Comentários

Tal como a SpaceX, também a Amazon quer entrar na corrida da internet por satélite para levar o serviço às zonas mais remotas do globo, através do Projeto Kuiper. Ainda assim, o seu projeto está numa fase bastante mais prematura que o da concorrência mais popular.

Entretanto, surgiram desenvolvimentos e já se sabe que os primeiros satélites da Amazon seguirão viagem até ao espaço a bordo do Vulcan Centaur, da United Launch Alliance, no seu voo inaugural.

Projeto Kuiper: Internet por satélite da Amazon segue para o espaço em 2023


Project Kuiper será lançado no início de 2023

Os dois primeiros satélites do Projeto Kuiper, protótipos do programa de banda larga por satélite da Amazon, irão para a órbita terrestre baixa no primeiro trimestre de 2023, avançou a própria empresa.

Inicialmente, os primeiros protótipo seriam enviados ainda este ano num foguete da ABL Space Systems, mas, ainda que o trabalho com a ABL não tenha sido abandonado, o Projeto Kuiper será lançado no voo inaugural do novo foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance – ULA.

O vice-presidente do Projeto Kuiper, Rajeev Badyal, disse ao The Washington Post que os atrasos, juntamente com a oportunidade de lançamento com a ULA, obrigaram a Amazon a mudar os planos.

Vulcan Centaur irá substituir o atual Atlas V

O Vulcan Centaur está em desenvolvimento desde 2014, mas o seu primeiro lançamento foi adiado repetidamente devido a motivos que incluem atrasos no próprio desenvolvimento do seu motor BE-4. O BE-4 é um produto da Blue Origin de Jeff Bezos.

A ULA planeia tornar o Vulcan Centaur no seu principal veículo após a retirada do foguete Atlas V, que depende de um motor de fabricação russa, assim que terminar os 20 lançamentos que faltam.

O foguete deveria ter voo inaugural este ano, mas a Astrobotic (seu principal cliente de carga útil para a missão) pediu à ULA para mudar o cronograma que possam terminar o módulo lunar financiado pela NASA.

Constelação de satélites da Starlink

A Força Espacial dos EUA planeia também usar o Vulcan Centaur para lançar satélites de segurança nacional, com o primeiro programado para ocorrer no quarto trimestre de 2023.

A Amazon diz que a implantação dos protótipos de satélites ajudará a “recolher dados do mundo real” para poder finalizar os planos do projeto, implementação e operação para um sistema comercial de satélites.

O Projeto Kuiper tem autorização para lançar 3.236 satélites para formar uma constelação destinada a fornecer acesso à Internet essencialmente em locais remotos, semelhante à rede Starlink da SpaceX. Para cumprir com o acordo com a FCC, a Amazon terá que, até 2026, ter na órbita terrestre baixa pelo menos metade do número total de satélites.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Da maneira que temos o espaço à volta do planeta todo cheio de lixo, daqui a uns 100 anos mal se vai ver o sol

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Verdade.
      Por exemplo esses satélites da Starlink são mini-satélites, e quando estiverem em fim de vida supostamente reentram na atmosfera e “incendeiam-se” devido ao atrito. Mas nem todos ficarão destruídos a 100%, são lixo espacial. Em órbita baixa. Além disso os próprios mini-satélites podem danificar-se quando lixo espacial colide com eles.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Com cada vez mais o setor privado a ter este tipo de iniciativa começa a ser importante haver legislação – tal como aconteceu com os drones, por exemplo – porque do que depender destas corporações apenas o lucro interessa, tudo o resto (entenda-se ambiente, bem-estar da população, etc.) que se dane.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Que cenário otimista. Os BE-4 ainda estão em testes, sabe-se lá quando estão prontos, é preciso que a ULA ainda teste o Vulcan, e tudo isso demora tempo. Ainda a Starship fica pronta primeiro.